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MBA
Curso voltado a profissionais que buscam ampliar o autoconhecimento para aprimorar suas habilidades de gestão e liderança, assim influenciando positivamente as pessoas e obtendo melhores resultados organizacionais.
16 de Abril de 2024
Inscrições até 20/08/2023
16/04/2024 a 01/08/2025
360 horas-aula
Semanalmente,
Terças e Quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.
Profissionais de diversas áreas são promovidos à gestores/as e se deparam com desafios que fogem do conhecimento técnico, uma que vez que a liderança demanda competências específicas relacionadas às relações interpessoais. A partir desse contexto, a especialização aborda temas como autoconhecimento, gestão de equipes e complexidade organizacional para ajudar você a refletir, planejar e potencializar sua carreira como líder.
O curso é voltado a profissionais graduados/as em qualquer área de conhecimento; que desejam desenvolver competências para exercer a liderança de equipes na obtenção de resultados organizacionais.;
Escola de Negócios
Realizadas pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
RG Civil (para brasileiros);
Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Compreender os fatores de influência no comportamento e suas interfaces com relação ao desenvolvimento intra e interpessoal. Proporcionar o conhecimento quanto a habilidade nas relações interpessoais e o processo de comunicação interpessoal, conduzindo para a noção da complexidade e multidimensionalidade da interação do individuo no grupo, e com o grupo, na Era conceitual. Apresentar as interfaces da comunicação interpessoal e as ações dos líderes durante o processo pandêmico e as transformações emergenciais e necessárias.
Desenvolver melhoria de performance pessoal e profissional através da administração do tempo. Construir o PDI (plano de desenvolvimento individual) e os planos de ação correspondentes para aprimorar comportamentos e atitudes. Compreender e/ou aplicar os seguintes conceitos: Performance e Erro. Tempo e Procrastinação. Planejamento e Organização, Reuniões Produtivas, Ferramentas, métodos, indicadores e aplicativos para produtividade. Mindset e Crenças – Ressignificação – Neurociência focada para mudança e aprendizagem.
Desenvolvimento do autoconhecimento através da consciência emocional. Autoconhecimento através da Análise Transacional aplicada à área organizacional. Funcionamento neurocientífico do cérebro em situações de aprendizagem e stress.
Disciplina teórico-prática que toma como base os autores e as teorias clássicas e contemporâneas sobre desenvolvimento pessoal e de carreira. Utiliza técnicas e dinâmicas para reflexão e elaboração de planos de ação relacionados aos objetivos de desenvolvimento os alunos. Aborda temas como a construção da carreira, a saliência e o significados dos diferentes papeis ocupados, os interesses, habilidades e valores pessoais, as competências profissionais e interpessoais, o desenvolvimento e manutenção de networking, o planejamento de carreira, as estratégias de busca de emprego. Explora as tendências mundiais em carreiras.
Perspectiva científica. O entendimento da convergência entre ciência e espiritualidade. Evidencia pontos de conexão para desencadear uma outra perspectiva sobre a vida, na qual a consciência assume um lugar de protagonismo para uma existência melhor. Tópicos trabalhados: o choque histórico das visões de mundo; a mente, o cérebro, as emoções, a epigenética e a pineal; a Inteligência Espiritual como uma consciência; a espiritualidade na empresa.
A disciplina procura discutir os principais fatores ligados ao processo de negociação no âmbito empresarial. Ela possui um caráter prático buscando desenvolver as habilidades e atitudes necessárias para uma negociação eficaz. São abordados os seguintes temas: origens e estrutura dos conflitos nas organizações; desenho de sistemas de resolução de disputas; negociação baseada em interesses; etapas, estratégias e perfil de negociadores; competências e papel dos negociadores e mediadores; técnicas de negociação; Zona de Possível Acordo (ZOPA); melhor alternativa ao acordo (BATNA).
Desmistificar e Aprofundar os conceitos de Coaching e Mentoring. Compreensão das competências necessárias para o uso das metodologias, bem como o entendimento das aplicabilidades nos diferentes espaços profissionais. Entendimento sobre papéis organizacionais e suas fronteiras.
O mercado em transformação; fatores que impactam e influenciam as pessoas no meio organizacional (dados e pesquisas fornecidas pela Columbia University, Harvard Business School, Kent University e Oxford University, pós-covid-19). Estilos de Liderança que favorecem e estilos que prejudicam, clima organizacional, desempenho em equipes formais e matriciais / projetos; liderança virtual, reconhecimento e recompensa (motivação e comprometimento), gerenciamento da mudança e resistência; balanço de vida (planejamento), Feedback, colaboração e engajamento; diferenças individuais e avaliação dos estilos pessoais de liderança.. Mudança e resistência: o papel do líder, Maturidade para a liderança – fatores, estilos eficazes e dificultadores da liderança, modelos mentais, processo decisório em equipes, Case Tesla e Expansão Organizacional.
Através de uma abordagem teórico-prática o aluno terá oportunidade de vivenciar e aprender a partir do seu próprio desenvolvimento o que há de mais avançado com relação a gestão de pessoas e o desenvolvimento de equipes. Autoconhecimento e conhecimento do outro como fator essencial no desenvolvimento das equipes. Segurança psicológica para desenvolver equipes de alta performance, que fomentam o aprendizado contínuo e a inovação. Comunicação assertiva e não violenta. Resolução de problemas e mediação de conflitos que reforçam os vínculos de confiança e colaboração.
Desenvolvimento da compreensão da dinâmica do pensamento sistêmico e pensamento complexo, ampliando o modo de perceber e atuar no quotidiano, alterando a tomada de consciência frente a problemas e indo além de modelos mentais reducionistas, já defasados para uma efetividade no mundo contemporâneo
Identificar, compreender e lidar profissionalmente com aspectos relevantes das relações do poder e das políticas organizacionais, dentro do contexto da cultura institucional, compreendendo os comportamentos derivados desta tríade. Pensar e desenvolver habilidades práticas e políticas para avaliar a necessidade, impacto e adequação do uso de ações estratégicas que favoreçam o desenvolvimento e consolidação da cultura organizacional desejada.
Esta disciplina teórico-prática discute a promoção da cultura de inovação nas organizações, enfatizando oportunidades e desafios das lideranças em criar ambientes abertos, colaborativos e criativos. Ainda, discute motivações, perfis de lideranças e estruturas organizacionais que podem auxiliar a fomentar a inovação nas organizações.
Através de uma abordagem teórico-prática e de análise de cases do mercado, o(a) aluno(a) aprende a implantar as melhores práticas de gestão ESG (Environmental, Social and Governance), sabendo por onde começar ou aprofundar sua jornada de sustentabilidade. Entende, ainda, como definir e gerenciar estratégias, indicadores, participar de índices e certificações, criar relatórios de impacto e comunicar as ações para o engajamento de stakeholders e a construção de reputação.
Subsídios necessários para a elaboração do trabalho de conclusão de curso. Entendimento dos requisitos do método científico. Preparação para a definição do problema de pesquisa, delimitação do tema, redação dos objetivos da pesquisa e seleção do método mais adequado ao propósito da pesquisa. Estrutura a ser contemplada no trabalho de conclusão de curso.
Acompanhamento para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de forma alinhada com a estruturação e os requisitos apresentados na disciplina de Metodologia de pesquisa.
Consultora organizacional e empresária; Sócia da LoraineMuller Potencial Humano e Organizacional e da Solucionare TI; Mestre em Administração com formação internacional em Coaching Executivo Organizacional Base Ontológica; formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança. Atuou em organizações como Grupo Gerdau, SEBRAE e junto à ONU.
Público | Valor |
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Público geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.090,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 959,20 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 981,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 763,00 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 18 parcelas de R$ 926,50 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 872,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas. Saiba mais sobre o Crédito Educativo.
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