Ver todos os cursos

Especialização

Fisioterapia em Gerontologia

1ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Fisioterapia em Gerontologia da PUCRS está atento ao envelhecimento populacional e à demanda por profissionais especializados. O curso vai preparar estes profissionais para lidar com o processo de envelhecimento humano através de um trabalho interprofissional integrado e compartilhado.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
26/03/2021 a 08/01/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

26 de Março de 2021

Inscrições até 16/03/2021

Período

26/03/2021 a 08/01/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

sextas-feiras, das 14h às 22h30min e sábados, das 8h às 18h15min.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o Curso

A população mundial está cada vez mais envelhecendo e precisa de profissionais de saúde especializados e com vivências interdisciplinares e interprofissionais para ser um agente transformador da realidade da saúde. Seja um fisioterapeuta que se destaca em promover, manter, prevenir, proteger e recuperar a saúde dos idosos, escolhendo condutas baseadas em evidências científicas e testadas em práticas de cenários diferenciados.

Para quem é esse curso

Fisioterapeutas.

O que você vai aprender

  • Aprofundar o conhecimento sobre o envelhecimento fisiológico e a qualidade de vida dos idosos;
  • Entender principais métodos e técnicas de prevenção e tratamento das doenças e agravos de saúde que afetam idosos;
  • Planejar, implementar, avaliar e reconstruir a funcionalidade do indivíduo idoso com base no conhecimento científico atual.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Abordagem contemporânea entre teoria e prática;
  • Conteúdos alinhados com as necessidades do mercado;
  • Prática assistida obrigatória;
  • Treinamento em ambiente de simulação realística e aprendizado interprofissional.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 16/03/2021

Disciplinas

Abordagens Interprofissionais na Saúde do Idoso

Introdução aos diferentes saberes e fazeres que compõem a atenção à saúde e o cuidado de idosos. Discussão das interfaces entre as diferentes profissões e a Fisioterapia na Atenção à Saúde do Idoso. Diferentes abordagens usualmente utilizadas em cada uma das profissões envolvidas com os diferentes aspectos da Atenção à Saúde do Idoso, ambientando os alunos com as terminologias e tecnologias próprias.

Biomecânica, Motricidade e Exercício no envelhecimento

Estudo da biodinâmica e da cinemática do movimento humano face às mudanças inerentes ao processo de envelhecimento humano. Compreensão da relação entre ações motoras e variáveis mecânicas. Estudo da motricidade humana e das atividades para o desenvolvimento motor no envelhecimento. Fenomenologia da percepção, da corporeidade e da expressividade. Benefícios da atividade para os idosos. Metodologia do ensino da atividade física individual e em grupos para idosos.

Periodização do Exercício em Idosos

Compreensão dos aspectos relacionados ao treinamento físico e especial atenção à montagem e planejamento de programas de exercícios físicos para idosos. Análise dos componentes da aptidão física relacionada à saúde para a prescrição do exercício físico para idosos. Compreensão da organização e planejamento do treinamento, periodização, planejamento da preparação física em idosos.

Capacidade funcional do idoso - medidas e avaliação

Estudo da interação dinâmica entre a condição de saúde de uma pessoa, os fatores ambientais e os fatores pessoais. Avaliação formal do idoso em suas atividades diárias, cognição, continência, sistema sensorial, mobilidade e aspectos psicossociais. Introdução à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF. A CIF como ferramenta para conhecer a funcionalidade. Aplicações da CIF.

Fisioterapia e o Sistema Osteomioarticular do Idoso

O idoso saudável. O atleta idoso. Estudo da semiologia clínica e da atenção fisioterapêutica na dor e nas disfunções osteomioarticulares em cenários diversificados de atenção clínica. Identificação das bases conceituais dos métodos manuais e eletrotermofototerápicos aplicados às situações de dor e disfunção osteomioarticulares. Estabelecimento de relações dos efeitos fisiológicos destas técnicas à luz dos conhecimentos de biomecânica articular e muscular e melhora dos movimentos do aparelho locomotor no idoso.

Fisioterapia e o Sistema Neurológico do Idoso

Estudo da fisiologia e semiologia das disfunções do sistema nervoso mais frequentes na terceira idade. Estudo dos aspectos fundamentais para o raciocínio terapêutico na elaboração do tratamento e na compreensão da resposta clínica do paciente idoso à prática fisioterapêutica. Discussão da promoção, prevenção e tratamento dessas disfunções do sistema nervoso do idoso através de ações fisioterapêuticas.

Fisioterapia e o Sistema Geniturinário do Idoso

Estudo dos aspectos relacionados ao sistema urogenital e suas modificações com o envelhecimento, as disfunções mais frequentes e o tratamento fisioterapêutico através da aplicação dos recursos manuais, eletrofototermoterápicos, enfatizando técnicas de aplicação, indicações e contraindicações, efeitos colaterais e cuidados básicos dos recursos utilizados. Discussão da promoção, prevenção e tratamento das disfunções geniturinárias através de ações fisioterapêuticas.

Fisioterapia e o Sistema Tegumentar do Idoso

Estudo das modificações cutâneas inerentes ao envelhecimento, bem como das lesões mais frequentes e o tratamento fisioterapêutico através da aplicação dos recursos manuais, eletrofototermoterápicos, enfatizando técnicas de aplicação, indicações e contraindicações, efeitos colaterais e cuidados básicos dos recursos utilizados. Discussão da promoção, prevenção e tratamento das lesões cutâneas mais frequentes em idosos através de ações fisioterapêuticas.

Fisioterapia e o Sistema Cardiopulmonar do Idoso

Estudo da fisiologia e semiologia das disfunções cardiopulmonares mais frequentes na terceira idade. Busca de compreensão dos aspectos fundamentais para o raciocínio terapêutico na elaboração do tratamento e no entendimento da resposta clínica do paciente à prática fisioterapêutica. Discussão da promoção, prevenção e tratamento das disfunções cardiopulmonares mais frequentes em idosos através de ações fisioterapêuticas.

Cognição, quedas e o Sistema Vestibular em Idosos

Estudo da semiologia e tratamento fisioterapêutico das Síndromes Vestibulares e das disfunções do equilíbrio humano na terceira idade. Cognição e funcionalidade na terceira idade. Quedas na terceira idade – avaliação, tratamento e prevenção. Discussão da promoção, prevenção e tratamento das disfunções do sistema vestibular e do equilíbrio mais frequentes em idosos através de ações fisioterapêuticas.

Atendimento do idoso em casa, ILPI e Cuidados Paliativos

Estudo da semiologia clínica e da atenção fisioterapêutica em cenários diversificados de cuidado ao idoso em situações especiais. Construção das competências e habilidades necessárias para o cuidado do idoso em situações especiais nos diferentes contextos, bem como para a interação com a família, cuidador(es) e ambiente.

Socorros em Urgência e Emergência do Idoso

Os métodos de assistência em situações de urgência e emergência em indivíduos idosos. As urgências e emergências-referência e contra-referência na Rede de Atenção à Saúde. Conceitos, métodos e técnicas em Unidade de Emergências. Princípios e diretrizes que regulam os sistemas de Urgência e Emergência. Desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com situações emergenciais em idosos.

Práticas: avaliação, planejamento e tratamento de idosos

Experimentação e desenvolvimento de atividades práticas no cuidado e na atenção à saúde de idosos em níveis diversos da atenção à saúde. Atividades práticas desenvolvidas individualmente e grupo com apoio dos professores em diferentes cenários de prática, como o Centro de Reabilitação da PUCRS, o Centro de Extensão Universitária Vila Fátima e a Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados, instituição de longa permanência para idosos.

Pesquisa em saúde

Abordagem teórica da pesquisa e sua aplicação para a prática da Fisioterapia em Gerontologia. Preparação para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Uso da biblioteca virtual, bases de dados bibliográficas e de referência.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Adriana Edler Macagnan
  • Dr. Adriano Detoni Filho
  • Dra. Carla Helena Augustin Schwanke
  • Dra. Chandra da Silveira Langoni
  • Ma. Cibele Cardenaz de Souza
  • Dra. Clarice Blattner
  • Dra. Ellen Hettwer Magedanz
  • Me. Emerson Soldateli Boschi
  • Dra. Fernanda Martins Marquesan
  • Dra. Fernanda Salazar Meira
  • Dra. Flavia Valladão Thiesen
  • Ma. Isabel Lanner Carvalho Benedetto
  • Dra. Janete de Souza Urbanetto
  • Esp. Leonardo Gasperini
  • Dra. Magda Aline Bauer
  • Dra. Mara Regina Knorst
  • Dr. Marcio Neres dos Santos
  • Dra. Maria Martha Campos
  • Me. Mauro Antônio Félix
  • Ma. Milena Nardini Bubols
  • Esp. Patrícia Souza
  • Dra. Patrícia Krieger Grossi
  • Me. Pedro Henrique Deon
  • Dr. Rafael Reimann Baptista
  • Dr. Régis Gemerasca Mestriner
  • Ma. Sônia Alsher
  • Dra. Sonia Beatriz da Silva Gomes
  • Dra. Tatiana Quarti Irigaray
  • Dra. Thais de Lima Resende
  • Ma. Vivian Ulrich
  • Dra. Zayanna Christine Lopes Lindôso

Coordenação

  • Profa Dra. Thais de Lima Resende
  • [email protected]
    Graduada em Fisioterapia, fez mestrado (Manchester / Inglaterra) e doutorado (PUCRS / RFH Medical School, Londres – Inglaterra) com temas relativos à Saúde do Idoso. Professora da Graduação em Fisioterapia da PUCRS.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 790,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 695,20
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 711,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 553,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 671,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 632,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude