Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização

Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado

2ª Edição 360 h/aula

O Curso de Especialização em Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado é pensado na formação de profissionais para atuar na perspectiva inclusiva, na garantia de que os processos de ensino e de aprendizagem sejam eficazes para todos os sujeitos implicados na relação pedagógica.

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
14/04/2023 a 25/05/2024
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

14 de Abril de 2023

Inscrições até 14/04/2023

Período

14/04/2023 a 25/05/2024

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Sexta das 19h15min às 22h30min e sábado das 8h45min às 12h15min e das 14h às 17h15min.

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado capacita profissionais capazes de gerir os diferentes processos inclusivos e seus sujeitos em contextos educativos formais e não formais, na compreensão de que uma Educação na perspectiva inclusiva é necessária para que os processos de ensino e de aprendizagem sejam eficazes para todos/as. Com ênfase no AEE (Atendimento Educacional Especializado), em todas as áreas da Educação Especial, o curso oferece um conjunto de atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade capazes de oportunizar o acesso à escola, a permanência e a aprendizagem de crianças e jovens que são público-alvo da Educação Especial, visando um percurso escolar de qualidade e de inclusão social.

Para quem é esse curso

O curso é voltado a Orientadores Educacionais, Supervisores Pedagógicos, Assistentes Sociais, gestores e docentes da Rede Marista, além de Professores e gestores da rede pública e particular de ensino, Psicopedagogos, Psicólogos e demais profissionais ligados à Educação e à Saúde.

O que você vai aprender

  • Perceber e antecipar dificuldades relacionadas aos processos inclusivos em contextos educativos formais e não formais;
  • Atuar em serviços de apoio pedagógico a alunos e professores; Atuar no AEE (Atendimento Educacional Especializado) em escolas da rede privada e pública;
  • Assessorar gestores de escolas, ONG e empresas;
  • Assessorar familiares;
  • Organizar e acompanhar projetos educativos na perspectiva de inclusão socioeducacional.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Metodologia interativa;
  • Abordagem interdisciplinar;
  • Ênfase no AEE (Atendimento Educacional Especializado), em todas as áreas da Educação Especial.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2022
Término: 14/04/2023

Disciplinas

Fundamentos sócio-histórico da Educação Inclusiva

Estudo dos conceitos e trajetórias dos sujeitos considerados público da educação especial, bem como os paradigmas históricos e das propostas da Educação Especial à Educação Inclusiva.

Políticas e diretrizes da Educação Inclusiva

Estudo histórico sobre políticas educacionais de apoio a pessoa com deficiência.  Problematização sobre a implementação de políticas educacionais no campo da inclusão.  Reflexão crítica sobre políticas educacionais inclusiva.

Marcos do Desenvolvimento Humano

Análise das principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem bem como das representações sociais relativas ao fracasso escolar e à deficiência. Compreensão e caracterização dos principais fatores – individuais, familiares, pedagógicos e socioculturais – que intervêm nos processos de aprendizagem e na produção do fracasso escolar, levando em conta a complexidade, a diversidade e a historicidade do ato de aprender, na singularidade de cada sujeito.

Processos mentais e Aprendizagem

Compreensão dos processos mentais e suas funções com foco nas diferentes formas de aprendizagem do sujeito. Estabelecimentos de relações entre processos mentais e aprendizagem. Discussão sobre a relação da linguagem e aprendizagem.

Neurociências e Aprendizagem

Estudo da neurociência e o desenvolvimento do cérebro nos aspectos anátomo-fisiológicos e as bases neuropsicológicas de percepção, movimentação, atenção, memória, fala e pensamento, dentro de uma visão do desenvolvimento do ser humano, visando, em especial, a inclusão do sujeito que apresenta alterações em sua aprendizagem.

Diversidade e Inclusão

Estudo do conceito de diversidade na perspectiva da inclusão. Compreensão de diversidade como questões relacionadas aos processos migratórios, culturas, raças, religiões e gêneros. Aprofundamento sobre a diversidade em relação com a pessoa com deficiência.

Deficiência Intelectual

O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da deficiência intelectual. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados. Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência intelectual, considerando a organização de rotinas e ambientes estruturados.

Paralisia e Deficiência Múltipla

O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da paralisia e deficiência múltipla. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados. Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com paralisia e/ou deficiência múltipla, considerando a organização de rotinas e ambientes estruturados.

Deficiência Visual

O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da deficiência visual. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados. Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência visual, considerando a organização de rotinas e ambientes estruturados.

Surdez e Surdocegueira

Conhecimento acerca da história da educação de surdos e da Língua de Sinais como língua natural do surdo. Estudo acerca dos fundamentos legais na educação de surdos. Reflexão sobre as relações existentes entre educação de surdos, a cultura, a identidade e Língua de Sinais brasileira. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez e as interlocuções necessárias. Análise dos meios de comunicação da pessoa surdocega.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Conhecer a trajetória e conceitos relacionados ao TEA; Estudar as definições, características, tratamentos e intervenções para pessoas com TEA, conhecendo os processos de intervenções a partir das práticas do Atendimento Educacional Especializado. Conhecer o AEE, planejamentos e intervenções, estabelecendo a relação teoria-prática para realizar práticas pedagógicas para alunos com TEA levando em consideração as individualidades dos sujeitos. Conhecer recursos pedagógicos e possibilidades de intervenções.

Altas Habilidades/Superdotação

Caracterização dos aspectos biopsicossociais das pessoas com altas habilidades/superdotação. Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades/superdotação. Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação. O papel do Atendimento Educacional Especializado.

 

Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem

Estudo acerca das modalidades de aprendizagem. Análise e conceituação das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem. Estudo dos conceitos ligados aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita e seus fatores intervenientes.

Relações e contextos na Educação Inclusiva

O estudo sobre os diferentes contextos e as relações sociais que subsidiam a Educação Inclusiva. Apresentando através do viés social quais são as interações e as relações que acontecem entre escola, família, profissionais especializados e estudantes.

Práticas Pedagógicas

Estudos e análises sobre as práticas e intervenções pedagógicas. Discussão sobre a possibilidade da escola para todos no contexto brasileiro. Compreensão sobre a escola, seu cotidiano e possibilidade de práticas pedagógicas.

Currículo, Planejamento e Avaliação

Análise das relações do planejamento e dos princípios curriculares para inclusão e educação especializada de alunos com deficiência, TEA, AH\S e demais alunos com necessidade de flexibilização curricular, adaptação curricular, plano de ensino individualizado (PEI), plano de atendimento educacional especializado, bem como as tramitações para prover terminalidade específica para alunos com deficiência e avanços para alunos com AH\S.

Ludicidade e Aprendizagem nos processos inclusivos

Análise do brincar como elemento constituinte do ser humano. Estudo teórico-prático das relações entre ludicidade e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva.

Desenho Universal da Aprendizagem

Conhecer a história do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), seus conceitos e importância na prática pedagógica de sala de aula e processos inclusivos na Escola.

Tecnologias Assistivas

Estudo dos aspectos teóricos sobre os diferentes recursos de Tecnologia Assistiva usados por pessoas com deficiências, refletindo sobre sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

AEE no contexto da Educação Infantil

Compreender a perspectiva do Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil considerando o desenvolvimento neurobiológico nos primeiros anos de vida a partir do modelo bioecológico do desenvolvimento humano. Reconhecer a importância dos ambientes naturais de aprendizagem, da família e dos profissionais, que integrados, tornam-se agentes colaboradores para o desenvolvimento saudável na primeira infância.

Espaços de atendimento e apoio especializado

Compreender o histórico e normativas da modalidade da educação especial até o paradigma inclusivo, ampliando e construindo práticas educacionais especializadas, bem como as estruturas do trabalho pedagógico. Conhecer os diversos espaços de atendimentos, apoio e serviços especializados na modalidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva para os estudantes com deficiência.

Organização, planejamento e avaliação no AEE

Conhecer a organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e todos os aspectos que compreendem o serviço no contexto escolar. Orientar quanto ao ingresso, avaliação e realização do estudo de caso individual de cada aluno, quanto a estrutura e organização do serviço. Aprender a elaboração do plano do atendimento AEE e a estrutura do parecer descritivo elaborado pelo professor do serviço.

Construção de recursos e materiais para a Ed. Inclusiva

Discutir a importância dos recursos pedagógicos como estratégia de ensino e aprendizagem. Construir inovadores recursos e materiais pedagógicos voltados para a Educação Inclusiva. Compreender os materiais/recursos pedagógicos como instrumentos fundamentais na prática pedagógica do professor na educação inclusiva.

Metodologia de Pesquisa

Estudo dos aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em Educação. Análise das possibilidades metodológicas de pesquisa. Elaboração de projeto de pesquisa e artigo científico.

Orientação de Trabalho de Conlusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Andréia Mendes dos Santos
  • Dra. Fernanda Cesa Ferreira da Silva Moraes
  • Dra. Janaina Pereira Claudio
  • Ma. Renata Plácido Dipp
  • Dra. Rita de Cassia Petrarca Teixeira
  • Dra. Lilian Cristine Hubner
  • Dra. Valeria de Oliveira Thiers
  • Ma. Paloma Rodrigues Cardozo
  • Esp. Aline Russo da Silva
  • Dra. Ana Carolina Brandão Verissimo
  • Dra. Caroline Becker
  • Dr. Claudio Luciano Dusik
  • Ma. Cristiane Vieira Chagas
  • Dra. Denise da Silva Maia
  • Ma. Fabiana Brum Spilimbergo
  • Dra. Glaé Corrêa Machado
  • Dra. Karla Fernanda Wunder da Silva
  • Dra. Katiuscha Lara Genro Bins
  • Ma. Lisandra Almeida da Silva
  • Ma. Marilena Assis
  • Ma. Natacha Scheffer
  • Esp.Vanessa Freitas Nascimento
  • Ma. Virgínia De Oliveira Cichelero

Coordenadora

  • Profa Dra. Andreia Mendes dos Santos
  • [email protected]
  • Professora adjunta e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul junto a Escola de Humanidades, nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e Ciências Sociais (PPGCSociais) e na graduação do Curso de Pedagogia e de Licenciaturas; na Escola de Ciências da Saúde, no Curso de Psicologia. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) e do Grupo de Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola e Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação. Editora da Revista Educação. Representante da PUCRS no Comitê de Infâncias da Rede Marista. Formada em Psicologia (PUCRS/1995), possui Mestrado (PUCRS/2003) e Doutorado em Serviço Social (PUCRS/2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral (PDJ/CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS (2008) e Estágio Recém- Doutor/FAPERGS na FAENFI/PUCRS (2009/10). Entre 2010/2015 participou do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós Graduação em Serviço Social na mesma Universidade.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 30/01 à 28/02/2023R$ 652,50
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 725,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 688,75
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 670,63
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 652,50
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 638,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 580,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 580,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 362,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

ORIENTAÇÕES FINANCEIRAS

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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