Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

Envelhecimento Saudável

1ª Edição 360 h/aula

O curso Envelhecimento Saudável tem o enfoque em temas prioritários para um envelhecer com saúde. O objetivo do curso é ampliar os conhecimentos numa visão interdisciplinar sobre o processo de envelhecimento com foco na promoção da saúde.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
01/04/2022 a 17/12/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

01 de Abril de 2022

Inscrições até 14/03/2022

Período

01/04/2022 a 17/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente

Sexta das 19h15min às 22h15min e Sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

Este curso foi pensado para profissionais de diferentes áreas de atuação que buscam melhor entender as alterações decorrentes do envelhecimento e saber como e quando agir para que a passagem do tempo possa ocorrer com saúde e serenidade. No final do curso, os profissionais terão um olhar diferenciado no cuidado da saúde das pessoas idosas, proporcionado pelo conjunto de temas relevantes e atuais que serão abordados por professores de excelência nas suas áreas de conhecimento. 

Público-Alvo

Profissionais da saúde e de outras áreas do conhecimento interessados pelo tema do envelhecimento.  

O/a egresso/a sairá apto a:

Conhecimentos importantes para atuar com qualidade em locais que possuem a presença de idosos, hospitais, clínicas, centros de saúde, centros de longa permanência e demais estabelecimentos relacionados com a promoção de um envelhecimento saudável. 

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Corpo docente formado por pesquisadores e professores do Instituto de Geriatria e Gerontologia e/ou do PPG em Gerontologia Biomédica da PUCRS e de profissionais altamente qualificados atuantes em outras IES. 
  • Possibilidade de Networking entre estudantes e professores. 

MODALIDADE PRESENCIAL

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Graduação em qualquer área do conhecimento

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade)
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros)

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Disciplinas

Como envelhecer prevenindo doenças?

Estudo do processo de envelhecimento. Estudo das teorias do envelhecimento humano. Compreensão do conceito de idoso saudável. Estudo da fisiopatologia das principais doenças crônicas não-transmissíveis que afetam o idoso.

O papel da nutrição em um envelhecimento saudável

Estudo da influência da nutrição no processo do envelhecimento humano. Compreensão da relação entre maus hábitos alimentares e as alterações fisiológicas e funcionais do envelhecimento. Composição dos alimentos e o envelhecer com saúde.

Construção de uma relação saudável com medicamentos

Estudo do conceito de Uso Racional de Medicamentos.  Orientação sobre como tornar a relação dos idosos com os medicamentos mais fácil e com menos erros. Reflexão sobre situações em que o menos (medicamentos) é mais (saúde).

Como se planejar para a aposentadoria?

Preparação para a aposentadoria no âmbito pessoal, familiar e social. Entendimento de que aposentadoria não deve ser sinônimo de inatividade. Aspectos financeiros e a manutenção do padrão de vida.

Relação familiar vertical: a presença saudável do idoso

Estudo da relação familiar vertical, a presença do idoso e os espaços individuais a serem respeitados para a convivência saudável. Reflexão sobre a convivência familiar intergeracional, mais comum em épocas passadas, e a vida familiar na atualidade.

Envelhecimento saudável nos dias de hoje

Estudo de temas sobre o envelhecimento sob a égide da interdisciplinaridade, proporcionando reflexão crítica sobre o significado do envelhecimento e suas repercussões biológicas, psicológicas, sociais, econômicas, culturais. Caracterização do idoso saudável.

Envelhecimento e saúde mental

Estudo do envelhecimento fisiológico e patológico enfocando as principais doenças mentais nesta faixa etária. Análise da situação epidemiológica, o quadro clínico, o diagnóstico principal e diferencial das patologias e o tratamento. Estudo da relação entre profissional de saúde, o cuidador e o paciente geriátrico.

Idoso saudável como força de trabalho

Estudo das ações nacionais e internacionais para criar políticas públicas que promovam o envelhecimento saudável, estimulando a produtividade na aposentadoria, sob a ótica do mercado de trabalho e da economia.

Como a atividade física influencia no envelhecimento?

Estudo das dimensões do envelhecimento e suas implicações com uma vida fisicamente ativa. Análise da miríade de benefícios à saúde de idosos sadios ou acometidos por doença não transmissível. Estudo sobre a melhora da qualidade de vida e a diminuição da mortalidade por meio da prática de exercícios físicos.

O que acontece com o cérebro no envelhecimento?

Caracterização das alterações cerebrais fisiológicas durante o processo de envelhecimento. Busca de compreensão de comportamentos comuns no idoso. Descrição de alterações cerebrais que levam a patologias neurodegenerativas.

Envelhecimento e espiritualidade

Reflexão sobre a espiritualidade e a religiosidade sob a perspectiva do envelhecimento. Debate sobre a busca pessoal para entender questões relacionadas à vida, ao seu sentido, sobre as relações com o sagrado ou transcendente.

Envelhecimento saudável e finitude

Estudo da prevenção de doenças, da vida mais longa com qualidade e promoção da saúde e eficiência mental dos indivíduos em processo de envelhecimento. Análise da velhice bem-sucedida com autonomia funcional, autossuficiência e independência.

Cultura, sociedade e envelhecimento no mundo

Estudo da Saúde Pública e Envelhecimento, relacionando com as Políticas Públicas Nacionais e Internacionais, que visam melhorar o acesso dos idosos às ações e serviços de saúde. Análise crítica de programas e serviços de saúde, oferecendo subsídios para a construção de políticas mais efetivas na área de Saúde Pública e Envelhecimento. Reflexão sobre o olhar da sociedade e a cultura em relação à população que envelhece.

Cidades inteligentes: olhares a partir do envelhecimento

Estudo sobre a Internet das Coisas e Cidades Inteligentes aplicado ao envelhecimento. Discussão sobre o tamanho do mercado mundial relacionado a Internet das Coisas e Cidades Inteligentes, e o potencial de crescimento futuro deste mercado, sob a perspectiva do envelhecimento.

Possibilidades da tecnologia para o envelhecimento saudável

Estudo de temas contemporâneos sobre tecnologias aplicadas ao envelhecimento saudável. Discussão de aproximações e afastamentos entre meios, conteúdos e práticas de tecnologias. Análise crítica de pressupostos e aplicações de tais relações.

Lifelong learning: aprendizagem ao longo da vida

Caracterização de aprendizado ao longo da vida. Reflexão sobre o envelhecer com saúde e educação. Análise do processo de Educação durante o ciclo vital adulto.

Beleza e estética no envelhecer com saúde

Conceito de beleza. Teorias e os mecanismos biomoleculares do envelhecimento cutâneo. Histopatologia e aspectos da pele no envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele. O cuidado da pele do idoso. Principais tratamentos cosméticos existentes para prevenir e diminuir os sinais do envelhecimento cutâneo. 

Determinantes sociais na saúde do Idoso

Introdução à Gerontologia Social. Reflexão sobre o envelhecimento da sociedade e as políticas sociais voltadas aos idosos. Análise sobre o envelhecimento mundial e sua abordagem internacional em diferentes contextos.

The silver economy: o idoso saudável como consumidor

Estudo da economia global associado à mudança demográfica decorrente do envelhecimento da população. Análise das necessidades e demandas dos idosos, visando satisfazer as suas necessidades de consumo, de vida e de saúde.

Projeto para envelhecer com saúde

Preparação para a elaboração do TCC. Introdução à metodologia de pesquisa. Descrição das normas de formatação do TCC. Elaboração, desenvolvimento ou criação de um trabalho que represente as competências adquiridas no curso através de projetos, artigos, produtos, objetos de divulgação, intervenção, vídeo e outras formas inovadoras que possam fazer uma saudável diferença no envelhecimento dos povos.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Professores

  • Dr. Sedinei Jose Nardelli Beber
  • Dr. Angelo Jose Goncalves Bos
  • Ma. Sônia Alscher
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Dra. Sonia Beatriz da Silva Gomes
  • Dr. Newton Luiz Terra
  • Dr. Alfredo Cataldo Neto
  • Dr. Rafael Reimann Baptista
  • Dr. Douglas Kazutoshi Sato
  • Dra. Cristina Maria Moriguchi Jeckel
  • Dra. Carla Helena Augustin Schwanke
  • Dr. Draiton Gonzaga de Souza
  • Dr. Eduardo Campos Pellanda
  • Dr. Cesar Augusto Missio Marcon
  • Dr. Temis Weber Furlanetto Corte
  • Dra. Bettina Steren dos Santos
  • Ma. Maria Cristina Mercio Cachapuz Berleze
  • Dra. Solange Maria Teixeira

Coordenação

  • Profª. Dra. Cristina Maria Moriguchi Jeckel
    [email protected]
    Graduação em Farmácia pela UFRGS (1982), com ênfase em Análises Clínicas (1983). Mestrado em Neurociências pela UFRGS (2000). Doutorado em Gerontologia Biomédica pela PUCRS (2006).
  • Profe. Dr. Rafael Reimann Baptista
    [email protected]
    Graduação em Educação Física pela ULBRA (2000), com Especialização em Fisiologia do Exercício pela UFRGS, (2002). Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 670,00*
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 636,50*
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 619,75*
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 603,00*
PUCRS Alumni
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 589,60*
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 335,00 *

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

saude