Pós-graduação em MBA em Marketing Estratégico e Geração de Valor - PUCRS

Especialização

MBA em Marketing Estratégico e Geração de Valor

2ª Edição 360 h/aula

O MBA em Marketing Estratégico e Geração de Valor reúne sólidos conhecimentos acadêmicos com a expertise e visão prática de diferentes atores de mercado, proporcionando a atuação em um mercado cada vez mais competitivo e em transformação.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
18/04/2023 a 25/04/2024
Turno
Noite

Início

18 de Abril de 2023

Inscrições até 05/05/2023

Período

18/04/2023 a 25/04/2024

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

O curso reúne sólidos conhecimentos acadêmicos com a expertise e visão prática de diferentes atores de mercado, proporcionando a atuação em um mercado cada vez mais competitivo e em transformação. 

Também lhe dará ferramentas para tomar decisões e desenvolver as estratégias certeiras na administração de produtos, serviços, marcas e organizações que pretendam se diferenciar no mercado com base em atitudes empreendedoras, inovadoras e sustentáveis. 

Para quem é esse curso

O público prioritário engloba profissionais com atuação nas áreas de Marketing, Comunicação e/ou Estratégia. De modo complementar, o escopo do curso também se destina a profissionais de áreas correlatas, empreendedores e estudantes com foco no aperfeiçoamento. 

O que você vai aprender

  • Pensar o Marketing a partir de uma perspectiva estratégica, ancorada por uma leitura consistente do​ ambiente de mercado, das opções estratégicas e dos caminhos que proporcionem valor superior frente à concorrência; 
  • Entender as competências centrais, conceituais e técnicas, necessárias para a gestão do mercado em seu contexto atual;
  • Diagnosticar o ambiente de marketing em que a organização e seus produtos estão inseridos e identificar oportunidades e riscos de atuação; 
  • Aplicar métodos e técnicas de gestão e planejamento de mercado visando o desenvolvimento contínuo e sustentável da organização;
  • Desenvolver a capacidade de analisar o mercado de forma sistêmica, integrada e inovadora para criar estratégias de atuação.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Corpo docente qualificado, integrando professores com profundo domínio acadêmico e profissionais com expertise e atuação em áreas-chave do Marketing.
  • Metodologia de ensino interativa e diversificada, utilizando atividades presenciais e a distância, estudos de caso práticos, seminários e palestras, atividades em grupo e trabalhos de campo.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2022
Término: 05/05/2023

Disciplinas

Economia e Mercado

Análise da conjuntura econômica. Principais impactos da Economia nos mercados. Entendimento de conceitos econômicos como inflação, câmbio e crédito. Análise do cenário econômico e tendências.

Inteligência de Mercado

Entendimento do conceito de Inteligência de Mercado. Análise das necessidades de informação de mercado. Caracterização dos tipos de decisão e informação. Detalhamento dos fluxos internos de informação. Reflexão sobre monitoramento de mercado.

Pesquisa e Tendências de Mercado

O planejamento da pesquisa de Marketing. Os tipos de pesquisa de Marketing. Comparação entre fontes de dados primários e secundários. Entendimento da pesquisa nos ambientes online e off-line. Aplicações de netnografia.

Marketing Internacional

Mudanças no macroambiente, especialmente a globalização da economia e a abertura de mercados. Ferramentas de análise dos macroambientes econômico, político, cultural, religioso, e seu impacto na competitividade global. Estratégias de entrada em mercados globais. Detalhamento do planejamento de marketing internacional.

Gestão Estratégica de Mercado

As principais orientações empresariais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.

Métricas de Marketing

A função estratégica das métricas de mercado. Entendimento de métricas de marca. Caracterização das principais métricas de venda. Aplicação de métricas financeiras.

Administração de Produtos e Marcas

Definições centrais e classificação de produtos. Entendimento do processo de desenvolvimento de novos produtos. O Ciclo de Vida do Produto. Discussão das principais estratégias de marca. O conceito de Brand Equity e o desenvolvimento de marcas.

Formação de Preço

Análise da estrutura de custos e precificação. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio.

Canais de Distribuição e Logística

O papel da logística e da distribuição no Marketing. O conceito de canais de distribuição. Desenvolvimento de serviços ao cliente em operações logísticas. Entendimento da dinâmica de relacionamento entre fornecedor e empresa.

Comunicação de Marketing

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Entendimento das principais ferramentas de comunicação. Conceito e aplicação de Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital, Venda Pessoal e Comunicação no Ponto de Venda. O planejamento de campanha e mídias

Experiência e Co-criação de Valor

Os elementos conceituais da experiência de consumo. Entendimento da jornada do consumidor. Estudo da co-criação de valor a partir de acesso, diálogo, redução de risco e transparência. O processo de planejamento e proposição de experiências de consumo.

Comportamento do Consumidor

Entendimento da jornada de consumo. Os fatores psicológicos do consumidor. Caracterização do processo de decisão de compra. Análise dos tipos de decisão de compra. Discussão das principais variáveis de influência no comportamento do consumidor. A ética do consumidor.

Marketing do Varejo

O conceito de varejo e suas alternativas estratégicas. Análise dos sistemas de suporte a decisão no varejo. O entendimento das decisões de localização, estratégicas promocionais e conflitos existentes. As principais tendências de marketing no varejo.

Marketing Digital

Caracterização da estratégia de marketing digital. O entendimento do marketing de conteúdo. Aplicação de marketing para redes sociais. Discussão das principais tecnologias aplicadas ao marketing digital. A inteligência artificial e o futuro do marketing digital.

Método do Estudo de Caso

Definição de estudo de caso. Caracterização dos tipos e objetivos dos estudos de caso. O método do Estudo de Caso. As formas de coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no método do estudo de caso.

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC):

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Ana Cristina Schneider
  • Dr. Cláudio Hoffmann Sampaio
  • Me. Márcio Costa Moreno
  • Dra. Ely José de Mattos
  • Ma. Kim Gesswein Silva
  • Dra. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Clécio Falcão Araujo
  • Dra. Maira de Cassia Petrini
  • Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
  • Dr. Vinícius Sittoni Brasil
  • Dra. Karen Sica da Cunha
  • Esp. Thiago Proença Baisch

Coordenação

  • Prof. Dr. Rodrigo Heldt Silveira
    [email protected] 
    Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), Mestre em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e Doutor em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul incluindo período de sanduíche na Texas Christian University (USA) (2020).

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

negocios