Pós-graduação em e-Commerce e Negócios Digitais - PUCRS

MBA

e-Commerce e Negócios Digitais

1ª Edição 360 h/aula

No MBA em e-Commerce e Negócios Digitais da PUCRS os alunos aprenderão novas estratégias e modelos de negócios e a levar seus negócios a prosperar na era digital. Desenvolverão habilidades. conhecerão ferramentas e tecnologias para obter sucesso profissional através de técnicas e práticas vencedoras no mundo digital.

Área do Curso
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
09/05/2021 a 18/12/2021
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

09 de Maio de 2021

Inscrições até 09/05/2021

Período

09/05/2021 a 18/12/2021

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 12h15min e das 14h às 17h15min.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o PUCRS Online

O PUCRS Online é resultado da união entre a solidez acadêmica de uma das melhores Universidades privadas do Brasil e o UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação no país. A parceria viabilizou um modelo pioneiro de educação continuada no Brasil que combina a excelência da proposta de ensino da Universidade com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação.

Metodologia

As disciplinas do curso são ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina. Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.

O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade.

Modalidades

Na modalidade PRESENCIAL o aluno terá aulas com professores reconhecidos na academia e no mercado, e também professores de referência nacional e internacional.

Além disto, o aluno terá acesso a um Campus completo, onde todos os dias são criadas soluções e inovações para a vida das pessoas, com impacto nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica, da saúde e tantas outras.

Tudo isso aliado a uma plataforma virtual, que ficará a disposição do aluno caso queira assistir a aula de forma online, onde quiser. O aluno opta se quer assistir a aula presencialmente no Campus, ou de forma online.

Na modalidade ONLINE o aluno visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Sobre o Curso

Preparar profissionais para inovar com novas estratégias e modelos de negócios e levar seus negócios a prosperar na era digital; aprender os princípios estratégicos dos modelos de negócios digitais, os diferentes modelos de comércio digital a fim de promover e prosperar os negócios na era digital; desenvolver habilidades, conhecer ferramentas e tecnologias para obter sucesso profissional através de técnicas e práticas vencedoras do mundo digital.

Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas

Objetivos

  • Desenvolver as competências em comércio eletrônico.
  • Compreender os desafios e tecnologias para negócios digitais.
  • Compartilhar experiências empresariais nos diferentes segmentos de negócios digitais.

Público-Alvo

Empreendedores digitais; profissionais das áreas de marketing e comércio digital em todas áreas de negócios

Perfil do Egresso

Atuar em processos de comércio eletrônico em todas suas variantes; empreender em modelos de negócios digitais; atuar em marketing digital voltado para a comercialização de produtos e serviços

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •   Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •  Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 09/05/2021

Disciplinas

Crise e oportunidades na estratégia de negócios digitais

A disciplina aborda uma visão abrangente sobre as diferentes possibilidades de Estratégias de Marketing Digital e e-commerce impulsionadas pelas profundas transformações atuais no mundo dos negócios, do entretenimento, da comunicação e dos relacionamentos sociais. São analisados o aumento da participação dos consumidores, as facilidades de criação de um negócio digital, a agilidade das interações, a ampliação do poder de barganha dos clientes e a mudança na relação com as organizações.

Serviços digitais

A disciplina aborda as possibilidades estratégicas para desenvolvimento de negócios digitais no mundo de serviços. São analisadas as estratégias de self-services, cross-services e mutiple-services em ambientes digitais entre outras, bem como as preferências dos clientes e suas expectativas aquisição de serviços digitais.

Nascer ou tornar-se digital: prós e contras

A disciplina compreende os desafios estratégicos dos negócios consolidados e que buscam crescer seus negócios digitais ou que são empreendedores nascendo no mundo digital. São considerados os aspectos de hábito de consumo, precificação e promoções para atração para a loja virtual, visando a cooperação e colaboração e evitando a competição entre o físico e o virtual nos negócios.

Negócios digitais internacionais

São considerados os aspectos estratégicos relativos à expansão de negócios digitais para fora do país-origem e seus desafios em termos culturais, legais, logísticos entre outros. São consideradas as estratégias adotadas para vencer em diferentes locais, bem como as estratégias adotadas para evitar concorrência local.

Estratégia Omnichannel

A disciplina aborda os diferentes aspectos do omnichannel como um conceito e as expectativas e experiências do cliente onde, quando e como eles desejam se envolver com o negócio. São definidas as estratégias para que as empresas obtenham melhores resultados na jornada digital do cliente com muito mais eficácia em comparação com os modelos tradicionais, onde a transferência entre os canais era um desafio, o qual envolvia trabalho redundante e perda de informações.

A maior conquista: cultura digital

A disciplina aborda os aspectos da cultural digital e a transformação necessária dentro de uma organização para os novos desafios do uso das tecnologias digitais nos negócios, em especial no comércio eletrônico. A forma de pensar, modelos mentais e a busca para a utilização das tecnologias digitais visando alavancar negócios ou criar negócios, são os desafios atuais de qualquer organização. São apresentados exemplos de inovação radical e incremental, através de casos de empresas que obtiveram resultados em seus negócios digitais pela mudança em aspectos da sua cultura organizacional.

Business to Business (B2B)

A disciplina contempla as formas de comércio eletrônico entre empresas, modelos complementares e novos negócios possíveis para as organizações. Através de estudo de casos atuais, são identificadas as oportunidades e desafios existentes, em virtude da tecnologia disponível, marcas, mercados e processos que são envolvidos no comércio eletrônico entre empresas.

As Redes Sociais e a Influência em Negócios Digitais

A disciplina tem por objetivo propiciar uma visão ampla sobre as redes sociais e seu papel nos negócios digitais. São abordados os aspectos relativos aos influenciadores digitais, os grupos sociais, o uso da informação das redes sociais visando alavancar os negócios e as formas de comércio eletrônico direto e indireto disponíveis nas redes sociais.

O poder do C2C e economia compartilhada

A disciplina aborda os modelos de negócios digitais de consumidor para consumidor, também denominado de comércio colaborativo e suas variantes. São discutidas as oportunidades e desafios deste modelo de interação comercial para os diferentes segmentos de negócios como comércio de produtos e serviços, trocas, escambo entre outras novas modalidades.

Comércio Digital: pedido, logística e satisfação do cliente

São apresentados e discutidos os processos de suporte para soluções de um comércio eletrônico, em especial, da efetivação de um pedido online, a separação dos itens, o embarque para entrega, a entrega física e os processos de confirmação, fiscal e devolução de itens pertinentes à uma venda no comércio eletrônico.

A Categorização e a Precificação nos negócios digitais

A disciplina aborda as questões relativas as estratégias de precificação de produtos e serviços, entre elas a precificação dinâmica, precificação composta, precificação por público-alvo, precificação em diferentes países. Também são vistas as diferentes técnicas de elaboração de estruturas mercadológicas, definição de variantes por grades musical, sólida ou composta, além de correlação de produtos nos resultados de um comércio eletrônico.

A Monetização e os Meios de Pagamentos

A disciplina aborda as formas de obter maior retorno financeiro em operações em um comércio eletrônico, entre eles o parcelamento, as taxas financeiras e as alternativas existentes. São vistas as diferentes formas de pagamento possíveis no mercado brasileiro, bem como as questões relativas de segurança em transações eletrônicas e as novas formas tecnológicas de pagamento.

Modelos de Negócios Digitais Disruptivos

A disciplina aborda a novas formas de negócios digitais disruptivas. São apresentados casos de empresas que implementaram modelos de negócios além do tradicional, seus desafios, superações e formas de conduzir este projeto e que obtiveram sucesso através do uso da tecnologia.

O User Experience como Diferencial no Negócio Digital

A disciplina apresenta os conceitos e elementos de comunicação e interação na experiência do usuário (UX), visando obter melhores resultados de um comércio ou negócio digital. São abordados o processo de design UX, a pesquisa do usuário, a projeção e prototipação da experiência, usando seus objetivos e ideias para compor soluções de melhor usabilidade, credibilidade e simplicidade.

Tecnologias para empreendimentos digitais

A disciplina apresenta as tecnologias emergentes que proporcionam soluções diferenciadas para um negócio digital. São apresentadas soluções de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Blockchain e demais tecnologias que irão impactar os negócios digitais.

Marketing, Branding e Growth

A disciplina aborda os recursos de Marketing, a análise de portfólio de produtos e segmentação de mercado para a definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo da marca, além do fortalecimento e proteção de marca. Também são vistos os fatores de crescimento e das variantes que impactam no crescimento e escala de um negócio digital.

O empreendedor digital: a vida por trás do virtual

A disciplina aborda as questões do empreendedor digital, seus desafios, suas preocupações e as suas realizações. São vistos os aspetos do perfil do empreendedor digital e suas competências, seus experimentos e como vencer as adversidades do empreendedorismo digital.

Customer Relationship Management

A disciplina visa apresentar os conceitos sobre Customer relationship management e das estratégias de gestão de relacionamento com o cliente, personalização e das relações comerciais com as soluções digitais. São abordados os processos que estão ligados diretamente com principais pilares do marketing como a captação, classificação e ações comerciais digitais através do uso eficiente e seguro dos dados dos clientes.

Promoção e divulgação dos negócios digitais

A disciplina abordas as estratégias de promoção de produtos e serviços nos ambientes digitais. São vistas as promoções upselling, cross-selling, downselling e demais estratégias e a gestão de acordos comerciais para produtos e serviços no e-commerce. Também são vistos os aspectos de digital trade marketing e suas possibilidades para os negócios digitais.

Projeto de e-Commerce e Negócios Digitais

A disciplina aborda as estratégias, desafios e soluções encontradas por grandes organizações no mercado digital. São vistos como os empreendedores e organizações podem vencer no mundo dos negócios digitais através de casos e situações que grandes organizações já enfrentaram.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Augusto Aiquel Vaz Costa
  • Dra Edimara Mezzomo Luciano
  • Dra. Frederike Monika Budiner Mette
  • Dra. Ionara Rech
  • Dra. Karen Sica da Cunha
  • Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Luis Antonio Janssen
  • Dra. Maira de Cássia Petrini
  • Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
  • Dr. Vinicius Sittoni Brasil

Coordenação

  • Prof. Dr. Luis Antonio Janssen
  • [email protected]
    Doutor em Administração (PPGAd/PUCRS). Mestre em Administração e Negócios (MAN/PUCRS). Bel.em Administração de Empresas (PUCRS). Espec. em Governança de TI (MIT-USA)

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 550,85
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 484,75
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 495,77
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 385,60
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 468,22
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 440,68

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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