Encontre seu curso
MBA
As transformações sociais, tecnológicas e econômicas impactaram a estrutura dos mercados e a competitividade das organizações. O varejo é um dos setores mais relevantes para a economia do País, neste contexto, é essencial a compreensão de ferramentas para administração da área, afim de gerenciar questões estratégicas com ênfase em comunicação, marketing, finanças, operações e recursos.
08 de Outubro de 2020
Inscrições até 29/09/2020
08/10/2020 a 28/10/2021
360 horas-aula
Semanalmente,
terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.
Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.
As transformações observadas nos últimos anos nas esferas social, tecnológica e econômica impactaram fortemente a estrutura dos mercados e a competitividade das organizações. Além disso, o varejo é um dos setores mais relevantes para a economia brasileira, especialmente por sua representatividade no PIB nacional e na geração de empregos, satisfazendo as necessidades de consumo do mercado, oferencenco experiências prazerosas e escoando os produtos da indústria para o consumidor final. Neste contexto, torna-se essencial a compreensão de ferramentas para a administração do varejo, a fim de gerenciar questões estratégicas e táticas com ênfase em comunicação, marketing, finanças, operações e recursos. É neste contexto que se apresenta o MBA em Gestão do Varejo da Escola de Negócios da PUCRS, conjugando sólidos conhecimentos acadêmicos com a expertise e a visão prática de diferentes atores de mercado.
O público alvo engloba profissionais com atuação nas áreas que envolvem o Varejo, especialmente Gestão, Marketing, Comunicação e Estratégia. De modo complementar, o escopo do curso também destina-se a profissionais de áreas correlatas, empreendedores e estudantes com foco no aperfeiçoamento e aprofundamento de conhecimentos na área de Gestão do Varejo.
Escola de Negócios
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 08/11/2019
Término: 29/09/2020
Análise da conjuntura econômica. Principais impactos da Economia nos mercados. Entendimento de conceitos econômicos como inflação, câmbio e crédito. Análise do cenário econômico e tendências.
Entendimento do conceito de Inteligência de Mercado. Análise das necessidades de informação de mercado. Caracterização dos tipos de decisão e informação. Detalhamento dos fluxos internos de informação. Reflexão sobre monitoramento de mercado.
O planejamento da pesquisa de Marketing. Os tipos de pesquisa de Marketing. Comparação entre fontes de dados primários e secundários. Entendimento da pesquisa nos ambientes online e off-line no ambiente do varejo. Identificação dos principais players por segmento.
Entendimento da jornada de consumo. Os fatores psicológicos do consumidor. Caracterização do processo de decisão de compra. Análise dos tipos de decisão de compra. Discussão das principais variáveis de influência no comportamento do consumidor. A ética do consumidor.
Discussão dos conceitos de Inovação. Análise da competitividade no varejo. Desenvolvimento de subsídios para preparar a cultura organizacional ao ambiente inovador. Criação de organizações intraempreendedoras.
As principais orientações empresariais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.
A tecnologia no varejo como fonte de vantagem competitiva. Análise do comportamento de consumo e personalização. Utilização da AI para a coleta de dados, tomada de decisão e melhoria da experiência de compra. A ciência de dados na análise de resultados.
Apresentação do novo modelo de processo de compra. Descrição de novos intermediários e canais. Integração com novas tecnologias e ferramentas online. Gestão do varejo multicanal.
Análise financeira orientada ao ambiente do varejo. Desenvolvimento da técnica custo-volume–lucro. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio.
Apresentação de novas mídias aplicadas ao varejo. Detalhamento de diversas ferramentas de comunicação através de redes sociais. Levantamento de novas oportunidades aos varejistas.
Compreensão da importância da experiência de compra no ponto de venda. Importância do formato de loja, do layout e da apresentação e organização dos produtos. Desenvolvimento de técnicas de visual merchandising. Análise da influência do ambiente no consumo.
Visão sistêmica da logística e seu impacto no desempenho do negócio. Compreensão da gestão de cadeias de suprimento. Estabelecimento de relações entre supply chain management e resultados gerenciais.
Design Thinking como ferramenta para tomada de decisão e construção de soluções. Investigação de novos negócios sob a ótica do consumidor. Identificação do problema e delineamento de ações e metas.
As novas mídias e o relacionamento com o consumidor. Adaptações da cultura organizacional às novas tecnologias. Ferramentas estratégicas no ambiente digital. Apresentação do novo modelo de gestão visando a eficiência operacional.
Integração de canais de distribuição online e off-line. Desenvolvimento de estratégias omnichannel aplicadas ao varejo. Análise e mensuração da otimização da experiência de consumo.
Definição de estudo de caso. Caracterização dos tipos e objetivos dos estudos de caso. O método do Estudo de Caso. As formas de coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no método do estudo de caso.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
A partir de 18/02/2020 | R$ 1.035,00 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.035,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 910,80 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 931,50 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 724,50 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 18 parcelas de R$ 879,75 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 828,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.