Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais

2ª Edição 360 h/aula

O curso pretende despertar e acompanhar o desenvolvimento de projetos nas múltiplas áreas da Produção Audiovisual, para que o aluno tenha ampla visão do Mercado Audiovisual local e nacional, e que possa aplicar essa proposta de realização em algum setor econômico da Indústria Criativa e em diferentes janelas de exibição.

Área do Curso
Comunicação
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
01/10/2020 a 30/10/2021
Turno
Manhã, Noite

Início

01 de Outubro de 2020

Inscrições até 22/09/2020

Período

01/10/2020 a 30/10/2021

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

quintas e sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min e sábados, das 8h às 12h25min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O curso pretende despertar e acompanhar o desenvolvimento de projetos nas múltiplas áreas da produção audiovisual, para que o aluno tenha ampla visão do mercado audiovisual local e nacional, e que possa aplicar essa proposta de realização em algum setor econômico da indústria criativa e em diferentes janelas de exibição.

Objetivos

  • Ampliar o conhecimento sobre o Mercado Audiovisual;
  • Entender as dinâmicas inseridas na Indústria Criativa;
  • Desenvolver projetos de criação nas diferentes áreas da Produção Audiovisual;
  • Desenvolver projetos criativos e prepará-los para o Mercado Audiovisual;
  • Adquirir conhecimento profissional como agente da Indústria Criativa.

Público-alvo

  • Profissionais das diferentes áreas da indústria criativa, como produtores, gestores, realizadores, roteiristas.
  • Profissionais interessados em planejamento e execução de projetos audiovisuais relacionados à produção de conteúdos.
  • Empresas Produtoras.
  • Profissionais interessados em produção audiovisual em suas áreas específicas.

Diferenciais do Curso

  • Corpo docente atuante no Mercado Audiovisual, com experiência em diferentes áreas criativas, em nível local, nacional e internacional;
  • Relação com espaços de trabalho, incubadoras e profissionais presentes no TECNA/PUCRS;
  • Parcerias do Mercado, como a programadora Box Brazil.

Perfil do Egresso

  • Criar e desenvolver projetos inovadores na área audiovisual.
  • Atuar com maior articulação em diferentes setores da Indústria Criativa.
  • Apresentar e vender propostas de realização em diferentes áreas da Produção Audiovisual.
  • Desenvolver projetos para captação em diferentes linhas de financiamento (público ou privado).

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Resquisito

Algum tipo de aproximação com o tema, experiência prática ou acadêmica em produções nas diversas áreas do audiovisual ou no desenvolvimento de projetos no campo da indústria criativa.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 01/10/2020

Disciplinas

Indústria Criativa

A Indústria Criativa consolida-se como conceito e como local de práticas inovadoras. O entendimento do histórico do conceito de Indústria Criativa, seus multissetores e cadeias produtivas, elucidam importantes noções que fazem parte do dia a dia do produtor/criador de conteúdo.

Público e Distribuição

Análise de oportunidades no mercado audiovisual nacional e internacional, do ponto de vista da distribuição e exibição de conteúdo. A partir da análise de dados estatísticos e características de consumo desse segmento, são apresentados aspectos da distribuição para cinema, televisão e novas mídias, proporcionando a identificação de gargalos e potenciais nichos de atuação.

Narrativas Contemporâneas

Reflexão sobre as particularidades e as hibridizações das narrativas contemporâneas, levando em conta o cinema, as séries, os games, as artes visuais, o videoclipe, a publicidade e as propostas transmidiáticas.

Personagem

O nascimento do personagem nos mitos fundadores da cultura humana. Evolução do personagem na literatura ocidental. Personagem e subjetividade. Tipos de personagem: protagonista, antagonista, coadjuvante, herói, anti-herói. O personagem cinematográfico. A Jornada do Herói, conforme o esquema descrito por Campbell e adaptado por Vogler para o cinema. O personagem nas séries de TV contemporâneas: complexos, contraditórios e apaixonantes.

Tecnologia das Mídias

Definições de linguagem audiovisual e sua relação com suas tecnologias de criação. Conexões entre produtos audiovisuais e elementos interativos e transmidiáticos. Discussão sobre novas tecnologias e aplicações emergentes. Aplicação dos conteúdos em projetos práticos de realização experimental.

Metodologia de Projeto

Elaboração da primeira fase de desenvolvimento do projeto do curso. Estrutura e formatação de projetos. Textos de apresentação e defesa. Atitude criativa. Universo e personagens do projeto. Defesa oral das propostas criativas.

Transmídia

Introdução teórica à narrativa audiovisual transmidiática; compreensão da ampla gama de oportunidades – para criadores de conteúdo audiovisual – surgida a partir do contexto midiático contemporâneo; a nova “TV fora da TV” e suas consequências para o mercado audiovisual; o papel dos dispositivos móveis; os desafios de engajar uma audiência participativa, conectada e desatenta; a cultura participativa e a reestruturação do processo – e dos formatos – de produção audiovisual.

Brand Content e Product Placement

Era da economia da atenção e as marcas a partir do desenvolvimento e distribuição de conteúdo relevante e de valor para o usuário. Estratégias de conteúdo de marca e de product placement, desde a sua concepção até a distribuição e a mensuração dos seus resultados.

Mercado Audiovisual Multiplataforma

Criação de estratégias de divulgação e fidelização de projetos digitais multiplataforma. Criação de conteúdos, gestão de equipe e recursos necessários para desenvolvimento de projetos audiovisuais.

Pitching

A apresentação de ideias e projetos de conteúdo audiovisual. O pitch como momentos-chave junto a players de mercado. O poder de síntese, a articulação entre textos e imagens, e os novos cenários das apresentações de mercado em nível nacional e internacional.

Desenvolvimento de Projeto

Desenvolvimento da segunda fase dos projetos. Ferramentas para realizar um projeto audiovisual, sob o ponto de vista da produção executiva. Editais de incentivo. Análise e exercícios com discussão coletiva dos projetos propostos, desenho de produção e realização de bíblia do projeto.
Documentação requerida, entidades relacionadas, legislação atualizada, processos de registro de obra audiovisual do roteiro ao conteúdo pronto, alcance ao público final pretendido. Empacotamento visual e gráfico do projeto.

Apresentação dos Projetos Finais

Apresentação e defesa dos projetos finais, com banca de avaliação formada por professores e profissionais convidados. Entrega dos artigos científicos.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Professores

  • Dra. Aletéia Patrícia De Almeida Selonk
  • Esp. Camila Groch
  • Dr. Carlos Gerbase
  • Ma. Cris Reque
  • Ma. Daniela Pfeiffer
  • Me. Eduardo Wannmacher
  • Dr. Fabiano Grendene de Souza
  • Ma. Gabriela Kurtz
  • Dra. Maria Henriqueta Satt
  • Esp. Kim Gesswein Silva
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Ma. Sheron Neves
  • Dr. Vinícius Mano

Coordenação

  • Prof. Me. Eduardo Wannmacher
  • [email protected]
    Possui Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Desde o ano de 2002 é professor da Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul. Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual. Tem experiência artística e mercadológica nas áreas de Comunicação e Produção Audiovisual. Roteirista e diretor, com experiência em vídeo, cinema e televisão, nas áreas de ficção e documentário.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
A partir de 18/02/2020R$ 875,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 875,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 770,00
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 787,50
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 612,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 743,75
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 700,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

comunicacao