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CURSO DE Especialização Uol Edtech

Estética e Cosmética

Gestão, negócios e procedimentos - 1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
15 de Março de 2021

Inscrições até 08/03/2021

Período
15/03/2021 a 13/12/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
segundas, terças e quartas-feiras, das 18h15min às 21h45min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O curso vai possibilitar o aprimoramento profissional na área da estética e cosmética, especificamente através de abordagens sobre tendências, inovação em produtos cosméticos e procedimentos de estética, além de discussões sobre possíveis modelos de negócio, vinculados a uma fundamentação técnica diferenciada. A formação do profissional de excelência incluirá noções de empreendedorismo para que seja capaz de atuar na totalidade do seu ambiente de trabalho, considerando todos os aspectos envolvidos em negócios de estética e cosmética com visão para identificação de oportunidades de mercado.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, ou Online. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Objetivos

  • Possibilitar uma sólida fundamentação técnica com foco inovador na área da estética e cosmética.
  • Formar profissionais de excelência a partir dos conhecimentos das tendências na área da estética e cosmética.
  • Fornecer noções de empreendedorismo para que o profissional considerando os aspectos relacionado a um negócio na área.
  • Proporcionar o conhecimento de novos nichos de mercado.
  • Apresentar abordagens interdisciplinares que reflitam em aprimoramento de networking.

Público-Alvo

Farmacêuticos, Biomédicos, Dentistas, Fisioterapeutas, Tecnólogos em Estética, Biólogos, Enfermeiros, Químicos, Engenheiros Químicos, Médicos, gestores e profissionais com experiência na área.

Perfil do Egresso

O egresso deverá possuir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar na área da estética e cosmética, com base no rigor científico e intelectual. deverá estar capacitado ao exercício das atividades referentes a procedimentos estéticos e avaliação de cosméticos visando ao bem-estar e melhora da autoestima do ser humano, bem como ao desenvolvimento das capacidades de gerenciamento e empreendedorismo em negócios da área. Além disso, deve estar apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo, preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação de modo continuado. Por fim, este profissional deve ter consciência da importância da sua área de atuação, para que possa utilizar seus conhecimentos como um agente transformador da sociedade, principalmente na promoção bem estar e saúde humana.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 08/03/2021

Disciplinas

Variações anatômicas étnicas e procedimentos injetáveis

Apresentação dos padrões de variabilidade anatômica facial, em especial da rede arterial nos níveis bi e tridimensionais. Conexão entre tais conhecimentos e a maior segurança na performance de procedimentos minimamente invasivos. Entendimento sobre potenciais efeitos adversos e conhecimento sobre posturas assertivas diante de quadros de complicação. Discussão sobre a relevância dos conhecimentos anatômicos na formação de profissionais diferenciados no mercado.

Esculpindo estrelas: como alcançar o mercado dos famosos?

Abordagem sobre campanhas estratégicas em redes sociais e alcance de públicos segmentados de alta influência. A história de trajetórias de sucesso, mercado de celebridades e projeção profissional. A contribuição da técnica e do carisma no alcance de públicos altamente seletos.

Acne: tratar para não esconder

Fundamentação da fisiopatologia da acne, protocolos apropriados, estigmas e impacto psicossocial. Mobilização de pessoas através da internet via exposição de protocolos e produtos relacionados. Reflexão sobre a metodologia de engajamento online associados a protocolos de limpeza de pele.

Hidrolifting: foco no terço superior da face

Apresentação dos desafios inseridos no rejuvenescimento da região frontal e vantagens da aplicação de bioestimuladores hiperdiluídos em comparação com abordagens conservadoras. Descrição da importância do tratamento do terço superior na composição de protocolos assertivos e diferenciação profissional. Discussão técnica como avaliação do paciente, materiais e diluições empregadas e manutenção de resultados dos procedimentos.

Toxina botulínica: de veneno a tratamento popular

Fundamentação sobre procedimentos envolvendo o uso de toxina botulínica, finalidades, mecanismos e protocolos. Reflexão acerca da consolidação do uso da toxina botulínica no mercado da estética, seus desafios e soluções. Discussão sobre identificação de oportunidades de mercado a partir da observação e pioneirismo.

Ciência e arte: a maquiagem do século XXI

Princípios da maquiagem. Produtos cosméticos utilizados em maquiagem. Técnicas de maquiagem. Auto maquiagem. Camuflagem Cosmética. Tecnologias de comunicação e informação aplicadas à maquiagem.

Visagismo: o olhar artístico na análise estética

Análise da influência das formas e cores na expressão da imagem pessoal. Uso dos conceitos do visagismo no aperfeiçoamento de consultas estéticas e desenvolvimento de produtos. Formatos de rosto, sobrancelhas, olhos, nariz, queixo e lábios. Emprego de cores nos diferentes tipos de pele. Aprimoramento do olhar profissional como estratégia de diferenciação profissional.

Biotipos cutâneos e linhas de cosméticos personalizadas

Estudo dos tipos de pele. Barreira e permeação cutânea. Formulação de cosmecêuticos. Princípios ativos empregados para hidratação cutânea, controle da oleosidade e acne, diminuição dos sinais de envelhecimento cutâneo, clareamento cutâneo, filtros solares, e antioxidantes. Nicho de mercado de produtos cométicos para diferentes tipos de pele considerando parametros como hidratação,oleosidade, pigmentação e envelhecimento.

A beleza por um fio: tratamento de alopécias

Tricologia. Alterações capilares por agentes físicos, químicos e mecânicos. Patologias capilares. Produtos cosméticos e procedimentos estéticos empregados para cuidado e tratamento capilar. Reflexão sobre potenciais nichos de mercado.

Aliados da beleza: Eletroterapia

Compreensão dos efeitos fisiológicos de protocolos relacionados à eletroterapia nos diferentes tecidos. Análise de mecanismos, técnicas de aplicação, contraindicações e cuidados associados aos recursos eletroterápicos em abordagens faciais e corporais. Contextualização entre aparelhos e possíveis produtos cosméticos associados. Utilização da eletroterapia como ferramenta de posicionamento de mercado.

Métodos personalizados e alavancagem de marca

Fundamentação sobre mecanismos fisiológicos de manobras inseridas na massoterapia estética. Análise sobre a criação de protocolos estéticos patenteáveis e o impacto dessa estratégia no posicionamento, alcance e diferencial do profissional.

Gerenciamento de hiperpigmentações cutâneas

Efeito das radiações solares na pele, fototipos, filtro solares e legislação vigente para fotoproteção. Tipos de hiperpigmentações. Produtos cosméticos e procedimentos estéticos empregados no tratamento Hiperpigmentações.

Do barbeiro à harmonização: o homem vaidoso

Caracterização do mercado da estética masculina, principais expectativas e particularidades. Fundamentação das métricas aplicadas na análise da face masculina (angulações e proeminências). Discussão sobre procedimentos e produtos mais frequentemente direcionados ao público masculino. Protocolos masculinos relacionados especificamente à harmonização facial.

Mercado de cursos, treinamentos e certificações

Apresentação de requisitos relevantes na inserção do profissional no mercado da docência em estética e cosmética. Análise do mercado, plataformas de ensino, ferramentas de divulgação, bases para construção de material didático, requisitos legais, certificações e perfil profissional.

Nutricosméticos: a beleza que vem de dentro

Conceito e aplicação de nutricosméticos. Aspectos nutricionais relacionados aos cuidados com a saúde e o bem-estar. O processo criativo de produtos, tendências e marcas na área da suplementação. Discussão sobre expectativas de negócios e perspectivas de mercado para o futuro.

Nanotecnologia e skincare

Nanotecnologia, diferentes tipos de nanoparticulas (nanopartículas lipídicas sólidas, nanopartículas poliméricas, nanoemulsões e lipossomas). Emprego e vantagens na utilização em produtos cosméticos. Exemplos de tipos de produtos cosméticos, emprego e eficácia.

Máscaras, perfumes e bem-estar

Autocuidado, tipos e a aplicação de máscaras faciais em skincare. Perfumaria e composição de fragrâncias; o efeito de notas olfativas na memória; tendência de mercado e a ligação de fragrâncias e bem-estar.

Espaços físicos e novos formatos híbridos e virtuais

Análise da contribuição do ambiente físico e virtual do profissional na comunicação com o cliente (transmissão de carisma, empatia e segurança). Inclusão de elementos sensoriais nos espaços profissionais. Planejamento de ambientes de atendimento para diferentes nichos da estética e cosmética e suas possíveis adaptações sazonais.

Gestão e Marketing em Estética e Cosmética

Fundamentação de branding e marca. Tipos de marcas. Brand equity. Construção de valor a partir do design na área de estética e cosmética. Gestão de Marcas/Branding. Gestão de dados. Identidade e Arquitetura de marca. O mercado de cosméticos e procedimentos estéticos. Posicionamento de produtos cosméticos e serviços de estética no mercado.

Oficina de estética e cosmética

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Lígia Bender
  • Ma. Bianca Carvalho
  • Dra. Cibele Vieira Figueira
  • Dra. Denise Soledade Jornada
  • Dr. Denizar Alberto da Silva Melo
  • Me. Emerson Soldateli Boschi
  • Dr. Gustavo de Campos Dieamant
  • Dr. Jerônimo Pietrobon Martins
  • Dra. Mara Regina Knorst
  • Dra. Renata Platcheck Raffin
  • Ma. Roberta Passo Palazzo
  • Me. Rud Varela
  • Dr. Samuel Greggio
  • Dra. Temis Weber Furlanetto Corte
  • Ma. Vitória Hana Müller Mottin
  • Ma. Walquiria Souza Nunes

Coordenação

  • Profa Dra. Temis Weber Furlanetto Corte
  • [email protected]
    Possui graduação em Faculdade de Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), graduação em Faculdade de Farmácia com habilitação de Farmacêutico-Bioquímico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica, com especial interesse no desenvolvimento de cosméticos e medicamentos.

 

  • Profa Ma. Roberta Passos Palazzo
  • [email protected]
    Biomédica com habilitação em Patologia Clínica pela Universidade Feevale (2007), mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), Especialista em Biomedicina Estética pela Associação Brasileira de Biomedicina (2012) e Doutoranda em Ciências Biológicas: Farmacologia e Terapêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza atendimentos estéticos em Porto Alegre, ministra cursos de capacitação e módulos de pós-graduação em estética e atua como professora assistente na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na Universidade Estácio de Sá.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Desconto para matrículas antecipadas*
Até 31/12/2020R$ 582,67
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para a data informada.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 728,33
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 640,93
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 655,50
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 509,83
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 619,08
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 582,67

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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