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CURSO DE Especialização

Educação Inclusiva – o Atendimento Educacional Especializado

2ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
18 de Março de 2021

Inscrições até 08/03/2021

Período
18/03/2021 a 23/11/2022
390 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
Quintas e sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

A compreensão da Educação em uma perspectiva inclusiva se faz necessária para que os processos de ensino e de aprendizagem sejam eficazes para todos os sujeitos implicados na relação pedagógica. Para capacitar e empoderar o profissional nesta missão de incluir com recursos pedagógicos de acessibilidade, o curso em questão acredita na atualidade e importância do tema para o reconhecimento profissional.

Para quem é esse curso

Orientadores Educacionais, Supervisores Pedagógicos, Assistentes Sociais, gestores e docentes da Rede Marista; Professores e gestores da rede pública e particular de ensino; Psicopedagogos, Psicólogos e demais profissionais ligados à Educação e à Saúde.

O que você vai aprender

  • Analisar as políticas e ações da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;
  • Compreender as práticas pedagógicas, considerando as relações aluno-família-escola e os processos de ensino e aprendizagem;
  • Compreender as diferentes deficiências e/ou necessidades educacionais.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Articulação teórico-prática (em escolas especiais e salas de recursos);
  • Ênfase no AEE (Atendimento Educacional Especializado), em todas as áreas da Educação Especial.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 08/03/2021

Disciplinas

Desenvolvimento Humano, Família e Aprendizagem

Análise das principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem bem como das representações sociais relativas ao fracasso escolar e à deficiência. Compreensão e caracterização dos principais fatores – individuais, familiares, pedagógicos e sócioculturais – que intervêm nos processos de aprendizagem e na produção do fracasso escolar, levando em conta a complexidade, a diversidade e a historicidade do ato de aprender, na singularidade de cada sujeito.

Neurociências e Aprendizagem

Estudo da neurociência e o desenvolvimento do cérebro nos aspectos anátomo-fisiológicos e as bases neuropsicológicas de percepção, movimentação, atenção, memória, fala e pensamento, dentro de uma visão do desenvolvimento do ser humano, visando, em especial, a inclusão do sujeito que apresenta alterações em sua aprendizagem.

Metodologia de Pesquisa

Estudo dos aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em Educação. Análise das possibilidades metodológicas da pesquisa com ênfase no Estudo de Caso. Elaboração do projeto de pesquisa.

O AEE – Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Estudo das condutas específicas do comportamento, o processo de escolarização, o ensino e a aprendizagem. Definição, classificação diagnóstica, aspectos etiológicos e epidemiológicos, diagnóstico, tratamento e prognóstico considerando o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões no que refere ao Transtorno do Espectro Autista. O Atendimento Educacional Especializado e as alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados e possibilidades de intervenção pedagógica em diferentes espaços pedagógicos. 

O AEE – Deficiência Intelectual E Deficiência Múltipla

O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação nas áreas da deficiência intelectual e múltipla. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados. Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, considerando a organização de rotinas e ambientes estruturados. 

O AEE– Deficiência Visual

Atendimento Educacional Especializado para o aluno com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum. Recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos alunos com cegueira e dos alunos com baixa visão.

O AEE – Surdez e Surdocegueira

Conhecimento acerca da história da educação de surdos e da Língua de Sinais como língua natural do surdo. Estudo acerca dos fundamentos legais na educação de surdos. Reflexão sobre as relações existentes entre educação de surdos, a cultura, a identidade e Língua de Sinais brasileira. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez e as interlocuções necessárias. Análise dos meios de comunicação da pessoa surdocega.

O AEE – Altas Habilidades/Superdotação

Caracterização dos aspectos biopsicossociais das pessoas com altas habilidades/ superdotação. Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades/superdotação. Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação. O papel do Atendimento Educacional Especializado. 

Currículo, Planejamento e Avaliação

Análise das relações do planejamento, do currículo e do processo avaliativo, considerando os processos de ensino e de aprendizagem. Análise das adaptações curriculares individualizadas de pequeno e grande porte aos alunos que apresentam necessidades específicas de aprendizagem. Análise e construção de entrevistas, observações, instrumentos e procedimentos pedagógicos de avaliação.

Prática Pedagógica

Visita à instituições e Estudo de Casos. Estudos e análises sobre as práticas e intervenções pedagógicas.

Fundamentos da Educação Inclusiva

Estudo dos conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva. Análise das políticas públicas e seus desdobramentos.

Ludicidade e Aprendizagem

Análise do brincar como elelmento constituinte do ser humano.Estudo teórico-prático das relações entre ludicidade e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva.

Dificuldades e Trastornos de Aprendizagem

Estudo acerca das modalidades de aprendizagem. Análise e conceituação das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem. Estudo dos conceitos ligados aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita e seus fatores intervenientes.

Tecnologias Assistivas

Estudo dos aspectos teóricos sobre os diferentes recursos de Tecnologia Assistiva usados por pessoas com deficiências, refletindo sobre sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Transtornos Mentais e a Escolarização

Estudos acerca do referencial teórico metodológico sobre o indefinido das estruturas psíquicas na infância. Análise das modalidades de aprendizagem, processos de letramento e numeralização de sujeitos com quadros psíquicos, considerando as relações entre a constituição subjetiva e a cognitiva como guia para construir processos e práticas inclusivas na escola.

Orientação de Trabalho de Conlusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

Dra. Marlene Rozek
Dra. Rosane De Oliveira Zimmer
Dra. Aline Fay de Azevedo
Dra. Gabriela Dal Forno Martins
Ma. Virgínia Dornelles Baum
Ma. Marilena Assis
Dra. Katiuscha Lara Genro Bins
Dra. Juliana dos Santos Rocha
Dra. Rosane da conceição vargas
Ma. Giselle Frufrek
Ma. Karla Fernanda Wunder da Silva
Ma. Priscilla Wagner Sternberg
Ma. Sheila Torma Rodrigues
Dra. Vanessa Machado Paixão Cortes

Coordenadora

  • Profa Dra. Marlene Rozek
  • [email protected]
    Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É  professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI) na PUCRS e do LABINPI (Laboratório de Intervenção Precoce na Infância)  junto ao Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente, nos seguintes temas: psicopedagogia; aprendizagem; educação inclusiva; educação especial;  formação de professores; infância; intervenção precoce e subjetividade. Integra a Comitê de Acessibilidade da PUCRS. Coordena curso de especialização em Educação Inclusiva desde 2010. 

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Descontos para matrículas antecipadas*
De 17/11 à 13/12/2020R$ 603,50
De 14/12/2020 à 17/01/2021R$ 639,00
De 18/01 à 21/02/2021R$ 674,50
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 710,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 624,80
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 639,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 497,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 603,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 568,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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