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MBA
O MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios vai oferecer ao aluno uma formação ampla na área de negócios para que o profissional possa ser capaz de tomar decisões criativas e eficazes em um ambiente cada vez mais competitivo e inovador.
31 de Março de 2022
Inscrições até 31/03/2022
31/03/2022 a 17/12/2022
360 horas-aula
Quinzenalmente,
Quinta e sexta das 19h15min às 22h15min e sábado das 9h às 12h
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!
O MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios oferece ao estudante uma formação ampla na área de negócios e está estruturado em três módulos:
Módulo de Gestão – discute temas como gestão de pessoas, otimização do orçamento, planejamento financeiro, franchising, gestão de fornecedores e e-commerce;
Módulo de Empreendedorismo – aborda assuntos ligados aos ambientes de inovação, desafios e oportunidades de negócios, Tecnologia, Data Science, IA, Internet das Coisas e Blockchain para empreendedores;
Módulo de Desenvolvimento de Negócios- trata de temas relacionados à modelagem de negócios, segmentação de mercado, branding, criação de valor e relacionamento com o cliente, fontes de receita e precificação e estratégia omnichannel.
Nas aulas presencias não haverá tradução simultânea nos idiomas inglês e espanhol.
A tradução desses dois idiomas estará disponível somente na plataforma 30 dias após a aula.
Curso destinado a profissionais de nível superior com interesse em adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e discutir atualidades relacionadas à gestão, ao empreendedorismo e ao marketing. O curso tem ainda maior aplicação a profissionais com interesse gerencial ou com perfil empreendedor, que possuem funções de liderança em empresas ou que desejam lançar o seu próprio negócio.
Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.
Escola de Negócios
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 29/04/2022
Liderança, motivação e engajamento. Atração e retenção de talentos. Desenvolvimento de pessoas e avaliação do desempenho. Remuneração, reconhecimento e recompensas. Formação e desenvolvimento de equipes de alta performance.
O impacto das novas tecnologias da informação na gestão dos negócios. O uso de Data Science para a tomada de decisão gerencial. As aplicações da Inteligência artificial na área de negócios. Business Intelligence e Business Analytics. O que é Blockchain e qual o seu impacto nos negócios e as formas de comercialização de produtos e serviços. O que são contratos inteligentes e como eles funcionam.
O uso da metodologia Growth Hacking para o crescimento rápido dos negócios. Marketing orientado a experimentos. Testagem de hipóteses e priorização. Identificação dos gatilhos para o crescimento rápido. Estratégias para alcançar, manter e encantar os clientes. Potencialização das vendas e aumento das indicações. Utilização de equipes multifuncionais para a aplicação do Growth Hacking.
Otimização e gestão de orçamento. Orçamento base-zero e mudanças de paradigma. A mobilização das pessoas e a preparação do processo. Desdobramento da estratégia da empresa. Resultados financeiros desejados. Análise de indicadores de desempenho. Definição dos custos mínimos. Classificação de despesas e a negociação interna.
Produção e oferta de produtos e serviços por meio de parcerias estratégicas, outsourcing e desenvolvimento de fornecedores. As diferentes estratégias de suprimento. Processos utilizados e o desenvolvimento de áreas e atividades da empresa. Identificação e seleção de fornecedores. Formas de controle e acompanhamento. Gestão da cadeia de suprimentos e logística.
Tipos de parcerias estratégicas. Vantagens e desvantagens das parcerias para o crescimento. Expansão dos negócios através das franquias. Franchising, benefícios e desafios. Modelos de negócio de franchising. Estudo de franqueabilidade e análise de investimentos. Aspectos jurídicos e relação franqueador e franqueado.
Mensuração e segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Tendências de consumo. Identificação das necessidades e desejos dos clientes. Geração de uma proposta de valor. Comunicação da proposta de valor para públicos específicos.
Mudanças no comportamento do consumidor. O conceito de Omnichannel. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo. Estratégias para integração entre canais online e off-line. Análise e mensuração da experiência do usuário e de consumo.
Excelência no atendimento ao cliente. A importância do relacionamento de longo prazo. O ciclo de vida do cliente e o Lifetime Value. Categorias de relacionamento com o cliente. Relacionamento pessoal versus automatização. Estratégias para a retenção de clientes e ampliação das vendas. Fidelização e aumento da lealdade dos clientes. Ferramentas de marketing de relacionamento.
Conversão do valor oferecido ao cliente em receita. Identificação das principais fontes de receita. Assertividade na precificação. Utilização da técnica custo-volume–lucro. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio.
A internet e os novos negócios. Modelos de negócios on-line. As mudanças no processo de compra. O consumidor on-line. Novos intermediários e canais. Desafios de estar em negócios on-line. Operações, tecnologia e segurança. Integração com novas tecnologias e outras ferramentas online.
Os fundamentos do conceito de marca. O posicionamento da marca. Elementos, ou identidades da marca. Associação de imagens. Credibilidade da marca e reputação. Conceito de Brand equity. Os programas de marketing para construção de brand equity. Estratégias de branding e a arquitetura da marca.
A 4ª revolução industrial. O futuro do mundo corporativo. Os novos modelos de negócio. O impacto das novas tecnologias, rupturas e inovações. Profissionais bem-sucedidos nessa nova sociedade. Desafios e oportunidades. As novas competências dos líderes. Mudanças na gestão das empresas.
O que são ecossistemas de inovação. Os componentes e a organização dos ambientes de inovação e empreendedorismo. Cooperação universidade, empresa e governo. Relação entre inovação, ciência e tecnologia. Centros de competência e excelência. Incubadoras e o fomento ao empreendedorismo. Parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica.
Concepção e inovação de produtos e serviços. O método do Design Thinking para disrupção e criação de valor. A importância da experiência do cliente. Criatividade e o processo criativo. A busca de informações. Práticas de empatia junto ao público usuário. Métodos para a geração de ideias. O processo de ideação e a inovação em produtos e serviços. Validação da prova de conceito.
O movimento do empreendedorismo no Brasil e no mundo. Empreendedores e intraempreendedores. A abordagem “Lean Startup” para a criação de empresas. O Business Model Genaration. A estratégia do MVP (Minimum Viable Product) para o lançamento de novos produtos e serviços. Validação e viabilidade do negócio. A importância da prototipagem.
As principais fontes de financiamento para a criação e expansão dos negócios. Prós e contras do financiamento com capital próprio. Cuidados com os investidores 3Fs: Family, Fools and Friends. O uso dos bancos comerciais. Sociedades e participações. Aceleradoras e os Business Angels. Mercado de capitais. Acesso aos subsídios públicos. Valuation: quanto vale a sua empresa. Oferta Pública inicial (IPO).
Empresas conscientes e com propósitos. Identificação dos porquês. Transformação de sonhos em negócios e crises em oportunidades. Paixão pelo que se faz. Protagonismo e inovação disruptiva. Inovação em produtos e serviços. Encantamento e experiência do cliente. Capacidade de aprendizagem e adaptação. Construção de uma cultura e uma marca com personalidade.
O significado de transformação digital e o impacto no ambiente de negócios. Mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. A Internet das Coisas. As oportunidades de negócio na era digital. Modelos de negócios na era digital. Mudanças na gestão das empresas a partir da transformação digital. Tendências da transformação digital.
Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. A modelagem de negócios. O método do estudo de caso. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 670,00* |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 636,50 * |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 619,75* |
| Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 603,00 * |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 589,60* |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00* |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00 * |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 335,00* |
*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.
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O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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