Encontre seu curso
Especialização
O curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho destina-se para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em favor da segurança e saúde dos/das colaboradores/as das empresas, impactando toda a sociedade e abrindo novas possibilidades de carreira.
15 de Abril de 2024
Inscrições até 20/08/2023
15/04/2024 a 15/07/2025
720 horas-aula
Semanalmente,
Segundas à quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.
Com foco nas legislações trabalhistas, a especialização apresenta exemplos de empresas que cumprem as normas e casos reais com a abordagem da Secretaria de Inspeção do Trabalho. O mercado na área oferece muitas oportunidades de atuação, como engenheiro/a de segurança do trabalho na indústria, na prestação de serviços, em órgãos públicos ou, até mesmo, na gestão de segurança.
O curso é voltado a engenheiros/as e arquitetos/as.
Escola Politécnica
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 08/11/2022
Término: 27/02/2023
A evolução da engenharia de segurança do trabalho; Aspectos econômicos, políticos e sociais; A história do prevencionismo; Entidades públicas e privadas; A engenharia de segurança do trabalho no contexto capital-trabalho; O papel e as responsabilidades do engenheiro de segurança do trabalho; Acidentes: conceituação e classificação; Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança, ato inseguro, condição, ambiente de insegurança; Consequência do acidente: lesão pessoal e prejuízo material; Agente do acidente e fonte de lesão; Riscos das principais atividades laborais.
Inter-relações da área de SST com os ramos do direito; Conceito e fontes do direito; Conceito e Hierarquia das normas jurídicas; O trabalho como objeto do direito do trabalho; Relação de Trabalho e Relação de Emprego; Campo de aplicação do direito do trabalho; Conceitos em negociações coletivas de trabalho; Conceito legal do acidente de trabalho; Conceitos em legislação previdenciária; (esse tema é aboradado de forma contextualizada na disciplina); Responsabilidade profissional, trabalhista, civil e criminal; Normas técnicas; Normas nacionais, estrangeiras e internacionais; Portarias normativas e outros dispositivos legais; Embargo e interdição; Capitulo V da CLT e aspectos jurídicos das Normas Regulamentadoras: NR-1; NR-2; NR-3; NR-4; NR-5; NR-6; NR-9; NR 15; NR 16; NR-28;
Regulamentação na área de SST; Jurisprudência relacionada; Título VII da CLT – Do processo de multas administrativas – Da fiscalização, da autuação e da imposição de multas administrativas; Regulamento e normas de Inspeção do
Trabalho; Convenções e recomendações da organização internacional do trabalho (OIT).
Introdução a Segurança do Trabalho; Normas ligadas a Higiene Ocupacional (NR-01, 02, 03, 04 e 28); Higiene Ocupacional; Insalubridade; Periculosidade; CIPA (foco em higiene); EPI´s; Proteção Respiratória; PPRA; Ruído; Frio e Calor; Vibrações; Iluminação; Agentes Químicos; Estratégias Amostragem; Laudos; Radiações Ionizantes; Agentes Biológicos; Ventilação.
Processo e organização do trabalho e fatores de risco ocupacionais; Doenças profissionais e do trabalho: conceitos, classificação e epidemiologia; Agentes de risco; Impactos do trabalho na saúde e no adoecimento dos trabalhadores; Programa de Controle Médico de Saúde ocupacional; Monitoramento biológico; Interfaces com a Engenharia de Segurança do Trabalho; Normas sanitárias e de conforto; Insalubridade e agentes biológicos; Legislação sobre doenças relacionadas ao trabalho; Nexo técnico epidemiológico; Toxicologia de gases, vapores, solventes e aerodispersóides; Estratégias de prevenção das doenças do trabalho; Noções de Primeiros Socorros; Gestão da saúde ocupacional.
Conceituação e importância; Arranjo físico; Máquinas, dispositivos, equipamentos e ferramentas; Segurança em eletricidade; Segurança na construção civil; Segurança na agropecuária; Equipamentos de proteção individual; Equipamentos de proteção coletiva; Segurança no trânsito; Inspeção de segurança e análise dos acidentes; Comunicação, cadastro e estatística dos acidentes e custos dos acidentes; Manutenção preventiva e engenharia de segurança.
Conceito de risco e perigo; Acidentes industriais ampliados: conceito, classificação, análise dos principais acidentes ocorridos; Diretiva de Seveso; Convenção 174 da OIT – Prevenção de Acidentes Industriais Maiores; Gerenciamento de risco. Metodologias para análise de risco de processos. TAF; Análise Preliminar de Riscos (APR). Análise Preliminar de Riscos Ocupacional; HAZOP; Noções de Confiabilidade; Análise de Árvore de Falhas (AAF); Análise de Modos de Falha e Efeitos (AMFE); Técnica de Incidentes Críticos (TIC); Consequências de acidentes. Análise de consequências de acidentes. Análise de Árvore de Eventos (AAE); Vazamento: liberação contínua e instantânea; Modelos de dispersão. Parâmetros necessários para modelo gaussiano; Efeitos físicos associados a incêndios e explosões; Análise de vulnerabilidade; Planos de Emergência; Aplicação das técnicas de análise de riscos no Licenciamento Ambiental de atividades.
Introdução, Conceitos, Histórico e Aplicações: Ergonomia na Segurança do Trabalho; NR17-Ergonomia e Análise Ergonômica do Trabalho-AET; Biomecânica e Antropometria; Antropometria e Prossêmica; Ergonomia não-Física: Percepção Visual e Cognição; Acionamentos Manuais e Dispositivos de Informação: Controles e Mostradores; Estresse e Fadiga; Ferramentas de Apoio à AET: OWAS, RULA, REBA, Strain Index; Estudo de Casos.
Política ambiental no Brasil e nos países desenvolvidos e Sustentabilidade Ambiental; Recursos hídricos: parâmetros físico-químicos importantes na avaliação das águas e seu significado e Sistemas de tratamento de efluentes líquidos domésticos e industriais; Recursos atmosféricos: principais contaminantes e técnicas de medição e de controle; Resíduos sólidos: classificação, sistemas de tratamento e destino final; Serviços básicos de saneamento em casos de emergências; Remediação e Gerenciamento de Áreas Contaminadas; Licenciamento ambiental; Sistema de gestão ambiental. Avaliação de impacto ambiental. A série da ISO 14000 e ISO 18000; Análise de Risco Ambiental.
Os fundamentos para compreensão do comportamento individual e de grupos para a segurança do trabalho e seus impactos e influências na ocorrência de acidentes de trabalho; A motivação humana e sua importância na prevenção de acidentes; A comunicação interpessoal e suas implicações na prevenção de acidentes; O exercício correto da liderança e o estabelecimento de relações de confiança como estratégias de combate ao acidente de trabalho; O uso inadequado do poder e suas implicações na segurança do trabalho.
Administração a Segurança do trabalho: ferramentas, programas e legislação; Norma Internacional de Gestão de Segurança e Saúde; Atuação do Ministério do Trabalho e Emprego (fiscalização, interdições e autuações); Atuação do Ministério Público do Trabalho (fiscalização, ação civil pública e termo de ajuste de conduta).
Características e comportamento do fogo; Propriedades de riscos de materiais – estudo de combustíveis; Causas de incêndio – classificação; Técnicas de prevenção contra incêndio; Agentes extintores; Técnica e prática do uso de espumas contra incêndio; Equipamentos utilizados em combate contra incêndio; Técnicas e táticas de combate a incêndio; Proteção respiratória em incêndio; Fundamentos de hidráulica aplicados à proteção contra incêndio; Gases e pós-combustíveis – explosões – limites de explosividade; Normalização e legislação sobre a proteção contra incêndio; Planos e programas de emergência – dimensionamento de recursos; Projeto de proteção contra incêndio; Proteção estrutural: identificação, seleção e análise de materiais, avaliação de carga-incêndio; Importância da análise dos processos industriais sob o ponto de vista do incêndio; Técnicas de inspeções e análise de causas de incêndio e explosões; Inspeções oficiais: órgãos públicos e seguradoras; Explosões: equipamentos e procedimentos; Incêndio e explosões na área de transportes: veículos, trens, metrôs, aeronaves e embarcações; Normas e procedimentos de seguros contra incêndio e sinistros; Planos de ação mútua e comunitária; Relação proteção pública e proteção privada;
Laboratórios de ensaios no Brasil; Programa de proteção contra incêndio (PPCI).
Compreensão dos modelos de gestão de pessoas adotados pelas empresas e a atuação do profissional de Engenharia da Trabalho; O profissional de Engenharia da Segurança do Trabalho e o seu papel como gestor de pessoas (novas atribuições, habilidades requeridas, responsabilidades adicionais, etc.); O bom planejamento das práticas de captação de pessoas (recrutamento & seleção) como forma de prevenir problemas futuros; O uso de testes e a correta seleção de funcionários para o desempenho do cargo; Os programas e práticas de desenvolvimento de pessoas como estratégias eficazes na prevenção de acidentes de trabalho, assim como as formas de valorização dos profissionais, compreendo o impacto destas relações na criação de uma ambiente de cultura de segurança. Modelos de estrutura organizacional (departamentalização, hierarquização, grau de centralização, etc.) e a maneira como a segurança do trabalho é conduzida; A influência de aspectos culturais (cultura profissional, cultura organizacional, cultura regional, etc.) na geração de acidentes de trabalho; Os efeitos da mudança organizacional na geração do estresse no trabalho.
Análise de riscos ambientais e acidentes; Legislações trabalhistas e previdenciárias; Insalubridade e periculosidade; Instrumentos de medição; Quesitos de perícias; Modelos e requisitos mínimos em laudos e pericias; Práticas de abordagem em perícias.
Noções básicas acerca da formulação do conhecimento científico. Elementos constitutivos de um projeto de pesquisa. Normas de apresentação de relatório de pesquisa, Tabulação. Análise de dados e redação final da monografia.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Professor da Disciplina de Segurança Trabalho nos cursos de Graduação – PUC/RS (desde 2006); Prof. da Disciplina de Higiene Ocupacional na Espec. Eng. Segurança Trabalho – PUC/RS (desde 2005); Coordenador do Curso Pós-Graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho – PUC/RS (desde 2005); Responsável por empresa de Consultoria – Higiene Ocupacional – desde 2002; Engenheiro de Segurança do Trabalho em empresa do Pólo Petroquímico/Triunfo (1999 a 2002).
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
De 30/01 à 28/02/2023 | R$ 1.134,00 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 1.260,00 + 20 parcelas de R$ 1.260,00 |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 1.260,00 + 20 parcelas de R$ 1.197,00 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 1.260,00 + 20 parcelas de R$ 1.165,50 |
| Matrícula de R$ 1.260,00 + 20 parcelas de R$ 1.134,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 1.260,00 + 20 parcelas de R$ 1.108,80 |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 1.260,00 + 20 parcelas de R$ 1.008,00 |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 1.260,00 + 20 parcelas de R$ 1.008,00 |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 1.260,00 + 20 parcelas de R$ 630,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.