Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização

Lean Six Sigma – Black Belt

4ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Lean Six Sigma propõe formar profissionais capazes de conduzir projetos funcionais e multifuncionais à luz da metodologia DMAIC, capazes de solucionar problemas críticos e crônicos das organizações e garantir, dessa maneira, um retorno sobre o investimento muito significativo.

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
10/03/2023 a 29/06/2024
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

10 de Março de 2023

Inscrições até 10/03/2023

Período

10/03/2023 a 29/06/2024

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Sextas-feiras, das 18h15min às 22h30min e sábados, das 8h às 14h45min e das 15h45min às 19h.

Sobre o Curso

O curso de Lean Six Sigma reúne algumas das maiores e melhores ferramentas e métodos de melhoria para garantir resultados mais competitivos para empresas de diversos setores (indústria, TI, comércio, serviços, agropecuária, entre outros). O Black Belt, profissional a ser formado no curso, possui uma empregabilidade diferenciada para oportunidades atrativas no mercado de trabalho global. 

Para quem é esse curso

A Especialização é voltada a profissionais de diferentes áreas de formação que desejam desenvolver projetos de melhoria e ampliar sua empregabilidade.

O que você vai aprender

Você vai atuar em projetos estratégicos de melhoria para empresas, além de desenvolver competências focadas na solução de problemas.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Foco na teoria e na prática. 
  • Networking no ambiente das aulas. 
  • Desenvolvimento de competências para resolver problemas. 
  • Desenvolvimento para aptidão de liderança de equipe. 

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2022
Término: 10/03/2023

Disciplinas

Mapeamento do Fluxo de Valor

Conceito de Cadeia de Valor e criação de valor sob a ótica do cliente. Compreensão do impacto dos fluxos de materiais, de informações e de pessoas nos fatores críticos e nas restrições de sistemas produtivos. Técnica do mapeamento, seus ícones e a forma de utilização desta linguagem simbólica internacional. Mapeamento e identificação de perdas produtivas. Mapa de Fluxo de valor como “bússola do processo” e base para a obtenção dos estados futuros através de um concreto plano de ação. Redesenho de processos com apoio de sistemáticas de simulação.

Lean Production

Origens do Lean Manufacturing: O Sistema Toyota de Produção; Os Sistemas de Produção e a Lógica das Perdas.

Just-In-Time: Fluxo Contínuo + Takt Time + Produção Puxada; Mapeamento do Fluxo de Valor; Estabilidade Básica: Ferramentas para a Gestão da Rotina & Melhoria; Troca Rápida de Ferramentas (TRF) (SMED System); Manutenção Produtiva Total (TPM); Nivelamento da Produção (Heijunka); Alocação Flexível da Mão de Obra (Shojinka); Jidoka: Separação Homem-Máquina + Poka Yoke + Feedback & Ação Imediata; Cultura & Liderança Lean.

Inferência Estatística Aplicada a Processos

Conceitos de ferramentas como: Teste de Hipóteses, Intervalos de Confiança e Análise de Variância para que informações obtidas com base em dados amostrais sejam empregadas para o estabelecimento de conclusões, com grau de confiança conhecido, sobre a totalidade dos dados gerados por um processo.

Ferramentas Básicas Six Sigma

Definição e contextualização do programa Lean Seis Sigma e suas ferramentas. História, resultados e atual cenário. Fundamentos do LSS e a metodologia DMAIC; Mapa de Raciocínio; Estatística Básica: tipificação de dados, medidas de posição, medidas de dispersão, gráficos: setores, barras, histograma, pareto, boxplot, sequencial e apresentação das demais ferramentas da qualidade.

Análise Econômica de Projetos

Apresentação de conceitos e modelos para análise econômica de projetos. Classificação dos custos: diretos e indiretos, fixos e variáveis, totais e unitários. Análise econômica de desperdícios: perdas por ociosidade e por ineficiência. Análise de custo-volume-lucro e estruturação das informações para avaliação econômica de projetos. Apresentação de critérios para avaliação econômica de projetos: valor presente líquido, taxa interna de retorno e tempo de recuperação do capital. Análise dos efeitos da depreciação e do imposto de renda, e dos efeitos da inflação na avaliação de projetos de investimento. Modelos para avaliação econômica de projetos de substituição de equipamentos. Introdução aos conceitos fundamentais de risco em projetos de investimento.

Desdobramento Estratégico - Hoshin Kanri

Processo de criação e desdobramento do planejamento estratégico utilizando o modelo de gerenciamento pelas diretrizes – Hoshin Kanri. O processo de planejamento estratégico, missão, visão e valores. O modelo de desdobramento estratégico, mecanismo A3, estruturas de desdobramento, A3 Mãe, A3 Filhos, orientação estratégica, necessidades do negócio, indicadores e metas estratégicas, análise do estado atual, projeção do estado futuro, definição dos projetos estratégicos e sistemática de monitoramento.

Análise de Dados e Variáveis de Processo

MSA – Análise de Sistemas de Medição (variáveis e atributos); DOE – Planejamento de Experimentos (fatorial completo, fatorial fracionado e em blocos); Análise de regressão linear.

CEP - Controle Estatístico de Processos

Apresentar a aplicação de Cartas de controle para variáveis (média, desvio, amplitude, valores individuais, amplitude móvel) e atributos (c, u, p, np). Estudar a analisar a Capacidade de Processos, apresentando a lógica do CP e cpk. Avaliar Testes de Normalidade e transformações para dados não normais. Analisar casos onde se aplicam Cartas de controle para dados não normais.

Design for Lean Six Sigma - DMADV

Conceitos e definições da metodologia DMADV (Define, Measure, Analyze, Design e Verify) para desenvolvimento do Projeto Black Belt. A disciplina proporciona ao aluno entender o processo de criação de novos produtos/processos, sob a ótica e os conceitos fundamentais do Six Sigma. Além disso, introduz no escopo do Six Sigma, estratégias que propiciam ao aluno entender os conceitos básicos de Inovação e de que forma pode ser implementada com sucesso. Também enfatiza o desdobramento da função Qualidade para o desenvolvimento de novos produtos e processos, utilizando também tecnologias de apoio. Considerando que a Inovação é parte importante desta disciplina, também focamos em boas práticas de gestão para capturar a “voz do consumidor” e transformar esta importante ferramenta em produtos e serviços de qualidade..

Tendências e práticas da era 4.0

Compreender os conceitos de transformação digital e Indústria 4.0. A tecnologia de suporte à Manufatura inteligente, Cadeias de Suprimento inteligentes, Trabalho inteligente e Sistemas Produto-Serviço inteligentes. A ferramenta de Mapeamento do Fluxo de Valor 4.0 e a transformação digital de processos de manufatura. O impacto dos avanços tecnológicos nos modelos de negócio tradicionais e as ferramentas para o suporte da Servitização e Sistemas Produto-Serviço como pilar fundamental da quarta revolução industrial.

Metodologia Científica

Conceitos e definições. Estrutura de artigos científicos em engenharia de produção. Pesquisa bibliográfica. Estruturação de um trabalho acadêmico. Normas ABNT. Métodos e técnicas de pesquisa: estudos de caso, pesquisa-ação e survey.

Projeto Black Belt – a prática do DMAIC

Aborda o fechamento com curso, com o desenvolvimento do Projeto Black Belt evidenciando os resultados das etapas da metodologia DMAIC. Neste módulo o aluno é orientado a desenvolver o DMAIC em um estudo de caso individual, onde as ferramentas do Six Sigma serão exploradas para solucionar um problema real.

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC):

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Filipe de Medeiros Albano
  • Dr. Helio Radke Bittencourt
  • Me. Fernando de Oliveira Lemos
  • Dra. Patricia Flores Magnano
  • Dr. Álvaro Gehlen de Leão
  • Dr. Miguel Gomes Xavier
  • Dr. Nestor Ayala
  • Ma. Paula Lunardi
  • Dra. Angela Danilevicz
  • Dr. Paulo Ghinato
  • Me. André Luzzi

Coordenador

  • Prof. Dr. Filipe de Medeiros Albano
  • [email protected]
    Engenheiro de Produção (com láurea acadêmica), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção, pela UFRGS. Gerente da qualidade do IPR da PUCRS, Professor da Graduação e Pós-graduação na área da Qualidade e Planejamento. Coordenador Especialização sobre Lean Six Sigma/Black Belt da PUCRS. Coordenador MBA Qualidade, Gestão e Engenharia de Processos da PUCRS/UOL. Autor do livro “Validação e Garantia da Qualidade de Ensaios Laboratoriais”. Auditor líder da ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO/IEC 17025, 17043, 17034. Membro do Comitê Brasileiro de Qualidade na ABNT. Coordenador da Linha de Pesquisa de Avaliação da Conformidade do LESP (Laboratório de Engenharia de Sistemas de Produção) da PUCRS.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 30/01 à 28/02/2023R$ 1.134,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.