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Especialização
A pós vai discutir a realidade das políticas educacionais inclusivas que exigem um profissional atento e qualificado em áreas abrangentes e muito além das metodologias de ensino. Para isso é necessário compreender processos de exclusão e inclusão, aspectos referentes à constituição do sujeito, suas formas de aprendizagem e as relações na vida social.
12 de Agosto de 2021
Inscrições até 02/08/2021
12/08/2021 a 26/11/2022
390 horas-aula
Semanalmente,
Quintas e sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min.
Informativo Coronavírus
A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
A compreensão da Educação em uma perspectiva inclusiva se faz necessária para que os processos de ensino e de aprendizagem sejam eficazes para todos os sujeitos implicados na relação pedagógica. Para capacitar e empoderar o profissional nesta missão de incluir com recursos pedagógicos de acessibilidade, o curso em questão acredita na atualidade e importância do tema para o reconhecimento profissional.
Orientadores Educacionais, Supervisores Pedagógicos, Assistentes Sociais, gestores e docentes da Rede Marista; Professores e gestores da rede pública e particular de ensino; Psicopedagogos, Psicólogos e demais profissionais ligados à Educação e à Saúde.
Escola de Humanidades
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 24/10/2020
Término: 02/08/2021
Análise das principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem bem como das representações sociais relativas ao fracasso escolar e à deficiência. Compreensão e caracterização dos principais fatores – individuais, familiares, pedagógicos e sócioculturais – que intervêm nos processos de aprendizagem e na produção do fracasso escolar, levando em conta a complexidade, a diversidade e a historicidade do ato de aprender, na singularidade de cada sujeito.
Estudo da neurociência e o desenvolvimento do cérebro nos aspectos anátomo-fisiológicos e as bases neuropsicológicas de percepção, movimentação, atenção, memória, fala e pensamento, dentro de uma visão do desenvolvimento do ser humano, visando, em especial, a inclusão do sujeito que apresenta alterações em sua aprendizagem.
Estudo dos aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em Educação. Análise das possibilidades metodológicas da pesquisa com ênfase no Estudo de Caso. Elaboração do projeto de pesquisa.
Estudo das condutas específicas do comportamento, o processo de escolarização, o ensino e a aprendizagem. Definição, classificação diagnóstica, aspectos etiológicos e epidemiológicos, diagnóstico, tratamento e prognóstico considerando o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões no que refere ao Transtorno do Espectro Autista. O Atendimento Educacional Especializado e as alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados e possibilidades de intervenção pedagógica em diferentes espaços pedagógicos.
O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação nas áreas da deficiência intelectual e múltipla. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados. Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, considerando a organização de rotinas e ambientes estruturados.
Atendimento Educacional Especializado para o aluno com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum. Recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos alunos com cegueira e dos alunos com baixa visão.
Conhecimento acerca da história da educação de surdos e da Língua de Sinais como língua natural do surdo. Estudo acerca dos fundamentos legais na educação de surdos. Reflexão sobre as relações existentes entre educação de surdos, a cultura, a identidade e Língua de Sinais brasileira. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez e as interlocuções necessárias. Análise dos meios de comunicação da pessoa surdocega.
Caracterização dos aspectos biopsicossociais das pessoas com altas habilidades/ superdotação. Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades/superdotação. Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação. O papel do Atendimento Educacional Especializado.
Análise das relações do planejamento, do currículo e do processo avaliativo, considerando os processos de ensino e de aprendizagem. Análise das adaptações curriculares individualizadas de pequeno e grande porte aos alunos que apresentam necessidades específicas de aprendizagem. Análise e construção de entrevistas, observações, instrumentos e procedimentos pedagógicos de avaliação.
Visita à instituições e Estudo de Casos. Estudos e análises sobre as práticas e intervenções pedagógicas.
Estudo dos conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva. Análise das políticas públicas e seus desdobramentos.
Análise do brincar como elemento constituinte do ser humano. Estudo teórico-prático das relações entre ludicidade e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva.
Estudo acerca das modalidades de aprendizagem. Análise e conceituação das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem. Estudo dos conceitos ligados aos processos de aprendizagem da leitura e da escrita e seus fatores intervenientes.
Estudo dos aspectos teóricos sobre os diferentes recursos de Tecnologia Assistiva usados por pessoas com deficiências, refletindo sobre sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Estudos acerca do referencial teórico metodológico sobre o indefinido das estruturas psíquicas na infância. Análise das modalidades de aprendizagem, processos de letramento e numeralização de sujeitos com quadros psíquicos, considerando as relações entre a constituição subjetiva e a cognitiva como guia para construir processos e práticas inclusivas na escola.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Dra. Andréia Mendes dos Santos
Dra. Rosane De Oliveira Zimmer
Dra. Aline Fay de Azevedo
Dra. Gabriela Dal Forno Martins
Ma. Virgínia Dornelles Baum
Ma. Marilena Assis
Dra. Katiuscha Lara Genro Bins
Dra. Juliana dos Santos Rocha
Dra. Rosane da conceição vargas
Ma. Giselle Frufrek
Ma. Karla Fernanda Wunder da Silva
Ma. Priscilla Wagner Sternberg
Ma. Sheila Torma Rodrigues
Dra. Vanessa Machado Paixão Cortes
Público | Valor da Mensalidade |
---|---|
Público em geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 710,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 624,80 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 639,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 497,00 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 18 parcelas de R$ 603,50 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 568,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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