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CURSO DE MBA Uol Edtech

Marketing, Branding e Growth

1ª Edição

Área do Curso
Negócios
Turno
Manhã, Tarde, Noite
Status do Curso
Turma Confirmada

Apresentação

Programe-se

Início
03 de Julho de 2020

Inscrições até 03/07/2020

Período
03/07/2020 a 03/04/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h30min às 22h45min e sábados, das 9h às 17h30min.

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Marketing, Branding e Growth é estruturado em três módulos.

  • Módulo 1: focado em estratégias de marketing, busca um aprofundamento a partir de disciplinas de análise de mercado, comportamento de consumo, planejamento e gestão de competitividade e inovação.
  • Módulo 2: focado em comunicação e branding, aborda assuntos ligados à criatividade e como o consumo pode ser influenciado por fatores como propósito, emoção, inspiração e branding.
  • Módulo 3: trata de estratégias para o growth aprimorando conceitos de inbound marketing, growth hacking, omnichannel e design thinking.

O curso tem como objetivo oferecer ao/à estudante uma formação ampla na área de marketing e comunicação, atendendo às necessidades do cliente e do mercado para o desenvolvimento de projetos com longevidade.

As aulas de cada disciplina são realizadas sempre por uma dupla de professores: um professor/a convidado/a, referência no mercado, e outro/a da PUCRS, responsável acadêmico/a pelas avaliações e materiais complementares.

Público-Alvo

  • Profissionais de nível superior de diferentes áreas do conhecimento relacionadas à área de negócios e comunicação, tais como: administração, economia, contabilidade, publicidade, tecnologia e psicologia.
  • Empresários/as e empreendedores/as com interesse em adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e discutir atualidades relacionados a marketing, growth, comunicação, administração e vendas.

O/A egresso/a sairá apto a:

  • Entender as competências centrais, conceituais e técnicas necessárias para a gestão do mercado e de marketing em seu contexto atual.
  • Diagnosticar o ambiente em que a organização e seus produtos estão inseridos e identificar oportunidades e riscos de atuação.
  • Aplicar métodos e técnicas de comunicação e branding visando o crescimento contínuo e sustentável da organização.
  • Pensar de maneira inovadora sobre a área de negócios, aplicando estratégias empresariais para o growth hacking visando um desenvolvimento exponencial.

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 28/11/2019
Término: 03/07/2020

Disciplinas

O Marketing Moderno

Introdução aos principais conceitos de Marketing. Entendimento do Marketing holístico. Análise dos principais desafios do Marketing moderno. Discussão de perspectivas para o futuro do Marketing.

Dados, pesquisa e tendências: como fazer MKT inteligente

O planejamento da pesquisa de Marketing. Os tipos de pesquisa de Marketing. Comparação entre fontes de dados primários e secundários. Entendimento da pesquisa nos ambientes online e off-line. Aplicações de netnografia.

Planejamento e estratégias de marketing

As principais orientações empresariais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.

Economia Comportamental e Decisões do Consumidor

Caracterização do processo de tomada de decisão de compra. O comportamento do consumidor em diferentes situações. A influência de fatores emocionais, sociais, econômicos e contextuais na tomada de decisão. As estratégias com foco no aumento do bem-estar do consumidor.

Gestão de Competitividade e Inovação

Discussão dos conceitos de Inovação. Análise da competitividade no mercado. Desenvolvimento de subsídios para preparar a cultura organizacional ao ambiente inovador. Criação de organizações intraempreendedoras.

Neuromarketing: ciência ou modismo?

Compreensão da importância da neurociência no estudo do consumo. Diferença entre neuroeconomia e neuromarketing. A relação do neuromarketing e o comportamento do consumidor sob a ótica da teoria cognitivista. O processo cerebral da tomada de decisão: razão e emoção; diferenças de gêneros, aspectos hormonais e preferências intertemporais; armadilhas da mente. Estratégias de Marketing e os estímulos neurais.

Inteligência Artificial e Marketing Digital

O impacto das novas tecnologias da informação na gestão dos negócios. O uso de Data Science para a tomada de decisão gerencial. As aplicações da Inteligência Artificial na área de negócios. Business Intelligence e Business Analytics com o uso de Data Science. Utilização do DS e IA para potencializar os negócios: marketing, operações, logística, pessoas, etc.

MKT genial: a criatividade para gerar cases inesquecíveis

Criatividade e o processo de inovação: conceitos e princípios. Caracterização dos estágios do processo criativo. A criatividade e a geração de ideias inovadoras. Discussão da criatividade como processo passível de aprendizado.

Branding 4.0: coerência no pensar, agir e comunicar

O papel da comunicação no contexto do marketing 4.0. O poder da marca no mundo contemporâneo. Discussão de marcas e lovemarks. Planejamento de comunicação e construção da relevância no discurso das marcas. Entendimento das marcas na convergência online/off-line e narrativas transmidiáticas.

Comunicação com propósito: como fazer sentido ao consumidor

Reflexão sobre marcas que se posicionam frente aos problemas sociais. Negócios que surgem a partir de causas. Os valores corporativos tangibilizados em discurso. A importância de uma tomada de posição para as novas gerações. Propósito como fator de engajamento do consumidor com a marca.

Identificação com a marca: a memória e a emoção na compra

A importância das métricas e o relacionamento com o consumidor. Discussão sobre memória e emoção. A relação entre consumo e emoção. A mensagem e sua forma como essenciais para construir o crescimento das marcas.

MKT de conteúdo e storytelling

O conteúdo como diferencial de marca. Discussão de situações e contextos. Entendimento de histórias forever e o storytelling como estratégia de envolvimento.

Branding na lógica do consumo

O gerenciamento (branding) e a comunicação de marcas. Análise dos componentes, valores e atributos da marca. A evolução da gestão de marcas e as mudanças no relacionamento com o consumidor. Discussão de brand equity e a construção de marcas.

Growth Hacking: crescimento rápido dos negócios

A metodologia do Growth Hacking para o crescimento rápido dos negócios. Reflexões sobre o Marketing orientado a experimentos. Compreensão da testagem de hipóteses e priorização. Gatilhos para o crescimento rápido. Estratégias para o alcance, manutenção e encantamento dos clientes, potencializando as vendas e o aumento das indicações. O uso de equipes multifuncionais para a aplicação do Growth Hacking.

Growth por meio de canais próprios e inbound

A definição do Inbound Marketing. Discussão sobre Marketing Tradicional vs Inbound Marketing: convergências e divergências. A definição do Buyer Persona. Estruturação de um funil de vendas. Estratégias e ações.

Experiência e Jornada do Cliente

Fundamentos do modelo de marketing responsivo e customer centric. Análise da experiência e interação no consumo. A jornada de consumo e sua importância para o marketing. Compreensão das etapas da jornada do cliente.

Negócios Disruptivos

Reflexão sobre a criatividade para novos negócios. Entendimento das formas de disrupção. A transformação digital e a disruptividade de negócios. Análise da inteligência artificial como vantagem competitiva.

Design Thinking na criação de produtos e serviços

Concepção e inovação de produtos e serviços. O método do Design Thinking para a criação de valor. O entendimento da criatividade e o processo criativo. Discussão de práticas de empatia junto ao público usuário. Caracterização de métodos para a geração de ideias. O processo de ideação e a inovação em produtos e serviços.

Omnichannel e estratégias multicanal

Entendimento das mudanças no comportamento do consumidor. Discussão sobre o cliente Omnichannel. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo. Discussão de estratégias para integração entre canais online e off-line. Análise e mensuração da experiência do usuário e de consumo.

Oficina de Projetos em Marketing, Branding e Growth

Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. A modelagem de negócios. O método do estudo de caso. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Caroline Bucker
  • Me. Cassio Sclovsky Grinberg
  • Ma. Cláudia Bromirsky Trindade
  • Dr. Cláudio Hoffman Sampaio
  • Dra. Frederike Monika Budiner Mette
  • Dra. Gabriela Cardozo Ferreira
  • Dr. Gustavo Dalmarco
  • Me. Ilton Teitelbaum
  • Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Luis Antonio Janssen
  • Esp. Márcio Soares Blank
  • Ma. Martina Eva Fischer
  • Me. Rafael Bittencourt
  • Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
  • Esp. Thiago Proença Baisch
  • Valesca Persh Reichelt
  • Dr. Vinicius Sittoni Brasil

Coordenação

  • Profa. Dra. Frederike Monika Budiner Mette
  • E-mail: [email protected]
  • Possui graduação em Ciências Atuariais (UFRGS – 2005), mestrado em Administração (PPGA/UFRGS – 2009), doutorado em Administração (PPGA/Unisinos – 2016) e pós-doutorado em Administração (PPGA/ESPM – 2018). É professora da PUCRS e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd/PUCRS). Tem experiência em consultoria, avaliação de negócios e planejamento estratégico e financeiro. Seus interesses de pesquisa incluem, principalmente, psicologia econômica, endividamento e bem-estar financeiro.
  • Prof. Dr. Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • E-mail: [email protected]
  • Possui graduação em Administração (UFRGS – 1995) e em Engenharia Civil (UFRGS – 1990), mestrado em Administração (PPGA/UFRGS – 1999) e doutorado em Administração (PPGA/UFRGS – 2005). É professor da PUCRS e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd/PUCRS). Tem experiência em consultoria, pesquisas de mercado e planejamento estratégico. Seus interesses de pesquisa incluem, principalmente, comportamento do consumidor e varejo.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
A partir de 18/02/2020R$ 475,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados e somente para os cursos presenciais.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 475,00*
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 418,00*
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 427,50*
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 332,50*
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 403,75*
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 380,00*

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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