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MBA

Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais

4ª Edição 360 h/aula

O MBA de Gerenciamento de Projetos e Tecnologias em Negócios Digitais tem como proposta uma metodologia voltada para a aplicação prática dos conhecimentos e competências desenvolvidas dentro da proposta de execução vivencial de abordagens como Design Thinking, Lean Inception, Business Strategy e Metodologia Ágil.

Área do Curso
Tecnologias
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
02/08/2022 a 07/12/2022
Turno
Noite

Início

02 de Agosto de 2022

Inscrições até 02/08/2022

Período

02/08/2022 a 07/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

terças, quartas, quintas e, eventualmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o Curso

A Escola Politécnica, em parceria com o capítulo do PMI no Rio Grande do Sul, promove o MBA de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais. A partir da ampla vivência de mercado dos integrantes do PMI e da experiência da Escola Politécnica em seu intenso relacionamento com empresas nacionais e multinacionais, foi identificada uma grande necessidade de um curso de Gerenciamento de projetos voltado para os profissionais que atuam na área de Tecnologia de Informação (TI), voltado a Negócios Digitais.

Assim o curso foi projetado para possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para o bom desempenho no gerenciamento de projetos em negócios digitais, tanto de usuários quanto de empresas de TI nacionais e multinacionais. Igualmente neste curso é dada especial atenção às carências mais comuns do perfil e formação destes profissionais, buscando supri-las. Para os profissionais de TI, habituados a uma área de conhecimento exata e positivista, usualmente é requerida uma grande flexibilidade para mudança de paradigma em seu convívio profissional, a fim de ser bem sucedido em lidar com o contexto eminentemente construtivista do Gerenciamento de Projetos e da Transformação Digital. Neste contexto prático o curso tem como objetivo formar profissionais para atuação na área de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais para executarem de forma eficaz a suas tarefas, bem com qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área.

Objetivos

Formar profissionais para atuação na área de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais para executarem de forma eficaz a suas tarefas, bem com qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área.

Público-Alvo

Profissional das áreas de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e afins que deseja buscar formação em Gerenciamento de Projetos na área de Negócios Digitais.

Diferenciais do Curso

  • Curso que tem como principal foco Gerenciamento de Projetos e Tecnologias em Negócios Digitais.
  • Metodologia com ênfase na aplicação prática dos conhecimentos e competências desenvolvidos, com ciclos de desenvolvimento e crescimento gradativos, dentro da proposta de execução vivencial de abordagens como Design Thinking, Lean Inception, Business Strategy e Metodologia Ágil.
  • Curso em parceria com o PMI-RS, composto por professores da Universidade, profissionais do mercado e afiliados ao PMI (Seção Rio Grande do Sul do Project Management Institute – PMI-RS)
  • Curso apoiador do Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI.

Perfil do Egresso

  • Liderar projetos de Tecnologia da Informação alinhados a negócios digitais e a transformação digital nas empresas.
  • Gerenciar atividades que permitam identificar as necessidades de negócio das empresas.
  • Conduzir atividades que permitam validar as necessidades e objetivos do projetos.
  • Gerenciar a execução do projeto utilizando metodologias modernas e de alto desempenho.
  • Identificar os impactos da novas Tecnologias da Informação no gerenciamento dos projetos.
  • Gerenciar equipes no contexto de projetos para negócios digitais e de transformação digital

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Graduados em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e cursos afins.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 02/08/2022

Disciplinas

Negócios Digitais na Prática

A escolha de uma grande ideia. Resolução de um problema tangível. Mercados prontos para a disrupção. Alinhamento de ideia ao propósito pessoal. Melhoria de Soluções existentes adicionando layers de confiança. Validação de uma ideia como pouco orçamento. Diferença entre startups e empresas tradicionais. Estruturação dos primeiros passos. Canvas de Negócio. MVP. Desenvolvimento de um produto. Características exponenciais. Modelos de negócios digitais. Formas de monetização. Aspectos culturais de um startup. A escolha do time para a startup.
Alinhamento de propósito, formato de gestão e estrutura de times.

Descobrindo o Design Thinking

Design Thinking: Princípios, valores e fases. Human Centered Design. Valores: Empatia, colaboração e experimentação. Processo: Compreensão. Pesquisas primária e secundária. Descobertas. Insights. Pontos de Vista. Ideação. Prototipação. Validação.

Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Introdução a área de gerenciamento de projetos.  Conceitos de projeto, programa e portfólio.  A visão do PMI – Project Management Institute. Ciclos de vida de projeto. PMBOK. Grupos de processo e áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos. Áreas de conhecimento: integração, escopo, riscos e qualidade. A Gestão de projetos em negócios digitais.

Comunicação e Engajamento de Stakeholders

Comunicação em Projetos.  Os processos requeridos para garantir a geração apropriada e oportuna, da coleta, da distribuição, e do armazenamento e o controle básico das informações do projeto. Fornecimento de ligações críticas entre pessoas, ideias e informações que são necessárias para o sucesso. Fornecimento de uma visão geral dos seguintes processos principais: Planejamento das Comunicações, Distribuição das Informações, Relato de Desempenho, Encerramento Administrativo. As particularidades na comunicação de projetos em Negócios Digitais. Comunicação Oral. Comunicação Escrita. Comunicação não verbal. Técnicas de Gestão de partes interessadas. Apresentação executiva. Construção de Dashboards.

Seminário de Tecnologia: IOT, Smart Cities e Cloud

Imersão na Nuvem: Histórico e conceito, classificação, serviços e utilização. IOT: Conceito, abordagens, implementação, relação de IOT com Data Science e impacto no negócio e impacto na Gestão.

Laboratório I: Criação de Produtos Digitais

Aplicação dos conhecimentos construídos durante as disciplinas anteriores, de forma integrada, através do gerenciamento e execução de um projeto de negócios digitais, utilizando técnicas de Design Thinking. Uso de dinâmicas de interação para compartilhamento de lições aprendidas nos projetos desenvolvidos. Apresentação do trabalho desenvolvido.

Business Strategy em Negócios Digitais

Introdução ao pensamento estratégico. Fundamentos do pensamento estratégico na Análise de Negócios (BABOK). Os desafios da análise da estratégia na Nova Economia Digital. Introdução ao Modelo PuRe CaRe (Purpose, Results, Capabilities and Resources). Práticas de Análise da Estratégia em Negócios Digitais. Apresentação e análise dos estudos.

Perspectivas da Transformação Digital

Conceitos relacionados à Transformação Digital. Domínios da transformação digital. Transição dos negócios analógicos para os negócios digitais. Cases de transformação digital. A economia de plataformas e o futuro dos Negócios Digitais.

Gerenciamento de Custos, Cronograma e Aquisições em Projetos

Viabilidade Financeira de Projetos. Benefícios e Restrições. Gerenciamento de Tempo, Custo, Qualidade e Aquisições.

Soft Skills e Gerenciamento de Equipes Distribuídas

Entendimento e desenvolvimento de habilidades (soft skillls) para gerenciamento de projetos de negócios digitais. Gerenciamento de equipes de projeto para diferentes modelos de negócio: de startups até estruturas globais, com equipes geograficamente distribuídas. Estímulo à capacidade crítica sobre o papel da liderança, motivação e do trabalho em equipe nos processos de gerenciamento de projetos. Compreensão das demandas e requisitos para o planejamento e gerenciamento de recursos humanos em projetos digitais, baseado no PMBOK e melhores práticas. Instrumentalização com técnicas, ferramentas, habilidades e atitudes para a negociação e gestão de pessoas. Como manter, motivar e reconhecer a equipe. A importância da gestão do conhecimento em projetos de Negócios Digitais. Planejamento e desenvolvimento de equipe: fases do desenvolvimento da equipe e gestão por competências. Papéis e Responsabilidades. Fenômenos de grupo. Técnicas e Estilos de Liderança. Solução de Conflitos. Gestão estratégica de pessoas. Execução Eficaz de Projetos e Gerenciamento de Equipes Distribuídas.

Seminários de Tecnologia: IA, Mach. Learning, Data Analytics

Introdução à Inteligência Artificial. Processamento de linguagem natural e Chatbots. Data Analytics, Big Data e Ciência de dados. Descoberta de conhecimento em dados. Sistemas cognitivos.

Laboratório II: Experimentação de Negócios Digitais

Aplicação dos conhecimentos construídos durante as disciplinas anteriores, de forma integrada, através do gerenciamento e execução de um projeto de negócios digitais, utilizando técnicas de Lean Startup. Uso de dinâmicas de interação para compartilhamento de lições aprendidas nos projetos desenvolvidos. Apresentação do trabalho desenvolvido.

Pensamento Ágil no Gerenciamento de Projetos

Introdução aos métodos ágeis. Mindset ágil. Valores e Princípios ágeis. Ciclos de vida iterativos e incrementais. Equipes auto-organizadas. Práticas ágeis. SCRUM. Pilares. Fases, papeis, artefatos e processos. Sprint Planning. Daily meeting. Review meeting. Retrospectiva. Scrum Guide. Visão. Planejamento de releases e sprints. User Story Mapping. Product Backlog. Monitoramento. Atividades e habilidades do Scrum Master. Visão geral de eXtreme Programming, Lean, Kanban e outros métodos ágeis. Adoção de métodos ágeis. Agile Coaching. Desafios e resistências. Métodos ágeis em projetos de grande porte. Scrum Of Scrums. Nexus. LeSS. SAFe. Gerenciamento de projetos ágeis.

Organizações Exponenciais na Nova Economia

O que são organizações exponenciais (EXOS). Pensamentos e características da EXOS. Os diferenciais das EXOS x as O tradicionais. Estudo de casos das EXOS. Tecnologias exponenciais como base para uma Exo. Conduzindo a transformação para uma Exo. Papel da Cultura, mindset e liderença para construir uma Exo. O futuro das organizações EXOS

Práticas de Liderança em Equipes Ágeis

Fundamentos e mindset da liderança ágil. Gestão da Melhoria Contínua. Flexibilidade Organizacional. Alinhamento Organizacional. Energização e Empoderamento. Desenvolvimento de Competências.

Lean Inception no Desenvolvimento de Produtos Digitais

Princípios da startup enxuta. Modelo de negócios. Build-measure-learn. Hipóteses. Experimentação. Validação. MVP (Produto Mínimo Viável).  Customer Development Model. Product Development. Business Model Generation. Value Proposition Design. Lean UX. Ferramentas e técnicas.

Seminários de Tecnologia: DevOps, Blockchain e Edtech

Conceitos e estudos de casos sobre  x. Casos práticos de negócios digitais nestas áreas. Desafios e oportunidades.

Laboratório III: Defesa de Projeto - Startup Pitch

Aplicação dos conhecimentos construídos durante as disciplinas anteriores, de forma integrada, através do gerenciamento e execução de um projeto de negócios digitais, utilizando técnicas de desenvolvimento ágil. Uso de dinâmicas de interação para compartilhamento de lições aprendidas nos projetos desenvolvidos. Apresentação do trabalho desenvolvido.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Alessandra Costa Smolenaars Dutra
  • Ma. Alessandra Dias Guglieri
  • Esp. Alejandro Olchik
  • Esp. Cristian Basilio de Almeida
  • Me. Eduardo Arruda
  • Me. Eduardo Meira Peres
  • Me. Fábio Giordani
  • Me. Flávio Steffens de Castro
  • Esp. Gabriel Viégas Centeno
  • Me. Jorge Horácio Nicolas Audy
  • Me. Juliano Murlick
  • Me. Luiz Claudio Parzianello
  • Me. Marco Antônio Kappel Ribeiro
  • Me. Osmar André Mezetti Pedrozo
  • Dr. Rafael Prikladnicki
  • Me. Roberto Petry

Coordenação

  • Profa. Dra. Alessandra Costa Smolenaars Dutra
  • E-mail: [email protected]
    Doutorado em Ciência da Computação: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil, 2016. Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos: Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil, 2006. Mestrado em Ciências da Computação: Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, 2001. Professor – Adjunto – PUCRS, Porto Alegre, RS – Brasil. Coordenadora da AGES – Agência Experimental de Software: PUCRS.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.160,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.102,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.073,00
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.044,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.020,80
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 928,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 928,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 580,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

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Para mais informações, entre em contato atráves do e-mail [email protected].

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