Pós-graduação em Fashion Trends: Comportamento e Produção de Conteúdo - PUCRS

Especialização

Fashion Trends: Comportamento e Produção de Conteúdo

1ª Edição 360 h/aula

O curso de Fashion Trends: Comportamento e Produção de Conteúdo visa novas tendências, compreendendo a moda como negócio e sua responsabilidade no consumo. Para isso, abrange novos comportamentos, tecnologias, inovação, negócios e produção de conteúdos relevantes e engajados com a audiência, temas contemporâneos que geram sinergia entre comunidades de consumidores e marcas, sejam elas já consolidadas no mercado ou novos negócios que surgem das inovações e dos anseios dos clientes.

Área do Curso
Comunicação e Marketing
Modalidade
Online
Período do curso
Período
19/08/2022 a 08/04/2023
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

19 de Agosto de 2022

Inscrições até 31/03/2022

Período

19/08/2022 a 08/04/2023

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Sextas das 18h15 às 22h30min e Sábados das 8h às 12h15min

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

Conhecer os propósitos e caminhos da indústria da moda exige um olhar crítico e criativo para entender o negócio e sua responsabilidade no consumo. Se você é um profissional que sonha em atuar neste mercado ou quer estar por dentro dos temas contemporâneos que geram sinergia entre comunidades de consumidores e marcas, sejam elas já consolidadas no mercado ou novos negócios que surgem das inovações e dos anseios dos clientes, este é o seu curso.  

Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. O plano do curso e das aulas e demais atividades serão disponibilizadas via plataforma Moodle PUCRS, na qual todos os alunos matriculados terão acesso e estarão vinculados na turma de seu curso.

Para quem é esse curso

Profissionais com formação nas áreas de Comunicação (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas), Design, Produção Audiovisual, Moda, Administração, Marketing, Comércio Exterior, influenciadores digitais, bem como pessoas com curso superior que operam ou pretendem atuar no mercado de moda.  

O que você vai aprender

  • Atuar na identificação de comportamentos de consumo e novas oportunidades no mercado da moda 
  • Agir criativa e estrategicamente dentro deste mercado 
  • Produzir conteúdos de moda, potencializando as estratégias de relevância e relacionamento com os públicos de interesse das empresas e marcas de moda. 

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Selo de uma das melhores escolas de Comunicação do Brasil; 
  • Professores(as) qualificados(as) e com experiências de mercado; 
  • Conteúdos inovadores, como Games e Moda e tecnologias imersivas e conectivas aplicadas ao mercado e experiências de moda;  
  • UX Research;  
  • Palestrantes convidados(as) e parcerias estratégicas de mercado (empresas e marcas de moda, coletivos de moda, institutos de pesquisa);  
  • Atividades práticas e imersivas;  
  • Tecnopuc Tecna (Centro de Produção Audiovisual) 

 

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);

  •  Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);

  • RNE (para alunos estrangeiros).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 30/03/2022

Disciplinas

Moda, Cultura e Criatividade

Entendimento dos aspectos culturais da moda enquanto fenômeno social, econômico e político. Identidade dos sujeitos e pertencimento. Criatividade e geração de ideias em moda, abordando indústria criativa, novos modelos de negócios e produtos/serviços inovadores. Seminários/Estudos de casos/Exercícios.

Experiência do cliente e emoção de compra

Compreensão do consumidor de moda. A relação entre consumo e emoção. A era do cliente e a personalização da experiência em moda. Personas e design de jornadas.

Observatório de tendências

Estudo das tendências ambientais e comportamentais para sua utilização como base para decisões mercadológicas. Fundamentação para a pesquisa de tendências.

Comunicação de moda

Constituição do conteúdo como diferencial de marca e a importância da produção de conteúdo qualificado nos diferentes meios de comunicação. Elementos teórico-práticos para a construção de identidades projetadas para cada canal e plataforma. Desenvolvimento de textos, vídeos e imagens para os meios de comunicação. Fashion Journalism. Influenciadores de moda. Seminários/Estudos de casos.

Branding e negócios de moda

Fundamentação do mercado de moda e da construção de marcas neste contexto. O gerenciamento e a comunicação de marcas de moda. Processos de ativação de marca e brand experience. Marcas e o mapeamento dos pontos de contato com o cliente. Estratégias omnichannel e multicanal e potencialidades das mídias digitais. E-commerce de moda. Decisões estratégicas e criativas no mercado da moda e noções de empreendedorismo em moda. Discussão de marcas e lovemarks.

Fashion Marketing

Investigação sobre o consumo e o mercado de moda. Introdução às estratégias de marketing na moda. Análise de concorrência. Marketing de conteúdo. Marketing de relacionamento. Marketing de influência. Pesquisa e controle em marcas e mercado. Métricas, mensuração e monitoramento de resultados. Possibilidades de monetização.

Responsabilidade socioambiental e propósito de marca

Reflexão sobre a responsabilidade das marcas de moda frente aos problemas sociais e ambientais. Negócios de moda que nascem a partir de causas. Criação de valor. Propósito de marca como fator de engajamento do consumidor de moda. Princípios ESG e tendências no mercado de moda.

Tecnologia e inovação em moda

Compreensão das novas tecnologias aplicadas ao mercado da moda. Tecnologias vestíveis. Perspectivas de avanços tecnológicos e aplicabilidade no setor da moda. Apropriação de recursos tecnológicos para gerar experiências – RV e RA. Personalização de experiências customizadas em moda. Seminários/Estudos de casos.

Imersão na moda 1

Ampliação da experiência com a moda em atividades imersivas, realizadas com parceiros do curso (empresas de moda locais e nacionais, institutos de pesquisa e/ou coletivos de moda), e/ou eventos de moda.

Moda e games

Intersecção da moda com outros contextos. Presença da moda no universo dos jogos. Oportunidades mercadológicas.

Fashion Trends

Experimentação prática de identificação de tendências em moda. Aprofundamento de saberes por meio de exercício de pesquisa sobre tendências ambientais e comportamentais para uma empresa do mercado de moda e/ou cenário.

Styling e produção de editorial de moda

Planejamento de comunicação e construção da relevância no discurso das marcas de moda. Moda, conceito de imagem, direcionamento visual e consumo. Styling e criação de imagem de marca de moda. Editoriais, campanhas e lookbooks.

Storytelling na moda

Construção de histórias e o storytelling como formas de envolvimento. Apresentação do conceito de storytelling e narrativas transmidiáticas (Transmidia-storytellingBranding-storytelling e Business-storytelling).

Narrativas de moda nas redes sociais

Formatos variados de produção de conteúdo. Apresentação do cenário da cultura digital, os conceitos de redes sociais e mídias digitais. Planejamento estratégico de comunicação para redes sociais e mídias digitais – visão, estratégia, propósito, orientação e adaptação.

Produção de fashion film

Caracterização e fundamentos da linguagem audiovisual para diferentes meios.  Estudo dos conceitos, da linguagem e da técnica fotográfica para promoção de moda. Produção de fashion film.

Imersão na moda 2

Ampliação da experiência com a moda em atividades imersivas, realizadas com parceiros do curso (empresas de moda locais e nacionais, institutos de pesquisa e/ou coletivos de moda) e eventos de moda.

Projetos em moda

Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de Curso (projetos em moda). Processo de orientação para preparação do projeto final.  Oficina de projetos e metodologias.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Professores

  • Ma. Cláudia Bromirsky Trindade
  • Dra. Paula Regina Puhl
  • Dra. Magda Rodrigues da Cunha
  • Dr. Vinicius Mano
  • Me. Kim Gesswein Silva
  • Dr. Ticiano Ricardo Paludo
  • Dra. Karen Sica da Cunha
  • Me. Martina Eva Fischer
  • Dr. Eduardo Campos Pellanda
  • Dr. André Fagundes Pase
  • Ma. Cristina Schroeder de Lima
  • Dra. Andréia Denise Mallmann
  • Dra. Gabriela Birnfeld Kurtz
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Dra. Aletéia Patricia de Almeida Selonk Paes

Coordenação

  • Cláudia Bromirsky Trindade
    [email protected]
    Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (Famecos – 1994) e é Mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM da PUCRS (2006). Atualmente, é professora do Curso de Publicidade e Propaganda, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos – PUCRS, atuando em pesquisa, planejamento e tendências. É membro da Comissão Coordenadora do Curso e NDE, e integrante do CoLab (Laboratório experimental de cocriação) e do Laboratório de Pesquisa, ambos da Escola Famecos. Na pós-graduação, ministra disciplinas no MBA Marketing, Branding e Growth e em Experiências Digitais: Gestão, Produção e Engajamento. Exerce, há mais de 20 anos, trabalho de assessoria de comunicação, com ênfase nas áreas de pesquisa, planejamento, negócios, varejo e promoção, comportamento do consumidor e comunicação organizacional. 

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 980,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 931,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 906,50
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 882,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 862,40
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 784,00
30% ESTUDANTES COM FAIXA ETÁRIA A PARTIR 60 ANOS
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 784,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 980,00 + 18 parcelas de R$ 490,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

comunicacao