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MBA
No MBA de Gestão Estratégica de Negócios da PUCRS os alunos terão a oportunidade de explorar uma formação ampla, atualizando-se nas tendências, conteúdos e ferramentas da gestão contemporânea.
13 de Abril de 2021
Inscrições até 04/03/2021
13/04/2021 a 28/04/2022
360 horas-aula
Semanalmente,
terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.
Informativo Coronavírus
A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
Este curso foi modelado partindo de olhar do indivíduo (aluno) para si mesmo, provocando uma reflexão sobre os processos envolvidos na compreensão e gestão da carreira individual. A partir deste olhar, três disciplinas core dos cursos de gestão são revisitadas buscando a elaboração do pensamento estratégico em ambientes competitivos. A partir disso, as demais disciplinas trazem conteúdos essenciais para a implantação desse pensamento estratégico, envolvendo, entre outros, inovação, transformação digital e desenvolvimento sustentável.
Curso voltado para profissionais de nível superior, de formação variada, que desejam qualificar-se e aprofundar os conhecimentos em gestão.
Escola de Negócios
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 24/10/2020
Término: 04/03/2021
Reflexão sobre os processos envolvidos na compreensão e gestão da carreira individual e de equipes de trabalho. Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades socioemocionais e competências comportamentais necessárias à gestão de carreiras. Discussão sobre os recursos necessários para o estabelecimento de conversas relevantes sobre carreira dentro do ambiente organizacional.
Estratégias empresariais. Caraterísticas de ambientes competitivos. Estratégias emergentes e planejamento estratégico. Análise dos pontos fortes e fracos da empresa e das ameaças e oportunidades de mercado. Análise de informações, tecnologias e processo de tomada de decisão. Desdobramentos e execução estratégica.
Entendimento aprofundado na área de Marketing. Conceitos fundamentais e as várias perspectivas que a área oferece para o sucesso das empresas. Modelos, estratégias e processos de inteligência competitiva.
O processo criativo e o design thinking. O impacto das novas tecnologias nos negócios. Análise dos diferentes tipos e estratégias de inovação para alavancagem organizacional, bem como a gestão do processo inovador adotado pelas empresas. Modelos de intervenção capazes de provocar mudanças bem sucedidas, assim como estratégias de desenvolvimento organizacional e aprendizagem.
Discussão das principais teorias e modelos que explicam o fenômeno da liderança e da gestão de equipes no âmbito empresarial. A mudança organizacional e o papel dos líderes. Estilos e abordagens de liderança. A liderança baseada em princípios. Desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para o bom exercício da liderança. Formação e desenvolvimento de grupos e equipes de trabalho. Os estágios de desempenho das equipes. Equipes auto gerenciáveis e de alta performance.
Transformação Digital: reflexão sobre as dinâmicas corporativas e sociais que têm pressionado as organizações a se transformarem em organizações digitais. Análise dos principais blocos de construção da transformação digital e discussão sobre os fatores de sucesso e de fracasso do movimento de transformação digital nas organizações.
Gestão de mudança como componente necessário da transformação organizacional. Influência das relações humanas na construção de planos. Redução dos impactos da mudança. Gestão de mudança agil. Modelos e ferramentas pra gestão de mudança.
O processo de negociação e suas características principais, por meio de exercícios práticos e simulações alinhadas à literatura vinculada a essa temática. Questões legais e éticas das negociações também são abordadas nesse processo. Técnicas de negociação em vendas, habilidades dos negociadores, planejamento de negociação e uso de tecnologias nos processos de vendas. Os desafios para negociação e vendas no “novo normal” são abordados, considerando os efeitos decorrentes da pandemia vivenciada em 2020.
Apresentação e debate sobre conhecimentos, metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas para planejar, administrar e executar com sucesso o ciclo de vida de projetos. Práticas tradicionais e tópicos emergentes e atuais sobre a gestão de projetos.
Principais conceitos, teorias e pesquisas relacionadas à gestão de pessoas, analisando as práticas adotadas por organizações bem-sucedidas no gerenciamento de sua força de trabalho. As políticas e procedimentos adotados nos diferentes subsistemas de recursos humanos e os impactos das últimas tendências nesta área da administração, destacando a gestão por competências.
Fundamentos de Finanças Corporativas e Análise de Investimento. Técnicas da gestão financeira aplicadas pelas organizações. Estruturação de operações e análise de resultado das decisões de investimento, financiamento e fluxo de caixa no desempenho dos negócios.
Conceitos de sustentabilidade. Do Relatório Nosso Futuro Comum aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Visão e harmonização dos três pilares da sustentabilidade, econômico, ambiental e social. Motivadores internos e externos para adoção de sustentabilidade nas organizações. Perfis das organizações sustentáveis. Modelo de maturidade em Sustentabilidade Corporativa.
Principais indicadores de atividade econômica: produto, inflação e desemprego. Estudo e interpretação do ciclo econômico. Efeitos esperados das políticas monetária, fiscal e cambial nos modelos tradicionais de análise macroeconômica. Conjuntura e cenários para a economia brasileira.
O alinhamento entre as estratégias organizacionais e as práticas de comunicação com os stakeholders pode promover confiança, valor de marca e, como consequência, reputação sustentável e emocional. Nessa perspectiva, baseada nessa interface recursiva negócio-comunicação-públicos, a disciplina aborda conceitos relacionados às identidades, imagens e reputação que sustentam as estratégias de comunicação integrada nas suas modalidades – institucional, mercadológica, interna e administrativa.
Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Métodos de pesquisa qualitativos (estudo de caso, pesquisa-ação, focus group). Métodos de pesquisa quantitativos (survey, experimento). Análise de dados (técnicas de análise de dados).
Acompanhamento para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de forma alinhada com a estruturação e os requisitos apresentados na disciplina de Metodologia de pesquisa.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.090,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 959,20 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 981,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 763,00 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 18 parcelas de R$ 926,50 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 872,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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