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MBA

Marketing Estratégico e Geração de Valor

3ª Edição 360 h/aula

O MBA em Marketing Estratégico e Geração de Valor da PUCRS propõe revisar conceitos tradicionais da área devido às inovações tecnológicas e seus impactos nas esferas sociais e econômicas. A busca de sentido e relevância das marcas baseada na cocriação de experiências de consumo e valor é um dos objetivos do curso.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
13/04/2021 a 28/04/2022
Turno
Noite

Início

13 de Abril de 2021

Inscrições até 04/03/2021

Período

13/04/2021 a 28/04/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o Curso

curso reúne sólidos conhecimentos acadêmicos com a expertise e visão prática de diferentes atores de mercado e permite que os/as alunos/as atuem em um mercado cada vez mais competitivo e em transformação. O curso  ferramentas para tomar decisões e desenvolver as estratégias certeiras na administração de produtosserviçosmarcas e organizações que pretendam se diferenciar no mercado com base em atitudes empreendedorasinovadoras e sustentáveis 

Para quem é esse curso

O público prioritário engloba profissionais com atuação nas áreas de Marketing, Comunicação e/ou Estratégia. De modo complementar, o escopo do curso também destina-se a profissionais de áreas correlatas, empreendedores e estudantes com foco no aperfeiçoamento

O que você vai aprender

  • Entender as competências centrais, conceituais e técnicas, necessárias para a gestão do mercado em seu contexto atual;
  • Conhecer modelos, processos e ferramentas compatíveis com os desafios atuais da gestão de Marketing nas organizações;
  • Incentivar a troca de experiências entre os diferentes atores envolvidos no curso, incluindo alunos, professores e convidados.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Corpo docente qualificado, integrando professores com profundo domínio acadêmico e profissionais com expertise e atuação em áreas-chave do Marketing.
  • Metodologia de ensino interativa e diversificada, utilizando atividades presenciais e a distância, estudos de caso práticos, seminários e palestras, atividades em grupo e trabalhos de campo.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Pré-Requisitos

Desejável formação na área de Administração, Comunicação e/ou afins; atuar e/ou desenvolver atividades na área de marketing.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 04/03/2021

Disciplinas

Economia e Mercado

Análise da Conjuntura Econômica; Impactos da Economia nos Mercados; Inflação; Câmbio; Crédito; Cenário Econômico e Tendências.

Inteligência de Mercado

Entendimento do conceito de Inteligência de Mercado. Análise das necessidades de informação de mercado. Caracterização dos tipos de decisão e informação. Detalhamento dos fluxos internos de informação. Reflexão sobre monitoramento de mercado.

Pesquisa e Tendências de Mercado

O planejamento da pesquisa de Marketing. Os tipos de pesquisa de Marketing. Comparação entre fontes de dados primários e secundários. Entendimento da pesquisa nos ambientes online e off-line. Aplicações de netnografia.

Marketing Internacional

Entendimento das mudanças no macroambiente, especialmente a globalização da economia e a abertura de mercados. Apresentação de ferramentas de análise dos macroambientes econômico, político, cultural, religioso, e seu impacto na competitividade global. Discussão de estratégias de entrada em mercados globais. Detalhamento do planejamento de marketing internacional.

Gestão Estratégica de Mercado

As principais orientações empresariais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.

Métricas de Marketing

A função estratégica das métricas de mercado. Entendimento de métricas de marca. Caracterização das principais métricas de venda. Aplicação de métricas financeiras.

Administração de Produtos e Marcas

Definições centrais e classificação de produtos. Entendimento do processo de desenvolvimento de novos produtos. O Ciclo de Vida do Produto. Discussão das principais estratégias de marca. O conceito de Brand Equity e o desenvolvimento de marcas.

Formação de Preço

Análise da estrutura de custos e precificação. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio.

Canais de Distribuição e Logística

O papel da logística e da distribuição no Marketing. O conceito de canais de distribuição. Desenvolvimento de serviços ao cliente em operações logísticas. Entendimento da dinâmica de relacionamento entre fornecedor e empresa.

Comunicação de Marketing

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Entendimento das principais ferramentas de comunicação. Conceito e aplicação de Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital, Venda Pessoal e Comunicação no Ponto de Venda. O planejamento de campanha e mídias.

Experiência e Co-criação de Valor

Os elementos conceituais da experiência de consumo. Entendimento da jornada do consumidor. Estudo da cocriação de valor a partir de acesso, diálogo, redução de risco e transparência. O processo de planejamento e proposição de experiências de consumo.

Comportamento do Consumidor

Entendimento da jornada de consumo. Os fatores psicológicos do consumidor. Caracterização do processo de decisão de compra. Análise dos tipos de decisão de compra. Discussão das principais variáveis de influência no comportamento do consumidor. A ética do consumidor.

Marketing de Varejo

O conceito de varejo e suas alternativas estratégicas. Análise dos sistemas de suporte a decisão no varejo. O entendimento das decisões de localização, estratégicas promocionais e conflitos existentes. As principais tendências de marketing no varejo.

Marketing Digital

Caracterização da estratégia de marketing digital. O entendimento do marketing de conteúdo. Aplicação de marketing para redes sociais. Discussão das principais tecnologias aplicadas ao marketing digital. A inteligência artificial e o futuro do marketing digital.

Método do Estudo de Caso

Definição de estudo de caso. Caracterização dos tipos e objetivos dos estudos de caso. O método do Estudo de Caso. As formas de coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no método do estudo de caso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Alex Pipkin
  • Ma. Ana Cristina Schneider
  • Me. Cassio Sclovsky Grinberg
  • Dr. Cláudio Hoffman Sampaio
  • Dr. Ely José de Mattos
  • Dra. Frederike Monika Budiner Mette
  • Esp. Juan Pablo Boeira
  • Esp. Kim Gesswein Silva
  • Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Luis Antonio Janssen
  • Dra. Maira de Cassia Petrini
  • Me. Rafael Bittencourt
  • Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
  • Esp. Thiago Proença Baisch
  • Dr. Vinícius Sittoni Brasil

Coordenação

  • Prof. Dr. Lelis Balestrin Espartel
  • [email protected]
    Possui graduação em Administração pela UFRGS (1995), graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1990), mestrado em Administração pelo PPGA/UFRGS (1999) e doutorado em Administração pelo PPGA/UFRGS (2005). É professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor convidado em diversas outras Universidades. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamentos disfuncionais do consumidor e varejo.

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.090,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 959,20
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 981,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 763,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 926,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 872,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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