Encontre seu curso
Especialização
O curso em Gestão da Educação é requisito para aqueles profissionais que atuam ou desejam atuar na gestão administrativa e pedagógica de diferentes espaços educativos.
16 de Março de 2022
Inscrições até 07/03/2022
16/03/2022 a 29/06/2023
390 horas-aula
Semanalmente,
quartas e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!
A Especialização em Gestão da Educação é destinada a profissionais que atuam ou desejam atuar na gestão administrativa e pedagógica de diferentes espaços educativos, abordando conhecimentos inovadores em um currículo diferenciado com visão de totalidade. O curso busca atender às necessidades e à organização da atual política curricular da educação básica e da formação de professores e diretores de escolas de nosso país, em consonância com à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, referência para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas nas modalidades de ensino infantil, fundamental e médio. Capacita ainda o diretor escolar para um desempenho eficaz, com capacidade de liderança democrática e transformacional, fundamentado por um conjunto de competências instituídas na Matriz Nacional Comum: Competências do Diretor Escolar.
Profissionais da área da educação, das equipes diretivas, de recursos humanos e de desenvolvimento e capacitação profissional em serviços ligados às instituições, organizações e empresas.
Escola de Humanidades
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Profissionais com diploma de curso superior ligados à educação; profissionais de recursos humanos e de desenvolvimento e capacitação profissional em serviços, de empresas e de outras organizações
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 16/03/2022
Exame das questões fundamentais sobre a atividade neurológica e as implicações educacionais. Estudo das bases neurais da leitura e da escrita em leitores típicos e com dislexia do desenvolvimento; sobre aspectos das dificuldades e transtornos de aprendizagem e de deficiências mentais mais comuns; sobre as bases biológicas da inclusão e da aprendizagem; sobre a importância da Neuroplasticidade como processo de transformação dos cérebros humanos e sobre cuidados e atenção com ênfase ao ambiente sócio–interativo.
Busca de compreensão sobre o currículo numa perspectiva que acolhe as análises inspiradas nos Estudos Culturais e na Pós-Modernidade. Ênfase na produtividade de três processos constituidores do currículo escolar: o conhecimento, o poder e a subjetivação.
Estudo dos fundamentos sociais e políticos da administração escolar no contexto das atuais políticas educacionais implementadas no Brasil, identificando, estruturando e organizando os processos decisórios nos diferentes níveis da Educação Básica e suas modalidades, tendo como base os pressupostos legais e pedagógicos para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, Educação Profissional e Ensino Médio, Diversidade e Educação de Jovens e Adultos.
Reflexão sobre parâmetros e referenciais que orientem a atuação do Diretor Escolar como um líder eficaz e inspirador, na função da coordenação político-pedagógica e institucional da escola. Estudo da Base Nacional Comum (BNC) – Diretor Escolar, fundamentado em suas quatro dimensões: Político-Institucional, Pedagógica, Administrativo-Financeira, Pessoal e Relacional. Busca de compreensão da função de direção escolar que demanda Competências que se traduzem em um conjunto de conhecimentos, de habilidades e de atitudes.
Estudos, a partir de excertos das obras de Zygmunt Bauman, Theodor Adorno e Emmanuel Levinas, com apoio de comentadores, relativos à fundamentação das concepções filosóficas de ética e os elementos que contribuíram para a formação do cenário contemporâneo social e educacional, refletindo sobre a responsabilidade e os desafios do educador na gestão do ambiente educacional, recorrendo-se a decisões judiciais, que refletem conflitos entre educadores e educandos, e à legislação aplicável.
Estudo das teorias administrativas e das teorias da educação, em seu desenvolvimento histórico e evolução, nos marcos das transformações do mundo contemporâneo. Processo de reconstrução de sentido das práticas educativas, com base nas teorias da complexidade e do agir comunicativo. Ênfase na mudança paradigmática, buscando a compreensão da concepção de gestão da educação, gestão do conhecimento, gestão de pessoas, gestão de conflitos e da sala de aula, como suporte para ações em gestão de ambientes educativos.
Estuda a organização educacional de forma sistêmica, apresentando conceitos e aspectos a consideração na gestão da qualidade, do currículo, dos recursos e de pessoas. Considera o planejamento estratégico institucional – identificando valores, visão, forças e fraquezas, ameaças e oportunidades – para o estabelecimento de objetivos e elaboração de planos de melhorias. Enfoca ainda ferramentas para a gestão de conhecimento no espaço educacional e de seus processos cotidianos.
Introdução aos fundamentos da Ciência. Análise de trabalhos acadêmicos: artigo, resenha e monografia. Estudo das abordagens, métodos e técnicas de pesquisa. Elaboração de um pré-projeto de pesquisa. Estudo dos elementos que constituem um projeto de pesquisa e uma monografia. Conhecimento das normas para apresentação de trabalhos acadêmicos.
Análise dos processos de gestão de espaços educativos, com vistas à integração de projetos e experiências de gestão escolar. Estudo das tendências dos modos de coordenação e gestão, seus princípios e finalidades no âmbito das instituições educativas; salientando a importância do planejamento e acompanhamento como instrumento de gestão.
Estudo dos processos educativos constituídos na perspectiva da diversidade cultural e das diferenças na cultura contemporânea. Debates sobre as questões de gênero e sexualidade, raça e etnia, geração, crenças, classes sociais, as lutas dos movimentos sociais por diversidade na cidadania, na perspectiva dos Direitos Humanos.
Estudo das funções, objetivos e atribuições da coordenação pedagógica no contexto educativo contemporâneo. Análise dos documentos legais e a prática da gestão pedagógica no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Reflexão sobre ações dos coordenadores como gestores mediadores das relações educativas, pesquisadores e articuladores do processo pedagógico. O Coordenador Pedagógico e as intervenções integradas, na instituição como um todo.
Busca de compreensão do papel do Coordenador Pedagógico como mediador das relações educativas, pesquisador e articulador do processo pedagógico. Reflexão sobre as intervenções integradas e a instituição como um todo.
Busca de compreensão do papel do Orientador Educacional no contexto educativo contemporâneo, seus princípios, recursos e técnicas de abordagens individuais e grupais. Orientador como gestor mediador das relações e articuladores do processo educacional a partir de um olhar sistêmico e uma atuação conjunta.
Busca a compreensão da ação da Orientação Educacional no ambiente escolar junto aos diferentes sujeitos que dela fazem parte, como mediador do processo de ensino e de aprendizagem, das relações interpessoais com vistas na formação acadêmica e integral dos sujeitos estudantes.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
Desconto para matrículas antecipadas* CONDIÇÃO ESPECIAL: 15% DE DESCONTO | |
Até 03/03/2022 | R$ 565,25 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para inscrições até 03/03/2022 |
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 665,00 |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 631,75 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 615,13 |
| Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 598,50 |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 585,20 |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 532,00 |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 532,00 |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 665,00 + 18 parcelas de R$ 332,50 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.
Nenhum curso da área fim está com inscrições abertas no momento.