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Especialização

Comunicação Política

1ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Comunicação Política oferece uma visão ampla das abordagens teóricas e da dimensão aplicada do campo da Comunicação Política.

Área do Curso
Comunicação
Modalidade
Online
Período do curso
Período
20/03/2023 a 20/12/2023
Turno
Noite

Início

20 de Março de 2023

Inscrições até 20/03/2023

Período

20/03/2023 a 20/12/2023

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Segunda, Terça e Quarta-Feira, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

A especialização oferece uma visão ampla das abordagens teóricas e da dimensão aplicada do campo da Comunicação Política. uma das áreas de maior importância nos estudos contemporâneos de Comunicação, com milhares de obras publicadas anualmente no mundo inteiro e presença imponente no debate público.  É um curso para quem deseja compreender melhor e se capacitar para a atividade acadêmica e profissional relacionada à reconfiguração comunicacional da política.

Este curso opera na modalidade Online Síncrona. As aulas serão realizadas ao vivo e você deverá assistir às disciplinas nas datas e horários das aulas. Esse modelo propicia uma experiência flexível e dinâmica: interação com professor(a) e colegas e acesso ao conteúdo de onde você estiver

Para quem é esse curso

​O curso é direcionado a profissionais, pesquisadores e estudantes de Comunicação, de Política e de áreas afins.   Também é indicado a políticos, candidatos, dirigentes partidários e suas assessorias, departamentos e divisões de marketing e comunicação corporativa, agências de publicidade, agências de reputação e gerenciamento de crises, assessorias de comunicação de órgãos públicos, profissionais de Comunicação diversos com interesse em Comunicação Política.​​

O que você vai aprender

Você estará apto a planejar, executar e supervisionar atividades relacionadas à Comunicação Política, tais como análise política e eleitoral, campanhas eleitorais, assessoria de imprensa a políticos, planejamento e comunicação eleitoral, análise de dados relacionados à Comunicação Política.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Professores com ampla experiência acadêmica e prática relacionada à Comunicação Política;
  • Acesso a recursos on-line disponibilizados pela PUCRS (bibliotecas, órgãos de assessoramento, serviços de TI) ;
  • Maior e mais importante curso de especialização em Comunicação Política da Região Sul;
  • Aulas com participação de palestrantes convidados do Brasil e do Exterior.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2022
Término: 20/03/2023

Disciplinas

Teorias de Comunicação Política

Abordagem do acervo teórico interdisciplinar acumulado ao longo do tempo sobre a prática comunicacional da política. Exame de temas como persuasão, mídia e difusão da informação, opinião pública, emoções e imaginário coletivo, marketing político, reputação, propaganda e midiatização da política.

Comunicação e Emoções Coletivas

Exame do papel da linguagem, da comunicação e da mídia nos processos políticos. Abordagem da emoção como fator preponderante nas estratégias discursivas de agentes políticos. Focalização do papel de conceitos e teorias como agendamento, enquadramento e sugestão, priming, associação de ideias, linguagem emocional, discurso de ódio e discurso de vitimização.

Comunicação e Reputação

Abordagem ampla da ideia de reputação como construção social a partir do instrumental teórico-prático das Teorias da Imagem. Estudo das convergências entre reputação e Comunicação Política tomando como pontos de inflexão as noções de reputação individual e de reputação coletiva. Revisão dos elementos da reputação (afeto, estima e conhecimento) e as dimensões da reputação (visibilidade, transparência, distintividade, consistência, autenticidade e responsividade). Interrelação entre comunicação externa e interna. Estudo das contribuições das teorias do Público e da Percepção. Revisão das metodologias de mensuração e avaliação de reputação.

Comunicação Digital

Exame da comunicação digital na sociedade em rede, com ênfase em processos comunicacionais e políticos mediados por computador. Revisão das abordagens teóricas do digital e exame da comunicação digital à luz das teorias clássicas da comunicação. Estudo das teorias do virtual. Revisão dos aspectos como conectividade, participação e colaboração. Focalização das redes sociais e plataformas. Abordagem da convergência e mudança na perspectiva da midiatização on-line.

Campanha Política

Exame de concepção, planejamento, logística, execução e avaliação de campanha política. Abordagem do processo de definição de candidaturas numa perspectiva histórico-crítica. Investigação da condição de candidato, com elementos constitutivos e relações com outros agentes. Estudo dos aspectos centrais de campanha eleitoral com programa, mensagem e estratégia de campanha. Reflexão sobre o que define o eleitor. Exame de técnicas de elaboração de plano e cronograma de campanha e da emergência das pesquisas eleitorais como fenômeno singular da política contemporânea.

Filosofia política

Revisão de conceitos, autores e correntes de pensamento da Filosofia Política. Conceituação e contextualização de noções como pólis, soberania e ideologia. Exame de regimes e sistemas de governo. Aprofundamento das concepções teóricas sobre sociedade, política e participação: idealismo, realismo, estruturalismo e pós-estruturalismo, abordagens pós-modernistas. Abordagem complexa sobre instituições no Estado contemporâneo, com especial ênfase em partidos políticos.

Análise de dados

Revisão de conceitos fundamentais da análise de dados numa perspectiva aplicada. Abordagem de noções como consulta de dados, formatação e combinação de dados, tabelas, auditoria de dados, importação de dados, Focalização de conceitos básicos de visualização de dados: datasets e dataframes. Investigação de técnicas de sumarização, análise estatística de dados e mineração de dados.

Política e Identidades

Apresentação de um panorama amplo da construção de dinâmicas identitárias como elemento estruturante das relações políticas na contemporaneidade. Noções como cultura e civilização, nações e nacionalismos, gênero, raça e classe no contexto sócio-histórico da modernidade tardia e da complexidade.

Seminário sobre Tópico Escolhido

Apresentação de conceitos sobre tópicos relacionados à Comunicação Política a partir de uma abordagem crítica, dialogada e multidisciplinar.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr.Jacques Alkalai Wainberg
  • Me.Luiz Antônio Araujo
  • Dr.Moreno Cruz Osório
  • Dra.Rosângela Florczak de Oliveira
  • Dra.Teresa Cristina Schneider Marques
  • Me.Lucas Silveira Kupssinskü
  • Dr.Angelo Arlindo Carnieletto Müller
  • Dr.Manuel Luis Petrik Pereira
  • Dra.Silvia Regina Ferabolli

Coordenação

  • Jacques Wainberg

[email protected] 

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), BA em jornalismo pela Universidade da Flórida, em Gainesville, mestrado em Jornalismo – University of South Carolina (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996). O Pós-Doutorado foi realizado na Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos e na Universidade de Tel Aviv. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse e produção intelectual incluem jornalismo, comunicação intercultural e internacional, relações internacionais, teorias de comunicação, comunicação política e persuasão, comunicação e emoções.

  • Luiz Antonio Araújo

[email protected]

Jornalista, professor e pesquisador de Jornalismo. Pesquisador de Relações Internacionais. Escritor, editor e tradutor. Consultor em Comunicação. Professor do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Comunicação e Informação pela mesma universidade. Pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa sobre as Relações Internacionais do Mundo Árabe (Nuprima, UFRGS-CNPq) e do Resto Laboratório de Práticas Jornalísticas (UFSM-CNPq). Autor de quatro livros, como único autor ou co-organizador, nas áreas de Comunicação, Reportagem e Entrevista. Como editor, colunista, repórter, enviado especial, redator e freelancer, tem trabalhos publicados pelos principais jornais e portais de notícias do Brasil. Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) e da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 08/11 à 18/12/2022R$ 660,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 825,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 783,75
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 763,13
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 742,50
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 726,00
30% ESTUDANTES COM FAIXA ETÁRIA A PARTIR 60 ANOS
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 660,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 660,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 825,00 + 18 parcelas de R$ 412,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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