Ver todos os cursos

Especialização

Direito Sistêmico: resolução de conflitos

1ª Edição 360 h/aula

O curso Direito Sistêmico: resolução de conflitos tem como objetivo ampliar o conhecimento em constelações sistêmicas, revisando a forma de solução de conflitos no poder judiciário, oferecendo uma visão sistêmica do conflito e fomentando o estudo da transdiciplinariedade.

Área do Curso
Direito
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
05/04/2022 a 15/12/2022
Turno
Noite

Início

05 de Abril de 2022

Inscrições até 26/03/2022

Período

05/04/2022 a 15/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente

Terça, quarta e quinta das 19h15min às 22h30min

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

As constelações sistêmicas são uma importante ferramenta utilizada para solucionar um conflito. Se você busca inovação e revisão da solução de conflitos no poder judiciário e acredita que uma visão sistêmica e transdisciplinar traz uma evolução para a sociedade em geral, esse é seu curso.

Para quem é esse curso

Profissionais do direito, da psicologia, do serviço social, da filosofia, da pedagogia, da administração, da comunicação.

O que você vai aprender

  • Reconhecer a visão sistêmica do conflito;
  • Supervisão prática de constelações individuais e em grupo. 

Porque fazer esse curso na PUCRS

Referência em apresentar temáticas inovadoras, professores qualificados, aulas dinâmicas, aliando teoria à prática e oferecendo oportunidades no mercado de trabalho.  Possui infraestrutura  comparada às grandes universidades internacionais e trabalha com a temática das constelações no judiciário, fundamentada na Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça e o artigo 3º do Código de Processo Civil, como mais uma ferramenta na solução de conflitos de forma regular em seu curso de Direito.

Unidade Promotora

Escola de Direito

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 26/03/2022

Disciplinas

Direitos Fundamentais e Direitos Humanos

Origem e teoria dos Direitos Humanos. Sistemas Internacionais de proteção de Direitos Humanos. Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Controle de Convencionalidade. Teoria geral dos Direitos Fundamentais. Direitos Fundamentais em face da CF/88. Eficácia e efetividade dos Direitos Fundamentais no sistema jurídico nacional. Direitos fundamentais em espécie.

Gestão de Conflitos

Trabalhar com o conflito e o comportamento humano nas relações pessoais e sociais. Conceitos e estrutura do conflito. Necessidades humanas. Teorias da comunicação sobre o conflito. Conflito pessoal e social. Busca de uma solução construtiva do conflito.

Visão Sistêmica do Conflito

A atitude do profissional de direito numa visão sistêmica. O olhar para as partes envolvidas no processo e o seu diferencial no resultado dos processos. Os princípios norteadores da abordagem sistêmica no meio jurídico e os níveis de consciência. O entendimento dos comportamentos disfuncionais para a resolução de conflitos. Culpa e inocência sob a ótica sistêmica e suas consequências no judiciário. O olhar sistêmico e fenomenológico sobre os processos judiciais. O profissional do direito e a visão sistêmica. Um novo paradigma a serviço da cultura de paz.

Genograma do Conflito

Estudo e elaboração de um Genograma. Aplicação do Genograma nas mediações familiares. Estudo do conflito. O conflito segundo a visão da psicanálise, sistêmica e análise transacional. A dinâmica do conflito nas relações familiares e empresas. Processo construtivo de resolução de conflitos.

Práticas Colaborativas na Visão Sistêmica

Constelações familiares e sua conexão com o direito. Direito Sistêmico e sua aplicabilidade. Habilidades necessárias para uma Postura Sistêmica. Exercícios Sistêmicos. Autoconhecimento. Técnicas de negociação e ferramentas de atendimento humanizado. História e Estrutura da advocacia colaborativa. Advocacia Colaborativa na Prática. Prevenção de litígios.

Choaching integral sistêmico

Estudar o ser humano como um todo.  Trabalhar o lado cognitivo do cérebro em conjunto com o emocional. Trabalhar  as áreas da vida a fim de almejar uma vida sistêmica. Desenvolvimento de competências pessoais e sociais impulsionando o indivíduo na direção de seus objetivos e na resolução de conflitos.

Mediação e visão sistêmica

A mediação como instrumento de solução de conflitos. A função da Mediação. Os princípios da Mediação. A mediação e as espécies de conflitos a serem mediados. O perfil do Mediador. As escolas de mediação.

Psicologia Sistêmica

Estudo dos principais pensamentos sobre a terapia sistêmica.  Aprofundamento sobre a resolução de conflitos da conjugalidade. Discussão sobre questões de família, casais e adolescentes no contexto do judiciário (saúde psicológica, vulnerabilidade, entre outros).

Filosofia e Constelações

O ser humano como um ser relacional. Análise da formação da pessoa a partir da categoria do “reconhecimento”. Reflexão filosófica sobre o conceito de família. Abordagem jusfilosófica da família, desde a filosofia grega aos nossos dias. O ser humano entre o individualismo (subjetividade) e comunitarismo (intersubjetividade). Uma análise filosófica da constelação familiar: alcances e limites.

Constelações: fundamentos e leis sistêmicas Bert Hellinger

A constelação familiar como instrumento de solução de conflitos. Evolução da ciência. Pensamento sistêmico. Leis do Amor de Bert Hellinger. Lei do Pertencimento. Lei da Ordem. Lei do Equilíbrio. Emoções primárias e secundárias. Ordens da Ajuda. Triângulo de Karpmann. Ordens do sucesso e da abundância. Direito sistêmico. Exercícios sistêmicos.

Constelações IOPT

A origem da IoPT. Comparação entre IoPT e as Constelações Familiares. Definição dos seus fundamentos e metodologia. Aplicação do autoconhecimento como ferramenta basilar na composição dos conflitos.

Constelações Organizacionais

O êxito, a abundância e o sucesso nas organizações. As leis ocultas que regem uma organização.  Recursos para melhor gerenciar as Empresas Familiares. A herança e a dinâmica oculta do dinheiro.  Os dilemas na área do trabalho empresarial e a sua relação com os dilemas familiares. A visão mais clara sobre os adoecimentos, acidentes e conflitos ocorridos no trabalho. Os campos morfogenéticos e a organização.

Constelações no direito de família

A compreensão do pensamento sistêmico como uma nova abordagem na ciência e no Direito. Estudo das leis sistêmicas elaboradas por Bert Hellinger. Compreensão das dinâmicas de casal segundo as Constelações. Exame da influência da família de origem na família atual. Estudo da aplicação das Constelações no Direito de Família. Análise da utilização das Constelações pelo Poder Judiciário. Levantamento de práticas sistêmicas e competências relacionais no Direito de Família.

Fenomenologia da Violência no Sistema Penal

Fenomenologia da violência. Sistema penal. Constelação na execução penal. Direito sistêmico. Justiça criminal. Conflito e paz. Violência doméstica.

Direito Sistêmico

Constelações nos processos judiciais e constelações pré-processuais. Humanização dos conflitos. Ampliação do princípio do acesso à justiça. Resoluções do CNJ. Decisões dos Tribunais de Justiça dos Estados brasileiros. CPC/2015. Propostas de projetos de lei de constelações junto ao judiciário.

Postura Profissional Sistêmica

O conhecimento sistêmico das constelações na autocomposição e na redução da judicialização dos conflitos. Atuação do profissional e a visão sistêmica frente as demandas judiciais. Aplicação da técnica das constelações nas atividades do profissional das diversas áreas, nos conflitos familiares.

Práticas Sistêmicas Supervisionas: Atendimento individual

A constelação familiar como instrumento de solução de conflitos. Leis do Pertencimento, Ordem e Equilíbrio. Ordens da Ajuda. Prática sistêmica. Exercícios sistêmicos individuais.

Práticas Sistêmicas Supervisionadas: atendimento em grupo

A constelação familiar como instrumento de solução de conflitos. Leis do Pertencimento, Ordem e Equilíbrio. Ordens da Ajuda. Práticas sistêmicas. Exercícios sistêmicos em grupos.

Metodologia da Pesquisa

A hermenêutica contemporânea. Estudos dos paradigmas teóricos que caracterizam o mundo do conhecimento e da pesquisa.  Exercícios práticos para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa com formulação de problemas, fundamentação teórica, hipóteses, variáveis, definição de população e amostra, construção de instrumento. Elementos da análise e apresentação de dados.  Normas técnicas.

Orientação de Trabalhao de Conclusão de Curso - TCC

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Professores

Dr. Alvaro Vinicius Paranhos Severo

Dr. Draiton Gonzaga de Souza

Dr. Marco Félix Jobim

Ma. Fernanda Sporleder de Souza Pozzebon

Ma. Liane Maria Busnello Thomé

Dr. Luis Alberto Reichet

Dr.Ingo Sarlet

Dra. Gabrielle Sarlet

Dr. Gustavo Osna

Esp. Enzo Carlo di Gesu

Ma. Erica Isabel Andrade

Ma. Deise Brião Ferraz

Ma. Angélica Maria Ruiz Mello

Esp. Francielle Dolbert Camargo Valente Cardoso

Ma. Elisângela Furian Fraton

Dra. Rosana Broglio Garbin

Esp. Lia Bertuol

Esp. Renate Padilha Muller

Esp. Rochel Teresinha da Silva Velinho

Esp. Bauer Orcina Rodrigues

Coordenação

  • Prof. Me. Liane Maria Busnello Thomé
    [email protected]
    Advogada na área de Direito de Família e Sucessões, professora na Escola de Direito da PUCRS, especialista em família e sucessões e mestre em direito processual.
  • Prof. Me. Fernanda Sporleder de Souza Pozzebon
    [email protected]
    Advogada na área de Direito Criminal, professora da Escola de Direito da PUCRS, Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Desconto para matrículas antecipadas* CONDIÇÃO ESPECIAL: 20% DE DESCONTO
Até 31/01/2022R$ 784,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para inscrições até 31/01/2022
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 980,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 931,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 906,50
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 882,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 862,40
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 784,00
30% ESTUDANTES COM FAIXA ETÁRIA A PARTIR 60 ANOS
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 784,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 490,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

direito