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CURSO DE Especialização Uol Edtech

Experiências e eventos

Engajamento, conectividade e alto impacto - 1ª Edição

Área do Curso
Comunicação
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
19 de Março de 2021

Inscrições até 12/03/2021

Período
19/03/2021 a 03/12/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 17h15min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O curso capacita profissionais para a criação, o desenvolvimento e a produção de experiências e eventos, a partir de uma visão integral dos desafios e tendências destas áreas. Os estudantes conhecerão processos de gestão e operacionalização e as melhores práticas nacionais e internacionais. Também terão acesso a formatos inovadores em eventos e experiências, que propiciam aos públicos vivências únicas, marcantes e de alto impacto.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, ou online. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Objetivos

  • Capacitar os estudantes nos processos mais modernos de gestão e operacionalização de experiências e eventos, atendendo às exigências do mercado.
  • Estimular o desenvolvimento de experiências e eventos inovadores, a partir de novos formatos e da utilização de recursos sensoriais, digitais e audiovisuais.
  • Compartilhar iniciativas e projetos de excelência que inspirem os estudantes a promoverem experiências e eventos de alto impacto.
  • Evidenciar as contribuições da comunicação e do marketing para a fidelização e captação de públicos para eventos e experiências.
  • Fomentar nos estudantes o desenvolvimento de uma visão crítica e empreendedora nestas áreas.

Público-Alvo

Profissionais graduados em áreas diversas que atuam ou desejam atuar com gestão e produção de experiências e eventos – oportunidade mais incidente em áreas como Relações Públicas, Turismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Cultural, Marketing, Hotelaria, Administração, Economia, Engenharia de Produção. Profissionais que atuam em organizações públicas, privadas e do terceiro setor envolvidos nos processos de produção de eventos e de experiências. Empreendedores, empresários e consultores nestas áreas. Demais interessados nas temáticas.

Perfil do Egresso

Atuar na criação, gestão e produção de eventos e experiências, em organizações públicas, privadas e no terceiro setor; liderar ou compor equipes em iniciativas dessa natureza focadas em alta performance; promover projetos com o uso expressivo de recursos tecnológicos; desenvolver experiências e eventos sustentáveis, inclusivos e de alto impacto; planejar e executar eventos e experiências presenciais, híbridas ou virtuais inovadoras.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 12/03/2021

Disciplinas

Planejamento

Tipos de eventos e experiências. Processos e etapas de planejamento. Estratégias e soluções que atendam aos objetivos do promotor. Expectativas dos públicos. Previsão de recursos e disponibilidade orçamentária. Metodologias de planejamento. Ferramentas e recursos capazes de auxiliar o planejamento, a execução e a avaliação de resultados.

Inteligência emocional e resiliência na gestão de equipes

Competências e habilidades para liderar a produção de eventos e experiências. Gestão e relacionamento com equipes de trabalho. Inteligência emocional e resiliência para a condução dos processos e para as tomadas de decisão. Perfil de negociação do produtor de eventos e experiências.

Alta performance em logística e na contratação de serviços

Características de logística aplicada a eventos e experiências. Partilha de práticas de excelência em aspectos como transporte, montagem e desmontagem de estruturas, alocação de equipamentos, alimentação, segurança e treinamento de equipes. Atualização sobre protocolos sanitários. Caminhos para a gestão eficiente na contratação de serviços. Alternativas tecnológicas que potencializem a otimização de recursos, o controle de qualidade e a satisfação dos públicos.

Finanças: gestão orçamentária e retorno do investimento

Planejamento financeiro. Alternativas e desafios na captação de recursos. Gestão orçamentária. Conceito de Return On Investment (ROI) e aplicação no contexto de experiências e eventos. Indicadores de desempenho e métricas relevantes para a avaliação do investimento. Dinâmicas de mensuração de resultados como processos fundamentais para a redefinição de estratégias.

Prevenção de riscos e gestão de crises

Riscos, eventos críticos e crises como elementos inerentes à natureza dos eventos. A importância do mapeamento de riscos e da definição de medidas educativas e de contenção. Planejamento para a adequada gestão de eventos críticos e de crises. Monitoramento e diálogo enquanto estratégias constantes. Impactos das mídias sociais na visibilidade de acontecimentos e dinâmicas de interação e formação das percepções. Aprendizagens pós-crise.

Transformações dos eventos e caminhos para empreender

Panorama do setor de eventos no Brasil. Perspectivas pós-pandemia e principais transformações. A aceleração exponencial de eventos híbridos e virtuais, bem como seus desafios e potencialidades. As novas expectativas e demandas dos públicos. Aprendizados a partir do cenário internacional. Oportunidades para empreender e intraempreender. Abordagens metodológicas para a modelagem de negócios inovadores, no fomento a alternativas disruptivas.

Divulgação, venda e experiência omnichannel

Comunicação e marketing na perspectiva do relacionamento e como vetor de captação e fidelização. Estratégias para potencializar as vendas, diante novos hábitos de consumo. Conhecimento de premissas, processos e metodologias para a definição e implementação de estratégias comunicacionais de excelência. O pensamento omnichannel como condição para uma experiência completa e as potencialidades das mídias sociais. Importância da produção de conteúdo qualificado. Possibilidades e tendências em contextos altamente tecnológicos.

Storytelling, encantamento e conexão emocional

Satisfação para além da dimensão racional e de elementos tangíveis. Criação de narrativas empáticas, capazes de encantar e envolver emocionalmente os públicos. Storytelling, possibilidades de aplicação ao universo de eventos e experiências. Conceitos de transmídia-storytelling, branding-storytelling e business-storytelling. Exemplos inspiradores. A necessidade de conhecer o repertório dos participantes e o que caracterizam como valor. Importância dos detalhes para a consistência das estratégias.

Do Woodstock à Copa: quando a marca supera a programação

Conceitos de branding, como posicionamento e brand equity, em busca de diferenciais competitivos. Propósito como elemento protagonista do DNA de eventos e de experiências. A era das causas e suas contribuições para projetos mais coerentes e que dialoguem com as expectativas dos públicos. Desenvolvimento de eventos e experiências desejadas, que inspiram e despertam vínculos afetivos. Desafios contemporâneos para a construção de reputações sólidas e marcas fortes.

Personalização de experiências: DS, IA e outras tecnologias

Introdução aos conceitos de data science e inteligência artificial. Compreensão sobre o processo analítico, tendências de comportamento e expectativas dos públicos. Produção de informações para o planejamento de eventos e o desenvolvimento de experiências customizadas, exclusivas e de alto impacto. Personalização de experiências. Exemplos práticos de benefícios da utilização desses recursos.

Design de jornadas

Mapeamento de todos os pontos de contato com os públicos, do lançamento ao pós-evento, de modo a visualizar integralmente a experiência dos participantes. A contribuição de pesquisas e processos sistemáticos de escuta para a eficiência da metodologia. Identificação das dores, dos afetos e de outros sentimentos despertados nas pessoas ao longo da jornada. Fragilidades recorrentes no relacionamento com os públicos. Apresentação de eventos que demonstrem consistência nas interações.

Desenvolvendo redes de seguidores e fandoms

Relacionamentos pautados pela admiração, pela confiança e pela empatia. Novos sentidos de proximidade a partir das mídias sociais e pelo uso do infotenimento. Características e exemplos de eventos e experiências que despertam empatia e fidelização pelo conteúdo produzido e pelo envolvimento de celebridades. Reflexão sobre o papel dos fãs e fandons como agentes de comunicação e promotores de engajamento.

Ativação de marcas e brand experience

Eventos e experiências como oportunidades para as marcas se conectarem emocionalmente com os públicos. Processo de seleção e captação de marcas aderentes com o propósito de um evento. Experiências criativas e sensoriais inesquecíveis, alinhadas às diretrizes de branding. Alternativas imersivas, altamente tecnológicas, a partir de realidade virtual, realidade aumentada e hiper-realidade. Inspirações em eventos nacionais e internacionais.

Como inovar e surpreender em encontros híbridos e virtuais?

Ascensão de experiências e eventos híbridos e virtuais e aprendizados pós-pandemia. A forte concorrência e disputa por atenção nas ambiências digitais. Vantagens e desvantagens no comparativo com encontros presenciais. Desafios de engajamento e na proposição de formatos atrativos. Plataformas e serviços de transmissão e suas características. Dinâmicas e recursos para interagir com os públicos. Especificidades das estratégias de comunicação em projetos dessa modalidade. Apresentação de cases de sucesso.

Design de experiência, cocriação e gamefication

Desenho de experiências memoráveis. Contribuições do design para tornar a jornada dos públicos mais significativa, prazerosa e fluida. Aproximações do design de experiência com a metodologia design thinking e com o mapeamento da jornada do participante. O papel central das pessoas na construção das soluções, a partir da cocriação e da colaboração. A importância de prototipar e testar. Implementação de técnicas de gamefication para qualificar a experiência dos públicos.

Recursos tecnológicos: VR, AR e hiper-realidade

Compreensão sobre como os recursos tecnológicos são vetores de inovação no setor de eventos. Experiências de alto impacto a partir do uso de alternativas como aplicativos, reconhecimento facial, realidade virtual, realidade aumentada, hiper-realidade, projeções mapeadas e sensoriais. Exemplos de iniciativas inspiradoras realizadas no Brasil e no exterior. Perspectivas de avanços tecnológicos e aplicabilidade em eventos e experiências.

Compromisso com a sustentabilidade como diferencial

Conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa. A centralidade das dimensões social e ambiental. Tipos de organização e o grau de impacto socioambiental (ONGs, negócios sociais, negócios com propósito, empresas tradicionais). Diagnóstico para gestão da sustentabilidade, GRI, certificações por segmento e avaliação de impacto B. Direcionadores de sustentabilidade em empresas. Perfil de empresas sustentáveis.

Diversidade e inclusão

Entendimento dos conceitos diversidade e inclusão. Interfaces com eventos e inovação. Políticas e práticas capazes de tornar os eventos inclusivos e acessíveis, da composição das equipes aos públicos atendidos. Normas técnicas e aspectos legais e éticos. A sensibilidade, o respeito e a empatia como premissas. Avanços recentes e desafios que persistem. Mercados emergentes, transformações e oportunidades.

Criatividade em recursos sensoriais, digitais e audiovisuais

A experiência como diferencial de participação. Processos criativos e geração de ideias disruptivas direcionadas à experiência. Abordagens emergentes e linguagens em recursos sensoriais, digitais e audiovisuais, ao longo de toda a jornada do participante. Impactos na experiência dos públicos e na lembrança de um evento. Apropriação de recursos tecnológicos como motores de experiência. Apresentação de projetos inspiradores no cenário nacional e internacional. Tendências e fontes para atualização constante.

Learn by doing: pesquisa e prototipação

Perfil do produtor de eventos e de experiências. O aprendizado resultante da prática. Repertório amplo e qualificado, atualização constante e capacidade crítica como características desse profissional.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Luísa Baseggio
  • Dr. André Fagundes Pase
  • Dr. Andréia Denise Mallmann
  • Ma. Cláudia Bromirsky Trindade
  • Me. Denise Pagnussatt
  • Dr. Diego Wander Santos da Silva
  • Dra. Gabriela Birnfeld Kurtz
  • Dra. Karen Sica da Cunha
  • Me. Kim Gesswein Silva
  • Ma. Loraine Alessandra Bothomé Muller
  • Dra. Maira de Cássia Petrini
  • Me. Maurício Schaidhauer
  • Dra. Paula Regina Puhl
  • Me. Rafael Disconzi Rodrigues
  • Dr. Rafael Prikladnicki
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Dra. Silvana Maria Sandini
  • Dr. Vinícius Mano

Coordenação

  • Prof. Dr. Diego Wander da Silva
  • [email protected]
    Professor na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Mediações e Representações Culturais e Políticas, e mestre em Comunicação Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da PUCRS, na linha de pesquisa Práticas profissionais e processos sociopolíticos nas mídias e na comunicação das organizações. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas (PUCRS). Pesquisa as estratégias de invisibilidade nas mídias sociais no contexto da comunicação organizacional digital das organizações.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Desconto para matrículas antecipadas*
Até 31/12/2020R$ 500,33
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para a data informada.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 625,42
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 550,37
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 562,88
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 437,79
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 531,60
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 500,33

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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