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CURSO DE Especialização

Desenvolvimento de Jogos Digitais

11ª Edição

Área do Curso
Tecnologias
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início

OUT/2020

Período
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
segundas à sexta-feiras, das 19h30min às 22h45min.

Informativo Coronavírus
Diante da necessidade de intensificar ações preventivas ao novo coronavírus a Universidade suspendeu as aulas presenciais e os calendários estarão disponíveis em breve.

Sobre o Curso

Formar profissionais para atuação na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais, executando de uma forma mais eficaz as suas tarefas, bem como qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área. Além disso, a especialização busca proporcionar aprofundamento e capacitação na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais, qualificar os profissionais de acordo com as exigências atuais do mercado e possibilitar a ampliação do conhecimento técnico a profissionais que já trabalham na área. Confira o hotsite do curso aqui.


 

Incentivo Financeiro

Esse curso oferece até 13 bolsas mérito de desconto por meio de uma parceria com a Rockhead Games e Aquiris Game Studio.

As bolsas serão concedidas a partir do segundo semestre, para os alunos que forem melhor avaliados nas disciplinas cursadas no primeiro semestre.

Objetivos

Formar profissionais que atuem na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais para executarem de uma forma mais eficaz as suas tarefas; Qualificar profissionais que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área; Fornecer conhecimentos específicos nas áreas de TI, Projeto de Jogos Digitais e relações humanas; Especializar os profissionais de acordo com as exigências do mercado; Aumentar as possibilidades de ascensão profissional.

Público-Alvo

O público-alvo do curso envolve principalmente profissionais com curso superior que atuam em projetos na área de desenvolvimento de jogos ou aplicações interativas, seja no desenvolvimento de software ou no projeto/design de roteiros ou conteúdo, e também desejam se especializar e/ou atualizar seus conhecimentos na área de conhecimento do curso.

Diferenciais do Curso

  • Aulas ministradas por professores que também atuam no mercado de trabalho e com mais de 15 anos de experiência na produção de jogos;
  • Integração entre grupos voltados para programação e design;
  • Criação de jogo no final do curso;
  • Aulas criadas em ambiente de transdisciplinaridade;
  • Laboratório com versão atualizada da engine Unity 3D e 3DS Max.

Perfil do Egresso

Criar e publicar jogos digitais para diversas plataformas; Atuar em projetos ou aplicações que utilizem elementos de jogos; Conhecer a área e suas possibilidades de forma abrangente.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS, Escola Politécnica

Inscrições

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Ser graduado em Computação, Publicidade ou áreas afins. Para as disciplinas da ênfase de Programação, é recomendado ter pelo menos noções básicas de programação de computadores, sendo desejável experiência com as linguagens C, Java ou C#. Para as disciplinas da ênfase de Design, recomenda-se conhecer ferramentas usualmente empregadas na área, como software para pintura (Photoshop), modelagem e animação (3DS Max, Blender).

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 31/08/2020

Disciplinas

Entretenimento Eletrônico

Conceitos básicos do entretenimento eletrônico; Aspectos gerais dos jogos e as conexões com outros meios e contextos; Topografia da área, discussão da produção para diferentes segmentos; Plataformas e distribuição dos produtos; Criação com objetivos específicos; Divulgação da produção; Análise e adaptação de conteúdos para este universo. Disciplina teórico-prática.

Inteligência Artificial

Conceitos introdutórios do uso de Inteligência Artificial em jogos; Algoritmos de Busca Heurística, percepção e detecção por área; Aspectos relacionados à tomada de decisão; Uso de técnicas clássicas como sistemas multi-agentes, redes neurais e fuzzy logic; Scripting e possíveis otimizações. Disciplina teórico-prática.

Programação I

Programação de jogos 2D; modelagem de ambientes 2D; Uso de sprites, física e animação em 2D; Dispositivos de entrada, game engines e técnicas avançadas de programação 2D; Programação de jogos para dispositivos móveis. Disciplina teórico-prática.

Design de Jogos

Aspectos teóricos e práticos no processo de design de jogos; Desenho de personagens, de mapas e fases; Criação de cutscenes, composição de ambientes e interfaces com o usuário; Criação do design de jogabilidade e comportamento em jogos digitais; Composição de níveis de jogo; Projeto de som e trilhas sonoras para jogos. Disciplina teórico-prática.

Modelagem

Introdução à modelagem tridimensional em jogos; uso de ferramentas comuns em processos de criação tridimensional; modelagem de personagens para plataformas móveis; modelagem de personagens para consoles; modelagem de objetos mecânicos; otimizações para diferentes plataformas; técnicas específicas de modelagem por plataforma; técnicas de banking e oclusão; mapeamento UV, sua relação com a topologia e interface para o processo de texturização; preparação de assets, exportação e teste em engines (Unreal e Unity). Disciplina teórico-prática.

Animação

Animação aplicada a jogos; Princípios da animação tradicional, preparação de personagens para animação (rigging, skinning, controles de animação); Animação sem câmera, ciclos de animação, transição entre animações; Técnicas de animação facial e morphing; Técnicas avançadas (cinemática inversa, ligação de parâmetros). Disciplina teórico-prática.

Programação II

Programação de jogos 3D; Uso de modelos e cenas, loop de jogo, interação e scripts; Uso de física e animação de personagens em 3D, Efeitos especiais; Uso de engines profissionais para jogos 3D. Disciplina teórico-prática.

Roteiros Interativos

Conceitos de narrativa em literatura, cinema e jogos; Formas para construção de narrativas, personagens e conflitos; Uso efetivo de narrativas interativas e sua especificidade; Gêneros e adaptações de narrativas. Disciplina teórico-prática.

Redes Aplicadas a Jogos

Uso de redes de computadores em jogos; Fundamentos básicos da área de redes de computadores; Sistemas distribuídos; Técnicas avançadas; Programação através de sockets, avaliação de desempenho da rede e técnicas para minimização de problemas. Disciplina teórico-prática.

Gestão de Marketing e Negócios

Características do empreendedor, competências, conhecimentos e criatividade; Visão de negócio com enfoque no empreendedorismo em entretenimento eletrônico; Iniciativas de sucesso no mundo dos jogos, sistemas de negócios em ambientes conectados. Disciplina teórico-prática.

Produção e Gerenciamento de Projetos

Fundamentos de gerenciamento de projetos; Técnicas tradicionais (PMBOK, Waterfall); Visão geral sobre métodos ágeis (com foco em Scrum e Kanban) e Lean Development; Gestão de pessoas, criação e análises de orçamentos; Priorização de tarefas, técnicas de negociação e relacionamento com fornecedores, investidores e colegas de trabalho. Disciplina teórico-prática.

Projeto Final

Criação de um produto de entretenimento eletrônico; Integração entre áreas de design e programação; Técnicas e estratégias para desenvolvimento de projeto de jogos em equipes. Disciplina prática.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. André Fagundes Pase
  • Me. Bruno Ferreira
  • Dra. Cristina Moreira Nunes
  • Esp. Felipe Peruzzo Milkewicz
  • Dr. Marcelo Cohen
  • Me. Mauricio Bahmann Gehling
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Me. Ricardo Rocha
  • Dra. Sílvia Maria Wanderley Moraes
  • Esp. Vitor Severo Leães

Coordenação

  • Prof. Dr. André Fagundes Pase
  • [email protected]
    Jornalista e doutor em comunicação pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (atualmente Escola de Comunicação, Artes e Design). Atua on-line desde 1995 e pesquisa novas mídias, convergência, relações entre as diversas linguagens, cibercultura, vídeo on-line, TV Digital e entretenimento eletrônico.
  • Prof. Dr. Marcelo Cohen
  • [email protected]
    Professor na Faculdade de Informática desde 1996 (atualmente Escola Politécnica), atuando em disciplinas de Programação, Computação Gráfica e Jogos. Doutor em Ciência da Computação pela University of Leeds (UK, 2006). Interesse nas áreas de Jogos, Realidade Virtual e Aumentada, Visualização e Computação Gráfica em geral. É co-autor, em parceria com a profa. Isabel Manssour, do livro “OpenGL: Uma Abordagem Prática e Objetiva”, primeira obra nacional sobre o assunto. É o coordenador deste curso pela Escola Politécnica.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
A partir de 18/02/2020R$ 875,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 875,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 770,00
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 787,50
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 612,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 743,75
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 700,00

Incentivo Financeiro

Esse curso oferece até 13 bolsas mérito de desconto por meio de uma parceria com a Rockhead Games e Aquiris Game Studio.

As bolsas serão concedidas a partir do segundo semestre, para os alunos que forem melhor avaliados nas disciplinas cursadas no primeiro semestre.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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