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Especialização
O curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais vai formar profissionais para atuação na área, executando de uma forma mais eficaz as suas tarefas, bem como qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área.
01 de Agosto de 2022
Inscrições até 01/08/2022
01/08/2022 a 15/01/2024
600 horas-aula
Semanalmente,
Segundas à sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min.
A especialização forma profissionais para atuar na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais, executando de uma forma mais eficaz as suas tarefas, e também qualifica aqueles que estão iniciando ou desejam ingressar na área. Além disso, o curso proporciona aprofundamento e capacitação na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais, qualificando os profissionais de acordo com as exigências atuais do mercado e possibilitando a ampliação do conhecimento técnico a quem já trabalha na área.. Confira o hotsite do curso aqui.
Esse curso oferece até 10 bolsas mérito de desconto por meio de uma parceria com a Rockhead Games e Aquiris Game Studio.
As bolsas serão concedidas a partir do segundo semestre, para os alunos que forem melhor avaliados nas disciplinas cursadas no primeiro semestre.
Profissionais com curso superior que atuam em projetos na área de desenvolvimento de jogos ou aplicações interativas, seja na criação de software ou no projeto/design de roteiros ou conteúdo, e que desejam se especializar ou atualizar seus conhecimentos na área.
Além de conhecer a área e suas possibilidades de forma abrangente, você estará habilitado a criar e publicar jogos digitais para diversas plataformas, assim como a atuar em projetos ou aplicações que utilizem elementos de jogos
Neste curso, você irá contar com:
Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS, Escola Politécnica
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Ser graduado em Computação, Publicidade, Produção Cinematográfica, Design ou áreas afins. Para as disciplinas da ênfase de Programação, é recomendado ter pelo menos noções básicas de programação de computadores, sendo desejável experiência com as linguagens C, Java ou C#. Para as disciplinas da ênfase de Design, recomenda-se conhecer ferramentas usualmente empregadas na área, como software para pintura (Photoshop), modelagem e animação (3DS Max, Blender).
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Conceitos básicos do entretenimento eletrônico; Aspectos gerais dos jogos e as conexões com outros meios e contextos; Topografia da área, discussão da produção para diferentes segmentos; Plataformas e distribuição dos produtos; Criação com objetivos específicos; Divulgação da produção; Análise e adaptação de conteúdos para este universo. Disciplina teórico-prática.
Características do empreendedor, competências, conhecimentos e criatividade; Visão de negócio com enfoque no empreendedorismo em entretenimento eletrônico; Iniciativas de sucesso no mundo dos jogos, sistemas de negócios em ambientes conectados. Disciplina teórico-prática.
Fundamentos de gerenciamento de projetos; Técnicas tradicionais (PMBOK, Waterfall); Visão geral sobre métodos ágeis (com foco em Scrum e Kanban) e Lean Development; Gestão de pessoas, criação e análises de orçamentos; Priorização de tarefas, técnicas de negociação e relacionamento com fornecedores, investidores e colegas de trabalho. Disciplina teórico-prática.
Criação de um produto de entretenimento eletrônico; Integração entre áreas de design e programação; Técnicas e estratégias para desenvolvimento de projeto de jogos em equipes. Disciplina prática.
Conceitos introdutórios do uso de Inteligência Artificial em jogos; Algoritmos de Busca Heurística, percepção e detecção por área; Aspectos relacionados à tomada de decisão; Uso de técnicas clássicas como sistemas multi-agentes, redes neurais e fuzzy logic; Scripting e possíveis otimizações. Disciplina teórico-prática.
Programação de jogos 2D; modelagem de ambientes 2D; Uso de sprites, física e animação em 2D; Dispositivos de entrada, game engines e técnicas avançadas de programação 2D; Programação de jogos para dispositivos móveis. Disciplina teórico-prática.
Programação de jogos 3D; Uso de modelos e cenas, loop de jogo, interação e scripts; Uso de física e animação de personagens em 3D, Efeitos especiais; Uso de engines profissionais para jogos 3D. Disciplina teórico-prática
Uso de redes de computadores em jogos; Fundamentos básicos da área de redes de computadores; Sistemas distribuídos; Técnicas avançadas; Programação através de sockets, avaliação de desempenho da rede e técnicas para minimização de problemas. Disciplina teórico-prática.
Aspectos teóricos e práticos no processo de design de jogos; Desenho de personagens, de mapas e fases; Criação de cutscenes, composição de ambientes e interfaces com o usuário; Criação do design de jogabilidade e comportamento em jogos digitais; Composição de níveis de jogo; Projeto de som e trilhas sonoras para jogos. Disciplina teórico-prática.
Introdução à modelagem tridimensional em jogos; uso de ferramentas comuns em processos de criação tridimensional; modelagem de personagens para plataformas móveis; modelagem de personagens para consoles; modelagem de objetos mecânicos; otimizações para diferentes plataformas; técnicas específicas de modelagem por plataforma; técnicas de banking e oclusão; mapeamento UV, sua relação com a topologia e interface para o processo de texturização; preparação de assets, exportação e teste em engines (Unreal e Unity). Disciplina teórico-prática.
Animação aplicada a jogos; Princípios da animação tradicional, preparação de personagens para animação (rigging, skinning, controles de animação); Animação sem câmera, ciclos de animação, transição entre animações; Técnicas de animação facial e morphing; Técnicas avançadas (cinemática inversa, ligação de parâmetros). Disciplina teórico-prática.
Conceitos de narrativa em literatura, cinema e jogos; Formas para construção de narrativas, personagens e conflitos; Uso efetivo de narrativas interativas e sua especificidade; Gêneros e adaptações de narrativas. Disciplina teórico-prática.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 980,00 |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 931,00 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 906,50 |
| Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 882,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 862,40 |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 784,00 |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 784,00 |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 490,00 |
Esse curso oferece até 13 bolsas mérito de desconto por meio de uma parceria com a Rockhead Games e Aquiris Game Studio.
As bolsas serão concedidas a partir do segundo semestre, para os alunos que forem melhor avaliados nas disciplinas cursadas no primeiro semestre.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Para mais informações, entre em contato atráves do e-mail [email protected].
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