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MBA

Gestão Estratégica de Negócios

3ª Edição 360 h/aula

No MBA de Gestão Estratégica de Negócios da PUCRS os alunos terão a oportunidade de explorar uma formação ampla, atualizando-se nas tendências, conteúdos e ferramentas da gestão contemporânea.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
13/04/2021 a 28/04/2022
Turno
Noite

Início

13 de Abril de 2021

Inscrições até 04/03/2021

Período

13/04/2021 a 28/04/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.


Sobre o Curso

Este curso foi modelado partindo de olhar do indivíduo (aluno) para si mesmo, provocando uma reflexão sobre os processos envolvidos na compreensão e gestão da carreira individual. A partir deste olhar, três disciplinas core dos cursos de gestão são revisitadas buscando a elaboração do pensamento estratégico em ambientes competitivos. A partir disso, as demais disciplinas trazem conteúdos essenciais para a implantação desse pensamento estratégico, envolvendo, entre outros, inovação, transformação digital e desenvolvimento sustentável.

Para quem é esse curso

Curso voltado para profissionais de nível superior, de formação variada, que desejam qualificar-se e aprofundar os conhecimentos em gestão. 

O que você vai aprender

  • Ampliar sua competitividade para novas demandas do mercado de trabalho;
  • Tomar decisões com mais eficiência, demonstrando competências gerenciais com uma visão mais estratégica dos negócios;
  • Atuar de maneira eficaz nas mais diversas áreas da gestão, tais como: pessoas, finanças, operações, marketing e planejamento.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Corpo docente com reconhecida experiência acadêmica e com ampla atuação no mercado;
  • Conteúdos atualizados e contemporâneos envolvendo desde autodesenvolvimento até competências específicas com foco em gestão e avançar na carreira executiva;
  • Forte networking entre alunos, ex-alunos, professores e profissionais de mercado.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 04/03/2021

Disciplinas

Desenvolvimento de Competências Comportamentais e Gestão da Carreira

Reflexão sobre os processos envolvidos na compreensão e gestão da carreira individual e de equipes de trabalho. Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades socioemocionais e competências comportamentais necessárias à gestão de carreiras. Discussão sobre os recursos necessários para o estabelecimento de conversas relevantes sobre carreira dentro do ambiente organizacional.

Estratégias Empresariais em Ambientes Competitivos

Estratégias empresariais. Caraterísticas de ambientes competitivos. Estratégias emergentes e planejamento estratégico. Análise dos pontos fortes e fracos da empresa e das ameaças e oportunidades de mercado. Análise de informações, tecnologias e processo de tomada de decisão. Desdobramentos e execução estratégica.

Marketing em Ambientes Competitivos

Entendimento aprofundado na área de Marketing. Conceitos fundamentais e as várias perspectivas que a área oferece para o sucesso das empresas. Modelos, estratégias e processos de inteligência competitiva. 

Criatividade, Novas Tecnologias e Inovação nos Negócios

O processo criativo e o design thinking. O impacto das novas tecnologias nos negócios. Análise dos diferentes tipos e estratégias de inovação para alavancagem organizacional, bem como a gestão do processo inovador adotado pelas empresas. Modelos de intervenção capazes de provocar mudanças bem sucedidas, assim como estratégias de desenvolvimento organizacional e aprendizagem.

Liderança e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance

Discussão das principais teorias e modelos que explicam o fenômeno da liderança e da gestão de equipes no âmbito empresarial. A mudança organizacional e o papel dos líderes. Estilos e abordagens de liderança. A liderança baseada em princípios. Desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para o bom exercício da liderança. Formação e desenvolvimento de grupos e equipes de trabalho. Os estágios de desempenho das equipes. Equipes auto gerenciáveis e de alta performance.

Transformação Digital

Transformação Digital: reflexão sobre as dinâmicas corporativas e sociais que têm pressionado as organizações a se transformarem em organizações digitais. Análise dos principais blocos de construção da transformação digital e discussão sobre os fatores de sucesso e de fracasso do movimento de transformação digital nas organizações. 

Gestão de Mudança

Gestão de mudança como componente necessário da transformação organizacional. Influência das relações humanas na construção de planos. Redução dos impactos da mudança. Gestão de mudança agil. Modelos e ferramentas pra gestão de mudança. 

Negociação

O processo de negociação e suas características principais, por meio de exercícios práticos e simulações alinhadas à literatura vinculada a essa temática. Questões legais e éticas das negociações também são abordadas nesse processo. Técnicas de negociação em vendas, habilidades dos negociadores, planejamento de negociação e uso de tecnologias nos processos de vendas. Os desafios para negociação e vendas no “novo normal” são abordados, considerando os efeitos decorrentes da pandemia vivenciada em 2020.

Gestão de Projetos

Apresentação e debate sobre conhecimentos, metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas para planejar, administrar e executar com sucesso o ciclo de vida de projetos. Práticas tradicionais e tópicos emergentes e atuais sobre a gestão de projetos. 

Gestão por Competências

Principais conceitos, teorias e pesquisas relacionadas à gestão de pessoas, analisando as práticas adotadas por organizações bem-sucedidas no gerenciamento de sua força de trabalho. As políticas e procedimentos adotados nos diferentes subsistemas de recursos humanos e os impactos das últimas tendências nesta área da administração, destacando a gestão por competências. 

Finanças Corporativas e Análise de Investimentos

Fundamentos de Finanças Corporativas e Análise de Investimento. Técnicas da gestão financeira aplicadas pelas organizações. Estruturação de operações e análise de resultado das decisões de investimento, financiamento e fluxo de caixa no desempenho dos negócios. 

Desenvolvimento Sustentável

Conceitos de sustentabilidade. Do Relatório Nosso Futuro Comum aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Visão e harmonização dos três pilares da sustentabilidade, econômico, ambiental e social. Motivadores internos e externos para adoção de sustentabilidade nas organizações. Perfis das organizações sustentáveis. Modelo de maturidade em Sustentabilidade Corporativa. 

Macroeconomia

Principais indicadores de atividade econômica: produto, inflação e desemprego. Estudo e interpretação do ciclo econômico. Efeitos esperados das políticas monetária, fiscal e cambial nos modelos tradicionais de análise macroeconômica. Conjuntura e cenários para a economia brasileira.  

Comunicação e Reputação

O alinhamento entre as estratégias organizacionais e as práticas de comunicação com os stakeholders pode promover confiança, valor de marca e, como consequência, reputação sustentável e emocional. Nessa perspectiva, baseada nessa interface recursiva negócio-comunicação-públicos, a disciplina aborda conceitos relacionados às identidades, imagens e reputação que sustentam as estratégias de comunicação integrada nas suas modalidades – institucional, mercadológica, interna e administrativa. 

Estudo de Caso

Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Métodos de pesquisa qualitativos (estudo de caso, pesquisa-ação, focus group). Métodos de pesquisa quantitativos (survey, experimento). Análise de dados (técnicas de análise de dados).

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Acompanhamento para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de forma alinhada com a estruturação e os requisitos apresentados na disciplina de Metodologia de pesquisa.

Professores

  • Dra. Ana Clara Aparecida Alves de Souza
  • Dra. Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos
  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Dra. Cecilia Rutkoski Hoff
  • Dr. Claudio Hoffmann Sampaio
  • Ma. Daiane Pagnussatt
  • Ma. Denise Pagnussat
  • Dra. Gabriela Ferreira Cardozo
  • Dr. Luis Antonio Janssen
  • Dra. Maira Petrini
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Me. Rafael Disconzi Rodrigues
  • Me. Rogério Bohn
  • Me. Thiago Nery Pandolfo

 

 

Coordenação

  • Profa. Dra. Maira de Cássia Petrini
  • [email protected]
    Pós-doutorado na HEC Montreal – Canadá (2017), doutorado em Administração pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas – SP (2006) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Co-founder da Mais Quitanda, clube de assinaturas de orgânicos, e Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC RS. Experiência corporativa na área de Sistemas e Tecnologia de Informação, tendo atuado corporativamente em empresas como Procergs, Hospital Israelita Albert Einstein e IBM e realizado consultoria ad hoc em sistemas de Bussines Intelligence. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos e pesquisas na área de Administração, com ênfase em temas relativos a sustentabilidade e sua adoção estratégica nas empresas, negócios de impacto, economia compartilhada e inovação social. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social e coordena projetos de pesquisa nestas temáticas. 

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.090,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 959,20
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 981,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 763,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 926,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 872,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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