Encontre seu curso
Especialização
O Curso de Especialização em Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado é pensado na formação de profissionais para atuar na perspectiva inclusiva, na garantia de que os processos de ensino e de aprendizagem sejam eficazes para todos os sujeitos implicados na relação pedagógica.
14 de Abril de 2023
Inscrições até 14/04/2023
14/04/2023 a 25/05/2024
360 horas-aula
Quinzenalmente,
Sexta das 19h15min às 22h30min e sábado das 8h45min às 12h15min e das 14h às 17h15min.
O curso de Especialização em Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado capacita profissionais capazes de gerir os diferentes processos inclusivos e seus sujeitos em contextos educativos formais e não formais, na compreensão de que uma Educação na perspectiva inclusiva é necessária para que os processos de ensino e de aprendizagem sejam eficazes para todos/as. Com ênfase no AEE (Atendimento Educacional Especializado), em todas as áreas da Educação Especial, o curso oferece um conjunto de atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade capazes de oportunizar o acesso à escola, a permanência e a aprendizagem de crianças e jovens que são público-alvo da Educação Especial, visando um percurso escolar de qualidade e de inclusão social.
O curso é voltado a Orientadores Educacionais, Supervisores Pedagógicos, Assistentes Sociais, gestores e docentes da Rede Marista, além de Professores e gestores da rede pública e particular de ensino, Psicopedagogos, Psicólogos e demais profissionais ligados à Educação e à Saúde.
Escola de Humanidades
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 08/11/2022
Término: 14/04/2023
Estudo dos conceitos e trajetórias dos sujeitos considerados público da educação especial, bem como os paradigmas históricos e das propostas da Educação Especial à Educação Inclusiva.
Estudo histórico sobre políticas educacionais de apoio a pessoa com deficiência. Problematização sobre a implementação de políticas educacionais no campo da inclusão. Reflexão crítica sobre políticas educacionais inclusiva.
Análise das principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem bem como das representações sociais relativas ao fracasso escolar e à deficiência. Compreensão e caracterização dos principais fatores – individuais, familiares, pedagógicos e socioculturais – que intervêm nos processos de aprendizagem e na produção do fracasso escolar, levando em conta a complexidade, a diversidade e a historicidade do ato de aprender, na singularidade de cada sujeito.
Compreensão dos processos mentais e suas funções com foco nas diferentes formas de aprendizagem do sujeito. Estabelecimentos de relações entre processos mentais e aprendizagem. Discussão sobre a relação da linguagem e aprendizagem.
Estudo da neurociência e o desenvolvimento do cérebro nos aspectos anátomo-fisiológicos e as bases neuropsicológicas de percepção, movimentação, atenção, memória, fala e pensamento, dentro de uma visão do desenvolvimento do ser humano, visando, em especial, a inclusão do sujeito que apresenta alterações em sua aprendizagem.
Estudo do conceito de diversidade na perspectiva da inclusão. Compreensão de diversidade como questões relacionadas aos processos migratórios, culturas, raças, religiões e gêneros. Aprofundamento sobre a diversidade em relação com a pessoa com deficiência.
O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da deficiência intelectual. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados. Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência intelectual, considerando a organização de rotinas e ambientes estruturados.
O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da paralisia e deficiência múltipla. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados. Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com paralisia e/ou deficiência múltipla, considerando a organização de rotinas e ambientes estruturados.
O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da deficiência visual. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados. Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência visual, considerando a organização de rotinas e ambientes estruturados.
Conhecimento acerca da história da educação de surdos e da Língua de Sinais como língua natural do surdo. Estudo acerca dos fundamentos legais na educação de surdos. Reflexão sobre as relações existentes entre educação de surdos, a cultura, a identidade e Língua de Sinais brasileira. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez e as interlocuções necessárias. Análise dos meios de comunicação da pessoa surdocega.
Conhecer a trajetória e conceitos relacionados ao TEA; Estudar as definições, características, tratamentos e intervenções para pessoas com TEA, conhecendo os processos de intervenções a partir das práticas do Atendimento Educacional Especializado. Conhecer o AEE, planejamentos e intervenções, estabelecendo a relação teoria-prática para realizar práticas pedagógicas para alunos com TEA levando em consideração as individualidades dos sujeitos. Conhecer recursos pedagógicos e possibilidades de intervenções.
Caracterização dos aspectos biopsicossociais das pessoas com altas habilidades/superdotação. Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades/superdotação. Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação. O papel do Atendimento Educacional Especializado.
Estudo acerca das modalidades de aprendizagem. Análise e conceituação das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem. Estudo dos conceitos ligados aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita e seus fatores intervenientes.
O estudo sobre os diferentes contextos e as relações sociais que subsidiam a Educação Inclusiva. Apresentando através do viés social quais são as interações e as relações que acontecem entre escola, família, profissionais especializados e estudantes.
Estudos e análises sobre as práticas e intervenções pedagógicas. Discussão sobre a possibilidade da escola para todos no contexto brasileiro. Compreensão sobre a escola, seu cotidiano e possibilidade de práticas pedagógicas.
Análise das relações do planejamento e dos princípios curriculares para inclusão e educação especializada de alunos com deficiência, TEA, AH\S e demais alunos com necessidade de flexibilização curricular, adaptação curricular, plano de ensino individualizado (PEI), plano de atendimento educacional especializado, bem como as tramitações para prover terminalidade específica para alunos com deficiência e avanços para alunos com AH\S.
Análise do brincar como elemento constituinte do ser humano. Estudo teórico-prático das relações entre ludicidade e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva.
Conhecer a história do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), seus conceitos e importância na prática pedagógica de sala de aula e processos inclusivos na Escola.
Estudo dos aspectos teóricos sobre os diferentes recursos de Tecnologia Assistiva usados por pessoas com deficiências, refletindo sobre sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Compreender a perspectiva do Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil considerando o desenvolvimento neurobiológico nos primeiros anos de vida a partir do modelo bioecológico do desenvolvimento humano. Reconhecer a importância dos ambientes naturais de aprendizagem, da família e dos profissionais, que integrados, tornam-se agentes colaboradores para o desenvolvimento saudável na primeira infância.
Compreender o histórico e normativas da modalidade da educação especial até o paradigma inclusivo, ampliando e construindo práticas educacionais especializadas, bem como as estruturas do trabalho pedagógico. Conhecer os diversos espaços de atendimentos, apoio e serviços especializados na modalidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva para os estudantes com deficiência.
Conhecer a organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e todos os aspectos que compreendem o serviço no contexto escolar. Orientar quanto ao ingresso, avaliação e realização do estudo de caso individual de cada aluno, quanto a estrutura e organização do serviço. Aprender a elaboração do plano do atendimento AEE e a estrutura do parecer descritivo elaborado pelo professor do serviço.
Discutir a importância dos recursos pedagógicos como estratégia de ensino e aprendizagem. Construir inovadores recursos e materiais pedagógicos voltados para a Educação Inclusiva. Compreender os materiais/recursos pedagógicos como instrumentos fundamentais na prática pedagógica do professor na educação inclusiva.
Estudo dos aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em Educação. Análise das possibilidades metodológicas de pesquisa. Elaboração de projeto de pesquisa e artigo científico.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
De 30/01 à 28/02/2023 | R$ 652,50 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 725,00 |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 688,75 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 670,63 |
| Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 652,50 |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 638,00 |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 580,00 |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 580,00 |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 725,00 + 18 parcelas de R$ 362,50 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.
Nenhum curso da área fim está com inscrições abertas no momento.