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MBA
O MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular da PUCRS é focado na noção da sustentabilidade como essencial para garantir que as empresas possam operar em um planeta com recursos finitos o oferecer benefícios, não somente aos acionistas, mas também à sociedade.
10 de Junho de 2021
Inscrições até 10/06/2021
10/06/2021 a 30/03/2022
360 horas-aula
Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h às 12h15min e das 14h às 17h15min.
*Data de início do curso sujeita a alterações.
Informativo Coronavírus
A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
O PUCRS Online é resultado da união entre a solidez acadêmica de uma das melhores Universidades privadas do Brasil e o UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação no país. A parceria viabilizou um modelo pioneiro de educação continuada no Brasil que combina a excelência da proposta de ensino da Universidade com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação.
As disciplinas do curso são ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina. Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.
O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade.
Na modalidade PRESENCIAL o aluno terá aulas com professores reconhecidos na academia e no mercado, e também professores de referência nacional e internacional.
Além disto, o aluno terá acesso a um Campus completo, onde todos os dias são criadas soluções e inovações para a vida das pessoas, com impacto nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica, da saúde e tantas outras.
Tudo isso aliado a uma plataforma virtual, que ficará a disposição do aluno caso queira assistir a aula de forma online, onde quiser. O aluno opta se quer assistir a aula presencialmente no Campus, ou de forma online.
Na modalidade ONLINE o aluno visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.
A proposta do curso é centrada na noção de que a sustentabilidade é essencial para garantir que as empresas possam continuar a operar em um planeta com recursos finitos e oferecer benefícios não somente aos acionistas, mas também a sociedade. O conteúdo do curso está organizado em três eixos: (1) Desenvolvimento Sustentável como Valor (2) Novo sistema, sociedade e economia e (3) Organizações e Negócios com Propósito.
Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.
O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade não são responsabilidades exclusivas de um gestor de uma área de Sustentabilidade. Desta forma, este curso destina-se a todos os que trabalham em qualquer área da empresa. A Sustentabilidade faz parte das atuais pressões globais e megatendências que afetam os negócios, o que faz com que o curso seja indicado para gestores e empreendedores de todos os setores.
O curso fornece ao egresso um conhecimento prático dos desafios de sustentabilidade social, econômica e ambiental, desenvolvendo uma nova geração líderes inovadores para influenciar na mudança. Transformar sustentabilidade em vantagem competitiva e conduzir mudanças impactantes.
Escola de Negócios
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
*Data de início do curso sujeita a alterações.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 24/10/2020
Término: 10/06/2021
Conceito do desenvolvimento sustentável; histórico e evolução; Relatório Nosso Futuro Comum; Metas do milênio; Objetivos de desenvolvimento sustentável; Responsabilidade social corporativa; Fundamentos de Sustentabilidade Corporativa; Tipologia de organizações sustentáveis.
Análise do impacto das políticas internacionais e nacionais de enfrentamento climático nas cidades e nas empresas. Discussão sobre estratégias corporativas, nacionais e sub-nacionais de mitigação e adaptação às mudanças do clima. Reflexão sobre as experiências internacionais e nacionais de gestão e responsabilidade social e corporativa frente às questões climáticas.
Conceitos de sustentabilidade, sustentabilidade corporativa, tripé da sustentabilidade, criação de valor compartilhado e core business. Tipos de organização e o grau de impacto socioambiental (ONGs, negócios sociais, negócios com propósito, empresas tradicionais). Diagnóstico para gestão da sustentabilidade, materialidade, GRI, certificações por segmento e avaliação de impacto B. Boas práticas de empresas em relação à sustentabilidade: social, ambiental e econômico. Governança do tema sustentabilidade em empresas. Proposta de como fazer um diagnóstico de sustentabilidade e um plano de ação para melhorar o impacto socioambiental de uma empresa.
As cadeias globais de valor e seu papel importante e capaz de dinamizar a inovação, os investimentos, a produção e o comércio de produtos que reflitam as suas ações sustentáveis. Acordos ambientais multilaterais e políticas sócio ambientais nacionais: desenvolvimento sustentável gradualmente passando de voluntário a obrigatório; Globalização, comércio e fluxos de investimentos; O conceito de Cadeia de Valor como um instrumento de análise das estruturas e das redes de empresas que promovem mudanças sustentáveis nos padrões ambientais e nos contextos econômicos e sociais; O papel das cadeias de valor sustentáveis na segurança alimentar; e os possíveis reflexos da pandemia Convid-19 no desenvolvimento sustentável e nas Cadeias Globais de Valor.
Identificação das necessidades e dos desejos dos clientes. Compreensão do consumidor mais consciente. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Entendimento das mudanças no comportamento do consumidor. Tendências de consumo. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo mais consciente. Geração de uma proposta de valor.
Discussão sobre o papel da liderança e das organizações para o desenvolvimento sustentável. Exploração e compreensão a respeito de liderança sustentável. Apresentação de modelos de liderança descentralizadas e movidos por valores. Reflexão sobre casos, práticas e impactos de uma liderança sustentável.
Certificações: estratégia e competitividade para a sustentabilidade e o triplo impacto. Entendimento do contexto das certificações, normas e reconhecimentos de sustentabilidade social e ambiental. A discussão regulatória e a dinâmica do comércio internacional: barreiras e certificações. Certificações obrigatórias e voluntárias: certificação Sistema B, ISO 14000 e 26000, Comércio justo, LEED.
Analisar o fenômeno da economia compartilhada e da cooperação; a economia baseada nas funções dos bens, sua origem, difusão, conceitos associados, formas de expressão e seus impactos ligados aos negócios, ao padrão de consumo e, em especial, seu potencial em termos de sustentabilidade do desenvolvimento.
Fundamentação do conceito de economia circular. Discussão sobre os desafios para a sustentabilidade a partir de procedimentos mais eficientes e novos modelos de negócios, onde a geração do valor do produto associa-se às transformações tecnológicas e aos impactos sociais. Estudo de alternativas ao modelo linear tradicional a partir de novas formas de produzir e se relacionar. Questionamentos para um novo sistema, sociedade e economia.
Diferenças entre a economia ambiental e a economia ecológica. Economia e os limites biofísicos do sistema. Relação entre crescimento econômico e os limites do planeta. Sustentabilidade fraca e forte. Serviços ecossistêmicos. Economia e mudanças climáticas.
Contextualização sobre a noção de Economia Solidária. Compreensão de cooperativismo e autogestão. Noção de empresa social. Relação entre economia solidária e inovação social. Economia solidária no contexto internacional. A relação entre microcrédito e economia solidária. Discussões contemporâneas sobre a economia solidária em diálogo com outros temas.
Reflexão sobre a economia criativa como estratégia de desenvolvimento econômico e social sustentável. Análise de práticas atuais e tendências relacionadas à criatividade e inovação como agente transformador do contexto organizacional e gerador de valor econômico e simbólico. Investigação de aspectos culturais, intelectuais e criativos que impactam e são impactados pelas identidades, que visibilizam e promovem vínculos entre as pessoas.
O que é cultura de consumo e teoria da cultura do consumo. Perspectivas em comportamento de consumo. Práticas de marketing para a compreensão das relações entre sociedade, cultura e consumo. Estudos de cultura e consumo na sociedade contemporânea. Respostas críticas à cultura do consumidor, incluindo resistência e recusa ao consumo. Mobilizações em prol do consumo através de mudanças sociais e culturais, como eco consumo.
Organizações Hibridas e Empresas sociais e suas delimitações. Negócios de impacto socioambiental: um novo modelo de negócio, um novo mercado, novas possibilidades. Logica social e lógica de mercado: Tensões do hibridismo.
Reflexão sobre a reconciliação entre o econômico e o social e seus impactos na periferia. Identificação do ecossistema dos Negócios de Impacto. Caracterização de Negócio de Impacto. Compreensão acerca da gestão de Negócios de Impacto (modelos, estratégias, geração de valor e avaliação do impacto).
Ecossistemas: conceito e dinâmica de funcionamento. Entendimento dos componentes e a organização dos ecossistemas e a cooperação. Conceito de negócios de impacto e sua importância no cenário econômico e social. Ecossistema de negócios de impacto no Brasil.
Investimentos para a sustentabilidade. Da filantropia para os investimentos sociais privados. Abordagens para o alinhamento do investimento social aos negócios. Potenciais riscos e oportunidades. Tipos de investimentos sociais. Principais atores no investimento social e papeis: parceiro, investidor, aglutinador, “abridor de portas” e agente de transformação social. Tendências do investimento social privado no Brasil.
Definição de impactos socioambientais. Estudos de Impactos Ambientais e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para implantação de empreendimentos. Definição de indicadores e de desempenho socioambientais.
Estabelecimentos de relações entre políticas públicas e regulamentações específicas. Estudo das regulamentações e os seus impactos jurídicos nas políticas sociais. Reflexão sobre as regulamentações no âmbito do direito do consumidor e direito ambiental. Análise entre Direito, economia e regulação.
Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, entrevista, observação, focus group). Método de pesquisa qualitativa (estudo de caso). Modelagem de negócios. Canvas Business Model. Plano de marketing. Plano operacional. Plano Financeiro.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula + 23 parcelas de R$: 409,50 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 23 parcelas de R$: 360,36 |
| Matrícula + 23 parcelas de R$ 368,55 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 23 parcelas de R$ 286,65 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 23 parcelas de R$ 348,08 |
| Matrícula + 23 parcelas de R$ 327,60 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
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Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
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