Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Fisioterapia em Gerontologia

1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
26 de Março de 2021

Inscrições até 16/03/2021

Período
26/03/2021 a 08/01/2022
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 14h às 22h30min e sábados, das 8h às 18h15min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

A população mundial está cada vez mais envelhecendo e precisa de profissionais de saúde especializados e com vivências interdisciplinares e interprofissionais para ser um agente transformador da realidade da saúde. Seja um fisioterapeuta que se destaca em promover, manter, prevenir, proteger e recuperar a saúde dos idosos, escolhendo condutas baseadas em evidências científicas e testadas em práticas de cenários diferenciados.

Para quem é esse curso

Fisioterapeutas.

O que você vai aprender

  • Aprofundar o conhecimento sobre o envelhecimento fisiológico e a qualidade de vida dos idosos;
  • Entender principais métodos e técnicas de prevenção e tratamento das doenças e agravos de saúde que afetam idosos;
  • Planejar, implementar, avaliar e reconstruir a funcionalidade do indivíduo idoso com base no conhecimento científico atual.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Abordagem contemporânea entre teoria e prática;
  • Conteúdos alinhados com as necessidades do mercado;
  • Prática assistida obrigatória;
  • Treinamento em ambiente de simulação realística e aprendizado interprofissional.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 16/03/2021

Disciplinas

Abordagens Interprofissionais na Saúde do Idoso

Introdução aos diferentes saberes e fazeres que compõem a atenção à saúde e o cuidado de idosos. Discussão das interfaces entre as diferentes profissões e a Fisioterapia na Atenção à Saúde do Idoso. Diferentes abordagens usualmente utilizadas em cada uma das profissões envolvidas com os diferentes aspectos da Atenção à Saúde do Idoso, ambientando os alunos com as terminologias e tecnologias próprias.

Biomecânica, Motricidade e Exercício no envelhecimento

Estudo da biodinâmica e da cinemática do movimento humano face às mudanças inerentes ao processo de envelhecimento humano. Compreensão da relação entre ações motoras e variáveis mecânicas. Estudo da motricidade humana e das atividades para o desenvolvimento motor no envelhecimento. Fenomenologia da percepção, da corporeidade e da expressividade. Benefícios da atividade para os idosos. Metodologia do ensino da atividade física individual e em grupos para idosos.

Periodização do Exercício em Idosos

Compreensão dos aspectos relacionados ao treinamento físico e especial atenção à montagem e planejamento de programas de exercícios físicos para idosos. Análise dos componentes da aptidão física relacionada à saúde para a prescrição do exercício físico para idosos. Compreensão da organização e planejamento do treinamento, periodização, planejamento da preparação física em idosos.

Capacidade funcional do idoso - medidas e avaliação

Estudo da interação dinâmica entre a condição de saúde de uma pessoa, os fatores ambientais e os fatores pessoais. Avaliação formal do idoso em suas atividades diárias, cognição, continência, sistema sensorial, mobilidade e aspectos psicossociais. Introdução à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF. A CIF como ferramenta para conhecer a funcionalidade. Aplicações da CIF.

Fisioterapia e o Sistema Osteomioarticular do Idoso

O idoso saudável. O atleta idoso. Estudo da semiologia clínica e da atenção fisioterapêutica na dor e nas disfunções osteomioarticulares em cenários diversificados de atenção clínica. Identificação das bases conceituais dos métodos manuais e eletrotermofototerápicos aplicados às situações de dor e disfunção osteomioarticulares. Estabelecimento de relações dos efeitos fisiológicos destas técnicas à luz dos conhecimentos de biomecânica articular e muscular e melhora dos movimentos do aparelho locomotor no idoso.

Fisioterapia e o Sistema Neurológico do Idoso

Estudo da fisiologia e semiologia das disfunções do sistema nervoso mais frequentes na terceira idade. Estudo dos aspectos fundamentais para o raciocínio terapêutico na elaboração do tratamento e na compreensão da resposta clínica do paciente idoso à prática fisioterapêutica. Discussão da promoção, prevenção e tratamento dessas disfunções do sistema nervoso do idoso através de ações fisioterapêuticas.

Fisioterapia e o Sistema Geniturinário do Idoso

Estudo dos aspectos relacionados ao sistema urogenital e suas modificações com o envelhecimento, as disfunções mais frequentes e o tratamento fisioterapêutico através da aplicação dos recursos manuais, eletrofototermoterápicos, enfatizando técnicas de aplicação, indicações e contraindicações, efeitos colaterais e cuidados básicos dos recursos utilizados. Discussão da promoção, prevenção e tratamento das disfunções geniturinárias através de ações fisioterapêuticas.

Fisioterapia e o Sistema Tegumentar do Idoso

Estudo das modificações cutâneas inerentes ao envelhecimento, bem como das lesões mais frequentes e o tratamento fisioterapêutico através da aplicação dos recursos manuais, eletrofototermoterápicos, enfatizando técnicas de aplicação, indicações e contraindicações, efeitos colaterais e cuidados básicos dos recursos utilizados. Discussão da promoção, prevenção e tratamento das lesões cutâneas mais frequentes em idosos através de ações fisioterapêuticas.

Fisioterapia e o Sistema Cardiopulmonar do Idoso

Estudo da fisiologia e semiologia das disfunções cardiopulmonares mais frequentes na terceira idade. Busca de compreensão dos aspectos fundamentais para o raciocínio terapêutico na elaboração do tratamento e no entendimento da resposta clínica do paciente à prática fisioterapêutica. Discussão da promoção, prevenção e tratamento das disfunções cardiopulmonares mais frequentes em idosos através de ações fisioterapêuticas.

Cognição, quedas e o Sistema Vestibular em Idosos

Estudo da semiologia e tratamento fisioterapêutico das Síndromes Vestibulares e das disfunções do equilíbrio humano na terceira idade. Cognição e funcionalidade na terceira idade. Quedas na terceira idade – avaliação, tratamento e prevenção. Discussão da promoção, prevenção e tratamento das disfunções do sistema vestibular e do equilíbrio mais frequentes em idosos através de ações fisioterapêuticas.

Atendimento do idoso em casa, ILPI e Cuidados Paliativos

Estudo da semiologia clínica e da atenção fisioterapêutica em cenários diversificados de cuidado ao idoso em situações especiais. Construção das competências e habilidades necessárias para o cuidado do idoso em situações especiais nos diferentes contextos, bem como para a interação com a família, cuidador(es) e ambiente.

Socorros em Urgência e Emergência do Idoso

Os métodos de assistência em situações de urgência e emergência em indivíduos idosos. As urgências e emergências-referência e contra-referência na Rede de Atenção à Saúde. Conceitos, métodos e técnicas em Unidade de Emergências. Princípios e diretrizes que regulam os sistemas de Urgência e Emergência. Desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com situações emergenciais em idosos.

Práticas: avaliação, planejamento e tratamento de idosos

Experimentação e desenvolvimento de atividades práticas no cuidado e na atenção à saúde de idosos em níveis diversos da atenção à saúde. Atividades práticas desenvolvidas individualmente e grupo com apoio dos professores em diferentes cenários de prática, como o Centro de Reabilitação da PUCRS, o Centro de Extensão Universitária Vila Fátima e a Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados, instituição de longa permanência para idosos.

Pesquisa em saúde

Abordagem teórica da pesquisa e sua aplicação para a prática da Fisioterapia em Gerontologia. Preparação para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Uso da biblioteca virtual, bases de dados bibliográficas e de referência.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Adriana Edler Macagnan
  • Dr. Adriano Detoni Filho
  • Dra. Carla Helena Augustin Schwanke
  • Dra. Chandra da Silveira Langoni
  • Ma. Cibele Cardenaz de Souza
  • Dra. Clarice Blattner
  • Dra. Ellen Hettwer Magedanz
  • Me. Emerson Soldateli Boschi
  • Dra. Fernanda Martins Marquesan
  • Dra. Fernanda Salazar Meira
  • Dra. Flavia Valladão Thiesen
  • Ma. Isabel Lanner Carvalho Benedetto
  • Dra. Janete de Souza Urbanetto
  • Esp. Leonardo Gasperini
  • Dra. Magda Aline Bauer
  • Dra. Mara Regina Knorst
  • Dr. Marcio Neres dos Santos
  • Dra. Maria Martha Campos
  • Me. Mauro Antônio Félix
  • Ma. Milena Nardini Bubols
  • Esp. Patrícia Souza
  • Dra. Patrícia Krieger Grossi
  • Me. Pedro Henrique Deon
  • Dr. Rafael Reimann Baptista
  • Dr. Régis Gemerasca Mestriner
  • Ma. Sônia Alsher
  • Dra. Sonia Beatriz da Silva Gomes
  • Dra. Tatiana Quarti Irigaray
  • Dra. Thais de Lima Resende
  • Ma. Vivian Ulrich
  • Dra. Zayanna Christine Lopes Lindôso

Coordenação

  • Profa Dra. Thais de Lima Resende
  • [email protected]
    Graduada em Fisioterapia, fez mestrado (Manchester / Inglaterra) e doutorado (PUCRS / RFH Medical School, Londres – Inglaterra) com temas relativos à Saúde do Idoso. Professora da Graduação em Fisioterapia da PUCRS.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Descontos para matrículas antecipadas*
De 17/11 à 13/12/2020R$ 671,50
De 14/12/2020 à 17/01/2021R$ 711,00
De 18/01 à 21/02/2021R$ 750,50
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 790,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 695,20
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 711,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 553,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 671,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 632,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em

saude