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Especialização

Experiências Digitais: gestão, produção e engajamento

1ª Edição 360 h/aula

No curso Experiências Digitais: Gestão, Produção e Engajamento da PUCRS profissionais serão capacitados para planejar e executar eventos e experiências sustentáveis, imersivas e de alto impacto, de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais.

Área do Curso
Comunicação
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
23/05/2021 a 30/04/2022
Turno
Manhã, Noite

Início

23 de Maio de 2021

Inscrições até 23/05/2021

Período

23/05/2021 a 30/04/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 17h15min.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o PUCRS Online

O PUCRS Online é resultado da união entre a solidez acadêmica de uma das melhores Universidades privadas do Brasil e o UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação no país. A parceria viabilizou um modelo pioneiro de educação continuada no Brasil que combina a excelência da proposta de ensino da Universidade com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação.

Metodologia

As disciplinas do curso são ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina. Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.

O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade.

Modalidades

Na modalidade PRESENCIAL o aluno terá aulas com professores reconhecidos na academia e no mercado, e também professores de referência nacional e internacional.

Além disto, o aluno terá acesso a um Campus completo, onde todos os dias são criadas soluções e inovações para a vida das pessoas, com impacto nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica, da saúde e tantas outras.

Tudo isso aliado a uma plataforma virtual, que ficará a disposição do aluno caso queira assistir a aula de forma online, onde quiser. O aluno opta se quer assistir a aula presencialmente no Campus, ou de forma online.

Na modalidade ONLINE o aluno visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Sobre o Curso

O curso capacita profissionais para a criação, o desenvolvimento e a produção de experiências digitais, a partir de uma visão integral dos desafios e tendências destas áreas. Os estudantes conhecerão processos de gestão e operacionalização e as melhores práticas nacionais e internacionais. Também terão acesso a formatos inovadores em eventos e experiências, que propiciam aos públicos vivências únicas, marcantes e de alto impacto.

Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.

Objetivos

  • Capacitar os estudantes nos processos mais modernos de gestão e operacionalização de experiências e eventos, atendendo às exigências do mercado.
  • Estimular o desenvolvimento de experiências e eventos inovadores, a partir de novos formatos e da utilização de recursos sensoriais, digitais e audiovisuais.
  • Compartilhar iniciativas e projetos de excelência que inspirem os estudantes a promoverem experiências e eventos de alto impacto.
  • Evidenciar as contribuições da comunicação e do marketing para a fidelização e captação de públicos para eventos e experiências.
  • Fomentar nos estudantes o desenvolvimento de uma visão crítica e empreendedora nestas áreas.

Público-Alvo

Profissionais graduados em áreas diversas que atuam ou desejam atuar com gestão e produção de experiências e eventos – oportunidade mais incidente em áreas como Relações Públicas, Turismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Cultural, Marketing, Hotelaria, Administração, Economia, Engenharia de Produção. Profissionais que atuam em organizações públicas, privadas e do terceiro setor envolvidos nos processos de produção de eventos e de experiências. Empreendedores, empresários e consultores nestas áreas. Demais interessados nas temáticas.

Perfil do Egresso

Atuar na criação, gestão e produção de eventos e experiências, em organizações públicas, privadas e no terceiro setor; liderar ou compor equipes em iniciativas dessa natureza focadas em alta performance; promover projetos com o uso expressivo de recursos tecnológicos; desenvolver experiências e eventos sustentáveis, inclusivos e de alto impacto; planejar e executar eventos e experiências presenciais, híbridas ou virtuais inovadoras.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •   Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •  Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 23/05/2021

Disciplinas

Planejamento

Tipos de eventos e experiências. Processos e etapas de planejamento. Estratégias e soluções que atendam aos objetivos do promotor. Expectativas dos públicos. Previsão de recursos e disponibilidade orçamentária. Metodologias de planejamento. Ferramentas e recursos capazes de auxiliar o planejamento, a execução e a avaliação de resultados.

Inteligência emocional e resiliência na gestão de equipes

Competências e habilidades para liderar a produção de eventos e experiências. Gestão e relacionamento com equipes de trabalho. Inteligência emocional e resiliência para a condução dos processos e para as tomadas de decisão. Perfil de negociação do produtor de eventos e experiências.

Alta performance na produção e na contratação de serviços

Cuidados e recomendações na produção de eventos e experiências presenciais, híbridas e virtuais. Partilha de práticas de excelência. Atualização sobre protocolos sanitários. Caminhos para a gestão eficiente na contratação de serviços.
Alternativas tecnológicas que podem potencializar a otimização de recursos, o controle de qualidade e a satisfação dos públicos.

Finanças: gestão orçamentária e retorno do investimento

Planejamento financeiro. Alternativas e desafios na captação de recursos. Estratégias para monetizar eventos digitais e híbridos. Gestão orçamentária. Conceito de Return On Investment (ROI) e aplicação no contexto de experiências e eventos. Indicadores de desempenho e métricas relevantes para a avaliação do investimento.

Prevenção de riscos e gestão de crises

Riscos, eventos críticos e crises como elementos inerentes à natureza dos eventos. A importância do mapeamento de riscos e da definição de medidas educativas e de contenção. Planejamento para a adequada gestão de eventos críticos e de crises. Monitoramento e diálogo enquanto estratégias constantes. Impactos das mídias sociais na visibilidade de acontecimentos e dinâmicas de interação e formação das percepções. Aprendizagens pós-crise.

Transformações dos eventos e caminhos para empreender

Panorama do setor de eventos no Brasil. Perspectivas pós-pandemia e principais transformações. A aceleração exponencial de eventos híbridos e virtuais, bem como seus desafios e potencialidades. As novas expectativas e demandas dos públicos. Aprendizados a partir do cenário internacional. Oportunidades para empreender e intraempreender. Abordagens metodológicas para a modelagem de negócios inovadores, no fomento a alternativas disruptivas.

Divulgação, venda e experiência omnichannel

Comunicação e marketing na perspectiva do relacionamento e como vetor de captação e fidelização. Estratégias para potencializar as vendas, diante novos hábitos de consumo. Conhecimento de premissas, processos e metodologias para a definição e implementação de estratégias comunicacionais de excelência. O pensamento omnichannel como condição para uma experiência completa e as potencialidades das mídias sociais. Importância da produção de conteúdo qualificado. Possibilidades e tendências em contextos altamente tecnológicos.

Storytelling, encantamento e conexão emocional

Satisfação para além da dimensão racional e de elementos tangíveis. Criação de narrativas empáticas, capazes de encantar e envolver emocionalmente os públicos. Storytelling, possibilidades de aplicação ao universo de eventos e experiências. Conceitos de transmídia-storytelling, branding-storytelling e business-storytelling. Exemplos inspiradores. A necessidade de conhecer o repertório dos participantes e o que caracterizam como valor. Importância dos detalhes para a consistência das estratégias.

Do Woodstock à Copa: quando a marca supera a programação

Conceitos de branding, como posicionamento e brand equity, em busca de diferenciais competitivos. Propósito como elemento protagonista do DNA de eventos e de experiências. A era das causas e suas contribuições para projetos mais coerentes e que dialoguem com as expectativas dos públicos. Desenvolvimento de eventos e experiências desejadas, que inspiram e despertam vínculos afetivos. Desafios contemporâneos para a construção de reputações sólidas e marcas fortes.

Personalização de experiências: DS, IA e outras tecnologias

Introdução aos conceitos de data science e inteligência artificial. Compreensão sobre o processo analítico, tendências de comportamento e expectativas dos públicos. Produção de informações para o planejamento de eventos e o desenvolvimento de experiências customizadas, exclusivas e de alto impacto. Personalização de experiências. Exemplos práticos de benefícios da utilização desses recursos.

Design de jornadas

Mapeamento de todos os pontos de contato com os públicos, de modo a visualizar integralmente a experiência dos participantes. A contribuição de pesquisas e processos sistemáticos de escuta para a eficiência da metodologia. Identificação dos sentimentos despertados nas pessoas ao longo da jornada. Desafios de engajamento em experiências online e híbridas. Fragilidades recorrentes no relacionamento com os públicos. Apresentação de eventos que demonstrem consistência nas interações.

Desenvolvendo redes de seguidores e fandoms

Relacionamentos pautados pela admiração, pela confiança e pela empatia. Novos sentidos de proximidade a partir das mídias sociais e pelo uso do infotenimento. Características e exemplos de eventos e experiências que despertam empatia e fidelização pelo conteúdo produzido e pelo envolvimento de celebridades. Reflexão sobre o papel dos fãs e fandons como agentes de comunicação e promotores de engajamento.

Ativação de marcas e brand experience

Eventos e experiências como oportunidades para as marcas se conectarem emocionalmente com os públicos. Processo de seleção e captação de marcas aderentes com o propósito de um evento. Experiências criativas e sensoriais inesquecíveis, alinhadas às diretrizes de branding. Alternativas imersivas, altamente tecnológicas, a partir de realidade virtual, realidade aumentada e hiper-realidade. Inspirações em eventos nacionais e internacionais.

Como inovar e surpreender em encontros híbridos e virtuais?

Ascensão de experiências e eventos híbridos e virtuais e aprendizados pós-pandemia. A forte concorrência e disputa por atenção nas ambiências digitais. Vantagens e desvantagens no comparativo com encontros presenciais. Desafios de engajamento e na proposição de formatos atrativos. Plataformas e serviços de transmissão e suas características. Dinâmicas e recursos para interagir com os públicos. Especificidades das estratégias de comunicação em projetos dessa modalidade. Apresentação de cases de sucesso.

Design de experiência, cocriação e gamefication

Desenho de experiências memoráveis. Contribuições do design para tornar a jornada dos públicos mais significativa, prazerosa e fluida. Aproximações do design de experiência com a metodologia design thinking e com o mapeamento da jornada do participante. O papel central das pessoas na construção das soluções, a partir da cocriação e da colaboração. A importância de prototipar e testar. Implementação de técnicas de gamefication para qualificar a experiência dos públicos.

Recursos tecnológicos: VR, AR e hiper-realidade

Compreensão sobre como os recursos tecnológicos são vetores de inovação no setor de eventos. Experiências de alto impacto a partir do uso de alternativas como aplicativos, reconhecimento facial, realidade virtual, realidade aumentada, hiper-realidade, projeções mapeadas e sensoriais. Exemplos de iniciativas inspiradoras realizadas no Brasil e no exterior. Perspectivas de avanços tecnológicos e aplicabilidade em eventos e experiências.

Compromisso com a sustentabilidade como diferencial

Conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa. A centralidade das dimensões social e ambiental. Tipos de organização e o grau de impacto socioambiental. Diagnóstico para gestão da sustentabilidade, GRI, certificações por segmento e avaliação de impacto B. Direcionadores de sustentabilidade em empresas. Perfil de empresas sustentáveis e desafios em contextos altamente digitais.

Diversidade e inclusão

Entendimento dos conceitos diversidade e inclusão. Interfaces com eventos e inovação. Políticas e práticas capazes de tornar os eventos inclusivos e acessíveis, da composição das equipes aos públicos atendidos. Normas técnicas e aspectos legais e éticos. A sensibilidade, o respeito e a empatia como premissas. Avanços recentes e desafios que persistem. Mercados emergentes, transformações e oportunidades.

Criatividade em recursos sensoriais, digitais e audiovisuais

A experiência como diferencial de participação. Processos criativos e geração de ideias disruptivas direcionadas à experiência. Abordagens emergentes e linguagens em recursos sensoriais, digitais e audiovisuais, ao longo de toda a jornada do participante. Impactos na experiência dos públicos e na lembrança de um evento. Apropriação de recursos tecnológicos como motores de experiência. Apresentação de projetos inspiradores no cenário nacional e internacional. Tendências e fontes para atualização constante.

Learn by doing: pesquisa e prototipação

Perfil do produtor de eventos e de experiências. O aprendizado resultante da prática. Repertório amplo e qualificado, atualização constante e capacidade crítica como características desse profissional.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Luísa Baseggio
  • Dr. André Fagundes Pase
  • Dr. Andréia Denise Mallmann
  • Ma. Cláudia Bromirsky Trindade
  • Me. Denise Pagnussatt
  • Dr. Diego Wander Santos da Silva
  • Dra. Gabriela Birnfeld Kurtz
  • Dra. Karen Sica da Cunha
  • Me. Kim Gesswein Silva
  • Ma. Loraine Alessandra Bothomé Muller
  • Dra. Maira de Cássia Petrini
  • Me. Maurício Schaidhauer
  • Dra. Paula Regina Puhl
  • Me. Rafael Disconzi Rodrigues
  • Dr. Rafael Prikladnicki
  •  Ma. Renata de Rezende Lovera Tomasi
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Dra. Silvana Maria Sandini
  • Dr. Vinícius Mano

Coordenação

  • Prof. Dr. Diego Wander da Silva
  • [email protected]
    Professor na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Mediações e Representações Culturais e Políticas, e mestre em Comunicação Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da PUCRS, na linha de pesquisa Práticas profissionais e processos sociopolíticos nas mídias e na comunicação das organizações. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas (PUCRS). Pesquisa as estratégias de invisibilidade nas mídias sociais no contexto da comunicação organizacional digital das organizações.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 409,50
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 360,36
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 368,55
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 286,65
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 348,08
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 327,60

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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PUCRS online

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Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



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