Pós-graduação em Desenvolvimento de Jogos Digitais - PUCRS

Especialização

Desenvolvimento de Jogos Digitais

12ª Edição 600 h/aula

O curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais vai formar profissionais para atuação na área, executando de uma forma mais eficaz as suas tarefas, bem como qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área.

Área do Curso
TI
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
01/08/2022 a 15/01/2024
Turno
Noite

Início

01 de Agosto de 2022

Inscrições até 01/08/2022

Período

01/08/2022 a 15/01/2024

600 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Segundas à sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

A especialização forma profissionais para atuar na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais, executando de uma forma mais eficaz as suas tarefas, e também qualifica aqueles que estão iniciando ou desejam ingressar na área. Além disso, o curso proporciona aprofundamento e capacitação na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais, qualificando os profissionais de acordo com as exigências atuais do mercado e possibilitando a ampliação do conhecimento técnico a quem já trabalha na área.. Confira o hotsite do curso aqui.

Incentivo Financeiro

Esse curso oferece até 10 bolsas mérito de desconto por meio de uma parceria com a Rockhead Games e Aquiris Game Studio.

As bolsas serão concedidas a partir do segundo semestre, para os alunos que forem melhor avaliados nas disciplinas cursadas no primeiro semestre.

Para quem é esse curso

Profissionais com curso superior que atuam em projetos na área de desenvolvimento de jogos ou aplicações interativas, seja na criação de software ou no projeto/design de roteiros ou conteúdo, e que desejam se especializar ou atualizar seus conhecimentos na área.

O que você vai aprender

Além de conhecer a área e suas possibilidades de forma abrangente, você estará habilitado a criar e publicar jogos digitais para diversas plataformas, assim como a atuar em projetos ou aplicações que utilizem elementos de jogos

Porque fazer esse curso na PUCRS

Neste curso, você irá contar com:

  • Aulas ministradas por professores que também atuam no mercado de trabalho, com mais de 15 anos de experiência na produção de jogos;
  • Interação e integração entre grupos com perfis distintos de Programação e Design;
  • A oportunidade de criar um jogo no final do curso;
  • Aulas criadas em ambiente transdisciplinar;
  • Laboratório com versão atualizada daengineUnity 3D e 3DS.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS, Escola Politécnica

Inscrições

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Ser graduado em Computação, Publicidade, Produção Cinematográfica, Design ou áreas afins. Para as disciplinas da ênfase de Programação, é recomendado ter pelo menos noções básicas de programação de computadores, sendo desejável experiência com as linguagens C, Java ou C#. Para as disciplinas da ênfase de Design, recomenda-se conhecer ferramentas usualmente empregadas na área, como software para pintura (Photoshop), modelagem e animação (3DS Max, Blender).

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Disciplinas

Entretenimento Eletrônico

Conceitos básicos do entretenimento eletrônico; Aspectos gerais dos jogos e as conexões com outros meios e contextos; Topografia da área, discussão da produção para diferentes segmentos; Plataformas e distribuição dos produtos; Criação com objetivos específicos; Divulgação da produção; Análise e adaptação de conteúdos para este universo. Disciplina teórico-prática.

Gestão de Marketing e Negócios

Características do empreendedor, competências, conhecimentos e criatividade; Visão de negócio com enfoque no empreendedorismo em entretenimento eletrônico; Iniciativas de sucesso no mundo dos jogos, sistemas de negócios em ambientes conectados. Disciplina teórico-prática.

Produção e Gerenciamento de Projetos

Fundamentos de gerenciamento de projetos; Técnicas tradicionais (PMBOK, Waterfall); Visão geral sobre métodos ágeis (com foco em Scrum e Kanban) e Lean Development; Gestão de pessoas, criação e análises de orçamentos; Priorização de tarefas, técnicas de negociação e relacionamento com fornecedores, investidores e colegas de trabalho. Disciplina teórico-prática.

Projeto Final

Criação de um produto de entretenimento eletrônico; Integração entre áreas de design e programação; Técnicas e estratégias para desenvolvimento de projeto de jogos em equipes. Disciplina prática.

Inteligência Artificial

Conceitos introdutórios do uso de Inteligência Artificial em jogos; Algoritmos de Busca Heurística, percepção e detecção por área; Aspectos relacionados à tomada de decisão; Uso de técnicas clássicas como sistemas multi-agentes, redes neurais e fuzzy logic; Scripting e possíveis otimizações. Disciplina teórico-prática.

Programação I

Programação de jogos 2D; modelagem de ambientes 2D; Uso de sprites, física e animação em 2D; Dispositivos de entrada, game engines e técnicas avançadas de programação 2D; Programação de jogos para dispositivos móveis. Disciplina teórico-prática.

Programação II

Programação de jogos 3D; Uso de modelos e cenas, loop de jogo, interação e scripts; Uso de física e animação de personagens em 3D, Efeitos especiais; Uso de engines profissionais para jogos 3D. Disciplina teórico-prática

Redes Aplicadas a Jogos

Uso de redes de computadores em jogos; Fundamentos básicos da área de redes de computadores; Sistemas distribuídos; Técnicas avançadas; Programação através de sockets, avaliação de desempenho da rede e técnicas para minimização de problemas. Disciplina teórico-prática.

Design de Jogos

Aspectos teóricos e práticos no processo de design de jogos; Desenho de personagens, de mapas e fases; Criação de cutscenes, composição de ambientes e interfaces com o usuário; Criação do design de jogabilidade e comportamento em jogos digitais; Composição de níveis de jogo; Projeto de som e trilhas sonoras para jogos. Disciplina teórico-prática.

Modelagem

Introdução à modelagem tridimensional em jogos; uso de ferramentas comuns em processos de criação tridimensional; modelagem de personagens para plataformas móveis; modelagem de personagens para consoles; modelagem de objetos mecânicos; otimizações para diferentes plataformas; técnicas específicas de modelagem por plataforma; técnicas de banking e oclusão; mapeamento UV, sua relação com a topologia e interface para o processo de texturização; preparação de assets, exportação e teste em engines (Unreal e Unity). Disciplina teórico-prática.

Animação

Animação aplicada a jogos; Princípios da animação tradicional, preparação de personagens para animação (rigging, skinning, controles de animação); Animação sem câmera, ciclos de animação, transição entre animações; Técnicas de animação facial e morphing; Técnicas avançadas (cinemática inversa, ligação de parâmetros). Disciplina teórico-prática.

Roteiros Interativos

Conceitos de narrativa em literatura, cinema e jogos; Formas para construção de narrativas, personagens e conflitos; Uso efetivo de narrativas interativas e sua especificidade; Gêneros e adaptações de narrativas. Disciplina teórico-prática.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. André Fagundes Pase
  • Me. Bruno Ferreira
  • Dra. Cristina Moreira Nunes
  • Esp. Felipe Peruzzo Milkewicz
  • Dr. Marcelo Cohen
  • Me. Mauricio Bahmann Gehling
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Me. Ricardo Rocha
  • Dra. Sílvia Maria Wanderley Moraes
  • Esp. Vitor Severo Leães

Coordenação

  • Prof. Dr. André Fagundes Pase
  • [email protected]
    Jornalista e doutor em comunicação pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (atualmente Escola de Comunicação, Artes e Design). Atua on-line desde 1995 e pesquisa novas mídias, convergência, relações entre as diversas linguagens, cibercultura, vídeo on-line, TV Digital e entretenimento eletrônico.
  • Prof. Dr. Marcelo Cohen
  • [email protected]
    Professor na Faculdade de Informática desde 1996 (atualmente Escola Politécnica), atuando em disciplinas de Programação, Computação Gráfica e Jogos. Doutor em Ciência da Computação pela University of Leeds (UK, 2006). Interesse nas áreas de Jogos, Realidade Virtual e Aumentada, Visualização e Computação Gráfica em geral. É co-autor, em parceria com a profa. Isabel Manssour, do livro “OpenGL: Uma Abordagem Prática e Objetiva”, primeira obra nacional sobre o assunto. É o coordenador deste curso pela Escola Politécnica.

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 980,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 931,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 906,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 882,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 862,40
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 784,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 784,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 490,00

Incentivo Financeiro

Esse curso oferece até 13 bolsas mérito de desconto por meio de uma parceria com a Rockhead Games e Aquiris Game Studio.

As bolsas serão concedidas a partir do segundo semestre, para os alunos que forem melhor avaliados nas disciplinas cursadas no primeiro semestre.

ORIENTAÇÕES FINANCEIRAS

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

Para mais informações, entre em contato atráves do e-mail [email protected].

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