Encontre seu curso
MBA
O MBA de Gerenciamento de Projetos e Tecnologias em Negócios Digitais tem como proposta uma metodologia voltada para a aplicação prática dos conhecimentos e competências desenvolvidas dentro da proposta de execução vivencial de abordagens como Design Thinking, Lean Inception, Business Strategy e Metodologia Ágil.
02 de Agosto de 2022
Inscrições até 18/07/2022
02/08/2022 a 11/05/2023
360 horas-aula
Semanalmente,
terças, quartas, quintas e, eventualmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min.
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
A Escola Politécnica, em parceria com o capítulo do PMI no Rio Grande do Sul, promove o MBA de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais. A partir da ampla vivência de mercado dos integrantes do PMI e da experiência da Escola Politécnica em seu intenso relacionamento com empresas nacionais e multinacionais, foi identificada uma grande necessidade de um curso de Gerenciamento de projetos voltado para os profissionais que atuam na área de Tecnologia de Informação (TI), voltado a Negócios Digitais.
Assim o curso foi projetado para possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para o bom desempenho no gerenciamento de projetos em negócios digitais, tanto de usuários quanto de empresas de TI nacionais e multinacionais. Igualmente neste curso é dada especial atenção às carências mais comuns do perfil e formação destes profissionais, buscando supri-las. Para os profissionais de TI, habituados a uma área de conhecimento exata e positivista, usualmente é requerida uma grande flexibilidade para mudança de paradigma em seu convívio profissional, a fim de ser bem sucedido em lidar com o contexto eminentemente construtivista do Gerenciamento de Projetos e da Transformação Digital. Neste contexto prático o curso tem como objetivo formar profissionais para atuação na área de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais para executarem de forma eficaz a suas tarefas, bem com qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área.
Formar profissionais para atuação na área de Gerenciamento de Projetos em Negócios Digitais para executarem de forma eficaz a suas tarefas, bem com qualificar aqueles que estão iniciando e/ou desejam ingressar nesta área.
Profissional das áreas de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e afins que deseja buscar formação em Gerenciamento de Projetos na área de Negócios Digitais.
Escola Politécnica
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Graduados em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Administração e cursos afins.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 02/08/2022
A escolha de uma grande ideia. Resolução de um problema tangível. Mercados prontos para a disrupção. Alinhamento de ideia ao propósito pessoal. Melhoria de Soluções existentes adicionando layers de confiança. Validação de uma ideia como pouco orçamento. Diferença entre startups e empresas tradicionais. Estruturação dos primeiros passos. Canvas de Negócio. MVP. Desenvolvimento de um produto. Características exponenciais. Modelos de negócios digitais. Formas de monetização. Aspectos culturais de um startup. A escolha do time para a startup.
Alinhamento de propósito, formato de gestão e estrutura de times.
Design Thinking: Princípios, valores e fases. Human Centered Design. Valores: Empatia, colaboração e experimentação. Processo: Compreensão. Pesquisas primária e secundária. Descobertas. Insights. Pontos de Vista. Ideação. Prototipação. Validação.
Introdução a área de gerenciamento de projetos. Conceitos de projeto, programa e portfólio. A visão do PMI – Project Management Institute. Ciclos de vida de projeto. PMBOK. Grupos de processo e áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos. Áreas de conhecimento: integração, escopo, riscos e qualidade. A Gestão de projetos em negócios digitais.
Comunicação em Projetos. Os processos requeridos para garantir a geração apropriada e oportuna, da coleta, da distribuição, e do armazenamento e o controle básico das informações do projeto. Fornecimento de ligações críticas entre pessoas, ideias e informações que são necessárias para o sucesso. Fornecimento de uma visão geral dos seguintes processos principais: Planejamento das Comunicações, Distribuição das Informações, Relato de Desempenho, Encerramento Administrativo. As particularidades na comunicação de projetos em Negócios Digitais. Comunicação Oral. Comunicação Escrita. Comunicação não verbal. Técnicas de Gestão de partes interessadas. Apresentação executiva. Construção de Dashboards.
Imersão na Nuvem: Histórico e conceito, classificação, serviços e utilização. IOT: Conceito, abordagens, implementação, relação de IOT com Data Science e impacto no negócio e impacto na Gestão.
Aplicação dos conhecimentos construídos durante as disciplinas anteriores, de forma integrada, através do gerenciamento e execução de um projeto de negócios digitais, utilizando técnicas de Design Thinking. Uso de dinâmicas de interação para compartilhamento de lições aprendidas nos projetos desenvolvidos. Apresentação do trabalho desenvolvido.
Introdução ao pensamento estratégico. Fundamentos do pensamento estratégico na Análise de Negócios (BABOK). Os desafios da análise da estratégia na Nova Economia Digital. Introdução ao Modelo PuRe CaRe (Purpose, Results, Capabilities and Resources). Práticas de Análise da Estratégia em Negócios Digitais. Apresentação e análise dos estudos.
Conceitos relacionados à Transformação Digital. Domínios da transformação digital. Transição dos negócios analógicos para os negócios digitais. Cases de transformação digital. A economia de plataformas e o futuro dos Negócios Digitais.
Viabilidade Financeira de Projetos. Benefícios e Restrições. Gerenciamento de Tempo, Custo, Qualidade e Aquisições.
Entendimento e desenvolvimento de habilidades (soft skillls) para gerenciamento de projetos de negócios digitais. Gerenciamento de equipes de projeto para diferentes modelos de negócio: de startups até estruturas globais, com equipes geograficamente distribuídas. Estímulo à capacidade crítica sobre o papel da liderança, motivação e do trabalho em equipe nos processos de gerenciamento de projetos. Compreensão das demandas e requisitos para o planejamento e gerenciamento de recursos humanos em projetos digitais, baseado no PMBOK e melhores práticas. Instrumentalização com técnicas, ferramentas, habilidades e atitudes para a negociação e gestão de pessoas. Como manter, motivar e reconhecer a equipe. A importância da gestão do conhecimento em projetos de Negócios Digitais. Planejamento e desenvolvimento de equipe: fases do desenvolvimento da equipe e gestão por competências. Papéis e Responsabilidades. Fenômenos de grupo. Técnicas e Estilos de Liderança. Solução de Conflitos. Gestão estratégica de pessoas. Execução Eficaz de Projetos e Gerenciamento de Equipes Distribuídas.
Introdução à Inteligência Artificial. Processamento de linguagem natural e Chatbots. Data Analytics, Big Data e Ciência de dados. Descoberta de conhecimento em dados. Sistemas cognitivos.
Aplicação dos conhecimentos construídos durante as disciplinas anteriores, de forma integrada, através do gerenciamento e execução de um projeto de negócios digitais, utilizando técnicas de Lean Startup. Uso de dinâmicas de interação para compartilhamento de lições aprendidas nos projetos desenvolvidos. Apresentação do trabalho desenvolvido.
Introdução aos métodos ágeis. Mindset ágil. Valores e Princípios ágeis. Ciclos de vida iterativos e incrementais. Equipes auto-organizadas. Práticas ágeis. SCRUM. Pilares. Fases, papeis, artefatos e processos. Sprint Planning. Daily meeting. Review meeting. Retrospectiva. Scrum Guide. Visão. Planejamento de releases e sprints. User Story Mapping. Product Backlog. Monitoramento. Atividades e habilidades do Scrum Master. Visão geral de eXtreme Programming, Lean, Kanban e outros métodos ágeis. Adoção de métodos ágeis. Agile Coaching. Desafios e resistências. Métodos ágeis em projetos de grande porte. Scrum Of Scrums. Nexus. LeSS. SAFe. Gerenciamento de projetos ágeis.
O que são organizações exponenciais (EXOS). Pensamentos e características da EXOS. Os diferenciais das EXOS x as O tradicionais. Estudo de casos das EXOS. Tecnologias exponenciais como base para uma Exo. Conduzindo a transformação para uma Exo. Papel da Cultura, mindset e liderença para construir uma Exo. O futuro das organizações EXOS
Fundamentos e mindset da liderança ágil. Gestão da Melhoria Contínua. Flexibilidade Organizacional. Alinhamento Organizacional. Energização e Empoderamento. Desenvolvimento de Competências.
Princípios da startup enxuta. Modelo de negócios. Build-measure-learn. Hipóteses. Experimentação. Validação. MVP (Produto Mínimo Viável). Customer Development Model. Product Development. Business Model Generation. Value Proposition Design. Lean UX. Ferramentas e técnicas.
Conceitos e estudos de casos sobre x. Casos práticos de negócios digitais nestas áreas. Desafios e oportunidades.
Aplicação dos conhecimentos construídos durante as disciplinas anteriores, de forma integrada, através do gerenciamento e execução de um projeto de negócios digitais, utilizando técnicas de desenvolvimento ágil. Uso de dinâmicas de interação para compartilhamento de lições aprendidas nos projetos desenvolvidos. Apresentação do trabalho desenvolvido.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.160,00 |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.102,00 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.073,00 |
| Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.044,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 1.020,80 |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 928,00 |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 928,00 |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 1.160,00 + 18 parcelas de R$ 580,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Para mais informações, entre em contato atráves do e-mail [email protected].
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.
Nenhum curso da área fim está com inscrições abertas no momento.