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Especialização
O Curso de Docência no Ensino Superior é uma iniciativa da Escola de Humanidade da PUCRS. Trata-se de uma proposta de formação continuada que pretende abordar especificamente questões pedagógicas para a formação do Professor do Ensino Superior. A modalidade a distância visa permitir que um maior número de pessoas possa participar, tanto no RS, quanto em nível nacional.
22 de Abril de 2019
Inscrições até 08/04/2019
22/04/2019 a 01/05/2020
360 horas-aula
O aluno pode participar do curso nos horários que lhe forem mais convenientes. É recomendável que mantenha uma regularidade de participação, assistindo vídeos, lendo os materiais de cada semana, resolvendo os exercícios e participando dos fóruns de discussões semanalmente.
O Curso de Docência no Ensino Superior é uma iniciativa da Escola de Humanidade da PUCRS. Trata-se de uma proposta de formação continuada que pretende abordar especificamente questões pedagógicas para a formação do Professor do Ensino Superior. A modalidade a distância visa permitir que um maior número de pessoas possa participar, tanto no RS, quanto em nível nacional.
Compreender a ação didática do professor para atuar no Ensino Superior e analisar o suporte teórico-metodológico necessário ao exercício do magistério no Ensino Superior.
Bacharéis de diferentes áreas do conhecimento, bem como professores em geral que queiram aprofundar as questões pedagógicas referentes a docência no Ensino Superior.
Escola de Humanidades
Ter graduação completa e apresentar diploma de curso de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.
Ainda, é necessário que o aluno tenha disponível um computador com pelo menos:
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Concordância, no ato da inscrição, no formulário eletrônico, de possuir os requisitos de hardware e software necessários para acesso ao curso.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia autenticada do diploma de graduação.
Início: 07/11/2018
Término: 08/04/2019
A disciplina visa realizar a inserção tecnológica do aluno no ambiente virtual do curso; a construção de competências para o aluno virtual; a inserção prática às tecnologias de informação e comunicação que constituem espaços de cooperação; com foco nas aplicações do ambiente virtual.
Estudo dos aspectos do desenvolvimento Neuropsicopedagógico desde o pré-natal até a velhice, destacando eventos mais significativos e suas repercussões na aprendizagem bem como os cuidados e atenção dando ênfase ao ambiente sócio–interativo. Análise das dificuldades de aprendizagem e de deficiências mentais mais comuns e também das bases biológicas da inclusão e da aprendizagem, ressaltando a importância da Neuroplasticidade como processo de transformação dos cérebros humanos.
Estudo das tecnologias digitais, considerando o histórico, premissas, vantagens e limitações do uso dos recursos tecnológicos em disciplinas presenciais, semipresenciais e a distância no ensino superior; analisando a implicação dos mesmos em estudo de casos.
Análise de diferentes concepções epistemológicas clássicas, contemporâneas e pós-modernas, caracterizando as diferentes abordagens da teoria e da prática em educação. Estudo dos contextos educacionais e suas perspectivas de aplicação em sala de aula.
Estudo das características do aluno acadêmico, considerando o jovem e o adulto no contexto da sociedade da informação e suas histórias de vida.
Estudo da evolução histórica da Didática, no contexto da prática educativa do Ensino Superior, até os dias atuais. Reflexão propositiva acerca da gestão da sala de aula universitária, entendida como um espaço de estímulo à participação e ao protagonismo, no qual os alunos sintam-se como sujeitos da aprendizagem nas modalidades presencial e a distância, apresentada no sentido de reflexão pedagógica acerca da prática docente inovadora.
Análise dos componentes e características dos diferentes níveis de planejamento nas Instituições de Ensino Superior (IES): Planejamento Estratégico (PE), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Político Pedagógico (PPP) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e Planejamento de Ensino.
Análise da educação superior brasileira, presencial e a distância, nos aspectos histórico e político, em interface com o contexto internacional (Processo de Bolonha, dentre outros). Estudo da organização da educação superior, no âmbito nacional e institucional; marcos legais; documentos institucionais: Estatuto e Regimento, Projeto Pedagógico Institucional, Plano de Desenvolvimento Institucional. Discussão das políticas de ensino, pesquisa e extensão; avaliação institucional interna e externa; responsabilidade social.
Análise do papel do professor universitário em cursos presenciais e a distância, analisando as habilidades e atitudes requeridas para o exercício da docência face aos desafios e exigências do cenário contemporâneo. Estudo da ética profissional, com vistas à construção da identidade do professor universitário, como sujeito proativo tanto do bem-estar docente quanto da transformação social.
Compreensão da natureza da avaliação como processo complexo e multifacetado. Discussão crítica dos conceitos de autoavaliação, avaliação da aprendizagem no ensino superior e avaliações externas. Estudo do papel social e pedagógico da avaliação.
Essa disciplina focaliza as abordagens epistemológicas da pesquisa. Caracteriza-se pela análise da visão de pesquisa em educação, tendências metodológicas e pela provisão de habilidades específicas para a elaboração de um projeto de trabalho de conclusão.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. A orientação será realizada no ambiente virtual do curso.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 300,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 264,00 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 270,00 |
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 240,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 210,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
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Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
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Nenhum curso da área fim está com inscrições abertas no momento.