Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

Gerontologia

1ª Edição 360 h/aula

O curso aborda diversos aspectos do envelhecimento humano, permitindo uma visão interdisciplinar de atuação.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
17/03/2023 a 16/03/2024
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

17 de Março de 2023

Inscrições até 17/03/2023

Período

17/03/2023 a 16/03/2024

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Sexta-feira das 18h15min às 22h30min, e Sábado das 8h às 12h15min e das 14h às 18h15min.

Sobre o curso

A especialização aborda diversos aspectos do envelhecimento humano, permitindo uma visão interdisciplinar de atuação. Proporciona ao profissional uma visão ampla da temática e das formas de abordagem do envelhecimento.

Para quem é esse curso

O curso contempla qualquer profissional que trabalhe com idosos e possui curso superior completo: Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina, Psicologia, Educação Física, Nutrição, Biologia, Direito, Arquitetura, Serviço Social, Filosofia, Administração, Economia, dentre outros.

O que você vai aprender

Você estará apto a exercer a sua atividade de formação com um olhar amplo sobre o processo de envelhecimento, proporcionando um atendimento diferenciado ao compreender os diversos aspectos que interferem na pessoa idosa.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Corpo docente composto de especialistas;
  • Mestres e doutores;
  • Infraestrutura da PUCRS com salas climatizadas, aulas em prédio com estacionamento coberto;
  • Curso composto de disciplinas interdisciplinares, capazes de agregar as principais áreas do conhecimento relacionadas com o envelhecimento humano;
  • Instituição com amplo reconhecimento no mercado do ensino e pesquisa do envelhecimento humano.

Unidade Promotora

Escola de Medicina, Instituto de Geriatria e Gerontologia

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2022
Término: 17/03/2023

Disciplinas

Introdução à Geriatria e Gerontologia

Diferentes definições de envelhecimento (envelhecimento biológico, envelhecimento ativo, envelhecimento saudável, envelhecimento bem-sucedido) bem como os determinantes do envelhecimento; senilidade e senescência; relação entre saúde do idoso e manutenção da funcionalidade global (autonomia e independência) e da qualidade de vida; síndromes geriátricas; princípios da avaliação geriátrica ampla.

Neurologia e envelhecimento

Estudo das principais doenças neurológicas que ocorrem durante o processo de envelhecimento. Enfatiza a necessidade da sua prevenção.

Biologia do Envelhecimento

Estudo dos fenômenos biológicos no processo de envelhecimento dos seres vivos, caracterizando as diferentes fases do processo e os fatores endógenos e exógenos que podem alterá-lo ou retardá-lo. Análise das diferentes teorias que buscam explicar o fenômeno do envelhecimento, comparando-se as diferentes metodologias empregadas na investigação dos fenômenos biológicos, ressaltando a necessidade de busca e complementaridade em relação a perspectivas e abordagens psicossociais. Funcionamento normal do organismo humano e no organismo envelhecido. Conceitos biomédicos na prática profissional fundamentando-se nos aspectos biológicos da senescência e senilidade.

Nutrição e envelhecimento

Práticas de gestão e pesquisa em geriatria, baseando-se nos princípios e pressupostos da alimentação e nutrição saudáveis para lidar com possíveis problemas e necessidades da alimentação por parte do idoso, seus cuidadores e equipes multidisciplinares. Cuidados alimentares e nutricionais aplicados à promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde durante o processo de envelhecimento saudável ou fragilizado. Métodos de avaliação nutricional e recomendações nutricionais voltadas aos idosos.  Problemas alimentares e nutricionais prevalentes no processo de envelhecimento saudável e fragilizado. Estratégias para uma alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida na velhice.

Bioética e envelhecimento

Estudo das inter-relações existentes entre a Ética, a Moral e o Direito; caracterização da Bioética Complexa; comparação entre os diferentes modelos explicativos utilizados na Bioética; reflexão sobre os aspectos éticos envolvidos nas questões relativas a privacidade e confidencialidade, problemas de final de vida, alocação de recursos escassos, respeito à pessoa e tomada de decisão, abuso de idosos e pesquisa com idosos.

Segurança do Paciente Idoso no Âmbito da Atenção em Saúde

Abordagem da temática segurança do paciente com o enfoque na atenção à saúde do idoso.

Gerontologia Social

Conhecimentos básicos que norteiam a Gerontologia Social, tais como: conceitos, a questão do envelhecimento da sociedade, as políticas sociais voltadas aos idosos, os mitos em relação à velhice, a legislação social (Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso). O envelhecimento mundial e sua abordagem internacional nas Assembleias de Viena (1982) e Madrid (2002). Estudo das questões das transições enfrentadas pelo envelhecimento, como a feminilização da velhice, a aposentadoria, a institucionalização, a rede de proteção social, a gerontologia social crítica, a violência contra a pessoa idosa, a perspectiva do envelhecimento ativo e a interface com o Serviço Social e áreas afins.

Psicologia e Envelhecimento

Abordagem dos aspectos psicológicos e neurocognitivos do envelhecimento humano.

Fisioterapia e envelhecimento

Estudo das formas de avaliação e tratamento fisioterapêuticos do indivíduo idoso face ao processo de envelhecimento humano. Análise da atuação da Fisioterapia no campo da saúde do idoso, nos três níveis de atenção à saúde. Estudo da aplicação de terapêutica em condições de saúde frequentes na população idosa, considerando os principais agravos e os determinantes socioculturais, econômicos, biológicos e familiares.

Atividade Física e Envelhecimento

A abordagem das distintas dimensões do envelhecimento e suas implicações com uma vida fisicamente ativa. Ao tratar de uma miríade de benefícios à saúde de idosos sadios ou acometidos por doença não transmissível, terá como foco estudos e debates sobre a melhora da qualidade de vida e a diminuição da mortalidade por meio da prática de exercícios físicos.

Farmacologia e Envelhecimento

Estudo dos princípios gerais farmacológicos em relação à farmacocinética, farmacodinâmica e interações medicamentosas. Abordagem dos principais grupos de fármacos utilizados pelos idosos, o mecanismo de ação, propriedades farmacológicas e os efeitos adversos. Reflexão sobre a iatrogenia medicamentosa no idoso e os conceitos de adesão à prescrição médica. Estudo sobre desmedicalização no idoso.

Odontologia e Envelhecimento

Estudo das alterações bucomaxilofaciais relacionadas ao processo de envelhecimento, compreendendo aspectos fisiológicos e patológicos, bem como suas repercussões funcionais, estéticas e na saúde geral do indivíduo.

Terapia Ocupacional e Idoso

Compreensão da prática do terapeuta ocupacional na multidimensionalidade do processo de envelhecimento e suas intervenções específicas junto ao público idoso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Douglas Kazutoshi Sato
  • Ma. Sônia Alscher
  • Dra. Thais De Lima Resende
  • Dr. José Roberto Goldim
  • Dra. Carla Helena Augustin Schwanke
  • Dr. Rafael Reimann Baptista
  • Dra. Fernanda Bueno Morrone
  • Dra. Janete De Souza Urbanetto
  • Dra. Patrícia Krieger Grossi
  • Dr. Rodolfo Herberto Schneider
  • Dra. Denise Cantarelli Machado
  • Dr. Moisés Evandro Bauer
  • Dra. Zayanna Christine Lopes Lindôso
  • Dra. Valesca Sander Koth

Coordenação

Pesquisador PQ2 do CNPq. Diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Possui linhas de pesquisa diversas áreas do conhecimento relacionados à medicina, com foco em neurociências e envelhecimento. Professor/orientador ministra disciplinas na área de neurologia e pesquisa no curso de Medicina da Escola de Medicina da PUCRS e no Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS. Professor colaborador da Tohoku University School of Medicine, Sendai, Japão e pesquisador da Keio Global Research Institute, Toquio, Japão. Já orientou 6 teses de doutorado, 3 dissertações de mestrado e 24 alunos de iniciação científica. Atualmente, supervisiona 1 pos-doc, orienta 5 alunos de doutorado, 3 alunos de mestrado e 5 alunos de iniciação científica. Além dessas atividades, o professor foi membro do corpo editorial dos arquivos de Neuropsiquiatria (2012- 2017), e é editor revisor da Frontiers in Neurology e da Frontiers in Immunology. Atua como revisor em 16 revistas nacionais e internacionais. Em relação a editais/prêmios, o pesquisador já foi contemplado em 9 prêmios em congressos, possui 8 financiamentos de projetos, sendo 4 editais públicos (FAPERGS/MS/CNPq/SESRS n. 08/2020 PPSUS, CNPq/PQ 2019; CNPq/Universal 2016-4; FAPERGS/MS/CNPq/SESRS n. 03/2017 PPSUS) e 4 estudos iniciados pelo investigador financiadas por instituições privadas (Biogen, Merck, Teva e Euroimmun AG, Alemanha). Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia, atuando na incorporação de medicamentos para o tratamento da esclerose múltipla no Rol 2018 da Agência Nacional de Saúde Suplementar e representou a entidade em reuniões na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Consultor ad-hoc da ANVISA / Gerência de Avaliação de Produtos Biológicos.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 08/11 à 18/12/2022R$ 856,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 1.070,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 1.016,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 989,75
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 963,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 941,60
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 856,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 856,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 535,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

saude