Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização

Esporte, Educação e Olimpismo

1ª Edição 360 h/aula

O curso visa formar profissionais para atuarem na área de Olimpismo, Educação Olímpica e Estudos Olímpicos, abrangendo aspectos educacionais, formativos, sociais, ecológicos e operacionais do esporte.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Online
Período do curso
Período
12/08/2023 a 28/05/2024
Turno
Manhã, Tarde

Início

12 de Agosto de 2023

Inscrições até 12/08/2023

Período

12/08/2023 a 28/05/2024

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Sábados, das 8h45min  às 11h30min e das 14h às 16h30min.   *Por se tratar de um projeto de internacionalização, as aulas podem sofrer alterações conforme fuso-horário.

Sobre o curso

Esta formação tem como objetivo conhecer, refletir e agir sobre a realidade do esporte e do movimento Olímpico atual. A partir de um trabalho interdisciplinar,  oferece aos alunos a experiência de colaborar, concretizar e se responsabilizar tanto na teoria como na prática, para  uma ação enriquecedora e transformadora nos diferentes âmbitos do esporte.

Este curso opera na modalidade Online Síncrona e Assíncrona. As aulas síncronas serão realizadas ao vivo e serão gravadas e disponibilizadas durante o período da disciplina, possibilitando ao aluno rever os conteúdos estudados. Nas atividades assíncronas serão realizadas avaliações, exercícios, estudo de caso e trabalhos individuais e em grupo.

Para quem é esse curso

Indicado para profissionais das áreas da Educação Física, Esporte, Ciências da Educação, Ciências Humanas e Ciências Sociais.

O que você vai aprender

  • Conhecer o Olimpismo e seu desenvolvimento no tempo e no espaço;
  • Interpretar a importância central do impacto educativo produzido pelo Olimpismo, tendo como eixo principal a prática desportiva;
  • Conceber, gerar e colocar em prática atividades voltadas à valorização do Olimpismo e seus valores;
  • Conhecer as características gerais do extenso legado que Pierre de Coubertin deixou sobre a importância do Esporte como parte de uma filosofia de vida prática e completa do Ser Humano;
  • Aplicar em diferentes atividades de gestão relacionadas à educação, em geral à sociedade, saúde, esporte e outras áreas, os ideais e concepções que podem ser transferidos do pensamento de Pierre de Coubertin;
  • Promover o conhecimento, a valorização e a importância não só das concreções humanísticas de Pierre de Coubertin, como os Jogos Olímpicos, mas também dos aspectos sociais e educacionais de suas propostas.

Por que fazer esse curso na PUCRS

  • Aplicação de estratégias profissionais baseada em valores do esporte e do Olimpismo;
  • Conteúdos alinhados com a necessidade de contraponto à atual crise de valores da sociedade;
  • Corpo docente conta com cinco presidentes de Comitês Nacionais Pierre de Coubertin e com a participação de especialistas de reconhecimento internacional;
  • Estudo do contexto em constante mudança do Olimpismo e a situação latino-americana, nos aspectos esportivo, social e educacional.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de currículo.

Documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade);
  • Além do envio da cópia do diploma, alunos estrangeiros devem enviar também a cópia do diploma validado.

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 29/01/2023
Término: 12/08/2023

Disciplinas

COMPOSIÇÃO DAS DISCIPLINAS

O curso é organizado a partir de 3 Eixos:

  1. História Olímpica –  com seis disciplinas + Masterclass + Seminário + avaliação;
  2. Pedagogia Olímpica – com seis disciplinas + Masterclass + Seminário + avaliação;
  3. Filosofia Olímpica – com cinco disciplinas + Masterclass + Seminário + avaliação.

Festivais Pan-Helênicos

*Eixo História Olímpica.

Fundamentação idealista dos jogos gregos antigos relacionada ao ideal do cidadão grego; Democracia, respeito aos acordos comuns e o direito desportivo; Períodos agonísticos da Magna Grécia; Jogos Olímpicos, Jogos Pítios, Jogos Corintos e Jogos Neméicos.

Idade Média e Moderna

*Eixo História Olímpica.

Esportes como atividades físicas informais, festivas ou utilitárias antes do renascimento dos Jogos Olímpicos; A filosofia pedagógica associada ao esporte na educação física e às diferentes escolas de ginástica; A transformação da educação física utilitária, centrada no ser humano e suas necessidades biológicas, psicológicas e sociais.

Pierre de Coubertin

*Eixo História Olímpica.

Vida e obra de Pierre de Coubertin; Pensamentos e obras para além dos Jogos Olímpicos; Nove facetas de Pierre de Coubertin: organizador, educador, historiador, esportista, olímpico, jornalista, escritor, esteta e humanista.

Nascimento do Olimpismo

*Eixo História Olímpica.

A gênese dos Jogos Olímpicos; As características de celebração religiosa e esportiva dos Jogos Olímpicos através da historiografia, arqueologia, arte e literatura clássica; As condições para o pedagogo Pierre de Coubertin gerir o renascimento dos Jogos Olímpicos e a proposição do Olimpismo.

Jogos Olímpicos Modernos

*Eixo História Olímpica.

A celebração do Olimpismo e do evento multiesportivo mais importante da humanidade; Seus primórdios erráticos e seu desenvolvimento e crescimento constantes; A necessidade de adaptação às diferentes culturas humanas; Os Jogos de Inverno e os Jogos da Juventude; A influência em eventos continentais, regionais, nacionais, corporativos e religiosos; As ameaças e os desafios históricos e contemporâneos.

Gênese e desenvolvimento do Olimpismo

A tradição grega do Olimpismo. O Olimpismo atual e seus efeitos educacionais, pacifistas, democráticos, humanitários, culturais e ecológicos; O Olimpismo como um nexo para a compreensão dos Jogos Olímpicos e do esporte em geral como ferramenta para o desenvolvimento humano; O Olimpismo como base para a proteção da dignidade humana através do esporte; O combate ao doping, racismo, violência, abuso de atletas, entre outros

Pierre de Coubertin e o Humanismo

*Eixo Pedagogia Olímpica

O projeto integral de Pierre de Coubertin; Concepções Coubertinianas de Esporte e Jogos Olímpicos; Pierre de Coubertin e a ideia de internacionalismo e paz; Inclusão e não discriminação no Movimento Olímpico.

Olimpismo: Comunicação e Cultura

*Eixo Pedagogia Olímpica

O Movimento Olímpico como estrutura organizada e o Olimpismo como filosofia de vida que compõem juntos um fenômeno analisado pela comunicação; As dimensões esportiva, comercial, científica e produtiva do Movimento Olímpico; A ideia de legado dos Jogos Olímpicos gerida a partir da candidatura nas perspectivas da sustentabilidade social e cultural.

Carta Olímpica

*Eixo Pedagogia Olímpica

A origem do código de regulamentação do Movimento Olímpico; A composição do Movimento Olímpico e seu funcionamento em relação ao Comitê Olímpico Internacional, aos Comitês Olímpicos Nacionais, às Federações Esportivas Internacionais e à Organização dos Jogos; Os princípios fundamentais que regem o Movimento Olímpico, a importância do ser humano, o significado do esporte e do Olimpismo.

Valores Olímpicos e o Olimpismo 365

*Eixo Pedagogia Olímpica

Os valores sustentadores das estruturas de regras do esporte e os valores “Ethos” do Olimpismo; O papel do esporte como um importante facilitador para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e para a conexão das pessoas com os valores olímpicos; Os quatro objetivos e respectivos princípios de trabalho do Olimpismo 365.

Olimpismo em Ação: Experiências e Possibilidades

*Eixo Pedagogia Olímpica

Os impactos da política internacional, guerras, pandemias, corrupção, boicotes, doping, propaganda e comercialismo exacerbado, e a necessidade de um novo Olimpismo em ação, voltado às necessidades fundamentais e urgentes dos seres humanos; A Educação Olímpica e as diferentes abordagens pedagógicas dos valores Olímpicos.

O legado pedagógico de Pierre de Coubertin

*Eixo Pedagogia Olímpica

Legado Pedagógico de Pierre de Coubertin; Sistema Esportivo e Sistema Educativo; Os valores do Olimpismo e Educação Olímpica; Interpretação do Projeto dos Jogos Olímpicos e sua evolução; Olimpismo 365 como o motor por trás da Recomendação 10 da Agenda Olímpica 2020+5.

Esporte, Ética e Olimpismo

*Eixo Filosofia Olímpica

Os ideais de Pierre de Coubertin como estrutura do Movimento Olímpico e seus fundamentos consubstanciados na Carta Olímpica; As dimensões éticas do Olimpismo e as novas tendências originárias do modernismo; O poder transformador intrínseco do esporte e do Olimpismo baseado em valores.

Olimpismo: Idealismo e Instrumentalismo

*Eixo Filosofia Olímpica

Definição e objetivos da Filosofia Olímpica; O Olimpismo a partir da discussão crítica do Movimento Olímpico, sua herança e ideais; A conexão da literatura de filosofia da antiguidade e os ideais olímpicos; Os dilemas éticos na ótica dos enfrentamentos entre Humanismo e Comercialismo; Justiça e Poder.

Reflexões Olímpicas

*Eixo Filosofia Olímpica

A sustentabilidade do esporte; Olimpismo e Meio Ambiente; Olimpismo e sociedade; Liberdade de Expressão; Olimpismo e perspectiva de gênero; Inclusão e Transexualidade; Governança Olímpica; Doping Esportivo; Apostas; Assédio e Abuso Sexual; Pandemia; Pós-pandemia.

Novas perspectivas do Movimento Olímpico

*Eixo Filosofia Olímpica

O esporte moderno e as práticas da juventude, os interesses comerciais e o contraste com as definições do termo esporte; As tensões que o Movimento Olímpico deve enfrentar na perspectiva do “Mudar antes que nos mudem” versus “Tradição Olímpica”; As 15 recomendações da Agenda 2020+5 e o foco em Jogos Sustentáveis e a valorização dos Esportes Virtuais; A Estrutura Estratégica do COI sobre Direitos Humanos.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais

*Eixo Filosofia Olímpica

Elementos fundamentais para a construção do trabalho de conclusão de curso. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Maria de Freitas Miragaya
  • Me. Carlos Manuel de Jesús Hernández Schäfler
  • Dr. Cesar Roberto Torres
  • Dr. Christian Rudolf Wacker
  • Ma. Clemencia Anaya Maya
  • Me. Daniel Gustavo de la Cueva
  • Me. Dante Wilfredo Steffano Soca
  • Ma. Elvira Ramini
  • Dr. Emilio Fernández Peña
  • Me. Leonardo António Cintra da Cunha
  • Dr. Luis Henrique Rolim Silva
  • Dr. Nelson Schneider Todt
  • Me. Pedro Danilo Ponciano Nuñez
  • Dr. Ricardo Vela de Britto Pereira
  • Dra. Rita Mafalda Amaral Nunes
  • Ma. Rogelia Nicté Bravo Navarro
  • Me. Tomas Emilio Bolaño Mercado

Coordenação

  • Prof. Dr. Nelson Schneider Todt  – (Brasil)

[email protected]

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre (1987), Especialista
em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Universitário LaSalle (1999), PósGraduado em Estudos Olímpicos pela International Olympic Academy – Grécia (2005), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Pós-Doutor pela Universitat Autònoma de Barcelona (2013). É Professor Titular, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO), Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Educação Física, Membro da Comissão Científica da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e Líder de Módulo do Mestrado em Estudos Olímpicos da Universidade Alemã do Esporte de Colônia. Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, Vice-Presidente do International Pierre de Coubertin Committee, Membro do Conselho Administrativo do Centro Latino-americano de Estudos Coubertinianos, Membro do Steering Committee da rede internacional de Centros de Estudos Olímpicos.

  • Prof. Me. Daniel Gustavo de la Cueva – (Argentina)

[email protected] 

Possui mestrado em Gestão e Direção Esportiva pelo Instituto Nacional de Educación Física de Lerida (1998). Professor na Universidad Blas Pascal – (Argentina) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Presidente do Comitê Pierre de Coubertin – Argentina e membro correspondente para América
Latina do International Pierre de Coubertin Committee. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Estudos Olímpicos.

 

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
30/01/2023 à 21/05/2023R$ 732,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para o período informado.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 915,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 869,25
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 846,38
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 823,50
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 805,20
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 732,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 732,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 457,50

Matrícula

O pagamento do valor da matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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