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MBA
O MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 oferece aos alunos uma formação ampla em liderança e gestão para que o profissional possa lidar com os grandes desafios em suas áreas, além de proporcionar também o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que líderes e gestores possam inovar.
31 de Março de 2022
Inscrições até 30/03/2022
31/03/2022 a 18/12/2022
360 horas-aula
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h15min às 22h15min e sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!
MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 oferece ao estudante uma formação ampla na área de liderança e gestão, e está estruturado em três módulos:
Módulo de Liderança- discute temas como liderança inspiradora, liberdade e autonomia, felicidade e realização, liderança de equipes, lifestyle e competências transculturais;
Módulo de Inovação – aborda assuntos ligados ao marketing e design, inovação de produtos e serviços, transformação cultural, organizações exponenciais, economia circular, organizações com propósito e de alto impacto social;
Módulo de Gestão 4.0 – trata de temas relacionados ao design thinking, data Science, internet das coisas,
Nas aulas presencias não haverá tradução simultânea nos idiomas inglês e espanhol.
A tradução desses dois idiomas estará disponível somente na plataforma 30 dias após a aula.
Curso voltado a profissionais de nível superior com interesse em adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e discutir atualidades relacionadas à liderança, inovação e gestão. Em especial, o curso se aplica a profissionais com interesse gerencial ou com perfil de liderança que tenham assumido ou venham a assumir funções de grande influência em empresas, ou que desejam inovar os modelos de gestão.
Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.
Escola de Negócios
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 08/04/2022
Os principais desafios da liderança nos dias atuais. Criação de uma visão compartilhada capaz de inspirar os colaboradores. A necessidade de desafiar o estabelecido, mudar e inovar. Motivação e engajamento dos colaboradores. Empowerment, delegação de poder e desenvolvimento de competências. Humildade e a liderança através do exemplo.
Os conflitos de interesse. Princípios de uma negociação eficaz. Separação das pessoas dos problemas. Investigação dos interesses. Geração de opções de ganhos mútuos. Utilização de critérios objetivos para a tomada de decisão. Princípios da comunicação persuasiva.
O momento em que somos instados a ser livres. O desejo pela liberdade de nosso tempo. O uso da história e da filosofia para definir como cada época e sociedade estabelecem sua própria definição e circunstâncias para o que seja uma vida livre e feliz. A liberdade para escolher entre tantas possibilidades. Maneiras para identificar se as pessoas estão de fato próximas desse ideal.
Formação e orientação da equipe. Estabelecimento de relações de confiança. Definição de metas, papéis e normas de funcionamento da equipe. Aumento do comprometimento e do engajamento. Projeto, execução e acompanhamento dos resultados. Alcance da alta performance através da reflexão sobre a ação e do aprendizado constante. Renovação constante.
Conceito de felicidade e os fatores que tornam a vida boa para ser vivida. Os princípios filosóficos e científicos sobre a felicidade. Os principais preditores da felicidade e os seus efeitos para os indivíduos e a sociedade. Projeto de vida, felicidade e realização profissional. O impacto dos preditores da felicidade no planejamento, na organização e gestão das empresas.
A liderança no Brasil e no mundo. Características da liderança nas diferentes culturas. Diferentes fontes de influência e poder. Competências transculturais necessárias para o exercício da liderança. Aprendizados e práticas a serem adotadas nos diferentes países. Desafios para os líderes expatriados.
Do marketing à empresa customer centric. Análise da experiência e interação no consumo. Compreensão das etapas da jornada do cliente. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Entendimento das mudanças no comportamento do consumidor. O cliente Omnichannel. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo. Estratégias para integração entre canais online e offline.
O impacto das transformações na sociedade na gestão das empresas. Os principais vetores das mudanças: tecnologia e pessoas. A mudança nas crenças e valores dos líderes e das pessoas nas empresas. Transformação cultural como o imperativo das mudanças nas organizações. A necessidade da reinvenção dos modelos de negócios para atuar no futuro. Elementos para um projeto de transformação cultural e o processo de implantação. O líder como agente de transformação cultural.
Empresas conscientes e com propósitos. Identificação dos porquês. Transformação de sonhos em negócios e crises em oportunidades. Paixão pelo que se faz. Protagonismo e inovação disruptiva. Inovação em produtos e serviços. Encantamento e experiência do cliente. Capacidade de aprendizagem e adaptação. Construção de uma cultura e uma marca com personalidade.
O significado de transformação digital e o impacto no ambiente de negócios. Mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. A Internet das Coisas. As oportunidades de negócio na era digital. Modelos de negócios na era digital. Mudanças na gestão das empresas a partir da transformação digital. Tendências da transformação digital.
Economia circular e os desafios das mudanças no padrão de consumo linear da sociedade. Criação de valor através de modelos de negócios circulares, do design regenerativo de materiais, produtos e sistemas compartilhados. Geração de impacto positivo nos ecossistemas industriais e a promoção de inovações sustentáveis na transição para um modelo circular para a sociedade.
O ritmo de crescimento definido pelas organizações exponenciais. Disposição para realização de algo radicalmente novo. Uma nova visão das organizações: tecnologicamente inteligentes, adaptáveis e abrangentes. Tendências organizacionais e tecnológicas que podem ser aplicadas em startups, empresas de médio porte e nas grandes organizações.
As empresas como ferramentas de transformação, criação de soluções inovadoras para resolução de problemas complexos. Oportunidades de negócios com foco na solução de problemas ambientais e sociais. Soluções inovadoras, disruptivas e de alto impacto capazes de melhorar a vida das pessoas em larga escala. Estratégias e tendências de modelagem de negócios em rede.
Concepção e inovação de produtos e serviços. O método do Design Thinking para a criação de valor. Criatividade e o processo criativo. Aquisição de informações. Práticas de empatia junto ao público usuário. Análise e adaptação das soluções ao contexto. Métodos para a geração de ideias. O processo de ideação e a inovação na solução de problemas complexos. Validação e prototipagem.
O impacto das novas tecnologias da informação na gestão dos negócios. O uso de Data Science para a tomada de decisão gerencial. As aplicações da Inteligência artificial na área de negócios. Business Intelligence e Business Analytics. O que é Blockchain e qual o seu impacto nos negócios. As novas formas de comercializar produtos e serviços. O que são contratos inteligentes e como eles funcionam.
A importância da gamificação nos dias atuais. Os principais usos da gamificação. Criação de jogos que geram engajamento. Regras, desafios constantes, bonificações e outras técnicas dos jogos. O uso da gamificação como estratégia para fidelizar os clientes e aumentar o engajamento. O uso da gamificação para motivação, melhora do desempenho e criação de experiências de aprendizagem engajadoras.
A gestão ágil e suas metodologias. As aplicações dos métodos ágeis e a gestão de projetos. Razões que levaram o Scrum a superar métodos tradicionais, tornando-o a forma mais popular de gestão de projetos. Utilização dos papéis, artefatos, eventos e regras do Scrum para ajudar organizações a entregarem valor para seus clientes, com menos riscos, menor desperdício e com maior qualidade.
O uso da metodologia Growth Hacking para o crescimento rápido dos negócios. Marketing orientado a experimentos. Testagem de hipóteses e priorização. Identificação dos gatilhos para o crescimento rápido. Estratégias para alcançar, manter e encantar os clientes. Potencialização das vendas e aumento das indicações. Utilização de equipes multifuncionais para a aplicação do Growth Hacking.
Criação de novos negócios em condições de extrema incerteza. O movimento das Startups no Brasil e no mundo. A abordagem “Lean Startup” para a criação de empresas. O Business Model Genaration. A estratégia do MVP (Minimum Viable Product) para o lançamento de novos produtos e serviços. Validação e viabilidade do negócio. A importância da prototipagem.
Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. A modelagem de negócios. O método do estudo de caso. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 670,00+ 23 parcelas de R$ 670,00* |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 670,00+ 23 parcelas de R$ 636,50* |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 670,00+ 23 parcelas de R$ 619,75* |
| Matrícula de R$ 670,00+ 23 parcelas de R$ 603,00* |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 670,00+ 23 parcelas de R$ 589,60* |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 670,00+ 23 parcelas de R$ 536,00* |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 670,00+ 23 parcelas de R$ 536,00* |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 670,00+ 23 parcelas de R$ 335,00* |
*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.
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O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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