Pós-graduação em MBA em Gestão de Equipe e Liderança - PUCRS

MBA

MBA em Gestão de Equipe e Liderança

4ª Edição 360 h/aula

Uma boa liderança, mais do que capacitada tecnicamente, precisa ter habilidades para lidar com o desafio que é gerir uma equipe. O Curso de MBA em Gestão de Equipe e Liderança da PUCRS foi criado para que os alunos aprendam as competências necessárias para um bom desempenho corporativo.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
13/04/2021 a 21/06/2022
Turno
Noite

Início

13 de Abril de 2021

Inscrições até 08/03/2021

Período

13/04/2021 a 21/06/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.


Sobre o Curso

A complexidade organizacional, onde indivíduos e equipes interagem em uma tessitura coletiva que muitas vezes gera tensões, afasta muitos gestores de seus objetivos profissionais e empresas de suas metas. O MBA em Gestão de Equipe e Liderança conduz a liderança em um caminho de ampliação da visão sistêmica e a consequente melhoria da capacidade de influenciar as pessoas para a obtenção dos resultados organizacionais projetados.

Para quem é esse curso

Profissionais graduados, de todas as áreas, que desejam desenvolver competências para exercer a liderança de equipes na obtenção de resultados organizacionais.

O que você vai aprender

  • Proporcionar o autoconhecimento e competências como líder de pessoas e como gestor;
  • Oportunidade de autoconhecimento e reflexões sobre a carreira, a gestão de equipes e liderança;
  • Aplicar imediatamente competências adquiridas nas vidas pessoal e profissional, na gestão de equipes e na organização;
  • Realizar networking entre profissionais de mercado, professores e estudantes;
  • Planejar sua carreira com foco nos objetivos pessoais e profissionais.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Adoção e uso de instrumento de Assessment reconhecido internacionalmente mapeando gaps de perfil de liderança, talentos profissionais, com devolutivas individuais;
  • Corpo docente interdisciplinar com professores reconhecidos no mercado.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizadas pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);

  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •  CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 08/03/2021

Disciplinas

Comunicação Interpessoal

Compreensão dos fatores de influência no comportamento e suas interfaces com relação ao desenvolvimento intra e interpessoal. Conhecimento quanto a habilidade nas relações interpessoais e o processo de comunicação interpessoal, conduzindo para a noção da complexidade e multidimensionalidade da interação do indivíduo no grupo e com o grupo na Era conceitual.

Gestão da (auto)produtividade

Esquemas conceituais, Definição de performance / produtividade, Gerenciamento do tempo, pensamento estratégico, planejamento e organização, estabelecimento de prioridades, definição de itens. Importante x Urgente, compromissos e rotinas, 7 habilidades e atitudes responsáveis pela produtividade. PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, como fazer planos de ações eficazes, crenças – determina quem somos. Mudando hábitos, Follow-up – como saber se estou indo bem e metas e projetos de vida. Exercícios práticos.

Desenvolvimento pessoal e de carreira

Aprimoramento das competências interpessoais e para o processo de planejamento de carreira. Temas relacionados com o desenvolvimento pessoal serão trabalhados: comunicação, feedback, rede de contatos, desenvolvimento de competências e comportamento exploratório, metacognição, modelos mentais e tendências mundiais em desenvolvimento de pessoas.

Inteligência Emocional, Neurociência e Análise Transacional

Aprimoramento da consciência emocional própria e de outros como fonte de informação para estabelecimento de relacionamentos interpessoais efetivos. Emoção e Inteligência Emocional. Ampliação do funcionamento fisiológico emocional, razão e emoção, conceitos e pré-conceitos sobre emoções, informações básicas de neurociência associada às emoções, saúde emocional e patologia emocional, entre outros que podem emergir, serão considerados.

Negociação e Administração de Conflitos

Discussão dos principais fatores ligados ao processo de negociação no âmbito empresarial. Desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias para uma negociação eficaz.

Coaching para Liderança e Feedback

Coaching para a liderança e feedback. Um líder do passado era uma pessoa que sabia como dizer. O líder do futuro será uma pessoa que sabe como perguntar. Definição do perfil profissional de um líder, do coaching. Diferenças e trânsito entre estes papeis. Feedback como alavanca de desenvolvimento. O afeto como sentimento de desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Como proporcionar e receber feedback. Os conceitos dos tipos de coaching.

Liderança, Empowerment e Colaboração

O mercado em transformações, fatores que impactam e influenciam as pessoas no meio organizacional. A evolução dos modelos de liderança, Estilos de Liderança, gestão de conflitos e competências, Clima Organizacional, Desempenho, Liderança Virtual, Reconhecimento e Recompensa (motivação), Gerenciamento da Mudança, Balanço de vida, Feedback, colaboração e engajamento, diversidade, diferenças individuais e avaliação da liderança/pessoal. Maturidade para a liderança – fatores.

Desenvolvimento de Equipes

Desenvolvimento do grupo e os processos de gestão de equipes. Comunicação na gestão de equipes. Autodesenvolvimento como fator essencial no desenvolvimento das equipes. Competência do gestor para liderar e obter resultados com a participação da equipe. As variáveis de equipe: objetivo comum, confiança, comunicação, comprometimento com resultados, motivação, sinergia. Os papéis dos membros da equipe e o papel do líder. A disciplina compõe desenvolvimento do conteúdo de forma expositiva e para fixação da aprendizagem da base conceitual serão utilizadas vivências.

Desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e Complexo

Aprendizado sobre o desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e do Pensamento Complexo, caracterizados como modos de perceber e atuar no mundo com outras/novas formas de percepção, ampliadas, que vão além de modelos mentais há tempos instituídos.

Poder, política e cultura organizacional

Identificação e compreensão dos aspectos relevantes das relações de poder, perfis motivacionais e estilos de liderança e sua influência no clima e cultura organizacional. Habilidades práticas e políticas para avaliar a necessidade, impacto e adequação do uso de ações estratégias que favoreçam o desenvolvimento e consolidação da cultura organizacional.

Gestão da criatividade e Inovação organizacional

Conceitos contemporâneos referentes às políticas de gestão de criatividade e inovação. Identificação de conceitos de criatividade e inovação. Análise de fatores incentivadores da criatividade na empresa e de fatores facilitadores para implantação de inovação organizacional.

Ciência, consciência e espiritualidade

Entendimento sobre a convergência entre ciência e espiritualidade, evidenciando pontos de conexão para uma outra perspectiva sobre a vida, na qual a consciência assume um lugar de protagonismo para uma existência melhor. O choque real entre duas visões de mundo. A mente, o cérebro, as emoções e a pineal. A Inteligência Espiritual como uma consciência: muito além do QI e do QE. A espiritualidade na empresa.

Método de Pesquisa

Subsídios necessários para a elaboração do trabalho de conclusão de curso. Entendimento dos requisitos do método científico. Preparação para a definição do problema de pesquisa, delimitação do tema, redação dos objetivos da pesquisa e seleção do método mais adequado ao propósito da pesquisa. Estrutura a ser contemplada no trabalho de conclusão de curso.

Workshops

são 4: Boas vindas, Acompanhamento do curso, Assessment e Fechamento do curso. Nas Boas vindas, fazemos a integração e estabelecemos as bases de trabalho ao longo do curso.. Acompanhamento do andamento do curso com os acadêmicos para procedermos a ajustes na condução. Assessment explicando o processo e desenvolvimento do mesmo. Realização do encerramento para identificar o alcance das expectativas e fortalecer o grupo para o término do vínculo com as aulas.

 

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Acompanhamento para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de forma alinhada com a estruturação e os requisitos apresentados na disciplina de Metodologia de pesquisa.

Professores

  • Ma. Ana Cecília Bisso Nunes
  • Me. Antonio Celso Mendes Webber
  • Esp. Cláudio D’Amico
  • Esp. Crismeri Delfino Correa
  • Ma. Loraine Alessandra Bothomé Müller
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Ma. Maria Regina de Moraes Xausa
  • Dra. Myriam Cadorin Dutra
  • Dra. Laura Fujita
  • Esp. Renato Morandi
  • Ma. Sara Cecin
  • Ma. Susana Gib Azevedo
  •   Ma. Jacqueline Manica

Coordenação

  • Profa. Ma. Loraine Müller
  • E-mail: [email protected]
    Docente; Consultora organizacional e empresária; Sócia da LoraineMuller Potencial Humano e Organizacional e da Solucionare TI; Mestre em Administração com formação internacional em Coaching Executivo Organizacional Base Ontológica; formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança. Atuou em organizações como Grupo Gerdau, SEBRAE e junto à ONU.

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.090,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 959,20
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 981,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 763,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 926,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 872,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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