MBA em Estratégia, Transformação Digital e Sustentabilidade - PUCRS

Especialização, MBA

MBA em Estratégia, Transformação Digital e Sustentabilidade

1ª Edição 360 h/aula

MBA em Estratégia, Transformação Digital e Sustentabilidade apresenta estratégias contemporâneas relacionadas aos desafios provocados pelas mudanças em modelos de negócio para prosperar em uma era cada vez mais digital e sustentável ambiental e socialmente.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
22/04/2024 a 07/05/2025
Turno
Noite

Início

22 de Abril de 2024

Inscrições até 22/04/2024

Período

22/04/2024 a 07/05/2025

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Segunda e quarta-feira, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

A quarta revolução industrial chegou e está criando diversas tecnologias — blockchain, inteligência artificial (IA) e metaverso, por exemplo — que tornam nebulosas as fronteiras entre os mundos físico e digital. A especialização foca nessa transformação, que está levando as empresas a questionarem o propósito da sua existência, e discute a necessidade de repensar os modelos de negócios para que sejam mais sustentáveis e  considerem seus impactos sociais e ambientais.

Para quem é esse curso

O curso é voltado a ​​​p​rofissionais de nível superior ​com ​​de​ formaç​ões​​​ variada​s​, da Administração e ​e​ngenharias à área d​a​​​ ​saúde, que desejam qualificar-se e aprofundar os conhecimentos em gestão e negócios abordando temas contemporâneos e atuais.

O que você vai aprender

  • Revisar o funcionamento de elementos centrais da administração, incluindo comportamento organizacional, finanças, marketing e estratégia;
  • Compreender a transformação digital em um contexto de negócios, incluindo a gestão da mudança necessária;
  • Alavancar seus conhecimentos sobre os mais recentes modelos de sustentabilidade corporativa e de negócio de impacto;
  • Analisar a gestão das empresas, iniciando em aspectos macroeconômicos, passando por criatividade, novas tecnologias e inovação nos negócios e chegando a debates sobre comunicação e reputação para construção de marcas com propósito;
  • Desenvolver as habilidades e atitudes necessárias para o bom exercício da liderança

Por que fazer esse curso na PUCRS

  • Práticas imersivas de aprendizagem, como debates organizados em grupos com mediadores e debatedores, rodas de conversa com empresas e adoção da metodologia Design Thinking na disciplina de criatividade;
  • Inserção no ecossistema de inovação do TECNOPUC por meio de rodas de conversa com startups e hubs temáticos, bem como da utilização dos espaços do Tecnopuc em atividades.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Brasileiros:

Diploma de Graduação:

Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)

Ou 

Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.

Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

Documento de identificaçãoCópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:

RG Civil;

Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);

Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);

Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).

Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:

Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

  • Cópia de um dos seguintes documentos:
  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade).

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
 
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.

Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

Disciplinas

Competências, Comportamentos e Gestão de Carreiras

Reflexão sobre os processos envolvidos na compreensão e gestão da carreira individual e de equipes de trabalho.  Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades socioemocionais e competências comportamentais necessárias à gestão de carreiras. Discussão sobre os recursos necessários para o estabelecimento de conversas relevantes sobre carreira dentro do ambiente organizacional. 

Estratégias Empresariais em Ambientes Competitivos

Estratégias empresariais. Caraterísticas de ambientes competitivos. Estratégias emergentes e planejamento estratégico. Análise dos pontos fortes e fracos da empresa e das ameaças e oportunidades de mercado. Análise de informações, tecnologias e processo de tomada de decisão. Desdobramentos e execução estratégica. 

Marketing em Ambientes Competitivos

Estratégias empresariais. Caraterísticas de ambientes competitivos. Estratégias emergentes e planejamento estratégico. Análise dos pontos fortes e fracos da empresa e das ameaças e oportunidades de mercado. Análise de informações, tecnologias e processo de tomada de decisão. Desdobramentos e execução estratégica. 

Criatividade, Novas Tecnologias e Inovação nos Negócios

O processo criativo e o Design Thinking. O impacto das novas tecnologias nos negócios. Análise dos diferentes tipos e estratégias de inovação para alavancagem organizacional, bem como a gestão do processo inovador adotado pelas empresas. Modelos de intervenção capazes de provocar mudanças bem-sucedidas, assim como estratégias de desenvolvimento organizacional e aprendizagem. 

Liderança e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance

Discussão das principais teorias e modelos que explicam o fenômeno da liderança e da gestão de equipes no âmbito empresarial. A mudança organizacional e o papel dos líderes. Estilos e abordagens de liderança. A liderança baseada em princípios. Desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para o bom exercício da liderança. Formação e desenvolvimento de grupos e equipes de trabalho. Os estágios de desempenho das equipes. Equipes auto gerenciáveis e de alta performance. 

Transformação Digital

Transformação Digital: reflexão sobre as dinâmicas corporativas e sociais que têm pressionado as organizações a se transformarem em organizações digitais. Análise dos principais blocos de construção da transformação digital e discussão sobre os fatores de sucesso e de fracasso do movimento de transformação digital nas organizações.

Gestão de Mudança em Processos de Transformação Digital

Gestão de mudança como componente necessário da transformação organizacional. Influência das relações humanas na construção de planos. Redução dos impactos da mudança. Gestão de mudança ágil. Modelos e ferramentas pra gestão de mudança. 

Estratégias em um Mundo com Propósito

Os desafios para as empresas no “novo normal”, considerando os efeitos decorrentes da pandemia 2020. Negócios com propósito. Capitalismo Consciente. Economia Donut. Economia Circular. Economia Compartilhada. 

Gestão de Projetos

Apresentação e debate sobre conhecimentos, metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas para planejar, administrar e executar com sucesso o ciclo de vida de projetos. Práticas tradicionais e tópicos emergentes e atuais sobre a gestão de projetos

Marketing Global

Reflexão sobre oportunidades e ameaças do mercado global. Análise das mudanças no macroambiente, as relações internacionais e os impactos nas empresas. Discussão dos riscos cambiais e políticos envolvidos, bem como as estratégias de entrada em mercados globais. Pesquisa de informações indispensáveis ao sucesso das empresas em novo contexto competitivo, como subsídio à tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias de marketing global e de seleção de mercados-alvo.

Finanças Corporativas e Análise de Investimentos

Fundamentos de Finanças Corporativas e Análise de Investimento. Técnicas da gestão financeira aplicadas pelas organizações. Estruturação de operações e análise de resultado das decisões de investimento, financiamento e fluxo de caixa no desempenho dos negócios. 

Desenvolvimento Sustentável

Conceitos de sustentabilidade. Do Relatório Nosso Futuro Comum aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Visão e harmonização dos três pilares da sustentabilidade, econômico, ambiental e social. Motivadores internos e externos para adoção de sustentabilidade nas organizações. Perfis das organizações sustentáveis. Modelo de maturidade em Sustentabilidade Corporativa. 

Macroeconomia

Principais indicadores de atividade econômica: produto, inflação e desemprego. Estudo e interpretação do ciclo econômico. Efeitos esperados das políticas monetária, fiscal e cambial nos modelos tradicionais de análise macroeconômica. Conjuntura e cenários para a economia brasileira. 

Métodos de Pesquisa

Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Métodos de pesquisa qualitativos (estudo de caso, pesquisa-ação, focus group). Métodos de pesquisa quantitativos (survey, experimento). Análise de dados (técnicas de análise de dados). 

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC):

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. ​​Claudio Hoffmann Sampaio​
  • Dr.​​ Luis Antonio Janssen​
  • Dra. ​​Cecilia Rutkoski Hoff​
  • Dra. ​​Denise Pagnussat​
  • Dra. ​​Gabriela Cardozo Ferreira​
  • Dra. ​​Maira de Cássia Petrini​
  • Dra. ​​Manoela Ziebell de Oliveira​
  • Me. ​​Ana Cristina  Sant’anna Schneider​
  • Me. ​​Rafael Disconzi Rodrigues​
  • Me. Daiane Pagnussatt
  • Me. Rogério Bohn
  • Me. Thiago Nery Pandolfo

Coordenação

Pós-doutorado na HEC Montreal – Canadá (2017), doutorado em Administração pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas – SP (2006) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Co-founder da Mais Quitanda, clube de assinaturas de orgânicos, e Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC RS. Experiência corporativa na área de Sistemas e Tecnologia de Informação, tendo atuado corporativamente em empresas como Procergs, Hospital Israelita Albert Einstein e IBM e realizado consultoria ad hoc em sistemas de Bussines Intelligence. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos e pesquisas na área de Administração, com ênfase em temas relativos a sustentabilidade e sua adoção estratégica nas empresas, negócios de impacto, economia compartilhada e inovação social. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social e coordena projetos de pesquisa nestas temáticas.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
21/02/2024 a 10/04/2024 - 10% de descontoR$ 1.134,00
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
Empresa Conveniada
Enviar o comprovante de vínculo com a empresa conveniada para o e-mail: [email protected]
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários de Empresa do Tecnopuc
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Servidores públicos do RS e dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até o segundo grau do servidor público)
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários da Caixa Econômica Federal
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode se interessar por

negocios