Ver todos os cursos

Especialização

Espiritualidade e Estudos da Consciência

1ª Edição 360 h/aula

O curso Espiritualidade e Estudos da Consciência amplia a compreensão da consciência humana e os impactos da espiritualidade na vida e no bem-estar das pessoas, acolhendo as implicações das pesquisas em neurociências para a experiência religiosa, sendo o principal foco deste curso.

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
29/03/2022 a 05/01/2023
Turno
Noite

Início

29 de Março de 2022

Inscrições até 29/03/2022

Período

29/03/2022 a 05/01/2023

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Terça, quarta e quinta das 19h15min às 22h15min.

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

Ampliar a compreensão da consciência humana e os impactos da espiritualidade na vida e no bem-estar das pessoas, acolhendo as implicações das pesquisas em neurociências para a experiência religiosa é a principal foco deste curso, que aprofunda conceitos fundamentais da espiritualidade cristã e inter-religiosa e sua relevância na vida pessoal e na esfera pública, abordando também técnicas de mindfulness e meditação. 

Público-Alvo

Estudiosos de todas as áreas do conhecimento, abertos a um diálogo interdisciplinar, interessados em religião e espiritualidade e seus impactos na qualidade de vida e no bem-estar pessoal. 

O/A egresso/a sairá apto a:

  • Atuar como liderança em âmbito religioso, social e acadêmico; e como conferencista e palestrante motivacional em empresas;  
  • Elaborar abordagens interdisciplinares, criativas e inovadoras da espiritualidade, com foco em orientação;  
  • Autogerir um projeto pessoal de espiritualidade e qualidade de vida. 

Porque fazer esse curso na PUCRS 

  • Abordagem inovadora, inédita no Brasil, de um estudo das relações entre consciência humana, religião e espiritualidade em perspectiva interdisciplinar; 
  • Explora conhecimentos da neurociências, biologia, psicologia, educação, filosofia, teologia, mindfulness e meditação.  

 

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção

Análise de currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 29/03/2022

Disciplinas

Neurofilosofia e Transcendência

Estudo sobre as questões transcendentais da realidade humana. Contraponto entre os métodos tradicionais do filosofar e os dados emergentes das neurociências. Problematização entre as diferentes formas de compreensão da consciência humana e da transcendência. Relação entre neurofilosofia, metafísica e transcendência. Abordagem de questões existenciais a partir da subjetividade.

Neuropsicologia, Saúde e Religião

Fundamentos teóricos e práticos da neuropsicologia. Critérios para o diálogo entre diferentes paradigmas científicos. Ciências naturais e teologia: neurociências, psicologia e fé. Fé no contexto das neurociências. Instinto e funções neocorticais na teoria do apego. Segurança psíquica no desenvolvimento humano e na constituição do ser: estresse, trauma, luto e fé no resgate do psiquismo. Plasticidade neuronal e enfrentamento de adversidades ao longo da vida. Função psíquica da meditação, da ascese e da prática religiosa: de Freud e Pfister até hoje. Sabedoria como critério de relação entre religião, psicopatologia e saúde mental. Saúde mental como equilíbrio e sentido da vida. Psicologia clínica, autoconhecimento e autonomia nas relações entre ser, crer, sentir, pensar e agir para o cuidado integral.

Neurobiologia e Experiência Religiosa

Estrutura e função do sistema nervoso central. Aspectos celulares e moleculares fundamentais. Bases neurofisiológicas do comportamento instintivo e emocional. Propriedades do cérebro humano: maleabilidade para adaptação e aprendizado; habilidade de sincronização mental coletiva em torno de tarefas, objetivos ou crenças; capacidade de abstração. Singularidade da mente humana como microcosmo e sua relevância na criação de uma concepção de universo. Organograma neurocelular, circuitos funcionais e comportamento humano. Neurogênese, neurotransmissão e plasticidade sináptica. Conexões sinápticas e experiências existenciais. Evolução adaptativa do ser humano, processos neurobiológicos e experiência religiosa na atividade cerebral. Desenvolvimento humano e religiosidade.

Neuroteologia e Fenômeno Religioso

Processos neurobiológicos e experiências subjetivas. Neurociências, crenças e experiências religiosas ou espirituais. Bases neurológicas das experiências espirituais ou místicas. Teologia e neurociências. Tecnociência, pós-humanismo e transcendência. Neuroteologia e natureza da experiência religiosa.

Neurolinguística e Espiritualidade

Princípios da neurolinguística. Ouvintes e proclamadores: espiritualidade e oração como processo dinâmico entre silêncio e palavra. Linguagem da oração: estudo neurolinguístico a partir da espiritualidade. Espiritualidade e qualidade de vida: balanço entre razão, emoção e fé. Neurociência e meditação: benefícios da espiritualidade. Programação neurolinguística, espiritualidade e transcendência: busca consciente por aprimoramento.

Neurociências e Mindfulness

Neurociência e mindfulness. Mindfulness e psicoterapia. Mindfulness como capacitação para concentração, foco e equilíbrio emocional em um mundo acelerado e caótico. Integração corpo e mente, sentimentos e pensamentos. Atenção plena no presente e potencialização cognitiva sem exacerbação mental e afetiva. Mindfulness, meditação e redução do estresse. Qualidade profissional e qualidade de vida.

Espiritualidade e Diálogo entre as Religiões

Espiritualidade como projeto e estilo de vida. Experiência e leitura plural da Revelação de Deus: proceder por aproximações interpretativas. O encontro entre as religiões como sinal dos tempos. Economia da Revelação divina e diálogo entre as religiões. O significado soteriológico e o valor mediador das religiões. Religiões do mundo e manifestação do Reinado de Deus. O paradoxo do exclusivismo religioso. A alteridade irredutível das religiões. Emergência de uma espiritualidade ecumênica planetária. O diálogo entre as religiões em prol de uma cultura e de uma espiritualidade de paz e não violência. Intolerância e violência religiosa como demonização do diferente. O outro visto como ameaça. Caminho para a paz e não violência à luz da cristologia. Resolução criativa e não violenta de conflitos. Ethos planetário de paz e não violência.

Espiritualidade em Tempos de Conectividade

Mudanças antropológicas na era da conectividade: comunicação, linguagem, relação, cultura e sociedade. A questão de Deus na ambiência digital. Fundamentos teológicos para a vivência interpessoal da fé mediada pelas TICs. Cybergrace: as espiritualidades que emergem da rede. Detox, ascese e etiqueta digital: construindo um equilíbrio dinâmico para o ser humano. A redescoberta do discernimento: passos para a conexão e o compartilhamento consciente da vida. Ação contemplativa e contemplação ativa: bases da espiritualidade inaciana para a era digital.

Espiritualidade Cristã na Esfera Pública

Espiritualidade como dimensão constitutiva da pessoa humana. Espiritualidade como elemento estruturante na integração pessoal e nas relações humanas em sociedade. Espiritualidade como projeto de vida: coerência entre crenças e ações, busca de autenticidade. Especificidade da espiritualidade cristã e sua incidência na esfera pública. Relevância pública da fé cristã. Espiritualidade cristã, profundidade e profetismo: conversão pessoal e socioestrutural.

Filosofia da Espiritualidade

Filosofia e autoconhecimento. Complexidade da condição humana: da filosofia clássica ao pensamento contemporâneo. Inquietude existencial e desorientação do ser. Aprimoramento do potencial humano transformador. Conhecimento transformador, ascendência do ser e consistência existencial. Filosofia como teoria e prática existencial. Filosofia, espiritualidade e propósito de uma vida autêntica. Filosofia e espiritualidade como busca da sabedoria.

Teologia da Espiritualidade

Fundamentação teológica da espiritualidade. Especificidade e fontes da espiritualidade cristã. Estudo da espiritualidade no Antigo Testamento, no Novo Testamento e na História da Igreja tendo como referencial Jesus Cristo, a cruz e a ressurreição. Fundamentos pneumatológicos da espiritualidade. A dinamicidade da espiritualidade no tempo e no espaço: paradigmas e modelos de espiritualidade. Espiritualidade, oração e celebração da fé. Características da espiritualidade no contexto latino-americano.

Educação e Espiritualidade

Educação, autoconhecimento e espiritualidade. Educação da interioridade no atual contexto histórico. Espiritualidade, aprendizado e educabilidade. Pedagogia da admiração e do encontro como formas de desenvolvimento espiritual. Espiritualidade como caminho de equilíbrio de pensamentos, impulsos, afetos e emoções. Espiritualidade e valores: o ser humano como ser axiotrópico. Espiritualidade e sentido da vida.

Filosofia e Meditação

Filosofia como ócio criativo e contemplativo. Contemplação filosófica. Filosofia como arte do bem-viver. Filosofia, redescoberta existencial e busca da felicidade autêntica. Filosofia e meditação.

Logoterapia e Contemplação

Ser humano biopsicossocial e espiritual. Crises existenciais, estresse, ansiedade. Pluralismo e desorientação axiológica. Valores criativos, vivenciais e atitudinais. Liberdade, vontade e motivação. Consciência e responsabilidade. Superação de conflitos que geram sofrimentos. Situações difíceis como oportunidades de crescimento e amadurecimento: capacidade de transcender. Logoterapia como psicoterapia centrada no sentido. Presença ignorada de Deus. Logoterapia e contemplação.

Bíblia e Meditação

Meditação na Bíblia: estudo semântico e teológico. Hermenêutica bíblica e meditação cristã. Espiritualidade bíblica e meditação. Sagrado, oração e transcendência no judaísmo e no cristianismo. O shalom judaico como princípio de espiritualidade e conexão. Centralidade da Palavra de Deus na meditação israelita. A natureza como caminho de conexão interior: estudo de textos do Pentateuco. Espiritualidade profética e leitura da vida: contemplação, imaginação, memória, emoções. Lugares vivenciais da vida oracional de Israel. Salmos como caminho de espiritualidade e meditação da vida e da Palavra de Deus. Sabedoria de Israel: meditação sobre a vida à luz da espiritualidade. Meditação sobre o Antigo Testamento feita pelo Novo Testamento. Métodos e técnicas de meditação bíblica. Leitura Orante da Bíblia: estudo histórico e técnicas aplicadas.

Espiritualidade Monástica e Meditação

Espiritualidade monástica nos séculos V e VI (Antiguidade Tardia e Alta Idade Média). Vida monástica: clausura, ascetismo, austeridade, ascese e disciplina. Arquétipo monástico e meditativo: Santo Antão do Egito (séculos III e IV). Primeiros monges cristãos: eremitas ou anacoretas. Movimento cenobítico (século VI) e a formação de comunidades monásticas e mosteiros orientais e ocidentais. Figura emblemática do monaquismo oriental (São Basílio) e ocidental (São Bento de Núrsia). Espiritualidade monástica atual como alternativa para um aprofundamento espiritual: encontro pessoal e com Deus. Silêncio e prática ascética. Espiritualidade monástica e amadurecimento da personalidade pelo caminho da fé.

Iconografia Bizantina e Meditação

Diferença entre iconografia e arte decorativa. Ícone como unidade artística, espiritual e litúrgica que conecta à oração, à fé e à vida da Igreja. Tradição iconográfica canônica. Iconografia bizantina através dos tempos. Iconografia como janela ou meio de comunicação com Deus e com a transcendência. Ícone como revelação e proclamação da Palavra de Deus e da Verdade Divina. O testemunho iconográfico da Encarnação Divina. O anúncio iconográfico do Reinado de Deus.

Liturgia Cristã e Contemplação

Liturgia cristã e contemplação como manifestação da interioridade do ser humano enquanto criatura capaz de Deus. Níveis da fé: antropológica, religiosa e teológica. Oração do coração: a mística como escuta do Inaudível e disposição à contemplação e abertura ao Mistério Absoluto. Contemplação como janela para o infinito. Desafio do caminho espiritual como possibilidade de escuta, acolhida e disponibilidade. Liturgia cristã como espaço de encontro e peregrinação compartilhada.

Técnicas de Meditação

Impactos da meditação no cérebro, na mente e no corpo. Meditação como arte de serenar. Prática da meditação essencial: harmonia mental e paz interior. Oração contemplativa. Técnicas de meditação.

Metodologia de Pesquisa

Estudo dos métodos e instrumentos para elaboração de projetos e trabalhos científicos. Técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. Estruturas e esquemas de trabalhos de conclusão, de projetos de pesquisa e de artigos científicos. Técnicas de estudos.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Érico João Hammes
  • Dr. Luciano Marques de Jesus
  • Dr. Sérgio Augusto Sardi
  • Dr. Tiago de Fraga Gomes
  • Dr. Ronel Alberti da Rosa
  • Dr. Wagner de Lara Machado
  • Dra. Elisangela Pereira Machado
  • Dra. Ana Paula Reis da Costa
  • Dra. Carla Adriane Royer
  • Dra. Aline Amaro da Silva
  • Dr. Antonio Luiz Catelan Ferreira
  • Dr. José Gabriel Perissé Madureira
  • Dr. Fabrizio Zandonadi Catenassi
  • Dr. Filipe Mirapalheta Oliveira
  • Dr. Thiago De Moliner Eufrásio

Coordenação

Prof. Dr. Tiago de Fraga Gomes
[email protected]
Professor da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio pela Ruhr-Universität Bochum, Alemanha.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula de R$ 600,00 + 23 parcelas de R$ 600,00 *
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 600,00 + 23 parcelas de R$ 570,00*
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 600,00 + 23 parcelas de R$ 555,00*
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 600,00 + 23 parcelas de R$ 540,00*
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 600,00 + 23 parcelas de R$ 528,00*
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 600,00 + 23 parcelas de R$ 480,00*
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 600,00 + 23 parcelas de R$ 480,00*
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 600,00 + 23 parcelas de R$ 300,00*

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

humanidades