Ver todos os cursos

Especialização

Implantodontia

8ª Edição 1.125 h/aula

O curso de Implantodontia vai capacitar cirurgiões-dentistas para atuarem em cirurgias e próteses sobre implantes. Aliando teoria e prática, serão abordados de conceitos e conhecimentos básicos das técnicas contemporâneas, para diagnosticar, avaliar, indicar, planejar e executar reabilitações cirúrgico-protéticas.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
01/09/2020 a 25/06/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

01 de Setembro de 2020

Inscrições até 10/03/2020

Período

01/09/2020 a 25/06/2022

1.125 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

segundas, das 14h às 18h25min e das 18h45min às 19h30min e terças-feiras, das 8h às 11h30min, das 14h às 18h25min e das 19h30min às 20h15min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O curso de Implantodontia vai capacitar cirurgiões-dentistas para atuarem em cirurgias e próteses sobre implantes. Aliando teoria e prática, serão abordados de conceitos e conhecimentos básicos das técnicas contemporâneas, para diagnosticar, avaliar, indicar, planejar e executar reabilitações cirúrgico-protéticas.

Objetivos

Visa à formação técnico-científica de cirurgiões-dentistas na área de Implantodontia
Específico: Capacitar o aluno a avaliar, diagnosticar, indicar, planejar e executar casos de reabilitação bucal com implantes dentais, visando à reabilitação morfológica, funcional e estética do indivíduo.

Público-Alvo

Cirurgiões-dentistas.

Diferenciais do Curso

  • Curso de periodicidade semanal;
  • Corpo Docente Qualificado;
  • Aplicação de técnicas cirúrgico-protéticas contemporâneas;
  • Utilização de diferentes sistemas de implantes;
  • Ampla carga horária clínica.

Perfil do Egresso

  • Indicar, planejar e executar a colocação de implantes dentários;
  • Realizar técnicas regenerativas visando a colocação de implantes;
  • Realizar reabilitações protéticas de diferentes complexidades;
  • Diagnosticar e manejar intercorrências cirúrgicas e protéticas em implantodontia.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

Confira a lista dos candidatos selecionados aqui.

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista com o Candidato.

A prova será realizada no dia 17/01/2020, às 9h, no prédio 6, sala 210.

Bibliografia

  • MISCH, CARL. Implantes Dentais Contemporâneos
  • BIANCHINI, M.A. O Passo a Passo Cirúrgico na Implantodontia – Da instalação à prótese
  • KHOURY, FOAUD. Aumento ósseo em Implantodontia
  • BUSER. 20 Anos de Regeneração Óssea em Implantodontia.
  • MARCANTONIO F. et al.. Estética Integrada em Periodontia e Implantodontia.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação e a Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade).

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 28/02/2020

Disciplinas

Bioética

Estudo das noções filosóficas e a evolução da moral e da ética. Explicitação dos deveres e obrigações éticas do profissional da saúde, os deveres e obrigações específicas do cirurgião dentista e as responsabilidades da profissão. Reflexão sobre bioética e pesquisa.

Cirurgia Implantodontica I

Estudo do processo da osseintegração, da biologia e da fisiologia óssea, da classificação e dos tipos de implantes, bem como das diferentes superfície dos implantes. Aplicação dos exames radiográficos necessários para o planejamento de implantes. O desenvolvimento do correto planejamento cirúrgico e sua relação com a prótese. Prática em ambulatório com pacientes.

Cirurgia Implantodontica II

Análise dos acidentes e complicações cirúrgicas – prevenção e soluções. O ambiente hospitalar. Detalhamento das técnicas cirúrgicas. Compreensão e execução das exodontias para implantes, das guias cirúrgicas e cirurgias. Prática em ambulatório com pacientes.

Cirurgia Implantodontica III

Aplicação de enxertos ósseos intrabucais, enxertos ósseos extrabucais, implantes zigomáticos, carga imediata, implantes imediatos pós-extração, técnicas especiais. Prática em ambulatório com pacientes.

Cirurgia Implantodontica IV

Análise da aplicação de células tronco, prp, bmps, dos biomateriais, e da utilização de cirurgias guiadas com o Sistema Nobel Guide e com o Codiagnosticx. Estudo da inter-relação tomografias computadorizadas – sistemas de navegação – cirurgia virtual – prototipagem – CAD-CAM. Prática em ambulatório com pacientes.

Emergências médicas em odontologia

Compreensão das seguintes ocorrências: Síncope Vasovagal, Choque insulínico – Hipoglicemia aguda. Parada cardiorrespiratória, Condutas emergenciais. O estudo das medidas de Suporte Básico de Vida (ABC), a prevenção e tratamento das emergências médicas, o treinamento da equipe do consultório, os equipamentos e suprimentos de emergência e o acesso para obtenção de auxílio médico.

Ética e legislação odontológica

Estudo do Código de ética odontológica, as especialidades odontológicas, as associações de classe e a legislação odontológica. Aprofundamento da relação profissional – Pacientes/Colegas, a responsabilidade profissional, os aspectos éticos do sigilo profissional e os honorários sob o ponto de vista ético. Reflexão sobre a divulgação e a propaganda, as especialidades odontológicas e a ética.

Farmacologia aplicada

Introdução à Farmacologia. Orientação sobre os objetivos e métodos de estudo em Farmacodinâmica, a farmacologia da inflamação e da dor e os conceitos básicos de depressores do sistema nervoso central.
O detalhamento da aplicação dos diferentes fármacos nas mais diversas situações clínicas da prática odontológica.

Oclusão

Introdução e conceitos, o estudo dos componentes do sistema estomatognático e da fisiologia da oclusão. A explicitação das desordens crâniomandibulares, a etiologia das disfunções, as noções sobre diagnóstico e tratamento das dores orofaciais.

Interdisciplinaridade em Implantodontia

A análise das relações da implantodontia com outras especialidades odontológicas. A interface com a periodontia, a cirurgia e a clínica odontológica.

Prótese I

O estudo da evolução da prótese sobre implantes, a reabilitação dos casos unitários e parciais. Prática em ambulatório com pacientes.

Prótese II

A fundamentação das reabilitações parciais fixas e dos protocolos Branemark. Prática em ambulatório com pacientes.

Prótese III

O estudo dos princípios de biologia, fisiologia, mecânica e estéticos aplicados em prótese sobre implantes e suas implicações na escolha da prótese. Os componentes protéticos usados na confecção clínica e laboratorial da prótese sobre implante, os fatores de risco e suas implicações. Prática em ambulatório com pacientes.

Prótese IV

A análise sobre as complicações e fracassos em osseointegração, o controle e a manutenção dos pacientes. O estudo das estruturas metal-free, os novos materiais e técnicas para confecção de próteses sobre implantes, os sistemas CAD-CAM e o impacto das novas tecnologias. Prática em ambulatório com pacientes.

Seminários de Literatura

Técnicas de busca e classificação de artigos. Relevância clínica de trabalhos científicos. O estabelecimento de relações entre a prática clínica e a literatura.

Semiologia aplicada a implantodontia

O estudo aprofundado da anamnese, do exame físico do paciente e a interpretação de exames laboratoriais. O exame das diversas patologias que podem impactar a prática odontológica como um todo, e especificamente na área da implantodontia.

Metodologia da Pesquisa I

A introdução à pesquisa em saúde, aos diferentes tipos de pesquisa em odontologia e os tipos de trabalhos científicos. A elaboração de um trabalho científico.

Metodologia da Pesquisa II

O trabalho científico. As concepções teóricas do conhecimento. A pesquisa científica: natureza teórica-prática. As fases da pesquisa científica.

Componentes Protéticos

O estudo dos diferentes sistemas de prótese, da diversidade de componentes protéticos, das sequências clínicas para a utilização dos componentes nas diferentes etapas protéticas. A compreensão das implicações clínicas relacionadas as diferentes conexões protéticas.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

Professores

  • Dra. Aline Rose Cantarelli Morosolli
  • Dr. Caio Marcelo Panitz Selaimen
  • Me. Celso Gustavo Schwalm Lacroix
  • Me. Clóvis Gallina
  • Dr. Fernando Cauduro
  • Dr. Guilherme Genehr Fritscher
  • Dr. Ivory Dutra da Silveira
  • Dr. João Batista Blessmann Webber
  • Me. Leonardo Hoffmann de Barcellos
  • Me. Luiz Gustavo Fleck Heck Britto
  • Me. Marcelo Augusto Pinto Cardoso Goularte
  • Dra. Maria Antonia Zancanaro de Figueiredo
  • Dr. Raphael Carlos Drummond Loro
  • Me. Rodrigo Schwalm Lacroix
  • Dr. Rogério Belle de Oliveira
  • Dr. Tomás Geremia

Coordenador

  • Prof. Me. Celso Gustavo Schwalm Lacroix
    [email protected]
    É formado em odontologia pela PUCRS, especialista em Metodologia do Ensino Superior (PUC-RS), especialista em Prótese Dentária (APCD-Bauru) e Mestre em Prótese Dentária (PUCRS). Possui extensa experiência clínica nas áreas de prótese dentária e implantodontia.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 22 parcelas de R$ 2.400,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 22 parcelas de R$ 2.112,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude