Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Eletroneuromiografia

Prática Médica Hospitalar - 1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã

Apresentação

Programe-se

Início
02 de Março de 2020

Inscrições até 06/01/2020

Período
02/03/2020 a 28/02/2021
2.880 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
sextas-feiras, das 11h às 12h.

Sobre o Curso

O Laboratório de Neurofisiologia Clínica do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS associado à FAMED é um dos centros de referência latino-americano para investigação e tratamento de doenças neuromusculares e neuroimunológicas. Neste sentido, o Laboratório está inserido no contexto de formação especializada de Neurologistas e Neurofisiologistas. O curso de Prática Médica Hospitalar em Eletroneuromiografia é oferecido neste contexto.

Objetivo

O Curso visa aprofundar o conhecimento teórico e prático em Neurofisiologia Clínica, com ênfase no exame de Eletroneuromiografia, preparando o aluno para o atendimento e a tomada de decisões em diferentes níveis no acompanhamento destes pacientes.

Público-Alvo

Médicos.

Diferenciais do Curso

O Programa de Pós-Graduação lato-sensu objetiva a formação plena de médicos especialistas na Área de Atuação em Eletroneuromiografia.

Perfil do Egresso

Capacitar o aluno a interpretar exame complementar de Eletroneuromiografia e correlacionar com as manifestações clínicas das diversas enfermidades neurológicas, direcionando seu diagnóstico e tratamento.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 15/01/2020
Término: 17/01/2020

Disciplinas

Eletroneuromiografia I

Estudo de noções básicas de: Técnicas e achados normais em eletromiografia;
Neurocondução motora e sensitiva: técnicas e aplicações;
Reflexo “H” e onda “F”: técnicas e aplicações;
Reflexos do piscamento, masseteriano e bulbocavernoso.

Eletroneuromiografia II

Estudo da ENMG nas doenças dos motoneurônios, raízes e plexos; ENMG nas polineuropatias periféricas; ENMG nas mononeuropatias e síndromes compressivas de nervos periféricos; ENMG na miastenia gravis e outras patologias da transmissão neuromuscular; ENMG nas miopatias; ENMG nas doenças musculares caracterizadas por atividade muscular anormal; Neuronopatias sensitivas.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Daniel Bocchese Nora
  • Dr. Jefferson Becker

Coordenação

  • Prof. Dr. Jefferson Becker
  • [email protected]
    Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Fez residência médica em Neurologia no Hospital São Lucas da PUCRS (1995-1997) e pós-graduação no National Hospital for Neurology and Neurosurgery de Londres (1998-1999). Concluiu o Mestrado (2002) e Doutorado (2005) em Clínica Médica e Ciências da Saúde com ênfase em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Professor Adjunto de Neurologia da PUCRS e pesquisador do Instituto do Cérebro (INSCER) da PUCRS. É neurologista e neurofisiologista do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS). É coordenador do Programa de Neuroimunologia e do Programa de Residência Médica em Neurologia Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências da Universidade Federal Fluminense. Atua em 3 grupos de pesquisa, desenvolvendo pesquisas nas áreas de neuroimunologia, doenças neuromusculares, neurofisiologia clínica e espasticidade. Presidente do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa da Esclerose Múltipla e membro efetivo do Conselho Diretor.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 11 parcelas de R$ 2.460,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em

saude