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Especialização
O curso visa formar profissionais para atuarem na área de Olimpismo, Educação Olímpica e Estudos Olímpicos, abrangendo aspectos educacionais, formativos, sociais, ecológicos e operacionais do esporte.
12 de Agosto de 2023
Inscrições até 12/08/2023
12/08/2023 a 28/05/2024
360 horas-aula
Semanalmente,
Sábados, das 8h45min às 11h30min e das 14h às 16h30min. *Por se tratar de um projeto de internacionalização, as aulas podem sofrer alterações conforme fuso-horário.
Esta formação tem como objetivo conhecer, refletir e agir sobre a realidade do esporte e do movimento Olímpico atual. A partir de um trabalho interdisciplinar, oferece aos alunos a experiência de colaborar, concretizar e se responsabilizar tanto na teoria como na prática, para uma ação enriquecedora e transformadora nos diferentes âmbitos do esporte.
Este curso opera na modalidade Online Síncrona e Assíncrona. As aulas síncronas serão realizadas ao vivo e serão gravadas e disponibilizadas durante o período da disciplina, possibilitando ao aluno rever os conteúdos estudados. Nas atividades assíncronas serão realizadas avaliações, exercícios, estudo de caso e trabalhos individuais e em grupo.
Indicado para profissionais das áreas da Educação Física, Esporte, Ciências da Educação, Ciências Humanas e Ciências Sociais.
Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 29/01/2023
Término: 12/08/2023
O curso é organizado a partir de 3 Eixos:
*Eixo História Olímpica.
Fundamentação idealista dos jogos gregos antigos relacionada ao ideal do cidadão grego; Democracia, respeito aos acordos comuns e o direito desportivo; Períodos agonísticos da Magna Grécia; Jogos Olímpicos, Jogos Pítios, Jogos Corintos e Jogos Neméicos.
*Eixo História Olímpica.
Esportes como atividades físicas informais, festivas ou utilitárias antes do renascimento dos Jogos Olímpicos; A filosofia pedagógica associada ao esporte na educação física e às diferentes escolas de ginástica; A transformação da educação física utilitária, centrada no ser humano e suas necessidades biológicas, psicológicas e sociais.
*Eixo História Olímpica.
Vida e obra de Pierre de Coubertin; Pensamentos e obras para além dos Jogos Olímpicos; Nove facetas de Pierre de Coubertin: organizador, educador, historiador, esportista, olímpico, jornalista, escritor, esteta e humanista.
*Eixo História Olímpica.
A gênese dos Jogos Olímpicos; As características de celebração religiosa e esportiva dos Jogos Olímpicos através da historiografia, arqueologia, arte e literatura clássica; As condições para o pedagogo Pierre de Coubertin gerir o renascimento dos Jogos Olímpicos e a proposição do Olimpismo.
*Eixo História Olímpica.
A celebração do Olimpismo e do evento multiesportivo mais importante da humanidade; Seus primórdios erráticos e seu desenvolvimento e crescimento constantes; A necessidade de adaptação às diferentes culturas humanas; Os Jogos de Inverno e os Jogos da Juventude; A influência em eventos continentais, regionais, nacionais, corporativos e religiosos; As ameaças e os desafios históricos e contemporâneos.
A tradição grega do Olimpismo. O Olimpismo atual e seus efeitos educacionais, pacifistas, democráticos, humanitários, culturais e ecológicos; O Olimpismo como um nexo para a compreensão dos Jogos Olímpicos e do esporte em geral como ferramenta para o desenvolvimento humano; O Olimpismo como base para a proteção da dignidade humana através do esporte; O combate ao doping, racismo, violência, abuso de atletas, entre outros
*Eixo Pedagogia Olímpica
O projeto integral de Pierre de Coubertin; Concepções Coubertinianas de Esporte e Jogos Olímpicos; Pierre de Coubertin e a ideia de internacionalismo e paz; Inclusão e não discriminação no Movimento Olímpico.
*Eixo Pedagogia Olímpica
O Movimento Olímpico como estrutura organizada e o Olimpismo como filosofia de vida que compõem juntos um fenômeno analisado pela comunicação; As dimensões esportiva, comercial, científica e produtiva do Movimento Olímpico; A ideia de legado dos Jogos Olímpicos gerida a partir da candidatura nas perspectivas da sustentabilidade social e cultural.
*Eixo Pedagogia Olímpica
A origem do código de regulamentação do Movimento Olímpico; A composição do Movimento Olímpico e seu funcionamento em relação ao Comitê Olímpico Internacional, aos Comitês Olímpicos Nacionais, às Federações Esportivas Internacionais e à Organização dos Jogos; Os princípios fundamentais que regem o Movimento Olímpico, a importância do ser humano, o significado do esporte e do Olimpismo.
*Eixo Pedagogia Olímpica
Os valores sustentadores das estruturas de regras do esporte e os valores “Ethos” do Olimpismo; O papel do esporte como um importante facilitador para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e para a conexão das pessoas com os valores olímpicos; Os quatro objetivos e respectivos princípios de trabalho do Olimpismo 365.
*Eixo Pedagogia Olímpica
Os impactos da política internacional, guerras, pandemias, corrupção, boicotes, doping, propaganda e comercialismo exacerbado, e a necessidade de um novo Olimpismo em ação, voltado às necessidades fundamentais e urgentes dos seres humanos; A Educação Olímpica e as diferentes abordagens pedagógicas dos valores Olímpicos.
*Eixo Pedagogia Olímpica
Legado Pedagógico de Pierre de Coubertin; Sistema Esportivo e Sistema Educativo; Os valores do Olimpismo e Educação Olímpica; Interpretação do Projeto dos Jogos Olímpicos e sua evolução; Olimpismo 365 como o motor por trás da Recomendação 10 da Agenda Olímpica 2020+5.
*Eixo Filosofia Olímpica
Os ideais de Pierre de Coubertin como estrutura do Movimento Olímpico e seus fundamentos consubstanciados na Carta Olímpica; As dimensões éticas do Olimpismo e as novas tendências originárias do modernismo; O poder transformador intrínseco do esporte e do Olimpismo baseado em valores.
*Eixo Filosofia Olímpica
Definição e objetivos da Filosofia Olímpica; O Olimpismo a partir da discussão crítica do Movimento Olímpico, sua herança e ideais; A conexão da literatura de filosofia da antiguidade e os ideais olímpicos; Os dilemas éticos na ótica dos enfrentamentos entre Humanismo e Comercialismo; Justiça e Poder.
*Eixo Filosofia Olímpica
A sustentabilidade do esporte; Olimpismo e Meio Ambiente; Olimpismo e sociedade; Liberdade de Expressão; Olimpismo e perspectiva de gênero; Inclusão e Transexualidade; Governança Olímpica; Doping Esportivo; Apostas; Assédio e Abuso Sexual; Pandemia; Pós-pandemia.
*Eixo Filosofia Olímpica
O esporte moderno e as práticas da juventude, os interesses comerciais e o contraste com as definições do termo esporte; As tensões que o Movimento Olímpico deve enfrentar na perspectiva do “Mudar antes que nos mudem” versus “Tradição Olímpica”; As 15 recomendações da Agenda 2020+5 e o foco em Jogos Sustentáveis e a valorização dos Esportes Virtuais; A Estrutura Estratégica do COI sobre Direitos Humanos.
*Eixo Filosofia Olímpica
Elementos fundamentais para a construção do trabalho de conclusão de curso. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Licenciado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre (1987), Especialista
em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Universitário LaSalle (1999), PósGraduado em Estudos Olímpicos pela International Olympic Academy – Grécia (2005), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Pós-Doutor pela Universitat Autònoma de Barcelona (2013). É Professor Titular, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO), Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Educação Física, Membro da Comissão Científica da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e Líder de Módulo do Mestrado em Estudos Olímpicos da Universidade Alemã do Esporte de Colônia. Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, Vice-Presidente do International Pierre de Coubertin Committee, Membro do Conselho Administrativo do Centro Latino-americano de Estudos Coubertinianos, Membro do Steering Committee da rede internacional de Centros de Estudos Olímpicos.
Possui mestrado em Gestão e Direção Esportiva pelo Instituto Nacional de Educación Física de Lerida (1998). Professor na Universidad Blas Pascal – (Argentina) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Presidente do Comitê Pierre de Coubertin – Argentina e membro correspondente para América
Latina do International Pierre de Coubertin Committee. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Estudos Olímpicos.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
30/01/2023 à 21/05/2023 | R$ 732,00 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para o período informado. |
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 915,00 |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 869,25 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 846,38 |
| Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 823,50 |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 805,20 |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 732,00 |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 732,00 |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 457,50 |
O pagamento do valor da matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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