Encontre seu curso
Especialização
O curso pretende despertar e acompanhar o desenvolvimento de projetos nas múltiplas áreas da Produção Audiovisual, para que o aluno tenha ampla visão do Mercado Audiovisual local e nacional, e que possa aplicar essa proposta de realização em algum setor econômico da Indústria Criativa e em diferentes janelas de exibição.
01 de Outubro de 2020
Inscrições até 22/09/2020
01/10/2020 a 30/10/2021
360 horas-aula
Semanalmente,
quintas e sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min e sábados, das 8h às 12h25min.
Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.
O curso pretende despertar e acompanhar o desenvolvimento de projetos nas múltiplas áreas da produção audiovisual, para que o aluno tenha ampla visão do mercado audiovisual local e nacional, e que possa aplicar essa proposta de realização em algum setor econômico da indústria criativa e em diferentes janelas de exibição.
Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Algum tipo de aproximação com o tema, experiência prática ou acadêmica em produções nas diversas áreas do audiovisual ou no desenvolvimento de projetos no campo da indústria criativa.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 08/11/2019
Término: 01/10/2020
A Indústria Criativa consolida-se como conceito e como local de práticas inovadoras. O entendimento do histórico do conceito de Indústria Criativa, seus multissetores e cadeias produtivas, elucidam importantes noções que fazem parte do dia a dia do produtor/criador de conteúdo.
Análise de oportunidades no mercado audiovisual nacional e internacional, do ponto de vista da distribuição e exibição de conteúdo. A partir da análise de dados estatísticos e características de consumo desse segmento, são apresentados aspectos da distribuição para cinema, televisão e novas mídias, proporcionando a identificação de gargalos e potenciais nichos de atuação.
Reflexão sobre as particularidades e as hibridizações das narrativas contemporâneas, levando em conta o cinema, as séries, os games, as artes visuais, o videoclipe, a publicidade e as propostas transmidiáticas.
O nascimento do personagem nos mitos fundadores da cultura humana. Evolução do personagem na literatura ocidental. Personagem e subjetividade. Tipos de personagem: protagonista, antagonista, coadjuvante, herói, anti-herói. O personagem cinematográfico. A Jornada do Herói, conforme o esquema descrito por Campbell e adaptado por Vogler para o cinema. O personagem nas séries de TV contemporâneas: complexos, contraditórios e apaixonantes.
Definições de linguagem audiovisual e sua relação com suas tecnologias de criação. Conexões entre produtos audiovisuais e elementos interativos e transmidiáticos. Discussão sobre novas tecnologias e aplicações emergentes. Aplicação dos conteúdos em projetos práticos de realização experimental.
Elaboração da primeira fase de desenvolvimento do projeto do curso. Estrutura e formatação de projetos. Textos de apresentação e defesa. Atitude criativa. Universo e personagens do projeto. Defesa oral das propostas criativas.
Introdução teórica à narrativa audiovisual transmidiática; compreensão da ampla gama de oportunidades – para criadores de conteúdo audiovisual – surgida a partir do contexto midiático contemporâneo; a nova “TV fora da TV” e suas consequências para o mercado audiovisual; o papel dos dispositivos móveis; os desafios de engajar uma audiência participativa, conectada e desatenta; a cultura participativa e a reestruturação do processo – e dos formatos – de produção audiovisual.
Era da economia da atenção e as marcas a partir do desenvolvimento e distribuição de conteúdo relevante e de valor para o usuário. Estratégias de conteúdo de marca e de product placement, desde a sua concepção até a distribuição e a mensuração dos seus resultados.
Criação de estratégias de divulgação e fidelização de projetos digitais multiplataforma. Criação de conteúdos, gestão de equipe e recursos necessários para desenvolvimento de projetos audiovisuais.
A apresentação de ideias e projetos de conteúdo audiovisual. O pitch como momentos-chave junto a players de mercado. O poder de síntese, a articulação entre textos e imagens, e os novos cenários das apresentações de mercado em nível nacional e internacional.
Desenvolvimento da segunda fase dos projetos. Ferramentas para realizar um projeto audiovisual, sob o ponto de vista da produção executiva. Editais de incentivo. Análise e exercícios com discussão coletiva dos projetos propostos, desenho de produção e realização de bíblia do projeto.
Documentação requerida, entidades relacionadas, legislação atualizada, processos de registro de obra audiovisual do roteiro ao conteúdo pronto, alcance ao público final pretendido. Empacotamento visual e gráfico do projeto.
Apresentação e defesa dos projetos finais, com banca de avaliação formada por professores e profissionais convidados. Entrega dos artigos científicos.
Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
A partir de 18/02/2020 | R$ 875,00 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 875,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 770,00 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 787,50 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 612,50 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 18 parcelas de R$ 743,75 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 700,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.