Ver todos os cursos

Especialização

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

26ª Edição 8.700 h/aula

O curso de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é pioneiro na formação de cirurgiões e traumatologistas buco-maxilo-faciais no Brasil. Formação completa com capacitação para atuação a nível hospitalar e ambulatorial.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
21/03/2022 a 28/02/2025
Turno
Manhã, Tarde

Início

21 de Março de 2022

Inscrições até 06/03/2022

Período

21/03/2022 a 28/02/2025

8.700 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

segundas à sextas-feiras, das 8h às 13h e das 14h às 18h15min.

Informativo Coronavírus

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Portfólio de Educação Continuada 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

O curso de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial é um dos mais antigos e tradicionais cursos formadores no Brasil. Reconhecido por sua excelência tanto no Brasil como no mundo todo. Diversos profissionais de destaque na área são egressos do curso. Conta com uma equipe de professores altamente qualificada e ainda com a excelência do mundo PUCRS, propicia uma formação de alto nível, voltada para atuação tanto em consultório quanto em hospital. Durante a formação o aluno terá a possibilidade de diagnosticar, planejar e executar os mais diversos casos de cirurgia dento alveolar, traumas faciais, tumores, implantes dentários e deformidades faciais.

PARA QUEM É ESSE CURSO

  • Cirurgiões dentistas.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Durante a formação o aluno terá a possibilidade de diagnosticar, planejar e executar os mais diversos casos de cirurgia dento alveolar, traumas faciais, tumores, implantes dentários e deformidades faciais. Estará apto ao final do curso para iniciar suas atividades cirúrgicas tanto em consultório quanto em hospitais.

PORQUE FAZER ESSE CURSO NA PUCRS

  • Curso com uma  ampla carga horária prática;
  • O aluno é desafiado constantemente para aprimorar suas habilidades cirúrgicas, além de estar sempre sendo motivado a adquirir conhecimento teórico.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

Prova Escrita;
Análise de Currículo;
Entrevista com o Candidato.

A prova será realizada no dia 08/03/2022

Conteúdos para a prova de seleção:
• Cirurgia Dentoalveolar
• Trauma Buco-maxilo-facial
• Traumatismos dentários
• Patologia Bucal e Maxilofacial
• Radiologia Bucal e Maxilofacial
• Deformidades Faciais
• Implantes Osteointegrados

Bibliografia

  • FONSECA RJ, MARCIANI RD, TURVEY TA. Oral and Maxillofacial Surgery. Louis: Saunder Elsevier, 2nd ed., vol. I, 2009. 574p.
  • FONSECA RJ, MARCIANI RD, TURVEY TA. Oral and Maxillofacial Surgery. Louis: Saunder Elsevier, 2nd ed., vol. II, 2009. 1004p.
  • FONSECA RJ, MARCIANI RD, TURVEY TA. Oral and Maxillofacial Surgery. Louis: Saunder Elsevier, 2nd ed., vol. III, 2009. 1005p.
  • WAITE PD. Princípios de Cirurgia Bucomaxilofacial de Peterson. Editora Santos, 2008, 2vol., 766p. TUCKER MR, ELLIS E, HUPP JR. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea. Elsevier, 2009. 720p.
  • NEVILLE B, BOUQUOT JE, DAMM DD, ALLEN CM. Patologia Oral e Maxilofacial. Elsevier, 2009. 960p.
  • PASLER FA. Radiologia Odontológica. Procedimentos Ilustrados. Artmed, 2000. 332p.
  • ANDREASEN JO, ANDREASEN FM. Traumatismo Dentário. São Paulo: Panamericana, 1991. 168p.
  • MISCH CE. Implantes Dentários Contemporâneos. Elsevier, 2009. 1120p.

LISTA DE APROVADOS

CTBMF APROVADOS 2022

Pré-Requisitos

  • Diploma de curso superior de graduação em Odontologia (obrigatório).
  • Carteira de Registro no Conselho Regional de Odontologia provisória ou definitiva (obrigatório).

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 10/03/2022
Término: 18/03/2022

Disciplinas

Cirurgia Dentoalveolar I

Normatizações de Biossegurança da FOPUCRS – Hospital da PUCRS e Hospital Cristo Redentor tanto para ambientes da clínica odontológica como cirúrgico-hospitalar.
Princípios técnico-científicos para o exercício da CTBMF em procedimentos ambulatoriais e hospitalares.
Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF tanto para procedimentos de rotina, urgência, emergência e complicações. Exodontias múltiplas e totais. Complicações e acidentes nas exodontias.  Plastia de tecidos moles com finalidade protética.  Plastia de tecidos duros com finalidade protética. Dentes inclusos.  Transplantes de germes dentários. Tratamento Cirúrgico das Periapicopatia.

Traumatologia I

Normatizações de plantões – Hospital da PUCRS e Hospital de Pronto Socorro.
Princípios técnico-científicos para o exercício da CTBMF em traumatologia facial.
Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF tanto para procedimentos de trauma dentoalveolar e facial.  Traumatologia: generalidades, nomenclatura e classificação. Emergência e urgência lesões envolvendo os tecidos faciais. ATLS e ACLS noções básicas. Aparelhos de contenção. Odontossínteses. Goteiras; Fixação interna rígida. Seqüelas de traumatismos faciais.

PATOLOGIA

Processo de diagnóstico em patologias bucais.
Complexidades das patologias bucais com ênfase na identificação de lesões pré-cancerizáveis, encaminhamento de tratamento de neoplasias maligna.

CIRURGIA DENTOALVEOLAR II

Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para tratamento clínico e cirúrgico de processos infecto-inflamatórios. Cirurgias com finalidade ortodôntica. Glândulas Salivares. Processos inflamatórios maxilomandibulares e em estruturas anexas. Abscessos.  Osteomielite; Osteorradionecrose. Enucleação de cistos. – Enucleação de neoplasias extra-ósseas.  Enucleação de neoplasias intra-ósseas.

TRAUMATOLOGIA II

Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF em fraturas faciais de média e alta complexidade. Diagnóstico e tratamento das fraturas alveolodentárias.  Diagnóstico e tratamento das fraturas do nariz. Diagnóstico e tratamento das fraturas da mandíbula. Diagnóstico e tratamento das disjunções e fraturas zigomática (arco zigomático e órbita). Diagnóstico e Tratamento das fraturas maxilares e do esqueleto fixo da face. Le Fort I. Le Fort II. Le Fort III.  Vertical. Diagnóstico e tratamento de luxações e fraturas envolvendo a ATM.

METODOLOGIA CIENTÍFICA I

Bases técnicas e científicas para buscar conhecimento em bases de dados na internet e utilização técnica da biblioteca.  Delineamento de pesquisa para elaboração de artigos ou monografia.
Pesquisa em Saúde: o que é pesquisa, atitudes do pesquisador, ética na pesquisa em Saúde. Como acessar e consultar as bases de dados. Métodos de Pesquisa – Qualitativos e quantitativos, tipos de pesquisa em Odontologia.  Como escrever uma revisão de literatura. Como ler artigos científicos – critérios para uma crítica do trabalho.  Planos de Pesquisa – Levantamento de dados, planos experimentais, questionários, entrevista, observação e outros.
Projeto de pesquisa – Justificativa, definição do problema, referencial teórico, objetivos, hipóteses e proposição, definição de variáveis, especificação da metodologia, amostra, coleta de dados, análise dos dados, cronograma e orçamento.

CIRURGIA DENTOALVEOLAR III

Normatizações de plantões – Hospital da PUCRS e Hospital Pronto Socorro. Princípios técnico-científicos para o exercício da CTBMF em traumatologia. Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF tanto para procedimentos de trauma dentoalveolar e facial. Técnicas de reabilitação protética com implantes osteointegrados e próteses implanto-suportadas. ATM: exame clínico, exames complementares, tratamento conservador e cirúrgico. Implantes osteointegrados.  Pacientes portadores de fissuras labiopalatais. Pacientes sindrômicos. Cirurgia Ortognática em pacientes com alterações de ATM.

TRAUMATOLOGIA III

Princípios técnico-científicos para o exercício da CTBMF em traumatologia. Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF tanto para procedimentos de trauma dentoalveolar como para trauma facial.
Protocolo Champy

METODOLOGIA CIENTÍFICA II

Bases técnicas e científicas para elaboração de uma monografia e a produção de um artigo científico. Preparação do aluno para a apresentação do trabalho de conclusão de curso com as normas de publicação mais atuais.
Escrita das partes de uma Monografia.
Introdução, Revisão de literatura, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações Finais. Análise dos dados. Tratamento estatístico e análise dos dados qualitativa.  Relatório da pesquisa. Redação e normas de apresentação. Trabalho de conclusão do curso – Normas para a apresentação escrita da monografia. Como escrever Escrita de um artigo científico. Estrutura da monografia.

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Estudo da Odontologia legal e perícia. Interpretação da Odontologia legal e exercício profissional. Organização dos documentos Odonto legais, laudos, receituários odontológicos comuns e especiais. Orientação para contrato de serviços e honorários, recibos e quitações.  Detalhamento da responsabilidade civil, ética e penal do cirurgião dentista. Reflexão sobre o código de defesa do consumidor.

BIOÉTICA

Introdução geral à bioética. Estudo da relação do profissional de saúde com o paciente. Reflexão sobre a ética na pesquisa biomédica e pesquisa em animais. Análise do consentimento informado, privacidade e confidencialidade. Exame de questões sobre bioética e a prática odontológica.

Cirurgia Dentoalveolar IV

Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial. Técnicas especiais de enxertos ósseos intrabucais. Técnicas especiais de enxertos ósseos extrabucais.  Enxertia de tecido mole.  Reabilitações bucais complexas com implantes dentários.  Cistos e Tumores.  Politraumatizados. Laserterapia.

Cirurgia Dentoalveolar V

Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial. Técnicas especiais de enxertos ósseos intrabucais. Técnicas especiais de enxertos ósseos extrabucais. Enxertia de tecido mole. Reabilitações bucais complexas com implantes dentários.  Cistos e Tumores. Politraumatizados. Laserterapia.

Cirurgia Dentoalveolar VI

Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial. Técnicas especiais de enxertos ósseos intrabucais. Técnicas especiais de enxertos ósseos extrabucais. Enxertia de tecido mole.  Reabilitações bucais complexas com implantes dentários.  Cistos e Tumores. Politraumatizados.  Laserterapia.

TRAUMATOLOGIA IV

Correlações das formas de tratamento com associação da Ortodontia com a CTBMF. Descreve as técnicas avançadas em tratamento cirúrgico em CTBMF em associação com o trauma facial. Correlações da Cirurgia com a Ortodontia (miniplacas e miniimplantes. Fissura lábio-palatinas. Preparo Orto-cirúrgico para tratamento de deformidades. Cirugia Ortognática. Cirurgia dentoalveolar complexa.  Distração osteogênica.

TRAUMATOLOGIA V

Correlações das formas de tratamento com associação da Ortodontia com a CTBMF. Descreve as técnicas avançadas em tratamento cirúrgico em CTBMF em associação com o trauma facial. Correlações da Cirurgia com a Ortodontia (miniplacas e miniimplantes).  Fissura lábio-palatinas. Preparo Orto-cirúrgico para tratamento de deformidades. Cirurgia Ortognática. Cirurgia dentoalveolar complexa. Distração osteogênica.

TRAUMATOLOGIA VI

Correlações das formas de tratamento com associação da Ortodontia com a CTBMF. Descreve as técnicas avançadas em tratamento cirúrgico em CTBMF em associação com o trauma facial. Correlações da Cirurgia com a Ortodontia (miniplacas e miniimplantes). Fissura lábio-palatinas.  Preparo Orto-cirúrgico para tratamento de deformidades.  Cirugia Ortognática.  Cirurgia dentoalveolar complexa.  Distração osteogênica.

EMERGÊNCIA MÉDICA EM ODONTOLOGIA

Normatizações de atendimento de emergências e urgências em consultório odontológico e no ambiente hospitalar. Técnicas de suporte básico de vida, medicamentos para o controle das emergências, avaliação cardiológica e neurológica do paciente e prevenção de complicações em CTBMF

DEFORMIDADES FACIAIS I

Correlações das formas de tratamento com associação da Ortodontia com a CTBMF. Princípios gerais de diagnóstico e exames de imagem. Definições em Deformidades Faciais. Diagnóstico em Pacientes portadores de fissuras. Diagnóstico em pacientes sem fissuras. Princípios de Diagnóstico clínico. Princípios de Diagnóstico radiográfico. Tomografia Computadorizada e Ressonância magnética. – Instrumental Cirúrgico e biossegurança em Cirurgia Ortognática

DEFORMIDADES FACIAIS II

Tratamento cirúrgico de pacientes fissurados. Apresentação do CERLAP.  Rotina interna do CERLAP.  Cronograma de tratamento do paciente portador de Fissura lábio-palatina. Técnicas de enxertos ósseos em fissura. Reconstrução facial em fissura.

DEFORMIDADES FACIAIS III

Tratamento cirúrgico de pacientes com deformidades de crescimento. Diagnóstico e tratamento cirúrgico das disfunções da ATM.  Apresentação dos princípios de diagnóstico da ATM. Tratamento cirúrgico da ATM. Patologias da ATM. Trauma e deformidades faciais.

DEFORMIDADES FACIAIS IV

Tratamento cirúrgico de pacientes com deformidades de crescimento. Diagnóstico e tratamento cirúrgico em cirurgia ortognática. Diagnóstico do prognatismo mandibular.
Diagnóstico do retrognatismo mandibular. Diagnóstico das alterações da maxila. Cirurgia Ortognática.

DEFORMIDADES FACIAIS V

Tratamento cirúrgico de pacientes com deformidades de crescimento. Diagnóstico e tratamento cirúrgico em cirurgia ortognática. Diagnóstico do prognatismo mandibular
Diagnóstico do retrognatismo mandibular. Diagnóstico das alterações da maxila. Cirurgia Ortognática complexa.

DEFORMIDADES FACIAIS VI

Tratamento cirúrgico de pacientes com deformidades de crescimento. Diagnóstico e tratamento cirúrgico em cirurgia ortognática.  Diagnóstico do prognatismo mandibular
Diagnóstico do retrognatismo mandibular.  Diagnóstico das alterações da maxila. Cirurgia Ortognática.

IMPLANTODONTIA I

Normatizações de Biossegurança em Implantodontia. Introdução a Disciplina de Implantodontia. Planejamento em osseointegração. Cirurgia Implantodôntica em Modelos. Prótese Sobre Implantes. Sistemas de Implantes Dentários e a Técnica Cirúrgica Aplicada.

IMPLANTODONTIA II

Estado da arte em Implantodontia do ponto de vista de técnica cirúrgica e reabilitação protética. Exodontia para implantes. Técnica cirúrgica: primeira e segunda etapas. Carga imediata. Protocolo Branemark, overdenture, implantes unitários em região estética. Cirurgia guiada. – Cirurgia avançada: implantes inclinados, approach palatino, implantes zigomáticos, tipos de enxertos ósseos: autógenos, alógenos, xenógenos. BMP, plasma rico em plaquetas.

IMPLANTODONTIA III

Técnicas avançadas e reconstrução óssea dos seios maxilares e rebordo alveolar. Cirurgia avançada: técnicas de enxertia intra e extra bucal, sinus lift uni e bilateral, regeneração guiada. Cirurgia periodontal. Enxertos de tecido mole. Implantes curtos e a lateralização do nervo dentário inferior.

IMPLANTODONTIA IV

Técnicas avançadas em implantodontia e reconstrução óssea da face. Revisão e complementação de todos os assuntos abordados na implantodontia I, II e III.  Técnicas avançadas de cirurgia de implantes com reconstruções faciais complexas com implantes.

IMPLANTODONTIA V

Técnicas avançadas em implantodontia e reconstrução óssea da face.  Revisão e complementação de todos os assuntos abordados na implantodontia I, II e III. Técnicas avançadas de cirurgia de implantes com reconstruções faciais complexas com implantes.

IMPLANTODONTIA VI

Técnicas avançadas em implantodontia e reconstrução óssea da face. Revisão e complementação de todos os assuntos abordados na implantodontia I, II e III.  Técnicas avançadas de cirurgia de implantes com reconstruções faciais complexas com implantes.

LASER EM CTBMF I

Normatizações de Biossegurança da FOPUCRS para as diversas utilizações dos lasers de baixa potência na área odontológica. Descreve as propriedades físicas dos lasers de baixa potência, assim como seus princípios, protocolos, classificações e sua interação com os tecidos biológicos. Laser de baixa potência. Mecanismos de biossegurança. Histórico dos lasers.  Classificações. Propriedades físicas. Princípios do laser.  Princípios de entrega da energia laser. Dosimetria. Interação com os tecidos biológicos.

LASER EM CTBMF II

Normatizações de Biossegurança da FOPUCRS para as diversas utilizações dos lasers de alta potência na área odontológica. Descreve as propriedades físicas dos lasers de alta potência, assim como seus princípios, protocolos, classificações e sua interação com os tecidos biológicos. Laser de alta potência. Mecanismos de biossegurança. Histórico dos lasers. Classificações. Propriedades físicas. Princípios do laser.  Princípios de entrega da energia laser.  Dosimetria. Interação com os tecidos biológicos. Protocolos.

LASER EM CTBMF III

Tratamentos clínico e cirúrgico com os lasers de baixa e alta potência, tanto para tecidos moles como para tecidos duros. Descreve o tratamento com laser para as diversas patologias bucais, assim como estimula e orienta pesquisas odontológicas compreendendo a área da laserterapia.  Seminários compreendendo a utilização do laser nas diversas especialidades odontológicas. Tratamento clínico com lasers de baixa potência em tecidos moles.  Tratamento clínico com lasers de baixa potência em tecidos duros. Tratamento cirúrgico com lasers de alta potência em tecidos moles. Tratamento cirúrgico com lasers de alta potência em tecidos duros.

LASER EM CTBMF IV

Tratamentos clínico e cirúrgico com os lasers de baixa e alta potência, tanto para tecidos moles como para tecidos duros. Descreve os diversos tratamentos com laser, enfatizando a cirurgia oral e maxilofacial, a terapia fotodinâmica e a cirurgia do rejuvenecimento e plastia facial. Estimula a pesquisa e a discussão de artigos científicos compreendendo a área da laserterapia. Tratamentos com lasers na cirurgia oral e maxilofacial. Tratamentos com lasers na cirurgia do rejuvenecimento e plastia facial. Terapia fotodinâmica.

TRATAMENTO ORTO-CIRÚRGICO I

Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais. Crescimento e desenvolvimento facial. Distúrbios de crescimento facial.  Princípios de interpretação cefalométrica. Interrrelação Orto-cirúrgica em Cirurgia Ortognática. Responsabilidade Civil e Ética em Cirurgia Ortognática. Farmacologia da Cirurgia Ortognática.

TRATAMENTO ORTO-CIRÚRGICO II

Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais. Princípios de interpretação cefalométrica em software de análise cefalométrica.  Tomografia computadorizada para deformidades faciais. Técnicas cirúrgicas da maxila. Técnicas cirúrgicas da mandíbula. Técnicas cirúrgicas do mento. – Avaliação clínica pré e pós-operatória.

TRATAMENTO ORTO-CIRÚRGICO III

Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais. Técnicas cirúrgicas de segmentação da maxila. Técnicas de preparo ortodôntico em cirurgia segmentar da maxila. Limites e limitações da Cirurgia Ortognática. Complicações trans-operatórias em cirurgia ortognática.  Complicações pós-operatórias.

TRATAMENTO ORTO-CIRÚRGICO IV

Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais. Técnicas de fixação interna rígida. Ronco e apnéia do sono. ATM e cirurgia ortognática. Avaliação qualitativa dos resultados em ortognática.

TRATAMENTO ORTO-CIRÚRGICO V

Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais. Técnicas de fixação interna rígida. Ronco e apnéia do sono. ATM e cirurgia ortognática. Avaliação qualitativa dos resultados em ortognática.

TRATAMENTO ORTO-CIRÚRGICO VI

Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais.  Técnicas de fixação interna rígida. Ronco e apnéia do sono. ATM e cirurgia ortognática. Avaliação qualitativa dos resultados em ortognática.

ESTÁGIO HOSPITALAR EM CTBMF I

Rotinas hospitalares. Formulários hospitalares. Avaliação de pacientes em ambiente hospitalar. Tratamento cirúrgico sob ambiente hospitalar

ESTÁGIO HOSPITALAR EM CTBMF II

Rotinas do centro de esterilização de material em ambiente hospitalar. Rotinas de instrumentação cirúrgica. Acompanhamento de cirurgias sob anestesia geral. Rotinas em pronto-atendimento de pacientes I.

ESTÁGIO HOSPITALAR EM CTBMF III

Rotinas em pronto-atendimento de pacientes II. Rotinas de acompanhamento cirúrgico I.

ESTÁGIO HOSPITALAR EM CTBMF IV

Rotinas em pronto-atendimento de pacientes III. Rotinas de acompanhamento cirúrgico II.

ESTÁGIO HOSPITALAR EM CTBMF V

Rotinas em pronto-atendimento de pacientes III. Rotinas de acompanhamento cirúrgico II.

ESTÁGIO HOSPITALAR EM CTBMF VI

Rotinas em pronto-atendimento de pacientes III. Rotinas de acompanhamento cirúrgico II.

Plantão e sobreaviso I

Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial. Atendimento imediato e emergencial ao paciente Politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

Plantão e sobreaviso II

Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial.
Atendimento imediato e emergencial ao paciente Politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

Plantão e sobreaviso III

Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial.
Atendimento imediato e emergencial ao paciente Politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

Plantão e sobreaviso IV

Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial.
Atendimento imediato e emergencial ao paciente Politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

Plantão e sobreaviso V

Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial.
Atendimento imediato e emergencial ao paciente Politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

Plantão e sobreaviso VI

Diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial. Atendimento imediato e emergencial ao paciente Politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

Professores

  • Dr. Claiton Heitz
  • Dr. Fabio Luiz Dal Moro Maito
  • Dr. Guilherme Genehr Fritscher
  • Dr. João Batista Blessmann Weber
  • Dr. Luiz Fernando Walber
  • Dr. Orion Haas
  • Dr. Raphael Loro
  • Dr. Rogério Belle de Oliveira
  • Dr. Rogério Miranda Pagnoncelli
  • Dr. Tomas Geremia
  • Dr. Vinicius Nery Viegas
  • Dr. Vladimir Poli

Coordenador

  • Prof. Dr. Guilherme Genehr Fritscher
  • [email protected]
  • Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial pela PUC-RS (2006) e mestrado em Odontologia (Cirurgia e Traum. Buco-Maxilo Facial) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). É doutor em Medicina e Ciencias da Saude pela PUCRS (2011). Professor de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia da PUCRS. Chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital São Lucas da PUCRS.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula + 35 parcelas de R$ 3.400,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 35 parcelas de R$ 2.992,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude