Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

Inovação e Tecnologia em Saúde

1ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Inovação e tecnologia em saúde qualificar profissionais para a criação de soluções inovadoras para a sociedade por meio da integração entre as ciências da saúde e da vida e a tecnologia.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
14/04/2023 a 25/05/2024
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

14 de Abril de 2023

Inscrições até 14/04/2023

Período

14/04/2023 a 25/05/2024

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Sexta das 19h15min às 22h30min e Sábado das 8h45min às 13h e das 14h às 19h

Sobre o Curso

O curso proporciona soluções inovadoras e rápidas às demanda da área da saúde, a partir de um profissional que poderá entender de tecnologia, ciências de dados e inteligência artificial aplicadas à saúde.

Para quem é esse curso

A Especialização em Inovação e Tecnologia em Saúde é direcionada a profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia, ciências da computação, engenharias e demais interessados na área.

O que você vai aprender

Você irá desenvolver habilidades em inovação e tecnologia em saúde por meio dos conteúdos trabalhados nas disciplinas, que integram as ciências da saúde com as ciências da computação; Assim, você estará apto/a a elaborar desenvolver soluções inovadoras, integrando as ciências da saúde e da vida à tecnologia; Você também irá desenvolver competências, habilidades e atitudes no que se refere à prática interprofissional e empreendedora, por meio das vivências oportunizadas pelo ecossistema de inovação do Parque Esportivo da PUCRS.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Temática atual e moderna;
  • Ecossistema de Inovação proporcionado pelo Tecnopuc (por meio das dinâmicas e metodologias ativas desenvolvidas nas disciplinas em ambientes como o Crialab, IDEIA, FabLab, entre outros);
  • Trilha empreendedora oferecida pela Universidade.

Unidade Promotora

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2022
Término: 14/04/2023

Disciplinas

Processamento de Sinais e Imagens Biomédicas

Introdução a sinais contínuos e discretos. Aquisição de sinais biológicos (digitalização e amostragem). Fundamentos de métodos de processamento nos domínios temporal/espacial e de frequências. Aplicação de filtros nos domínios temporal/espacial e de frequências. Fundamentos de segmentação, representação e análise de sinais e imagens biomédicas.

Bioestatística

Estudo dos conhecimentos básicos sobre métodos estatísticos aplicados à inovação tecnológica em ciências da saúde e da vida. Estudo da estatística descritiva, probabilidade e distribuições de probabilidade, aplicado à inovação e tecnologia em saúde. Análise de formas de amostragem, estimação, testes de hipóteses e correlação aplicada à inovação e tecnologia em saúde.

Impressão 3D

Estudo das tecnologias de impressão 3D, aplicações, ferramentas de software utilizadas para impressão 3D e aplicações das peças fabricadas pelos diferentes processos de impressão 3D ou manufatura aditiva.

Epidemiologia

Estudo dos princípios da epidemiologia, identificando os indicadores biossociais dos processos saúde-doença, buscando identificar as interrelações existentes no âmbito coletivo, aplicado à inovação e tecnologia em saúde. Análise do estudo epidemiológico; estudo dos diferentes métodos epidemiológicos aplicados à inovação e tecnologia em saúde; análise dos índices de natureza epidemiológica estudo dos levantamentos epidemiológicos; análise e estudo dos resultados de pesquisas de natureza epidemiológica, aplicado à inovação e tecnologia em saúde.

Informática aplicada à Saúde

Introdução ao conceito de Internet das Coisa e Internet das Coisas Médicas. Contextualização da Internet das Coisas e principais desafios na área da saúde. Apresentação e discussão de exemplos reais do uso de tecnologias habilitadoras para área da saúde como realidade aumentada, realidade virtual, inteligente artificial e data science. Discussão sobre segurança e privacidade de dados na área da saúde. Apresentação de exemplos reais relacionados a cibersegurança.

Inteligência Artificial aplicada à Saúde

Estudo de algumas das principais técnicas da Inteligência Artificial e suas aplicações à área da saúde: Agentes e Sistemas Multiagentes; Representação de Conhecimento; Ontologias; Planejamento Clássico; Redes Bayesianas; Aprendizado de Máquina; Processamento de Linguagem Natural. Considerações éticas em sistemas de Inteligência Artificial para a área da Saúde.

Políticas Públicas de Saúde

Estudo das Políticas Públicas e Sistemas de Saúde no Brasil e no Mundo, aplicado à inovação e tecnologia em saúde. Estudo da evolução histórica das políticas públicas, seus determinantes sociais, o conceito ampliado de saúde e os sistemas de saúde mundiais, aplicado à inovação e tecnologia em saúde. Estudo do Sistema Único de Saúde, destacando as políticas públicas de saúde prioritárias, aplicado à inovação e tecnologia em saúde.

Instrumentação biomédica

Fundamentos de sensores, transdutores e amplificadores de instrumentação para sinais biológicos. Estudo dos sinais e imagens biomédicas, suas origens e características. Caracterização de sistemas de medida de sinais bioelétricos (ECG, EEG, EMG), de pressão e de fluxo. Princípios e características dos sistemas de imageamento biomédico (sistemas de imagem por emissão e por transmissão). Estudo dos dispositivos terapêuticos e protéticos. Classificações e normas para equipamentos eletro-médicos.

Biomateriais

Definição de biomateriais. Relação estrutura-propriedade de materiais biológicos: proteínas e polissacarídeos. Relação estrutura-propriedade dos tecidos biológicos: tecido mineralizado (ossos e dentes) e tecidos ricos em colágeno. Tecidos elásticos: composição, estrutura e propriedades. Resposta do tecido a implantes: processos de cicatrização e inflamação. Biocompatibilidade. Resposta do corpo a implantes: resposta celular; efeitos sistêmicos. Materiais de implante metálicos: aços inoxidáveis; ligas a base de cobalto; titânio e ligas a base de titânio; outros metais; deterioração de materiais de implante metálicos. Materiais de implante cerâmicos: óxidos de alumínio; hidroxiapatita; cerâmicas vítreas. Materiais de implante poliméricos: poliolefinas, poliamidas, polímeros acrílicos, borrachas, termoplásticos de alta resistência; deterioração de polímeros: efeitos químicos e mecânicos. Materiais compósitos. Propriedades mecânicas dos materiais biocompatíveis. Implantes para substituição de tecidos moles. Implantes para substituição de tecidos duros.

Ciência de Dados aplicada a Saúde

Introdução ao conceito de Ciência de Dados. Introdução a ferramentas de análise de dados Orange 3. Introdução a técnicas e algoritmos de classificação. Apresentação de exemplos de uso e atividade prática com algoritmos de classificação. Introdução a técnicas e algoritmos de regressão. Apresentação de exemplos de uso e atividade prática com algoritmos de regressão. Introdução ao conceito de Redes Neurais. Exemplos de uso de Redes Neurais na área médica

Infraestrutura de Comunicação para a Saúde

Apresentação de conceitos básicos e modelos de Redes de Computadores. Estudo de padrões e protocolos utilizados na arquitetura TCP/IP. Apresentação dos equipamentos de interconexão. Estudo sobre redes cabeadas e redes sem fio. Estudo sobre desempenho e segurança de redes.

Gestão com Business Intelligence (BI)

Estudo de sistemas de Business Intelligence (BI). Apresentação da origem, conceito, características e aplicação. Análise da inteligência estratégica de negócio e o desempenho organizacional. Estudo sobre Data Warehouse. OLAP (Online Analytical Processing). Estudo sobre ERP (Enterprise Resource Planning). Discussão sobre visualização de Dados. Reflexões sobre sistemas de BI na gestão da saúde.

Perícia Digital

Apresentação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Discussão sobre crimes cibernéticos. Solicitação de perícia. Estudo da quesitação. Estudo de conceitos básicos da perícia digital. Discussão sobre atividades da perícia digital: recuperação de dados excluídos, quebra de senhas, entre outros. Discussão sobre laudo pericial. Estudo de antiforense digital.

Metodologia da pesquisa

Estudo do conjunto de métodos, regras e postulados, relacionados com o Trabalho de Conclusão de Curso. Análise das normas de trabalhos técnicos, bem como de projetos específicos na área das ciências da saúde e da vida. Reflexões sobre a redação e publicação de artigos científicos em ciências da saúde e da vida.

Inovação em saúde

Estudo dos conceitos e processos de trabalho em torno das competências comuns, das competências especificas ou complementares e das competências colaborativas por meio dos princípios da educação interprofissional em saúde articulado às competências empreendedoras, ou seja, a atitude empreendedora e os temas relacionados à inovação em saúde.

Avaliação de tecnologia em saúde

Estudo dos processos de avaliação de tecnologias em saúde, considerando as etapas de avaliação, o ciclo de vida das tecnologias, o impacto clínico, social e econômico gerado e os diversos atores envolvidos. Estudo da Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde como ferramenta de suporte à decisão e apoio à gestão dos recursos em saúde. Gestão de conhecimento e transformação digital, avaliação e mensuração de ativos intangíveis e interdisciplinaridade de processos.

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC):

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Rafael Reimann Baptista
  • Dra. Cristina Moreira Nunes
  • Dra. Ana Maria Marques da Silva
  • Dra. Andrea Gonçalves Bandeira
  • Me. Dilnei Venturini
  • Dr. Fabiano Passuelo Hessel
  • Me. Filipi Damasceno Vianna
  • Dra. Janete de Souza Urbanetto
  • Ma. Michele Alberton Andrade
  • Dr. Rafael Heitor Bordini
  • Dr. Marcio Lima Grossi
  • Dr. Roberto Hubler
  • Me. Sérgio Kakuta Kato
  • Dr. Eduardo Giugliani
  • Dr. Lucas Bonacina Roldan
  • Me. Evandro Della Vechia
  • Dr. Henrique Dias Pereira dos Santos

Coordenação

  • Profa. Dra. Cristina Moreira Nunes
    [email protected]
    Possui graduação em Informática pela PUCRS, mestrado em Computação pela UFRGS e doutorado em Ciência da Computação pela PUCRS. Atualmente é professor horista na PUCRS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, segurança, gerenciamento de redes e redes sem fio.
  • Prof. Dr. Rafael Reimann Baptista
    [email protected]
    Graduado em Educação Física (ULBRA), Especialista em Fisiologia do Exercício (UFRGS), Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano – Neuromecânica (UFRGS). Professor na Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Docente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (Linha de Pesquisa em Engenharia Biomédica). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS e Agente de Inovação na Rede INOVAPUCRS. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Biomecânica (gestão 2019-2021), atuando na Comissão de Ensino. Presidente do XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica em 2017.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 08/11 à 18/12/2022R$ 856,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 1.070,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 1.016,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 989,75
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 963,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 941,60
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 856,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 856,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.070,00 + 18 parcelas de R$ 535,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

saude