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MBA

Qualidade, Gestão e Engenharia de Processos

1ª Edição 360 h/aula

O curso MBA em Qualidade, Gestão e Engenharia de Processos desenvolve conhecimento em engenharia de processos,  conquistando um diferencial em seus currículos, podendo fazer uma análise crítica de diferentes negócios e promovendo o crescimento das empresas onde atuam.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
07/04/2022 a 17/12/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

07 de Abril de 2022

Inscrições até 07/04/2022

Período

07/04/2022 a 17/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Quinta das 14h às 17h e sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

A qualidade e a gestão são pré-requisitos de negócios bem-sucedidos. Profissionais com conhecimento em engenharia de processos conquistam um diferencial em seus currículos, podendo fazer uma análise crítica de diferentes negócios e promover o crescimento das empresas onde atuam. 

 

Para quem é esse curso

Profissionais de qualquer área de formação e atuação, que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre qualidade, gestão e engenharia de processos. 

O que você vai aprender

  • Implantar métodos e ferramentas de qualidade em empresas.  
  • Fazer uma análise crítica do negócio em termos de competitividade.  
  • Avaliar processos organizacionais internos e externos a empresa e propor melhorias.  
  • Atuar em gestão de empresas de serviços, comércio, indústria, setor primário, setor público, entre outras áreas. 

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Técnicas de gestão modernas, contextualizadas e aplicadas também no ambiente tecnológico e digital dos negócios.  
  • Oportunidade de aprendizado com profissionais reconhecidos e que são referência nas temáticas do curso. 
  • Networking em atividades práticas e virtuais, que podem ser realizadas remotamente.  

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).
  • RNE (para alunos estrangeiros)

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 27/03/2022

Disciplinas

Métodos de Melhoria da Qualidade

Métodos de melhoria de resultados. Gestão focada na Qualidade e Cliente. Gestão de equipes para uso de métodos de melhoria. Gerenciamento da Rotina em empresas de manufatura e serviços.

Ferramentas de Melhoria e Gestão

Introdução a ferramentas de melhoria e gestão e sua evolução histórica. Ferramentas quantitativas, qualitativas e visuais de gestão. As ferramentas de gestão e o processo decisório empresarial. Da melhoria à inovação nas organizações. Aplicações de ferramentas de melhoria e gestão em produtos, serviços, processos e negócios.

Data Analysis para Gestão da Qualidade

A importância da análise de dados. Conjuntos de dados: população e amostra. Tipos de variáveis. Estatística descritiva: medidas de posição e de variabilidade. Parâmetros e estimadores. Noções básicas de Probabilidade. Correlação. Testes de hipóteses.  Experimentos planejados: One-way ANOVA.

Aperfeiçoamento de processos com Six Sigma

Definição e contextualização do programa de Lean Six Sigma (LSS), história e resultados da aplicação no mercado. Integração da metodologia DMAIC e do Mapa de Raciocínio para o desenvolvimento dos Projetos. Apresentação da estrutura dos Projetos Kaizen e das ferramentas da qualidade. Discussão como o LSS contribui para a melhoria de processos das instituições em um ambiente de crescimento das metodologias Ágeis.

Acreditação e certificação

O processo de avaliação da conformidade seus mecanismos e agentes. A certificação de produtos, processos, serviços, pessoas e sistemas de gestão. A certificação de sistemas da qualidade e as normas relacionadas. A auditoria em sistemas de gestão. A acreditação de organismos de certificação e acreditação e as normas relacionadas.

Auditorias da Qualidade

Conceitos relacionados aos processos de Auditoria e Avaliação; Princípios da ABNT NBR ISO 19011; Princípios da ABNT NBR ISO/IEC 17011; Como estruturar um Programa de Auditoria e conduzi-lo; Auditorias e Avaliações Remotas; Contra-auditoria: como identificar e evitar que aconteça; Pós auditoria: como tratar não conformidade e avaliar as evidências.

Gestão Lean para melhoria contínua

Reflexão sobre a Filosofia e os Princípios do Lean. Estudo da estratégia e da liderança Lean. Lean e Indústria 4.0. Compreensão de perdas nos fluxos produtivos. Análise da viabilidade operacional de ferramentas de implementação do Just-in-time, da Autonomação, da Estabilidade de Processos e da Melhoria Contínua. Discussão sobre os desafios de implementação.

Gestão de Investimentos e Finanças nas empresas

Administração do capital de giro. Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa. Prazos médios e rotação dos estoques. Contas a receber e contas a pagar. Fontes e necessidades de capital de giro. Ambientes Macroeconômicos, visão sistêmica da gestão Fluxo de Caixa. Planejamento Financeiro x Estratégico. Identificação da Necessidade do Capital de Giro Formas de Negociação: Clientes x Fornecedores. Administração das disponibilidades Fluxo de Caixa.

Análise Estratégica de Custos em Processos

Apresentação de conceitos e modelos para análise estratégica de custos em processos. Classificação dos custos: diretos e indiretos, fixos e variáveis, totais e unitários. Análise de custo-volume-lucro e determinação dos pontos de equilíbrio contábil, econômico e financeiro. Apresentação dos princípios de custeio: construção de sistemas de gerenciamento de custos. Análise de desperdícios: perdas por ociosidade e por ineficiência. Mapeamento de processos e implementação dos métodos de alocação de custos: método dos centros de custo

Estratégia em Tempos de Crise para Processos Empresariais

Estratégias empresariais. Ambientes competitivos. A Qualidade como critério competitivo. Qualidade e a Estratégia de Operações. Estratégias emergentes, Planejamento Estratégico – abordagem clássica e a visão contemporânea.  A execução da Estratégia. A Estratégia em um cenário de crise e na “nova economia” digital. Proposição de valor. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.

Transformação Digital: Da Gestão do Conhecimento à Inovação

Sociedade do Conhecimento, Sociedade Digital e Transformação Digital. Economia do Conhecimento e Economia Digital. Conhecimento como ativo de produção. Gestão do Conhecimento e Inovação Contínua. Transformação Digital: integração de Pessoas, Processos e Tecnologia. Métodos, Técnicas, práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento.

Qualidade como estratégia de Marketing

A importância do Marketing de Qualidade. Gestão de clientes e atendimento de qualidade. Uso de Redes Sociais como ferramentas de marketing. A Qualidade sendo usada como pilar do Marketing contemporâneo.

Fatores Humanos e Engenharia de Resiliência

Introdução a Fatores Humanos e Engenharia de Resiliência. Segurança e Confiabilidade Tecnológica, Humana e Organizacional. Sistemas tratáveis e intratáveis. Trabalho imaginado e trabalho realizado. Visões Fragmentadas e Integradas da Produtividade, Qualidade, Segurança e Confiabilidade. Variabilidade e Desempenho. Capacidades e Potenciais de Resiliência.

Indicadores de Desempenho de Processos (BI e KPI)

O impacto das novas tecnologias na Qualidade e Produtividade no ambiente de negócios. Indicadores estratégicos. de desempenho (KPI’s). Analytics – uso de dados para a tomada de decisão. Business Intelligence (BI) e Big Data. Aplicação da inteligência computacional e machine learning.

Mapeamento e Análise de Processos

Estrutura organizacional e gestão por processos. Compreensão do impacto dos fluxos de materiais, de informações e de pessoas nos fatores críticos e nas restrições de sistemas produtivos. Mapeamento de processos e identificação de perdas produtivas. Estudo da otimização e redesenho de processos com apoio de sistemáticas de simulação. Aperfeiçoamento contínuo de processos

Métodos sequenciais e ágeis para projetos

Comparar os métodos sequenciais a ágeis. Conhecer práticas de excelência das organizações, compreendendo os fatores de sucesso nos projetos. Entender os papéis, tecnologias e ferramentas para apoiar as tomadas de decisão dos gestores, visando ganhos de competitividade e de desempenho do time nas rotinas projetuais. Fornecer, assim, embasamento metodológico para criação de novas soluções ou na melhoria de processos e produtos – físicos ou digitais. (Preencher de acordo com material disponível no item 17)

Indústria 4.0

Conceitos de tecnologias avançadas aplicados ao contexto da Gestão de operações. Os quatro smarts da Indústria 4.0: Smart Manufacturing, Smart Products and Services, Smart Working e Smart Supply Chain. Gestão da Qualidade na Indústria 4.0.

e-Logística (Logística dos Processos Modernos)

Usos e aplicações de tecnologias na gestão das cadeias de suprimentos/logística. Identificação de recursos e estratégias para logística, suprimentos e operações, visando atingir nível de serviço e racionalizar o uso de recursos, máquinas e equipamentos.  Apresentação de oportunidades onde o emprego de ciência de dados (DS) e automação podem contribuir para a tomada de decisão e obtenção de ganhos de eficiência e competitividade nas empresas.

Lean Service

Lean Thinking. Da Manufatura Enxuta ao Lean Service. A filosofia, fundamentos e técnicas Lean. A evolução e disseminação do pensamento Lean e sua aplicação em Serviços. Lean Health, Lean Office, Lean Startup. Abordagens que complementam o Lean: Teoria das Restrições, World Class Manufacturing, Excelência Operacional.

Projeto em Qualidade, Competitividade e Eng. de Processos

Tipos de projeto em Qualidade e Engenharia de Processos. Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Métodos de pesquisa qualitativos (estudo de caso, pesquisa-ação, focus group). Métodos de pesquisa quantitativos (survey, experimento). Análise de dados (técnicas de análise de dados).

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Professores

Dr. Éder Henriqson
Dr. Clécio Falcão Araújo
Dra. Maira Petrini
Dra. Frederike Monika Budiner Mette
Me. David Martin Johnston
Dr. Domingos Rafael Ferla Valladares
Me. Márcio Soares Torres
Dr. Eduardo Giugliani
Dr. Filipe Albano
Dr. Hélio Radke
Dr. Álvaro Leão
Dra. Patricia Magnano
Me. Fernando Lemos
Dr. Néstor Fabián Ayala
Me. Etiene Mendes
Dra. Angela Danilevicz
Me. Paula Lunardi
Dra. Morgana Pizzolato
Dr. Rodrigo Pinto Leis

Coordenação

Prof. Dr. Filipe De Medeiros Albano
[email protected]
Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS. Auditor líder nas normas ISO9001, ISO/IEC17025 e 17043. Gerente da Qualidade na Rede Metrológica RS, Professor da Escola Politécnica da PUCRS e Coordenador da Pós-Graduação de Lean Six Sigma / Black Belt. Membro do Comitê Brasileiro de Qualidade – CB25 da ABNT, participando da revisão e/ou tradução das normas ISO9001, ISO/IEC 17025, ISO19011, ISO/IEC17043, ISO/IEC17011. Autor do livro Validação e Garantia da Qualidade de Ensaios Laboratoriais. Criador do Instagram FA, sobre @qualidadeegestao

Prof. Me. Márcio Soares Torres
[email protected]
Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS, Especialização em Gestão e Liderança pela PUCRS, Graduação em Eng. Elétrica. Consultor em Estratégia Empresarial e Gestão de Operações e Produção. Professor e Coordenador de cursos de Pós-Graduação da Escola de Negócios da PUCRS. Ex-diretor do CNTL-Centro Nacional de Tecnologias Limpas – FIERGS-UNIDO/UNEP.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 670,00*
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 636,50*
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 619,75*
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 603,00*
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 589,60*
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 335,00*

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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