Pós-graduação em Gestão do Varejo - PUCRS

MBA

Gestão do Varejo

1ª Edição 360 h/aula

As transformações sociais, tecnológicas e econômicas impactaram a estrutura dos mercados e a competitividade das organizações. O varejo é um dos setores mais relevantes para a economia do País, neste contexto, é essencial a compreensão de ferramentas para administração da área, afim de gerenciar questões estratégicas com ênfase em comunicação, marketing, finanças, operações e recursos.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
08/10/2020 a 28/10/2021
Turno
Noite

Início

08 de Outubro de 2020

Inscrições até 29/09/2020

Período

08/10/2020 a 28/10/2021

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

As transformações observadas nos últimos anos nas esferas social, tecnológica e econômica impactaram fortemente a estrutura dos mercados e a competitividade das organizações. Além disso, o varejo é um dos setores mais relevantes para a economia brasileira, especialmente por sua representatividade no PIB nacional e na geração de empregos, satisfazendo as necessidades de consumo do mercado, oferencenco experiências prazerosas e escoando os produtos da indústria para o consumidor final. Neste contexto, torna-se essencial a compreensão de ferramentas para a administração do varejo, a fim de gerenciar questões estratégicas e táticas com ênfase em comunicação, marketing, finanças, operações e recursos. É neste contexto que se apresenta o MBA em Gestão do Varejo da Escola de Negócios da PUCRS, conjugando sólidos conhecimentos acadêmicos com a expertise e a visão prática de diferentes atores de mercado.

Público-Alvo

O público alvo engloba profissionais com atuação nas áreas que envolvem o Varejo, especialmente Gestão, Marketing, Comunicação e Estratégia. De modo complementar, o escopo do curso também destina-se a profissionais de áreas correlatas, empreendedores e estudantes com foco no aperfeiçoamento e aprofundamento de conhecimentos na área de Gestão do Varejo.

Objetivos

  • Desenvolver nos participantes as competências necessárias para atuar na gestão estratégica de mercados com foco no varejo;
  • Instrumentalizar os profissionais participantes com modelos, processos e ferramentas compatíveis com os desafios atuais da gestão nas organizações varejistas;
  • Incentivar a troca de experiências entre os diferentes atores envolvidos no curso, incluindo alunos, professores e convidados.

Diferenciais do Curso

  • Projeto pedagógico atual, proporcionando uma sólida base de conhecimentos e uma moderna formação profissional para a área de Varejo.
  • Corpo docente qualificado, integrando professores com profundo domínio acadêmico e profissionais com expertise e atuação em áreas-chave do Varejo.
  • Metodologia de ensino interativa e diversificada, utilizando atividades presenciais e a distância, estudos de caso práticos, seminários e palestras, atividades em grupo e trabalhos de campo.
  • Ambiente de aprendizagem diferenciado, envolvendo uma infraestrutura física, de laboratórios e de serviços próprias de uma grande universidade.

Perfil do Egresso

  • Pensar o varejo a partir de uma perspectiva gerencial, ancorada por uma leitura consistente do ambiente de mercado, das opções estratégicas e dos caminhos que proporcionem valor superior frente à concorrência;
  • Entender as competências centrais, conceituais e técnicas, necessárias para a gestão do mercado em seu contexto atual;
  • Diagnosticar o ambiente em que a organização e seus produtos estão inseridos e identificar oportunidades e riscos de atuação;
  • Aplicar métodos e técnicas de gestão e planejamento de mercado visando o desenvolvimento contínuo e sustentável da organização varejista;
  • Desenvolver a capacidade de analisar o mercado de forma sistêmica, integrada e inovadora para criar estratégias de atuação.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 29/09/2020

Disciplinas

Economia e Mercado

Análise da conjuntura econômica. Principais impactos da Economia nos mercados. Entendimento de conceitos econômicos como inflação, câmbio e crédito. Análise do cenário econômico e tendências.

Inteligência de Mercado

Entendimento do conceito de Inteligência de Mercado. Análise das necessidades de informação de mercado. Caracterização dos tipos de decisão e informação. Detalhamento dos fluxos internos de informação. Reflexão sobre monitoramento de mercado.

Pesquisa e Tendências no Varejo

O planejamento da pesquisa de Marketing. Os tipos de pesquisa de Marketing. Comparação entre fontes de dados primários e secundários. Entendimento da pesquisa nos ambientes online e off-line no ambiente do varejo. Identificação dos principais players por segmento.

Comportamento do Consumidor

Entendimento da jornada de consumo. Os fatores psicológicos do consumidor. Caracterização do processo de decisão de compra. Análise dos tipos de decisão de compra. Discussão das principais variáveis de influência no comportamento do consumidor. A ética do consumidor.

Gestão de Competitividade e Inovação no Varejo

Discussão dos conceitos de Inovação. Análise da competitividade no varejo. Desenvolvimento de subsídios para preparar a cultura organizacional ao ambiente inovador. Criação de organizações intraempreendedoras.

Gestão Estratégica de Mercado

As principais orientações empresariais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.

Tecnologia no Varejo: Inteligência Artificial e Data Science

A tecnologia no varejo como fonte de vantagem competitiva. Análise do comportamento de consumo e personalização. Utilização da AI para a coleta de dados, tomada de decisão e melhoria da experiência de compra. A ciência de dados na análise de resultados.

Gestão de E-commerce e Mobile Shopping

Apresentação do novo modelo de processo de compra. Descrição de novos intermediários e canais. Integração com novas tecnologias e ferramentas online. Gestão do varejo multicanal.

Métricas Financeiras e Pricing

Análise financeira orientada ao ambiente do varejo. Desenvolvimento da técnica custo-volume–lucro. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio.

Comunicação: novas mídias e redes sociais

Apresentação de novas mídias aplicadas ao varejo. Detalhamento de diversas ferramentas de comunicação através de redes sociais. Levantamento de novas oportunidades aos varejistas.

Marketing Sensorial e experiência de compra

Compreensão da importância da experiência de compra no ponto de venda. Importância do formato de loja, do layout e da apresentação e organização dos produtos. Desenvolvimento de técnicas de visual merchandising. Análise da influência do ambiente no consumo.

Logística no Varejo e Supply Chain

Visão sistêmica da logística e seu impacto no desempenho do negócio. Compreensão da gestão de cadeias de suprimento. Estabelecimento de relações entre supply chain management e resultados gerenciais.

Design Thinking e Novos Modelos de Negócios no Varejo

Design Thinking como ferramenta para tomada de decisão e construção de soluções. Investigação de novos negócios sob a ótica do consumidor. Identificação do problema e delineamento de ações e metas.

Cultura e Transformação Digital no Varejo

As novas mídias e o relacionamento com o consumidor. Adaptações da cultura organizacional às novas tecnologias. Ferramentas estratégicas no ambiente digital. Apresentação do novo modelo de gestão visando a eficiência operacional.

Varejo Omnichannel

Integração de canais de distribuição online e off-line. Desenvolvimento de estratégias omnichannel aplicadas ao varejo. Análise e mensuração da otimização da experiência de consumo.

Método do Estudo de Caso

Definição de estudo de caso. Caracterização dos tipos e objetivos dos estudos de caso. O método do Estudo de Caso. As formas de coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no método do estudo de caso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Ana Cristina Schneider
  • Dr. Alex Pipkin
  • Ma. Aline Silva Autran de Morais
  • Dr. Cláudio Hoffman Sampaio
  • Dra. Edimara Mezzomo Luciano
  • Dr. Ely José de Mattos
  • Dra. Frederike Monika Budiner Mette
  • Esp. Kim Gesswein Silva
  • Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Luis Antonio Janssen
  • Dra. Maira de Cassia Petrini
  • Me. Rafael Bittencourt
  • Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
  • Esp. Thiago Proença Baisch
  • Dr. Vinícius Sittoni Brasil

Coordenação

  • Prof. Dr. Lelis Balestrin Espartel
  • [email protected]
    Possui graduação em Administração pela UFRGS (1995), graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1990), mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1999) e doutorado em Administração pelo PPGA/UFRGS (2005). É professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor convidado em diversas outras Universidades. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamentos disfuncionais do consumidor e varejo.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
A partir de 18/02/2020R$ 1.035,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.035,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 910,80
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 931,50
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 724,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 879,75
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 828,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

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O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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