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Especialização
O curso de Formação de Professores de Português como Língua Adicional é para professores que buscam a docência de Português em contextos nos quais essa não é a língua materna ou primeira língua dos estudantes.
20 de Março de 2020
Inscrições até 10/03/2019
20/03/2020 a 19/06/2021
360 horas-aula
Semanalmente,
sextas-feiras, das 19h às 22h e sábados, das 8h às 12h.
O curso de Especialização em Formação de Professores de Português para Estrangeiros tem como principal objetivo qualificar profissionais para a docência de Português em contextos no quais essa não é a Língua Materna ou Primeira Língua dos estudantes. Para tanto, foca-se no estudo e na pesquisa de pedagogias variadas e suas aplicações na prática de Português como Língua Adicional (PLA). Dessa forma, a PUCRS, através de sua Escola de Humanidades, busca contribuir para a formação de docentes que já atuam ou que pretendem atuar no campo da educação em PLA.
Qualificar profissionais para a docência em Português para estrangeiros através de fundamentação teórica e de práticas pedagógicas inseridas numa proposta pragmática, crítica e intercultural de ensino e aprendizagem.
Profissionais com diploma de Curso Superior em áreas relacionadas às Humanidades (Letras, Pedagogia, História, Filosofia…), Licenciaturas, que já atuem como professores e/ou pesquisadores na área da educação de línguas e/ou que estejam interessados no campo.
Escola de Humanidades
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Graduação em áreas relacionadas às Humanidades.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 08/11/2019
Término: 10/03/2020
Contextualização da área de Português como Língua Adicional. Ensino de PLA baseado em uma perspectiva de uso da língua como prática social. Análise de tarefas pedagógicas baseadas em uma perspectiva dialógica de gêneros discursivos. Elaboração de tarefas pedagógicas voltadas ao ensino de PLA.
Estudo dos objetivos e escopo da pesquisa em aquisição de segunda língua. Análise das perspectivas pragmáticas da L2. Avaliação pragmática e ensino por tarefas. Construção de uma fundamentação teórica essencial sobre linguística de corpus e sua aplicação na formação do professor de Português como Língua Adicional, Estrangeira e/ou de Acolhimento.
Estudo das principais teorias relacionadas às pedagogias críticas, interculturais e de projetos. Análise das características de tais pedagogias que sejam aplicáveis ao ensino e à aprendizagem de Português como Língua Adicional, Estrangeira e/ou de Acolhimento. Exame e observação de contextos variados de ensino e aprendizado para reflexão crítica sobre os objetivos educacionais norteadores da prática pedagógica.
Estudo dos conceitos básicos associados ao processamento da linguagem e da cognição no bilinguismo e no mulitlinguismo. Interface entre a teoria contemporânea de aquisição da linguagem e estudos psicolinguísticos e neurolinguísticos incluindo novos métodos de estudos da linguagem.
A representação como método de análise e de crítica. Estudo de obras canônicas da Literatura Brasileira, tendo como foco a representação das diferentes culturas que constituem no arquipélago cultural do País. A instância textual-estilística como um dos itens caracterizadores dessas culturas.
Estudo teórico-prático da realidade da escola e de outros ambientes de aprendizagem de línguas. Escola como comunidade de leitores. Metodologias de análise literária e ensino de literatura.
Ensino de PLA para fins acadêmicos e suas implicações. Análise de materiais didáticos voltados para o ensino de práticas letradas em contextos acadêmicos e suas implicações para o ensino e aprendizagem. Observação e estudo de diferentes práticas de ensino a partir de pesquisas e de relatos de experiência de profissionais na área de PLA em contextos acadêmicos.
Estudo de teorias sobre letramentos de diferentes vertentes e suas implicações tecnológicas. Discussão sobre as concepções de ensino face-a-face, a distância e online, considerando temas como inovação, tecnologia e o ensino de línguas adicionais. Análise de ferramentas tecnológicas para sala de aula. Análise crítica de materiais didáticos para aulas de Português como língua adicional.
Desenvolvimento de currículo para contextos de Português como Língua Adicional. Elaboração de materiais pedagógicos. Elaboração de instrumentos variados de avaliação para fins específicos. Organização de sequências didáticas. Observação de aulas de Português como Língua Adicional em contextos variados.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
A partir de 18/02/2020 | R$ 595,00 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor |
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Público geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 595,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 523,60 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 535,50 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 416,50 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 18 parcelas de R$ 505,75 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 476,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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