Encontre seu curso
Especialização
A especialização em Jornalismo Digital tem seu currículo estruturado em torno das principais tendências para o futuro nas redações, verificadas pelo grupo de pesquisadores da Famecos: produção de conteúdo para mídias móveis, vídeo digital e uso das redes sociais na apuração e divulgação de informações. Outro foco do curso é o empreendedorismo, aproveitando o fato de a informática e a rede mundial de computadores tornarem os meios de produção acessíveis aos jornalistas. Embora se preocupe com o futuro das redações, o currículo não deixa de contemplar as práticas básicas de jornalismo digital, tendo em mente os profissionais que buscam reciclar seus conhecimentos.
06 de Abril de 2018
Inscrições até 28/03/2018
06/04/2018 a 23/11/2019
365 horas-aula
Quinzenalemente
Sextas-feiras, das 19h às 22h45min e aos sábados, das 8h às 12h40min.
A especialização em Jornalismo Digital tem seu currículo estruturado em torno das principais tendências para o futuro nas redações, verificadas pelo grupo de pesquisadores da Famecos: produção de conteúdo para mídias móveis, vídeo digital e uso das redes sociais na apuração e divulgação de informações. Outro foco do curso é o empreendedorismo, aproveitando o fato de a informática e a rede mundial de computadores tornarem os meios de produção acessíveis aos jornalistas. Embora se preocupe com o futuro das redações, o currículo não deixa de contemplar as práticas básicas de jornalismo digital, tendo em mente os profissionais que buscam reciclar seus conhecimentos.
O digital alinhado às possibilidades das mídias digitais no contexto do jornalismo. Especificamente, o curso visa:
Profissionais graduados ligados às áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Informática, Administração e Marketing, empresários, artistas, ativistas culturais e sociais e demais interessados em desenvolver produtos para plataformas digitais.
Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 07/11/2017
Término: 28/03/2018
Empreendedorismo e startups em jornalismo, Tendências no empreendedorismo em jornalismo. Planejamento de um negócio digital. Startups de jornalismo e tendências. Desenvolvimento de clientes. Validação de hipóteses. Introdução aos modelos de negócio no jornalismo.
Jornalismo de dados, Reportagem assistida por computador. Acesso público à bases de dados. Legislação. Criação de reportagem com base de dados.
Captação, edição, publicação e distribuição de imagens via redes de computadores e telefonia móvel. Sistemas de interação em vídeo digital. Captação de vídeo em HD e transposição para plataformas diversas. Publicação de vídeo em alta definição online. Conceitos, estudos de casos e metodologias de organização aproximando a produção de conteúdos audiovisuais emergentes em meios digitais deste contexto criativo mais amplo em atividades teórico-práticas.
Disciplina de caráter teórico/prático, com foco nos temas: Infraestrutura de comunicação sem-fio, Produção, edição e distribuição de conteúdo para mídias móveis. Aplicativos de interesse jornalístico, tecnologias wearables.
Estudo da cultura livre e da ética hacker. Conceituação de makers, hackers, medialabs e outros espaços de inovação. Modelos de organização e o jornalismo na cultura hacker.
Princípios de gestão de produto e metodologias aplicadas ao jornalismo e mídia. Modelos de negócios em jornalismo e sua viabilidade. Roadmap e métricas de sucesso. Noções de ROI de marketing aplicados à viabilização e manutenção de negócio. Gestão de custos. Financiamento de negócios de comunicação em novas plataformas. Tendências do financiamento via publicidade para o jornalismo.
Estudo dos seguintes temas: interação mediada por computador, análise de microblogs, webanalytics, planejamento estratégico, apuração, publicação e divulgação de informação em redes sociais, agregadores de conteúdo, mensuração de resultados.
Estudo do uso de jogos eletrônicos como elementos narrativos jornalísticos, bem como incorporações da cultura digital e dos jogos na expressão jornalística. Purposeful game e aplicações dedicadas para os jogos. Criação de narrativa interativa. Gamificação e práticas de motivação entre jornalistas e leitores.
Disciplina teórico/prática abordando os cenários, os contextos, as tendências no campo da comunicação e do jornalismo digitais. Apresentação de conceitos do design de interface, usabilidade (UX), arquitetura de informação e layout.
Disciplina teórico/prática com abordagem dos temos: marketing digital, público, audiência, meios de comunicação e fundamentos da comunicação digital.
Teorização sobre métodos e metodologia de pesquisa na comunicação, bem como apresentação das técnicas de pesquisa mais utilizadas em projetos digitais. Elaboração de anteprojeto de pesquisa para conclusão de curso.
São objeto de estudo da disciplina a definição de brand content, compreender o novo contexto da comunicação de marcas, definir posicionamento de marca e branding orientado para a construção de brand equity. Serão propostas atividades com foco na criação de identidade e poder psicológico das marcas. Overview sobre o tema para integrar o modelo à sua estratégia de comunicação.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
07/11 a 14/12/2017 | R$ 671,50 |
15/12/2017 a 15/01/2018 | R$ 711,00 |
16/01 a 15/02/2018 | R$ 750,50 |
A partir de 16/02/2018 | R$ 790,00 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor |
---|---|
Público geral | R$ 790,00 Matrícula + 18 parcelas de R$ 790,00 |
PUCRS Alumni | R$ 695,20 Matrícula + 18 parcelas de R$ 695,20 |
| R$ 711,00 Matrícula + 18 parcelas de R$ 711,00 |
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos | R$ 632,00 Matrícula + 18 parcelas de R$ 632,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | R$ 553,00 Matrícula + 18 parcelas de R$ 553,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.