Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

MBA em Gestão Estratégica de Negócios

3ª Edição 360 h/aula

O MBA em Gestão Estratégica de Negócios propõe desenvolver e aprimorar habilidades socioemocionais e competências comportamentais necessárias à gestão da carreira individual e de equipes de trabalho, além de apresentar novas abordagens estratégicas e ferramentas alavancando diferenciais e inovação nas empresas.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
13/04/2023 a 28/04/2024
Turno
Noite

Início

13 de Abril de 2023

Inscrições até 13/04/2023

Período

13/04/2023 a 28/04/2024

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

No MBA em Gestão Estratégica de Negócios da PUCRS, você terá a oportunidade de explorar uma formação ampla, atualizando-se nas tendências, conteúdos e ferramentas da gestão contemporânea. 

Para quem é esse curso

O curso é destinado a profissionais de nível superior de formação variada, da Administração e Engenharias à área da Saúde, que desejam qualificar-se e aprofundar os conhecimentos em gestão e negócios abordando temas contemporâneos e atuais.

O que você vai aprender

Você irá desenvolver práticas de gestão estratégica e inovadora.

Porque fazer esse curso na PUCRS

Ocurso prepara você para:

  • Os desafios e os efeitos decorrentes da pandemia 2020 nas empresas, envolvendo desde a transformação digital necessária com o trabalho remoto e as mudanças em modelos de negócio para prosperar em uma era cada vez mais digital. Esses modelos também precisam ser mais sustentáveis, levando as empresas a pensarem nos seus impactos sociais e ambientais e a questionarem o propósito da sua existência.
  • Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades socioemocionais, além de competências comportamentais necessárias à gestão da carreira individual e de equipes de trabalho.
  • Análise dos diferentes tipos e estratégias de inovação para alavancagem organizacional. 
  • Desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para o bom exercício da liderança. 
  • Análise dos principais blocos de construção da transformação digital e discussão sobre os fatores de sucesso e de fracasso do movimento de transformação digital nas organizações.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

PERÍODO DE MATRÍCULA

Início: 08/11/2022
Término: 13/04/2023

Disciplinas

Competências Comportamentais e Gestão da Carreira

Reflexão sobre os processos envolvidos na compreensão e gestão da carreira individual e de equipes de trabalho.  Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades socioemocionais e competências comportamentais necessárias à gestão de carreiras. Discussão sobre os recursos necessários para o estabelecimento de conversas relevantes sobre carreira dentro do ambiente organizacional.

Estratégias Empresariais em Ambientes Competitivos

Estratégias empresariais. Caraterísticas de ambientes competitivos. Estratégias emergentes e planejamento estratégico. Análise dos pontos fortes e fracos da empresa e das ameaças e oportunidades de mercado. Análise de informações, tecnologias e processo de tomada de decisão. Desdobramentos e execução estratégica.

Marketing em Ambientes Competitivos

Conceitos centrais de Marketing e Inteligência Competitiva. Sistema de Informação de Mercado. Segmentação e Posicionamento. Comportamento do Consumidor: influências e processo de decisão de compra. Administração de Produto e de Serviço. Administração de Preço e da Distribuição. Administração da Comunicação. Marketing de Relacionamento. Estratégia de Marketing.

Criatividade, Novas Tecnologias e Inovação nos Negócios

O processo criativo e o design thinking. O impacto das novas tecnologias nos negócios. Análise dos diferentes tipos e estratégias de inovação para alavancagem organizacional, bem como a gestão do processo inovador adotado pelas empresas. Modelos de intervenção capazes de provocar mudanças bem sucedidas, assim como estratégias de desenvolvimento organizacional e aprendizagem.

Liderança e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance

Discussão das principais teorias e modelos que explicam o fenômeno da liderança e da gestão de equipes no âmbito empresarial. A mudança organizacional e o papel dos líderes. Estilos e abordagens de liderança. A liderança baseada em princípios. Desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para o bom exercício da liderança. Formação e desenvolvimento de grupos e equipes de trabalho. Os estágios de desempenho das equipes. Equipes auto gerenciáveis e de alta performance.

Transformação Digital

Transformação Digital: reflexão sobre as dinâmicas corporativas e sociais que têm pressionado as organizações a se transformarem em organizações digitais. Análise dos principais blocos de construção da transformação digital e discussão sobre os fatores de sucesso e de fracasso do movimento de transformação digital nas organizações.

Gestão de Mudança

Gestão de mudança como componente necessário da transformação organizacional. Influência das relações humanas na construção de planos. Redução dos impactos da mudança. Gestão de mudança ágil. Modelos e ferramentas pra gestão de mudança.

Estratégias em um Mundo com Propósito

Os desafios para as empresas no “novo normal”, considerando os efeitos decorrentes da pandemia 2020. Negócios com propósito. Capitalismo Consciente. Economia Donut. Economia Circular. Economia Compartilhada.

Gestão de Projetos

Apresentação e debate sobre conhecimentos, metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas para planejar, administrar e executar com sucesso o ciclo de vida de projetos. Práticas tradicionais e tópicos emergentes e atuais sobre a gestão de projetos.

Gestão por Competências

Principais conceitos, teorias e pesquisas relacionadas à gestão de pessoas, analisando as práticas adotadas por organizações bem-sucedidas no gerenciamento de sua força de trabalho. As políticas e procedimentos adotados nos diferentes subsistemas de recursos humanos e os impactos das últimas tendências nesta área da administração, destacando a gestão por competências

Finanças Corporativas e Análise de Investimentos

Fundamentos de Finanças Corporativas e Análise de Investimento. Técnicas da gestão financeira aplicadas pelas organizações. Estruturação de operações e análise de resultado das decisões de investimento, financiamento e fluxo de caixa no desempenho dos negócios.

Desenvolvimento Sustentável

Conceitos de sustentabilidade. Do Relatório Nosso Futuro Comum aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Visão e harmonização dos três pilares da sustentabilidade, econômico, ambiental e social. Motivadores internos e externos para adoção de sustentabilidade nas organizações. Perfis das organizações sustentáveis. Modelo de maturidade em Sustentabilidade Corporativa.

Macroeconomia

Principais indicadores de atividade econômica: produto, inflação e desemprego. Estudo e interpretação do ciclo econômico. Efeitos esperados das políticas monetária, fiscal e cambial nos modelos tradicionais de análise macroeconômica. Conjuntura e cenários para a economia brasileira.

Comunicação e Reputação

O alinhamento entre as estratégias organizacionais e as práticas de comunicação com os stakeholders pode promover confiança, valor de marca e, como consequência, reputação sustentável e emocional. Nessa perspectiva, baseada nessa interface recursiva negócio-comunicação-públicos, a disciplina aborda conceitos relacionados às identidades, imagens e reputação que sustentam as estratégias de comunicação integrada nas suas modalidades – institucional, mercadológica, interna e administrativa.

Métodos de Pesquisa

Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Métodos de pesquisa qualitativos (estudo de caso, pesquisa-ação, focus group). Métodos de pesquisa quantitativos (survey, experimento). Análise de dados (técnicas de análise de dados).

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC):

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Luis Antonio Janssen
  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Dr. Claudio Hoffmann Sampaio
  • Me. Rafael Disconzi Rodrigues
  • Dra. Gabriela Ferreira Cardozo
  • Dra. Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos
  • Dra. Maira de Cássia Petrini
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Dra. Denise Pagnussat
  • Dra. Cecilia Rutkoski Hoff
  • Me. Rogério Bohn
  • Ma. Daiane Pagnussatt
  • Me. Thiago Nery Pandolfo

Coordenação

  • Profa. Dra. Maira de Cassia Petrini
    [email protected]
    Pós-doutorado na HEC Montreal – Canadá (2017), doutorado em Administração pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas – SP (2006) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Co-founder da Mais Quitanda, clube de assinaturas de orgânicos, e Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC RS. Experiência corporativa na área de Sistemas e Tecnologia de Informação, tendo atuado corporativamente em empresas como Procergs, Hospital Israelita Albert Einstein e IBM e realizado consultoria ad hoc em sistemas de Bussines Intelligence. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos e pesquisas na área de Administração, com ênfase em temas relativos a sustentabilidade e sua adoção estratégica nas empresas, negócios de impacto, economia compartilhada e inovação social. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social e coordena projetos de pesquisa nestas temáticas.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 08/11 à 18/12/2022R$ 1.008,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

negocios