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Especialização
Curso de Pós-Graduação em Gestão de Crises de Imagem, visa oferecer componentes profissionalizantes orientados para a aquisição de competências específicas em cenários sociais competitivos e exigentes. Busca orientar o aluno no desenvolvimento de um trabalho teórico e nas diretrizes conceituais de um projeto prático.
05 de Abril de 2019
Inscrições até 20/03/2019
05/04/2019 a 29/05/2020
360 horas-aula
Semanalmente,
sextas-feiras, das 19h às 22h45min e sábados, das 8h30min às 12h40min.
Curso de Pós-Graduação (lato sensu) em Gestão de Crises de Imagem, visa oferecer componentes profissionalizantes orientados para a aquisição de competências específicas em cenários sociais competitivos e exigentes. Busca orientar o aluno no desenvolvimento de um trabalho teórico e nas diretrizes conceituais de um projeto prático. Ainda propõe a perspectiva do planejamento em comunicação nas dimensões: organizacional, institucional e mercadológica e, promove a reflexão das teorias de planejamento e pesquisa e das dinâmicas empresariais do gerenciamento da crise, aborda temas e questões contemporâneas relativas ao cenário de mudanças constantes, advindas de diferentes percepções alicerçadas por variados instrumentos, ferramentas e estratégias informativas.
O curso é voltado a profissionais e pesquisadores graduados nas áreas de comunicação, artes e design, ciências sociais aplicadas e administração no sentido de aprofundar os conhecimentos para a gestão das crises de imagem das organizações privadas e públicas através de planejamento de comunicação eficiente.
Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 07/11/2018
Término: 24/03/2019
Visão geral do processo de identificação de tendências de mercado, bem como da diferenciação entre macro e microtendências e entre tendências e modas. Principais metodologias para identificação de tendências a partir de pesquisa de campo e desk research e de mensuração de resultados de ações de marketing e comunicação.
As pesquisas de opinião. Modelos de auditorias de imagem. Auditoria de mídia e de opinião. Adequação dos modelos aos tipos de empresas e instituições. Coleta de dados. Possibilidades de aplicação dos resultados nos planejamentos de comunicação.
O planejamento estratégico da comunicação corporativa como a base para o estabelecimento do posicionamento de comunicação da organização. O alinhamento da comunicação em atendimento ao negócio da organização. Análise de cenários, mapeamento de públicos e stakeholders, estratégias, investimentos e mensuração de resultados.
Comunicação interna e os equívocos conceituais. As inter- relações da cultura organizacional e a comunicação interna. As novas tecnologias e a comunicação interna. O ‘valor’ da comunicação interna. As (im) possibilidades do planejamento da comunicação interna.
Teorias, reflexões e aplicações da comunicação pública na atualidade. As relações entre estado, mercado e sociedade a partir da comunicação pública; a democracia e a arena pública, cidadania e participação. As novas perspectivas da ambiência digital e a comunicação pública como rede de relações propulsora da democracia. As (im) possibilidades para o exercício da cidadania.
Endomarketing: o que as empresas estão fazendo para dentro Comunicação Interna X marketing Interno; a comunicação como ação de tornar comum e como um processo educativo; informação X integração; o processo e a padronização da informação; posicionamento interno; planejamento de conteúdo,estrutural e criativo; verdades e mentiras do endomarketing;mídias diferenciadas.
As crises de imagem internas e com a opinião pública. Modelos de auditoria de riscos e preparação de plano de prevenção de crise. Planos de comunicação de riscos. Mapeamento das informações antes, durante e depois de uma crise. Gerenciamento das informações negativas. Comportamento pró-ativo perante os públicos envolvidos.
Aborda os públicos enquanto agentes de influência, posicionando-os como componentes do sistema social ´organização-públicos´. Apresenta tecnologias de identificação e mapeamento de públicos como ferramentas de orientação ao processo de tomada de decisão organizacional.
A disciplina trata do entendimento, do ponto de vista do receptor, das estratégias que as organizações lançam mão para estabelecer relacionamento com seus mais diferentes públicos. O conhecimento sobre as variáveis intervenientes no processo de relacionamento pessoas/públicos e organizações terá aqui seu enfoque. Em especial, trata-se de discutir e aprofundar a recepção em um processo de comunicação organizacional, onde a compreensão de informação é fundamental para a prevenção e/ou saída de momento de crise. Assim a disciplina tem como principal objetivo instrumentalizar os profissionais, a partir dos conhecimentos sobre pessoas, para que saibam melhor dialogar com seus diferentes públicos.
O caminho da notícia: produção (pauta), reportagem, edição e veiculação. As rotinas de fechamento dos diversos veículos: impresso, eletrônicos e online. A entrevista gravada e ao vivo. As etapas da reportagem. A participação em debates gravados e ao vivo. A linguagem não verbal. As questões éticas referentes às fontes, entrevistados e jornalistas. Como atender os jornalistas em momentos de crise. Como conhecer a audiência. Coletiva de imprensa. Atividades laboratoriais.
Estudo de Caso de Crise de Imagem – INFRAERO
A INFRAERO como instituição: objetivos, missão e valores. A comunicação com seus públicos de interesse. O planejamento de comunicação de riscos e de prevenção de crises. Episódios de crises de imagem pública e as formas de gerenciamento da informação e relacionamento com os envolvidos.
O objetivo desta disciplina é familiarizar o aluno com o conceito de reputação enquanto fundamento estratégico das empresas, identificando as dimensões e atributos a serem considerados em um trabalho de modelagem de plataforma reputacional.
De qual cultura estamos falando? Cultura e negócios – economia inteligente. Políticas culturais – do público ao privado. Leis de incentivo fiscal, financiamentos e captação de recursos. Agentes: patrocinadores, apoiadores, artistas, produtores, governos, captadores e demais parceiros. Identidade, imagem e reputação – relação com os projetos culturais.
O comportamento do consumidor sob a ótica da gestão mercadológica das empresas. Evolução e modelos de comportamento do consumidor. Variáveis que influenciam o comportamento de compra do consumidor e do comprador organizacional. Consumidor consciente e o processo decisório. Prevenção e reparação de danos. A resposta da empresa ao comportamento do consumidor para a construção e manutenção da Reputação Corporativa. Consumidor cognitivo: Mudanças e transformações.
Estudo de Caso de Imagem e Reputação: SENADO FEDERALO Senado Federal e a opinião pública. A visibilidade. Como ocorre a administração da informação para os públicos de interesse. O papel de cada setor de comunicação do Senado. O planejamento de comunicação de riscos e de prevenção de crises. Episódios de crises de imagem pública e as formas de gerenciamento da informação e relacionamento com os envolvidos.
Estudo da Opinião Pública como agente de transformação e receptora dos impactos das mudanças na sociedade. A Opinião Pública como uma expressão da sociedade em que vivemos, a mobilização dos públicos, dos líderes e formadores de opinião em relação à mídia e as novas tecnologias de comunicação.
Estudo de instrumentos, táticas e estratégias para o gerenciamento de crises instaladas nas organizações. Aquisição de conhecimento com enfoque teórico-prático, vislumbrando contexto contemporâneo e suas implicações.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 830,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 730,40 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 747,00 |
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 664,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 581,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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