Pós-graduação em Educação Online e Tecnologias de Aprendizagem - PUCRS

Especialização

Educação Online e Tecnologias de Aprendizagem

1ª Edição 360 h/aula

O curso Educação Online e Tecnologias de Aprendizagem orienta os profissionais a reconhecerem o processo criativo como uma habilidade de personalização e atenção às especificidades e os estilos de aprendizagem pela via de estratégias e tecnologias inovadoras.

Área do Curso
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
22/04/2022 a 21/01/2023
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

22 de Abril de 2022

Inscrições até 22/04/2022

Período

22/04/2022 a 21/01/2023

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Sexta das 19h15min às 22h15min e sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

As tecnologias são um verdadeiro passaporte para a formação de redes de aprendizagem  em uma ação pedagógica que reconheça a flexibilização, temporalidade e espacialidade em contextos contemporâneos. O curso orienta os profissionais a reconhecerem o processo criativo como uma habilidade de personalização e atenção às especificidades e os estilos de aprendizagem pela via de estratégias e tecnologias inovadoras. 

Para quem é esse curso

Profissionais da área educacional e interessados na temática de Educação, Tecnologia e Aprendizagem.  

O que você vai aprender

  • Perceber a inovação disruptiva como forma de acessibilidade e inclusão educativas.  
  • Pesquisar, laborar, customizar e aplicar estratégias pedagógicas que personalizem e atendam as especificidades e os estilos de aprendizagem dos estudantes.   
  • Empregar dimensões éticas e críticas no que tange à educação online e tecnológica com vistas a uma ação pedagógica que reconheça a flexibilização, temporalidade e espacialidade em contextos contemporâneos.  

Porque fazer esse curso na PUCRS

O curso se diferencia pelas possibilidades da utilização de tecnologias de ponta, a acessibilidade em relação aos processos inclusivos e aplicar estratégias pedagógicas que personalizem e atendam as especificidades e os estilos de aprendizagem dos estudantes

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos Necessários para Matrícula

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 19/04/2022

Disciplinas

Metodologias ativas na educação digital

Compreensão de metodologias ativas na educação digital. Caracterização da sala de aula digital. Análise de diferentes estratégias para a sala de aula digital.

Comunicação Ubíqua: a educação usando todos os canais

Compreensão dos espaços multidimensionais. Reconhecimento de redes inteligentes ubíquas, no desenvolvimento de habilidades cognitivas. As redes sem fio e a comunicação ubíqua atualmente.

Modelos Interdisciplinares, cocriação e inovação

Compreensão do conceito de interdisciplinaridade. Reconhecimento da inovação como proposta interdisciplinar. Caracterização da cocriação enquanto proposta de inovação.

Educação híbrida: o melhor do online + presencial

Caracterização da Educação híbrida. Compreensão do modelo híbrido como modelo pedagógico inovador. O ensino híbrido no Projeto Pedagógico Institucional.

Educação 100% online

A educação online como proposta metodológica de ensino centrada no aluno. A educação online como possibilidade de construção de redes. Reconhecimento de diferentes plataformas para o desenvolvimento do ensino online.

Disrupção e inovação em modelos Educacionais

A disrupção e os modelos Educacionais. A inovação disruptiva e as novas formas de aprender. Inovação disruptiva e novos paradigmas.

O ser humano: um ser ético e tecnológico?

Ética e moral: definições, teorias e sentidos e sua relação com a educação. O ser humano: que(m) é ele? Reflexão sobre os conceitos de ser humano, pós humano e não-humano e suas implicações para a educação. Reflexão acerca dos desafios e perspectivas éticos relacionados à educação e às tecnologias.

Como e por que aprendemos?

Compreensão do conceito de aprendizagem. Aprendizagem significativa como forma de adquirir novos conhecimentos. As novas tecnologias e o conceito de aprendizagem.

Como será a Educação do Futuro na Era Digital

Repensando a educação na era digital. A escola do futuro e as relações com o trabalho. Análise da quarta revolução industrial na educação do futuro.

O professor e o aluno do futuro

Análise das relações entre professores e alunos na educação do futuro. O papel do professor e do aluno no futuro. A constituição de redes no futuro da educação.

Do 1.0 ao 5.0: a evolução e a transformação da educação

Caracterização das mudanças científicas, tecnológicas e culturais desde a sociedade da caça à sociedade hiperconectada. Estudo entre as convergências entre as tecnologias digitais e a educação. Análise da Declaração de Incheon e Marco de Ação 2030 a partir dos princípios e dos objetivos da agenda global para uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

Inclusão, Acessibilidade e Educação Digital

Compreensão do ensino a partir das potencialidades em detrimento às fragilidades educativas. Estudo das implicações das tecnologias digitais aos novos paradigmas de ensino e aprendizagem. Análise de políticas de inclusão e a inserção de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva no espaço educativo. Estabelecimento de relações entre as tecnologias assistivas e as estratégias didático-pedagógicas inclusivas.

Ludicidade e cultura na educação digital

Reflexão sobre a arqueologia dos jogos e das brincadeiras como expedientes essenciais à criação e recriação humana. Estudo do jogo como transposição simbólica implicadas às aprendizagens significativas. Reconhecimento das experiências híbridas como elementos de uma cultura lúdica contemporânea e os impactos ao letramento digital.

Gestão de Tecnologia: Plataforma e Ambientes Educacionais

Discussão do papel da gestão em plataformas e ambientes educacionais. Reflexão sobre abordagens e trilhas curriculares, objetos de conhecimento, recursos e comunicação de experiências educativas personalizadas. Investigação sobre a gestão de práticas pedagógicas baseadas projetos inter/transdisciplinares que têm como princípios a educação pela pesquisa, os desafios sociais, a colaboração, a criticidade e a criatividade produzidas em redes de interação tecnológicas digitais. Discussão sobre as competências profissionais e a gestão da formação docente para/em contextos tecnológicos digitais.

IoT, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada

Estabelecimento de relações entre o advento da cibercultura e as tecnologias digitais. Busca de compreensão das definições e dos princípios de Inteligência Artificial, Internet das coisas, Realidade Virtual e Aumentada.  Investigação sobre a aplicabilidade da Inteligência Artificial, Internet das coisas e Realidade Virtual e Aumentada no contexto educativo.

Gamificação

Estudo de conceitos e da aplicabilidade educativa de jogos digitais, games e gamificação. Busca de compreensão dos princípios basilares e das etapas da gamificação. Análise de estratégias de gamificação em contextos educativos.

Ferramentas para gestão: CRM, Marketing Digital, Analytics

Impactos da revolução digital na gestão do trabalho. Estabelecimento de relações entre planejamento e tecnologias digitais e as potencialidades ao mundo trabalho. Busca de compreensão sobre a importância de ferramentas de marketing digital, CRM e Analitycs para a gestão educacional com vistas ao ingresso, acompanhamento e personalização pedagógica que impacte os indicadores de permanência, fracasso e desistência e qualidade educacional.

Robótica

Estudo do conceito, história e aplicabilidade da robótica no contexto educacional. Estabelecimento de relações entre os princípios da robótica, a pesquisa como princípio educativo e conhecimento interdisciplinar.

Segurança e cidadania virtual - LGPD

Estudo da educação midiática como direito ao exercício de cidadania. Reflexão sobre os aspectos de uso seguro, responsável e crítico de plataformas e recursos tecnológicos. Análise do contexto social, político, econômico e cultural à chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os impactos ao exercício da cidadania.

Projetos em Educação Online

Investigação sobre temática e abordagem metodológica e teórico-conceitual que fundamentem um projeto de educação. Uso de linguagem científica e de redação adequada a um projeto de pesquisa. Organização e elaboração de projeto de pesquisa em conformidade aos estudos desenvolvidos na educação online e tecnológica de aprendizagem.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Professores

Dra. Bettina Steren dos Santos
Dra. Adriana Justin Cerveira Kampff
Dra. Andreia Mendes dos Santos
Dra. Cristina Pio de Almeida
Dr. Eduardo Campos Pellanda
Dr. João Batista Siqueira Harres
Me. Leonardo Agostini
Dra. Leunice Martins de Oliveira
Dra. Lisandra Catalan do Amaral
Dra. Lucia Maria Martins Giraffa
Dr. Luis Carlos dos Passos Martins
Dra. Márcia Pillon Christofoli
Dra. Rosane Oliveira Duarte Zimmer
Dra. Sani Belfer Cardon
Dra. Síntia Lucia Faé Ebert
Dra. Sônia Maria de Souza Bonelli
Dr. Cidoval Morais De Sousa
Ma. Caroline Maffi
Dr. Ederson Luiz Locatelli

Coordenação

  • Profª. Dra. Rosane Oliveira Duarte Zimmer
    [email protected]
    Possui graduação em Pedagogia e especialização em Supervisão Escolar da Educação Básica pelo Centro Universitário La Salle – Canoas (1998 e 2000), mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004/2011). Acadêmica do curso de Letras – Português (UNILASALLE) e do curso de especialização A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no Aluno (PUCRS). Professora da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Colaboradora da Instituição Canta Brasil. Educadora da rede estadual da Educação Básica de 1984 até 2017, foi diretora da E.E.E.M. Cônego José Leão Hartmann (1994-1995; 2002-2004; 2009-2017) e Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Canoas (2013-2017), assim como atuou como conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS (CEEDS/RS 2011-2014). Conselheira fiscal da Associação dos Supervisores do Estado do Rio Grande do Sul (ASSERS) gestão 2021-2023. Pesquisadora integrante do CEB/EH/PUCRS – Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica e membro do Núcleo de Iniciação à Docência PUCRS. Atua a partir de temas como a gestão e supervisão educacional, tempos e espaços escolares e não escolares, formação docente, currículo, pensamento freireano e a educação humanizadora.
  • Profª. Dra. Sônia Maria De Souza Bonelli
    [email protected]
    Graduada em Ciências, com habilitação em Biologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984). Especialista em Supervisão Escolar – FAPA (1995). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (2014). Licenciada em Pedagogia – UNINTER (2021). É professora adjunta e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua também na Educação Continuada como assessora no Núcleo Pedagógico Online. Foi Coordenadora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, de DEZ de 2004 a JUL de 2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação. Formação de Professores e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências, avaliação, supervisão escolar, tecnologias educacionais e aprendizagem. Atuou na Rede Privada de Educação Básica, durante 21 anos, dos quais 16 na Coordenação Pedagógica.

 

 

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 530,00*
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 503,50*
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 490,25*
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 477,00*
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 466,40*
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 424,00*
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 424,00*
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 530,00 + 23 parcelas de R$ 265,00*

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

humanidades

Nenhum curso da área fim está com inscrições abertas no momento.