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Especialização
O curso em Gestão da Educação é requisito para aqueles profissionais que atuam ou desejam atuar na gestão administrativa e pedagógica de diferentes espaços educativos.
11 de Agosto de 2021
Inscrições até 04/03/2021
11/08/2021 a 15/12/2022
390 horas-aula
Semanalmente,
quartas e quintas-feiras, das 19h30min às 22h45min.
Informativo Coronavírus
A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
O cenário educacional muda de forma veloz e exige um gestor que agregue diferentes saberes e equipes interdisciplinares para alavancar os negócios. Esse curso é destinado para profissionais que atuam ou desejam atuar na gestão administrativa e pedagógica de diferentes espaços educativos com visão de totalidade e comprometidos com o desenvolvimento sustentável sem deixar de lado as dimensões humana, socioambiental, cultural e política deste segmento.
Profissionais da área da educação, de recursos humanos e de desenvolvimento e capacitação profissional em serviços ligados à empresas, instituições e organizações.
Escola de Humanidades
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Profissionais com diploma de curso superior ligados à educação; profissionais de recursos humanos e de desenvolvimento e capacitação profissional em serviços, de empresas e de outras organizações
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação
Início: 24/10/2020
Término: 04/03/2021
Exame das questões fundamentais sobre a atividade neurológica e as implicações educacionais. Estudo das bases neurais da leitura e da escrita em leitores típicos e com dislexia do desenvolvimento; sobre aspectos das dificuldades e transtornos de aprendizagem e de deficiências mentais mais comuns; sobre as bases biológicas da inclusão e da aprendizagem, ressaltando a importância da Neuroplasticidade como processo de transformação dos cérebros humanos e sobre cuidados e atenção, dando ênfase ao ambiente sócio–interativo.
Busca de compreensão sobre o currículo numa perspectiva que acolhe as análises inspiradas nos Estudos Culturais e na Pós-Modernidade. Ênfase na produtividade de três processos constituidores do currículo escolar: o conhecimento, o poder e a subjetivação.
Estudo dos fundamentos sociais e políticos da administração escolar no contexto das atuais políticas educacionais implementadas no Brasil, identificando, estruturando e organizando os processos decisórios nos diferentes níveis da Educação Básica e suas modalidades, tendo como base os pressupostos legais e pedagógicos para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, Educação Profissional e Ensino Médio, Diversidade e Educação de Jovens e Adultos.
Discussão sobre a história da inserção dos meios de comunicação e das tecnologias da informação e comunicação na educação, culminando com o paradigma da educomunicação e suas áreas de intervenção, ou seja: pedagogia da comunicação, gestão da comunicação nos espaços educativos, produção midiática, educação para a comunicação, expressão comunicativa pelas artes, mediação tecnológica nas práticas educativas e reflexão epistemológica. Explicitação sobre a inter-relação entre a educação e a comunicação na atuação do gestor escolar.
Estudos, a partir de excertos das obras de Zygmunt Bauman, Theodor Adorno e Emmanuel Levinas, com apoio de comentadores, relativos à fundamentação das concepções filosóficas de ética e os elementos que contribuíram para a formação do cenário contemporâneo social e educacional, refletindo sobre a responsabilidade e os desafios do educador na gestão do ambiente educacional, recorrendo-se a decisões judiciais, que refletem conflitos entre educadores e educandos, e à legislação aplicável.
Estudo das teorias administrativas e das teorias da educação, em seu desenvolvimento histórico e evolução, nos marcos das transformações do mundo contemporâneo. Processo de reconstrução de sentido das práticas educativas, com base nas teorias da complexidade e do agir comunicativo. Ênfase na mudança paradigmática, buscando a compreensão da concepção de gestão da educação, gestão do conhecimento, gestão de pessoas, gestão de conflitos e da sala de aula, como suporte para ações em gestão de ambientes educativos.
Estuda a organização educacional de forma sistêmica, apresentando conceitos e aspectos a consideração na gestão da qualidade, do currículo, dos recursos e de pessoas. Considera o planejamento estratégico institucional – identificando valores, visão, forças e fraquezas, ameaças e oportunidades – para o estabelecimento de objetivos e elaboração de planos de melhorias. Enfoca ainda ferramentas para a gestão de conhecimento no espaço educacional e de seus processos cotidianos.
Introdução aos fundamentos da Ciência. Análise de trabalhos acadêmicos: artigo, resenha e monografia. Estudo das abordagens, métodos e técnicas de pesquisa. Elaboração de um pré-projeto de pesquisa. Estudo dos elementos que constituem um projeto de pesquisa e uma monografia. Conhecimento das normas para apresentação de trabalhos acadêmicos.
Análise dos processos de gestão de espaços educativos, com vistas à integração de projetos e experiências de gestão escolar. Estudo das tendências dos modos de coordenação e gestão, seus princípios e finalidades no âmbito das instituições educativas; salientando a importância do planejamento e acompanhamento como instrumento de gestão.
Estudo dos processos educativos constituídos na perspectiva da diversidade cultural e das diferenças na cultura contemporânea. Debates sobre as questões de gênero e sexualidade, raça e etnia, geração, crenças, classes sociais. Considera as lutas dos movimentos sociais por diversidade na cidadania, na perspectiva dos Direitos Humanos.
Estudo dos processos educativos constituídos na perspectiva da diversidade cultural e das diferenças na cultura contemporânea com ênfase na análise das políticas de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais no processo de escolarização, aborda a educação de jovens e adultos e considera a alfabetização e o letramento e a alfabetização e múltiplas linguagens reconhecendo as especificidades culturais e do mundo do trabalho dos públicos atendidos.
Estudo das funções, objetivos e atribuições da coordenação pedagógica no contexto educativo contemporâneo. Aborda os documentos legais e a prática da gestão pedagógica focada no processo de ensino e aprendizagem. Enfatiza os coordenadores como gestores mediadores das relações educativas, pesquisadores e articuladores do processo pedagógico, considerando intervenções integradas e a instituição como um todo.
Busca de compreensão do papel do Coordenador Pedagógico como mediador das relações educativas, pesquisador e articulador do processo pedagógico, considerando intervenções integradas e a instituição como um todo.
Busca de compreensão do papel do Orientador Educacional no contexto educativo contemporâneo, seus princípios, recursos e técnicas de abordagens individuais e grupais. Orientador como gestor mediador das relações e articuladores do processo educacional a partir de um olhar sistêmico e uma atuação conjunta.
Busca a compreensão da ação da Orientação Educacional no ambiente escolar junto aos diferentes sujeitos que dela fazem parte, como mediador do processo de ensino e de aprendizagem, das relações interpessoais com vistas na formação acadêmica e integral dos sujeitos estudantes.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Público | Valor da Mensalidade |
---|---|
Público em geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 625,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 550,00 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 562,50 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 437,50 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 18 parcelas de R$ 531,25 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 500,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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