Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização Uol Edtech

Design de Interiores, Ambientação e Decoração

1ª Edição

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde

Apresentação

Programe-se

Início
12 de Março de 2021

Inscrições até 05/03/2021

Período
12/03/2021 a 17/12/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 12h15min e das 14h às 17h15min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O estudo, o planejamento e o projeto segundo tendências de design de interiores, decoração e ambientação serão apresentados através da experiência de profissionais renomados e reconhecidos no mercado nacional e internacional. Com aulas inspiradoras a proposta do curso é ampliar o conhecimento aplicado a práticas de design de maneira criativa e inovadora com ênfase nas necessidades do mercado. O curso capacita o aluno a ambientar espaços existentes ou pré-configurados, internos e externos contíguos aos interiores e a prestar consultoria técnica em design de interiores. O estudante será desafiado a observar e estudar permanentemente o comportamento humano quanto ao uso dos espaços internos e preservar os aspectos sociais, culturais, estéticos e artísticos.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, ou online. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Objetivos

  • Desenvolver o pensamento criativo, repertorização, inovações e tendências.
  • Desenvolver habilidades técnicas e práticas de design de interiores e de produto.
  • Desenvolver capacidade para planejamento de ambientes internos existentes ou pré-configurados e composição de elementos e ambientes internos ou externos contíguos aos interiores.
  • Conhecer e especificar materiais, móveis e componentes técnicos, repertorização, inovações e tendências.
  • Conhecer aspectos relacionados ao conforto térmico, acústico e lumínico, sustentabilidade e uso da cor no design, decoração e ambientação.

Público-Alvo

Profissionais de arquitetura, design de interiores, entusiastas da área, design de produtos ou equivalente que desejam ampliar seus horizontes profissionais, aprofundando as ferramentas mais relevantes para design de interiores, ambientação e decoração.

Perfil do Egresso

O curso proporcionará ao egresso atuar como designer, consultor ou participante de equipes interdisciplinares dedicadas ao design de interiores, decoração e ambientação, nas suas diversas segmentações. Com foco no planejamento, no projeto e nas novas possibilidades de atuação profissional, de maneira criativa e inovadora, o curso insere-se em um contexto de crescente demanda profissional neste segmento de atuação.

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 05/03/2021

Disciplinas

Designers da atualidade e projetos conceituais

Definições fundamentais do Design e do trabalho do designer de interiores. Panorama dos principais profissionais atuantes e experiências criativas na área de design. Análise de projetos e perfis inovadores. Desafios, experiências e soluções de design na atualidade.

História do design, Estética e Estilos de design

Introdução à história, à trajetória e o desenvolvimento do Design. Fundamentos de estética aplicada ao design. Produtos, objetos, mobiliário essenciais do Design mundial. Ambientes exemplares, linguagens e estilos de design de interiores.

Pensamento criativo, visão espacial e repertório

Construção do processo criativo. Percepção e representação amparados na análise prática de trabalhos criativos. Desenvolvimento da percepção, modelos mentais e ativadores criativos. Desenvolvimento das habilidades necessárias à visualização e expressão de espaços interiores e exteriores. Utilização de repertorização aplicada à conceitos e ao desenvolvimento de projetos.

Desenho técnico e representação gráfica

Princípios fundamentais e ferramentas de representação gráfica aplicados ao design de interiores. Representação técnica de projetos de ambientes e mobiliário. Exemplos de demonstração de especificações de ambientação e decoração a partir da reopresentação gráfica. Exemplos da representação gráfica que antecede o design de interiores.

Desenho à mão livre: expressão gráfica e planta humanizada

Desenvolver a prática espontânea do desenho a mão livre baseado em proporções. Desenho de observação. Croquis aplicados à concepção projetual. Técnicas de expressão gráfica para a elaboração de plantas baixas humanizadas, cores e texturas. Exemplos aplicados à apresentação de trabalhos de ambientação.

Oficina de geração de hipóteses e alternativas

Estimular a proposição e o lançamento de ideias aplicadas ao design de interiores. Explorar potencialidades criativas para a resolução de problemas. Dinâmica de lançamento de hipóteses e alternativas diversificadas. Estímulo à inovação e a geração de ideias.

Processo, configuração de ambientes e projetos técnicos

Estudo de procedimentos compositivos relacionados à forma e função dos espaços interiores. Caracterizações de organizações espaciais, dimensionamento, aspectos formais e funcionais dos espaços interiores. Compreensão dos diversos sistemas: estrutural, fechamento e mecânico, componentes das edificações e ambientes internos. Apresentação de elementos construtivos e tecnologias.

Design universal, ergonomia, medições e dimensionamento

Princípios do Design Universal. Noções de ergonomia aplicada ao design de interiores. Acessibilidade. Experimentação através de levantamentos práticos das dimensões de ambientes internos.Técnicas de medição, critérios de levantamentos e registros das informações.

Materiais, revestimentos e acessórios

Estudo dos principais materiais tradicionais e revestimentos. Critérios para especificações: aspectos funcionais, técnicos, plásticos e econômicos. Experimentação e aplicação em ambientes internos. Acessórios e demais elementos e suas interações com o ambientes. Pesquisa de novos materiais.

Estudo da cor aplicada nos ambientes internos e externos

Estudo dos fundamentos da teoria das cores. Psicodinâmica das cores e sua aplicação nos ambientes. Formas de composição, percepção e experimentação das cores nos espaços interiores e exteriores.

Composição e escolha de móveis e elementos decorativos

Compreensão da composição, harmonia, equilibro e contraste entre os elementos decorativos. Pesquisa de mobiliário e possibilidade de aplicação nos diferentes tipos de espaços interiores e exteriores contíguos aos internos. Resignificado e personalidade de ambientes através de objetos. Composição criativa e personalizada, proporção e alinhamento. Técnica visual e cenográfica para compor e decorar os ambientes internos.

Oficina: moodboard e proposição de ambiente

Investigação sobre as tendências de design e decoração. Aplicação da ferramenta do moodboard nos mais variados segmentos de design e criação. Demonstração de escolhas coesas de materiais para compor ambientes. Combinações de cores, formas e texturas. Criação a partir da interpretação da essência dos desejos do cliente ou usuário. Inspiração e harmonia para expressão de projetos de design criativos e inovadores.

Harmonização, psicologia e neurociência

Compreensão dos principais conceitos e ferramentas da neurociência aplicada ao design. Geração de maior eficiência na criação de novos produtos, aprimoramento de processos de tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho. Reconhecimento dos diversos padrões de funcionamento do cérebro e aplicação de diferentes técnicas de neurociência. Uso de harmonia e unidade. Influência psicológica que os espaços exercem em diferentes tipos de ambientes e como afetam o comportamento dos seus usuários. Interação dos seres humanos com a ambiente físico projetado.

Tecnologia, conforto e sustentabilidade

Noções sobre conforto: térmico, acústico e lumínico. Fundamentos e técnicas de luminotécnica aplicada à decoração e ambientação. Sistema de iluminação. Automação. Compreensão dos princípios de sustentabilidade aplicados ao design interiores, objetos e decoração. Busca de novas alternativas de produtos e processos que minimizem os impactos ambientais. Reutilização de resíduos.

Legislação, acessibilidade e gerenciamento

Estudo da legislação do exercício da profissão de designer de interiores e ambientes. Estudo da legislação de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Adordagem metodológica do processo de criação e desenvolvimento do projeto de design de interiores. Ferramentas de apresentação e documentação. Compreensão e elaboração de contratos e orçamentos. Aspectos relativos a direito autoral que incidem sobre a elaboração dos projetos e produtos. Compatibilização de projetos com as exigências legais e regulamentares relacionadas à segurança ao meio ambiente e dos usuários.

Empreendedorismo, gestão e marketing no design de interiores

Noções do perfil do empreendedor. Comportamento empreendedor. Atitude empreendedora e sua importância para o crescimento pessoal e profissional. Competências que favoreçam a criação de seu próprio empreendimento, a participação no gerenciamento de empresas ou, na atuação na prestação de serviços. Plano de negócio. Plano de marketing. Ideias e oportunidade de negócios. Foco em estratégias de conhecimento do mercado e fornecedores.

Portfólio, apresentação e softwares de design

Estruturação de portfólio. Apresentação de conteúdo, hierarquia e linguagem visual e corporal. Representação gráfica digital no projeto de design e decoração. Impressão 3D. Softwares para demonstração do projeto, interação com cliente e estimulação da criatividade. A tecnologia aliada aos designers de interiores. Ferramentas para conquistar clientes. Aplicação de ferramentas para apresentação e documentação de projetos. Ousadia criativa e tecnologias inovadoras na ambientação de interiores.

Paisagismo e design biofílico

Noções de paisagismo e design biofílico vinculados ao design de interiores. Organização dos espaços abertos adjacentes à ambientes internos. Elementos principais da composição paisagística. Estabelecimento de critérios para especificação de vegetação. Pesquisa, interpretação e análise de projetos paisagísticos referenciais. Abordagem sobre sustentabilidade e questões ambientais na decoração. Design Biofílico como ferramenta de reconexão com o ambiente natural.

Detalhamento de Mobiliário

Apresentação de exemplos de detalhamento de mobiliário. Criação, inovação e solução técnica no detalhamento. Materiais, ferragens e acessórios. Padrões de representação. Dimensionamento. Ergonomia. Especificações. Exemplificação de peças autorais. Capacitação de competências para o conhecimento das atividades voltadas ao desenvolvimento de peças de mobiliários: marcenaria exclusiva e a marcenaria planejada.

Design de interiores do início ao fim

Instrumentalização para a elaboração do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática e metodologias. Apresentação das etapas de desenvolvimento de um projeto de interiores. Estudo de caso de projetos de design de interiores, decoração e ambientação. Exercício projetual de baixa complexidade. Demonstração de repertório adquirido.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Esp. Ana Paula Schmidt Alcover
  • Dr. André Duhá
  • Ma. Audrey Luz Nassif Arnhold
  • Ma. Carolina Wolff Burin
  • Esp. Christine Drumond Loro
  • Esp. Cíntia Totti
  • Ma. Cristiana Brodt Bersano
  • Ma. Dandara Melo Copetti
  • Esp. Fábio Maia Guzenski
  • Ma. Isabel Lanner Carvalho Benedetto
  • Me. Julio Cesar Caetano da Silva
  • Esp. Kétlyn Giovana Schuh
  • Dra. Leila Nesralla Mattar
  • Dra. Maria Alice Medeiros Dias
  • Ma. Nicole Saretta Tomazi
  • Esp. Paula Homrich Jaskulski
  • Dra. Raquel Rodrigues Lima
  • Ma. Rosana Beatriz Picoral Solano
  • Me. Stefan Von Der Heyde Fernandes
  • Ma. Valentina Martins Marques
  • Dr. Vinícius Mano

Coordenação

  • Profa. Ma. Cristiana Brodt Bersano
  • [email protected]
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (desde 1998). Sócia proprietária da CBMS ARQUITETURA DE INTERIORES. Associada à AAI BRASIL/RS (Associação de Arquietos de Interiores). Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura de Edificação e Arquitetura de Interiores, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura de interiores, organização do trabalho e legislação, design de interiores, decoração, ambientação e ensino.

 

  • Profa. Dra. Leila Nesralla Mattar
  • [email protected]
    Possui graduação em Faculdade de Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (desde 1981).Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura de Interiores, Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, história do brasil, urbanismo, modernidade e ensino.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Desconto para matrículas antecipadas*
Até 31/12/2020R$ 582,67
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para a data informada.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 728,33
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 640,93
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 655,55
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 509,83
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 619,08
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 582,67

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em

engenharia