Ver todos os cursos

Especialização

Endocrinologia e Metabologia

Prática Médica Hospitalar

1ª Edição 5.764 h/aula

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
01/03/2021 a 28/02/2023
Turno
Manhã, Tarde

Início

01 de Março de 2021

Inscrições até 01/02/2021

Período

01/03/2021 a 28/02/2023

5.764 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

segundas à sextas-feiras, das 8h às 18h, além de finais de semana.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

Formar e habilitar especialistas em Endocrinologia e Metabologia com as competências necessárias para atuar em diferentes níveis de complexidade, utilizando ferramentas clínicas e exames diagnósticos complementares das diversas doenças endócrinas e metabólicas, nas diferentes fases da vida, a partir de uma abordagem de concepção integral do indivíduo, mantendo relação respeitosa com pacientes, familiares e demais profissionais da área da saúde e sendo comprometido com sua educação continuada.

Para quem é esse curso

Médico.

O que você vai aprender

Ao concluir o Curso o médico estará apto para atuar em sua área de atuação.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Graduação completa em Medicina e ter cursado, pelo menos, 2 anos em Clínica Médica, em programa credenciado pela CNRM.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

EDITAL

Confira todas as informações necessárias para o processo de seleção do PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Práticas Médicas Hospitalares – PMH) da Escola de Medicina 2021 do Hospital São Lucas da PUCRS no manual do candidato.

 

Edital Especializacao PMH 2021

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/01/2021
Término: 01/02/2021

Disciplinas

Aproximação a Endocrinologia

Atividades práticas (90%) e teórica diárias (10%). Treinamento em serviço (atendimento a pacientes), sob supervisão contínua de preceptor. Estudo sobre: anamnese e exame físico completo, geral e específico. Cuidado do paciente, sob a concepção da centralidade na pessoa, especialmente nos casos de doenças crônicas, com forte componente psicossocial, manejando pacientes resistentes as orientações iniciais, valorizando o papel do familiar/cuidador na adesão ao tratamento. Níveis de atenção na rede SUS (Sistema único de Saúde), adaptando sua prática, ao contexto sociocultural no qual está inserido. Plano terapêutico, levando em consideração seu nível social e incluindo medidas não-farmacológicas. Princípios da Medicina Baseada em Evidências no cuidado do paciente, considerando fatores emocionais, ambientais, socioculturais e econômicos associados ao caso. Atendimento em inter e multiprofissional.

7. classificação e critérios diagnóstico de diabetes mellitus através dos critérios existentes (nacionais e internacionais), incluindo o diabetes gestacional. Rastreamento das complicações crônicas do diabetes: microvasculares (nefropatia, neuropatia e oftamopatia) e macrovasculares (insuficiência coronariana, acidente vascular cerebral, insuficiência venosa periférica). Aspectos clínico-epidemiológicos dos principais tumores hipofisários, descrevendo a interferência na fisiologia do eixo hipotálamo-hipófise – glândulas alvo; diagnóstico e manejo inicial de tumores hipofisários funcionantes ou não funcionantes. Exame físico da glândula tireoide e da região cervical. Paciente com hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Endocrinologia Básica

Atividades práticas e teóricas diárias. Treinamento em serviço (atendimento a pacientes), sob supervisão contínua de preceptor. Estudos sobre: Diagnósticos das afecções estruturais da tireóide e indicação e interpretação dos exames complementares, indicação da cirurgia tireoidiana de acordo com os critérios do consenso brasileiro e o manejo pré e pós-operatório, exame físico da criança, gráficos em pediatria, valorizando a antropometria e exame puberal (estádios de Tanner), metabolismo do cálcio, fósforo e da vitamina D, diagnóstico de deficiência da Vitamina D, osteoporose, dislipidemias, a partir dos conhecimentos em metabolismo dos lipídeos , estratificação de risco cardiovascular (através de escores de risco) de pacientes com síndrome metabólica, anatomia e fisiologia do eixo hipotálamo, hipófise-adrenal, aspectos clínico-epidemiológicos das doenças adrenais, diferentes tipos de corticoide e sua bioequivalência na corticoterapia, implantando efetivamente um desmame coerente, diagnóstico e classificação etiológica de Obesidade e tratamento conforme as particularidades individuais do paciente.

Endocrinologia Avançada

Atividades práticas e teórica diárias. Treinamento em serviço (atendimento a pacientes), sob supervisão contínua de preceptor. Estudos sobre prática crítica-reflexiva, prescrição de insulina utilizando os dispositivos disponíveis, orientação do paciente ou seu responsável quanto aos locais de aplicação de insulina, seu armazenamento e o rodízio de aplicações, tratamento do diabetes gestacional e suas principais complicações, e a interação com a equipe multi e interprofissional, tratamento de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1., paciente com hipopituitarismo, principalmente em situações de estresse, diabetes insipidus e demais comorbidades na doença hipofisária, paciente no pré e pós-operatório de cirurgia hipofisária, diagnóstico e tratamento de paciente com SIADH (Síndrome Inapropriada do Hormônio Antidiurético), cateterismo de seio petroso nos casos suspeitos de Síndrome de Cushing, emergências tireoidianas: coma mixedematoso e crise tireotóxica, orbitopatia de Graves.

Endocrinologia Aplicada

Atividades práticas e teórica diárias. Treinamento em serviço (atendimento a pacientes), sob supervisão contínua de preceptor. Estudos sobre radioidoterapia em patologias benignas e malignas da tireoide, câncer de tireoide valorizando o trabalho da equipe multi e interprofissional, alterações da tireoide na gravidez, alterações do crescimento e as variantes de normalidade, síndromes genéticas com alterações endócrinas (Down, Turner,Klinefelter dentre outras), afecções da paratireoide: hiperplasia, adenoma, carcinoma e sua associação com as MEN (Neoplasia Endócrina Múltipla), doenças raras do metabolismo ósseo (Paget, osteogenesis imperfeita, raquitismo, osteomalácia, entre outras) , métodos de imagem empregados em patologias ósseas (Densitometria, cintilografia, RX e biópsia), diagnóstico e tratamento das dislipidemias, diagnóstico clínico e laboratorial e tratamento da Insuficiência adrenal, hirsutismo, ginecomastia, síndrome dos ovários policísticos e infertilidade de causa endócrina, alterações de libido, hipogonadismo masculino e feminino e disfunção erétil, terapia de reposição hormonal feminina e masculina, desenvolvimento e diferenciação sexual com suas influências genéticas e hormonais, idalterações genitais em recém nascidos e crianças maiores, medicações utilizadas para tratamento de obesidade e seus efeitos adversos, pré e pós- operatório de cirurgia bariátrica, hipertensão arterial secundária e tratamento das causas endócrinas, neoplasia Endócrina Múltipla, destacando o papel da investigação dos familiares, doença hepática gordurosa não alcoólica, síndromes poliglandulares autoimunes.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Me. Carlos Gedeão da Silva Cevenini
  • Dra. Luciana Roesch Schreiner
  • Ma. Maria Jose Borsatto Zanella

Coordenação

  • Profa. Ma. Maria José Borsatto Zanella
  • [email protected]
    Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) e Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é Coordenadora do Curso de Medicina da Escola de Medicina PUCRS e Professora Assistente do Núcleo de Medicina Interna da PUCRS. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diabete, diabete gestacional e obesidade.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade

De 05/01/2021 a 01/02/2021

Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 1.230,00
BOLSA DE 50% DE DESCONTO EM TODO O CURSO (já aplicado no valor acima).

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude