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MBA

Marketing, Branding e Growth

2ª Edição 360 h/aula

O MBA em Marketing, Branding e Growth oferece ao aluno uma ampla formação na área de marketing e comunicação, aprimorando conceitos de inbound marketing, growth hacking, omnichannel e design thinking.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
31/03/2022 a 15/12/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

31 de Março de 2022

Inscrições até 31/03/2022

Período

31/03/2022 a 15/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Quinta das às 19h15min às 22h15min, sexta das às 19h às 22h e sábado das às 9h às 12h      

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Marketing, Branding e Growth é estruturado em três módulos.

  • Módulo 1: focado em estratégias de marketing, busca um aprofundamento a partir de disciplinas de análise de mercado, comportamento de consumo, planejamento e gestão de competitividade e inovação.
  • Módulo 2: focado em comunicação e branding, aborda assuntos ligados à criatividade e como o consumo pode ser influenciado por fatores como propósito, emoção, inspiração e branding.
  • Módulo 3: trata de estratégias para o growth aprimorando conceitos de inbound marketing, growth hacking, omnichannel e design thinking.

 

 

Nas aulas presencias não haverá tradução simultânea nos idiomas inglês e espanhol.
A tradução desses dois idiomas estará disponível somente na plataforma 30 dias após a aula.

Público-Alvo

MBA em Marketing, Branding e Growth é ideal para empresários e empreendedores com interesse em adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e discutir atualidades sobre marketing, growth, comunicação, administração e vendas. É direcionado a profissionais de nível superior de diferentes áreas do conhecimento relacionadas a negócios e comunicação, como administração, economia, contabilidade, publicidade, tecnologia e psicologia.

O/A egresso/a sairá apto a:

  • Entender as competências centrais, conceituais e técnicas necessárias para a gestão de mercado e de marketing em seu contexto atual; 
  • Diagnosticar o ambiente em que a organização e seus produtos estão inseridos, identificando oportunidades e riscos de atuação; 
  •  Aplicar métodos e técnicas de comunicação e branding, visando ao crescimento contínuo e sustentável da organização; 
  •  Pensar de maneira inovadora sobre a área de negócios, aplicando estratégias empresariais para o growth hacking de modo a buscar um desenvolvimento exponencial. 

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 29/04/2022

Disciplinas

O Marketing Moderno

Introdução aos principais conceitos de Marketing. Entendimento do Marketing holístico. Análise dos principais desafios do Marketing moderno. Discussão de perspectivas para o futuro do Marketing.

Dados, pesquisa e tendências: como fazer MKT inteligente

O planejamento da pesquisa de Marketing. Os tipos de pesquisa de Marketing. Comparação entre fontes de dados primários e secundários. Entendimento da pesquisa nos ambientes online e off-line. Aplicações de netnografia.

Planejamento e estratégias de marketing

As principais orientações empresariais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.

Economia Comportamental e Decisões do Consumidor

Caracterização do processo de tomada de decisão de compra. O comportamento do consumidor em diferentes situações. A influência de fatores emocionais, sociais, econômicos e contextuais na tomada de decisão. As estratégias com foco no aumento do bem-estar do consumidor.

Gestão de Competitividade e Inovação

Discussão dos conceitos de Inovação. Análise da competitividade no mercado. Desenvolvimento de subsídios para preparar a cultura organizacional ao ambiente inovador. Criação de organizações intraempreendedoras.

Neuromarketing: ciência ou modismo?

Compreensão da importância da neurociência no estudo do consumo. Diferença entre neuroeconomia e neuromarketing. A relação do neuromarketing e o comportamento do consumidor sob a ótica da teoria cognitivista. O processo cerebral da tomada de decisão: razão e emoção; diferenças de gêneros, aspectos hormonais e preferências intertemporais; armadilhas da mente. Estratégias de Marketing e os estímulos neurais.

Inteligência Artificial e Marketing Digital

O impacto das novas tecnologias da informação na gestão dos negócios. O uso de Data Science para a tomada de decisão gerencial. As aplicações da Inteligência Artificial na área de negócios. Business Intelligence e Business Analytics com o uso de Data Science. Utilização do DS e IA para potencializar os negócios: marketing, operações, logística, pessoas, etc.

MKT genial: a criatividade para gerar cases inesquecíveis

Criatividade e o processo de inovação: conceitos e princípios. Caracterização dos estágios do processo criativo. A criatividade e a geração de ideias inovadoras. Discussão da criatividade como processo passível de aprendizado.

Branding 4.0: coerência no pensar, agir e comunicar

O papel da comunicação no contexto do marketing 4.0. O poder da marca no mundo contemporâneo. Discussão de marcas e lovemarks. Planejamento de comunicação e construção da relevância no discurso das marcas. Entendimento das marcas na convergência online/off-line e narrativas transmidiáticas.

Comunicação com propósito: como fazer sentido ao consumidor

Reflexão sobre marcas que se posicionam frente aos problemas sociais. Negócios que surgem a partir de causas. Os valores corporativos tangibilizados em discurso. A importância de uma tomada de posição para as novas gerações. Propósito como fator de engajamento do consumidor com a marca.

Identificação com a marca: a memória e a emoção na compra

A importância das métricas e o relacionamento com o consumidor. Discussão sobre memória e emoção. A relação entre consumo e emoção. A mensagem e sua forma como essenciais para construir o crescimento das marcas.

MKT de conteúdo e storytelling

O conteúdo como diferencial de marca. Discussão de situações e contextos. Entendimento de histórias forever e o storytelling como estratégia de envolvimento.

Branding na lógica do consumo

O gerenciamento (branding) e a comunicação de marcas. Análise dos componentes, valores e atributos da marca. A evolução da gestão de marcas e as mudanças no relacionamento com o consumidor. Discussão de brand equity e a construção de marcas.

Growth Hacking: crescimento rápido dos negócios

A metodologia do Growth Hacking para o crescimento rápido dos negócios. Reflexões sobre o Marketing orientado a experimentos. Compreensão da testagem de hipóteses e priorização. Gatilhos para o crescimento rápido. Estratégias para o alcance, manutenção e encantamento dos clientes, potencializando as vendas e o aumento das indicações. O uso de equipes multifuncionais para a aplicação do Growth Hacking.

Growth por meio de canais próprios e inbound

A definição do Inbound Marketing. Discussão sobre Marketing Tradicional vs Inbound Marketing: convergências e divergências. A definição do Buyer Persona. Estruturação de um funil de vendas. Estratégias e ações.

Experiência e Jornada do Cliente

Fundamentos do modelo de marketing responsivo e customer centric. Análise da experiência e interação no consumo. A jornada de consumo e sua importância para o marketing. Compreensão das etapas da jornada do cliente.

Negócios Disruptivos

O impacto da transformação digital na disrupção de modelos de negócios. O surgimento e criação de novos mercados através da disrupção tecnológica.  Análise da inteligência artificial como vantagem competitiva nos novos mercados.

Design Thinking na criação de produtos e serviços

Concepção e inovação de produtos e serviços. O método do Design Thinking para a criação de valor. O entendimento da criatividade e o processo criativo. Discussão de práticas de empatia junto ao público usuário. Caracterização de métodos para a geração de ideias. O processo de ideação e a inovação em produtos e serviços.

Omnichannel e estratégias multicanal

Entendimento das mudanças no comportamento do consumidor. Discussão sobre o cliente Omnichannel. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo. Discussão de estratégias para integração entre canais online e off-line. Análise e mensuração da experiência do usuário e de consumo.

Oficina de Projetos em Marketing, Branding e Growth

Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. A modelagem de negócios. O método do estudo de caso. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Ana Cristina S’antana Schneider
  • Dra. Karen Sica da Cunha
  • Me. Denis Bohnenberger
  • Dr. Cláudio Hoffman Sampaio
  • Dra. Frederike Monika Budiner Mette
  • Dra. Gabriela Cardozo Ferreira
  • Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Lucas Bonacina Holdan
  • Dr. Clécio Falcão Araujo
  • Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
  • Ma. Martina Eva Fischer
  • Dr. Vinicius Sittoni Brasil
  • Me. Marcelo Bezerra de Mello Marinho
  • Me. Lucas Tuchtenhagen
  • Me. Rafael Bittencourt
  • Dra. Maura Ferreira
  • Me. Daniel Lanes Pereira
  • Me. Felipe Ost Scherer
  • Dra. Valesca Persch Reichelt

Coordenação

  • Profº. Me. Denis Bohnenberger 
    E-mail: [email protected]
    Donsultor de Empresas (BCH), atuando nas áreas de estratégia, marketing, vendas e desenvolvimento de serviços. Mestre em Turismo (UCS), MBA em Gestão Empresarial (FGV), Oficial da Reserva do Exército Brasileiro (CPOR), coordenador do curso de Administração de Empresas – Linha de Formação em Marketing e do MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 670,00*
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 636,50*
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 619,75*
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 603,00*
PUCRS Alumni
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 589,60*
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 335,00*

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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