Ver todos os cursos

Especialização

Eletrofisiologia Clínica Invasiva

Prática Médica Hospitalar

2ª Edição 5.760 h/aula

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
01/03/2022 a 28/02/2024
Turno
Manhã, Tarde

Início

01 de Março de 2022

Inscrições até 06/12/2021

Período

01/03/2022 a 28/02/2024

5.760 horas-aula

Dias e Horários

Semanal,

segundas-feiras à sábados, das 8h às 13h e das 14h às 18h15min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

As atividades em eletrofisiologia clínica invasiva do HSL da PUCRS iniciaram no ano de 1994, quando foram comprados os primeiros equipamentos para a realização de estudos eletrofisiológicos e ablações. A partir desse momento foi realizado número cada vez maior de procedimentos eletrofisiológicos e foram intensificadas as atividades relativas à estimulação cardíaca já presentes.

O Serviço de Eletrofisiologia é caracterizado pela alta complexidade dos procedimentos que vem realizando desde o seu surgimento e pelo pioneirismo em várias técnicas eletrofisiológicas e de implante de dispositivos cardíacos no cenário nacional. As atividades desempenhadas contemplam todos os níveis de assistência médica das arritmias, desde o diagnóstico até o tratamento, incluindo os procedimentos de alta complexidade como, por exemplo, implante de cardiodesfibriladores e ressincronizadores cardíacos e ablação de fibrilação atrial através de mapeamento eletroanatômico tridimensional.

Desde o ano de 2.000 o Serviço vem formando eletrofisiologistas, através de estágio prático, e a partir de 2007 foram oficializados os Cursos de Especialização em Eletrofisiologia Básica e Avançada, além do Curso de Arritmia Clínica. O Serviço já formou mais de 10 profissionais, que vem desempenhando papéis de destaque no cenário da Eletrofisiologia nacional e internacional.

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas inspeciona regularmente as atividades relativas à Eletrofisiologia Invasiva realizadas no Serviço de Cardiologia, recomendando os egressos para realização de título na especialidade.

Para quem é esse curso

Médicos formados com 02 anos de residência em cardiologia ou comprovação de 02 anos de atividade relacionada em Serviço credenciado e reconhecido pelo MEC.

O que você vai aprender

  • Dominar as técnicas relativas à eletrofisiologia.
  • Realizar novas técnicas de mapeamento eletroanatômico cardíaco por sistemas tridimensionais e implantes de dispositivos cardíacos implantáveis de alta complexidade (cardiodesfibriladores e ressincronizadores cardíacos).
  • Diagnosticar e tratar as arritmias.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Treinamento em hospital universitário com reconhecimento assistencial e acadêmico.
  • Capacitação prática e teórica com supervisão de profissionais experientes.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Dois anos de residência em cardiologia ou comprovação de 02 anos de atividade relacionada em Serviço credenciado e reconhecido pelo MEC.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

MANUAL DO CANDIDATO

Confira todas as informações necessárias para o processo de seleção do PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Práticas Médicas Hospitalares – PMH) da Escola de Medicina 2021 do Hospital São Lucas da PUCRS no manual do candidato.

 

Edital-Especialização-em-Medicina-2022

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 27/01/2022
Término: 11/02/2022

Disciplinas

Fund. Teórico-Práticos - Eletrofiosiologia I

Introdução ao conhecimento teórico e prático. Treinamento e preparo para o diagnóstico e tratamento das arritmias.

Fund. Teórico-Práticos - Eletrofiosiologia II

Estudo direcionado às ferramentas de diagnóstico e tratamento das arritmias e estimulação cardíaca. Introdução às atividades ambulatoriais desenvolvidas no ambulatório de arritmias cardíacas. Discussão de artigos inéditos e atualizados.

Fund. Teórico-Práticos - Eletrofiosiologia III

Estudo direcionado em técnicas avançadas de eletrofisiologia. Diagnóstico e manejo de arritmias cardíacas. Participação ativa em discussões de casos, atendimentos e atividades complementares, incluindo sessões clínicas, reuniões interdepartamentais e discussão de artigos científicos. Treinamento em desenvolvimento das novas técnicas de mapeamento eletroanatômico cardíaco.

Fund. Teórico-Práticos - Eletrofiosiologia IV

Estudo aprofundado em técnicas inovadoras e avançadas de eletrofisiologia. Diagnóstico e manejo de arritmias cardíacas prevalentes. Treinamento prático em avaliações e discussões de casos clínicos de arritmias, atendimentos ambulatoriais e atividades complementares, incluindo sessões clínicas, reuniões interdepartamentais e discussão de artigos científicos. Aprimoramento de técnicas de diagnóstico e tratamento de arritmias e desenvolvimento de habilidades em novas técnicas de mapeamento eletroanatômico cardíaco.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Professores

  • Dr. Eduardo Bartholomay Oliveira
  • Dr. Mario Wiehe

Coordenação

  • Prof. Dr. Eduardo Bartholomay Oliveira
  • [email protected]
    Possui graduação em Medicina pelo Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre(1998), especialização em Atuação em Eletrofisiologia Clínica Invasiva pela Sociedade Brasileira de Cardiologia(2006), especialização em Habilitação em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular(2012), especialização em Fellowship In Diag.and Therap. Electrophisiology pela University Of Barcelona School Of Cardiology(2003), especialização em Especialização em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia(2001), doutorado em Pós Grad Cardiologia e Ciências Médicas da Saúde pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul(2005), ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Americano Escola de I e II Graus(1991), residencia-medicapela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2001) e residencia-medicapela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1999). Atualmente é Preceptor Especialização – Eletrofisiologia da Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Médico Elefisiologista da Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Instrutor de Suporte de Vida da American Heart Association Fundação Interamerica do Coração, Revisor de periódico da Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso), Revisor de periódico da Pacing and Clinical Electrophysiology (Print), Professor de Cardiologia e de Fisiologia da Universidade Luterana do Brasil, Associado-Efetivo da SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARRITMIAS CARDÍACAS, Coordenador do Serviço de Eletrofisiologia da Hospital Mãe de Deus, Coordenador do Serviço de Eletrofisiologia da Hospital Universitário de Canoas e Coordenador do Ambulatório de Arritmias da Hospital Universitário de Canoas e Coordenador do Serviço de Eletrofisiologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ablação por Cateter de Radiofreqüência, Fibrilação Atrial Paroxística.

 

  • Prof. Dr. Mario Wiehe
  • [email protected]
    Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul – SOCERGS (2020-2021). Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da PUCRS, Coordenador do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da PUCRS, Preceptor do Ambulatório de Risco Cardiometabólico do Hospital São Lucas da PUCRS, Médico Cardiologista/Centro de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, Médico Clínico/Cardiologista – Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente, Vice-Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Biênio 2016/2017), Chefe do Programa de Residência Médica em Cardiologia São Lucas da PUCRS, desde dezembro de 2018. Atende em consultório privado no Centro Clínico do Hospital São Lucas da PUCRS Av. Ipiranga, 6690 cj. 402 fone: (51) 3336 2767.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade

De 04/01/2022 a 19/02/2022

Público em geral
Matrícula de R$ 1.315,00 + 23 parcelas de R$ 1.315,00
BOLSA DE 50% DE DESCONTO EM TODO O CURSO (já aplicado no valor acima).

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude