MBA em Marketing Estratégico e Geração de Valor - PUCRS

Especialização, MBA

MBA em Marketing Estratégico e Geração de Valor

3ª Edição 360 h/aula

Curso para profissionais que desejam desenvolver seus conhecimentos nas áreas de gestão estratégica de mercados e marketing nas organizações.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
16/04/2024 a 26/06/2025
Turno
Noite

Início

16 de Abril de 2024

Inscrições até 16/04/2024

Período

16/04/2024 a 26/06/2025

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Terça e quinta-feira, das 19h15min às 22h30min

Sobre o curso

Em um mercado em constante evolução, a tomada de decisão exige uma análise cada vez mais ágil e complexa por parte do/a profissional de marketing. Sendo assim, a especialização discute temas que contribuem para o enfrentamento dos desafios da área, como inteligência e pesquisa de mercado, gestão estratégica de marketing, criação de valor para o cliente, marketing digital, gestão de produto, preço, comunicação e logística.

Para quem é o curso

O curso é voltado a gestores(as) e empreendedores(as), em especial àqueles relacionados a áreas de estratégia, marketing e inovação.

O que você vai aprender

  • Desenvolver competências para atuação na gestão estratégica de mercados, no direcionamento estratégico de empresas, na gestão de inteligência de mercado, na gestão do desempenho de produtos e marcas e na gestão da presença online de empresas;
  • Reconhecer e analisar modelos, processos e ferramentas compatíveis com os desafios atuais da gestão de marketing nas organizações;
  • Vivenciar um ambiente propício para a troca de experiências entre os diferentes atores envolvidos no curso, incluindo alunos(as), professores(as) e convidados(as).

Por que fazer esse curso na PUCRS

  • Disciplinas planejadas para qualificar os(as) profissionais a desempenharem atividades capazes de incrementar o valor das entregas feitas ao mercado pelas empresas nas quais atuam;
  • Realização de dois seminários com profissionais especialistas, fomentando a ampliação de conhecimento e troca de experiências sobre práticas de mercado;
  • Aulas com o objetivo de contribuir para a aplicação dos conteúdos estudados, bem como de gerar interação entre os(as) alunos(as).

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo seletivo

  • Análise de Currículo;

Documentos necessários para matrícula

Brasileiros:

Diploma de Graduação:

Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)

Ou 

Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.

Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

Documento de identificaçãoCópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:

RG Civil;

Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);

Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);

Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).

Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:

Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

  • Cópia de um dos seguintes documentos:
  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade).

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
 
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.

Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

Disciplinas

Economia e Mercado

Análise da conjuntura econômica. Principais impactos da Economia nos mercados. Entendimento de conceitos econômicos como inflação, câmbio e crédito. Análise do cenário econômico e tendências. 

Inteligência de Mercado

Entendimento do conceito de Inteligência de Mercado. Análise das necessidades de informação de mercado. Caracterização dos tipos de decisão e informação. Detalhamento dos fluxos internos de informação. Reflexão sobre monitoramento de mercado. 

Pesquisa e Tendências de Mercado

O planejamento da pesquisa de Marketing. Os tipos de pesquisa de Marketing. Comparação entre fontes de dados primários e secundários. Entendimento da pesquisa nos ambientes online e off-line. Aplicações de netnografia. 

Marketing Internacional

Mudanças no macroambiente, especialmente a globalização da economia e a abertura de mercados. Ferramentas de análise dos macroambientes econômico, político, cultural, religioso, e seu impacto na competitividade global. Estratégias de entrada em mercados globais. Detalhamento do planejamento de marketing internacional. 

Gestão Estratégica de Mercado

As principais orientações empresariais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo. 

Métricas de Marketing

A função estratégica das métricas de mercado. Entendimento de métricas de marca. Caracterização das principais métricas de venda. Aplicação de métricas financeiras. 

Administração de Produtos e Marcas

Definições centrais e classificação de produtos. Entendimento do processo de desenvolvimento de novos produtos. O Ciclo de Vida do Produto. Discussão das principais estratégias de marca. O conceito de Brand Equity e o desenvolvimento de marcas. 

Formação de Preço

Análise da estrutura de custos e precificação. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio. 

Canais de Distribuição e Logística

O papel da logística e da distribuição no Marketing. O conceito de canais de distribuição. Desenvolvimento de serviços ao cliente em operações logísticas. Entendimento da dinâmica de relacionamento entre fornecedor e empresa. 

Comunicação de Marketing

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Entendimento das principais ferramentas de comunicação. Conceito e aplicação de Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital, Venda Pessoal e Comunicação no Ponto de Venda. O planejamento de campanha e mídias 

Experiência e Co-criação de Valor

Os elementos conceituais da experiência de consumo. Entendimento da jornada do consumidor. Estudo da co-criação de valor a partir de acesso, diálogo, redução de risco e transparência. O processo de planejamento e proposição de experiências de consumo. 

Comportamento do Consumidor

Entendimento da jornada de consumo. Os fatores psicológicos do consumidor. Caracterização do processo de decisão de compra. Análise dos tipos de decisão de compra. Discussão das principais variáveis de influência no comportamento do consumidor. A ética do consumidor. 

Marketing do Varejo

O conceito de varejo e suas alternativas estratégicas. Análise dos sistemas de suporte a decisão no varejo. O entendimento das decisões de localização, estratégicas promocionais e conflitos existentes. As principais tendências de marketing no varejo. 

Marketing Digital

Caracterização da estratégia de marketing digital. O entendimento do marketing de conteúdo. Aplicação de marketing para redes sociais. Discussão das principais tecnologias aplicadas ao marketing digital. A inteligência artificial e o futuro do marketing digital. 

Método do Estudo de Caso

Definição de estudo de caso. Caracterização dos tipos e objetivos dos estudos de caso. O método do Estudo de Caso. As formas de coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no método do estudo de caso. 

Orientação do trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Me. Ana Cristina Schneider 
  • Dr. Cláudio Hoffmann Sampaio 
  • Me. Márcio Costa Moreno 
  • Dr. Ely José de Mattos 
  • Me. Kim Gesswein Silva 
  • Dr. Clécio Falcão Araujo 
  • Dra. Maira de Cassia Petrini 
  • Dr. Vinícius Sittoni Brasil 
  • Dra. Karen Sica da Cunha 
  • Dr. Rodrigo Heldt Silveira 
  • Esp. Thiago Proença Baisch 
  • Dr. Eduardo Rech 

Coordenação

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
21/02/2024 a 10/04/2024 - 10% de descontoR$ 1.134,00
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
Empresa Conveniada
Enviar o comprovante de vínculo com a empresa conveniada para o e-mail: [email protected]
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários de Empresa do Tecnopuc
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Servidores públicos do RS e dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até o segundo grau do servidor público)
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários da Caixa Econômica Federal
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode se interessar por

negocios