Encontre seu curso
Especialização
O curso de Fashion Trends: Comportamento e Produção de Conteúdo visa novas tendências, compreendendo a moda como negócio e sua responsabilidade no consumo. Para isso, abrange novos comportamentos, tecnologias, inovação, negócios e produção de conteúdos relevantes e engajados com a audiência, temas contemporâneos que geram sinergia entre comunidades de consumidores e marcas, sejam elas já consolidadas no mercado ou novos negócios que surgem das inovações e dos anseios dos clientes.
19 de Agosto de 2022
Inscrições até 31/03/2022
19/08/2022 a 08/04/2023
360 horas-aula
Semanalmente,
Sextas das 18h15 às 22h30min e Sábados das 8h às 12h15min
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!
Conhecer os propósitos e caminhos da indústria da moda exige um olhar crítico e criativo para entender o negócio e sua responsabilidade no consumo. Se você é um profissional que sonha em atuar neste mercado ou quer estar por dentro dos temas contemporâneos que geram sinergia entre comunidades de consumidores e marcas, sejam elas já consolidadas no mercado ou novos negócios que surgem das inovações e dos anseios dos clientes, este é o seu curso.
Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. O plano do curso e das aulas e demais atividades serão disponibilizadas via plataforma Moodle PUCRS, na qual todos os alunos matriculados terão acesso e estarão vinculados na turma de seu curso.
Profissionais com formação nas áreas de Comunicação (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas), Design, Produção Audiovisual, Moda, Administração, Marketing, Comércio Exterior, influenciadores digitais, bem como pessoas com curso superior que operam ou pretendem atuar no mercado de moda.
Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
RG Civil (para brasileiros);
Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
RNE (para alunos estrangeiros).
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 30/03/2022
Entendimento dos aspectos culturais da moda enquanto fenômeno social, econômico e político. Identidade dos sujeitos e pertencimento. Criatividade e geração de ideias em moda, abordando indústria criativa, novos modelos de negócios e produtos/serviços inovadores. Seminários/Estudos de casos/Exercícios.
Compreensão do consumidor de moda. A relação entre consumo e emoção. A era do cliente e a personalização da experiência em moda. Personas e design de jornadas.
Estudo das tendências ambientais e comportamentais para sua utilização como base para decisões mercadológicas. Fundamentação para a pesquisa de tendências.
Constituição do conteúdo como diferencial de marca e a importância da produção de conteúdo qualificado nos diferentes meios de comunicação. Elementos teórico-práticos para a construção de identidades projetadas para cada canal e plataforma. Desenvolvimento de textos, vídeos e imagens para os meios de comunicação. Fashion Journalism. Influenciadores de moda. Seminários/Estudos de casos.
Fundamentação do mercado de moda e da construção de marcas neste contexto. O gerenciamento e a comunicação de marcas de moda. Processos de ativação de marca e brand experience. Marcas e o mapeamento dos pontos de contato com o cliente. Estratégias omnichannel e multicanal e potencialidades das mídias digitais. E-commerce de moda. Decisões estratégicas e criativas no mercado da moda e noções de empreendedorismo em moda. Discussão de marcas e lovemarks.
Investigação sobre o consumo e o mercado de moda. Introdução às estratégias de marketing na moda. Análise de concorrência. Marketing de conteúdo. Marketing de relacionamento. Marketing de influência. Pesquisa e controle em marcas e mercado. Métricas, mensuração e monitoramento de resultados. Possibilidades de monetização.
Reflexão sobre a responsabilidade das marcas de moda frente aos problemas sociais e ambientais. Negócios de moda que nascem a partir de causas. Criação de valor. Propósito de marca como fator de engajamento do consumidor de moda. Princípios ESG e tendências no mercado de moda.
Compreensão das novas tecnologias aplicadas ao mercado da moda. Tecnologias vestíveis. Perspectivas de avanços tecnológicos e aplicabilidade no setor da moda. Apropriação de recursos tecnológicos para gerar experiências – RV e RA. Personalização de experiências customizadas em moda. Seminários/Estudos de casos.
Ampliação da experiência com a moda em atividades imersivas, realizadas com parceiros do curso (empresas de moda locais e nacionais, institutos de pesquisa e/ou coletivos de moda), e/ou eventos de moda.
Intersecção da moda com outros contextos. Presença da moda no universo dos jogos. Oportunidades mercadológicas.
Experimentação prática de identificação de tendências em moda. Aprofundamento de saberes por meio de exercício de pesquisa sobre tendências ambientais e comportamentais para uma empresa do mercado de moda e/ou cenário.
Planejamento de comunicação e construção da relevância no discurso das marcas de moda. Moda, conceito de imagem, direcionamento visual e consumo. Styling e criação de imagem de marca de moda. Editoriais, campanhas e lookbooks.
Construção de histórias e o storytelling como formas de envolvimento. Apresentação do conceito de storytelling e narrativas transmidiáticas (Transmidia-storytelling, Branding-storytelling e Business-storytelling).
Formatos variados de produção de conteúdo. Apresentação do cenário da cultura digital, os conceitos de redes sociais e mídias digitais. Planejamento estratégico de comunicação para redes sociais e mídias digitais – visão, estratégia, propósito, orientação e adaptação.
Caracterização e fundamentos da linguagem audiovisual para diferentes meios. Estudo dos conceitos, da linguagem e da técnica fotográfica para promoção de moda. Produção de fashion film.
Ampliação da experiência com a moda em atividades imersivas, realizadas com parceiros do curso (empresas de moda locais e nacionais, institutos de pesquisa e/ou coletivos de moda) e eventos de moda.
Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de Curso (projetos em moda). Processo de orientação para preparação do projeto final. Oficina de projetos e metodologias.
Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 980,00 |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 931,00 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 906,50 |
| Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 882,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 862,40 |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 784,00 |
30% ESTUDANTES COM FAIXA ETÁRIA A PARTIR 60 ANOS | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 784,00 |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 490,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.