Ver todos os cursos

Especialização

Métodos Geofísicos: Recursos Hídricos e Meio Ambiente

1ª Edição 360 h/aula

O curso de Métodos Geofísicos: Recursos Hídricos e Meio Ambiente irá abordar diferentes métodos, técnicas e arranjos geofísicos, empregados em estudos ambientais e prospecção de água.

Área do Curso
Ciências
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
07/03/2020 a 08/05/2021
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

07 de Março de 2020

Inscrições até 07/03/2019

Período

07/03/2020 a 08/05/2021

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

sextas-feiras, 17h35min às 22h e sábados, das 8h às 11h35min e das 14h às 19h30min.

Sobre o Curso

Será o primeiro curso de pós-graduação em Geofísica e também em aplicações ambientais (hidrológicas) por esses métodos em nível de especialização na PUCRS. O curso de Métodos Geofísicos abrange diversos profissionais, de diferentes áreas que visam conhecer e trabalhar com geofísica e também em contextos de estudo ambiental por meios indiretos (não invasivos). A crescente preocupação com os impactos ambientais, áreas com problemas de abastecimento, entre outros fatores aumentam a busca por métodos de investigação da subsuperfície para fins de reconhecimento e/ou medidas assertivas de mitigação de problemas ambientais e descoberta de novas fontes hídricas. No curso vamos abordar os diferentes métodos, técnicas e arranjos geofísicos, suas aplicações em contexto geral e principalmente os empregados em estudos ambiental e prospecção de água. O curso contará também com uma parte prática (aquisição, processamento e interpretação) e apresentação de estudos de caso.

Objetivo

Capacitar os profissionais para desenvolver estudos englobando métodos indiretos como a geofísica, principalmente voltados ao meio ambiente e solução de problemas que afetam as comunidades. Aprimorar e desenvolver o conhecimento da teoria e prática com os principais métodos empregados na referida temática, possibilitando ao profissional atuar em diferentes frentes de tomada de decisões, tais como: onde perfurar para captação de água, alcance de uma pluma de contaminação, nível freático, camadas aquíferas, entre outros.

Público-Alvo

Graduados em Geofísica, Geologia, Engenharias, Física e outros dentro da área das geociências que desejam aprimorar ou conhecer a aplicação dos principais métodos geofísicos em estudos ambientais com enfoque para os recursos hídricos.

Graduados nas áreas supracitadas, profissionais liberais e gestores. Casos específicos e/ou de outras áreas serão analisados pela coordenação do curso considerando o currículo do requerente.

Diferenciais do Curso

Busca mostrar uma visão geral da geofísica e salientar estudos importantes para a solução de problemas, como a falta de água superficial em diversas regiões do estado do RS e em outras regiões do Brasil. Além da aplicação em áreas com alto potencial de contaminação do solo e das reservas de água doce. Tem um foco em geofísica, geologia, geomorfologia e sistema hídrico. Aulas presenciais que contam com a infraestrutura da PUC-RS, softwares, material didático e utilização de equipamentos da mesma instituição e possivelmente das instituições dos professores convidados. Deste modo, o curso enfatiza os principais pontos técnicos, teóricos e práticos e contará com professores de ampla experiência na área.

Perfil do Egresso

  • Poderá com a teoria e conhecimento da aquisição de dados geofísicos em campo reconhecer os ruídos de origem antrópica.
  • Obter modelos (2D e 3D) em softwares específicos e correlacionar os mesmos com a realidade de terreno em subsuperfície: considerando todos os fatores, tais como a hidrogeologia da área investigada.
  • Elaborar planos de segurança e preparação que antecedem a aquisição de dados (pré-campo), assim como a definição da malha ou grade de obtenção dos dados.
  • Avaliar com base na resposta do parâmetro físico envolvido que tipo de litologia, etc tem-se em profundidade.
  • Contribuir na locação para a perfuração de poços de monitoramento, poços tubulares profundos e medidas de mitigação de problemas de contaminação, por meio de modelos em 2 e 3 dimensões.
  • Avaliação dos impactos por fontes variadas de contaminantes (cemitérios, aterros, curtumes, lixões, etc).
  • Correlacionar os métodos indiretos (geofísicos) com algumas análises diretas.

Unidade Promotora

Escola Politécnica, Instituto do Meio Ambiente

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 07/03/2019

Disciplinas

Introdução aos métodos geofísicos

Introdução aos métodos geofísicos e suas aplicações. Divisões da geofísica e sua contribuição ao entendimento da subsuperfície. Métodos geofísicos de investigação. Para cada método: os principais aspectos teóricos, planejamento de campo, aquisição de dados, interferencias nas medições, apresentação dos tipos de resultados. Estudos de caso.

Princípios básicos de geologia ambiental

Conceitos e propósitos em geologia aplicada ao estudo de problemas ambientais e dos recursos hídricos. Solos e meio ambiente. Geomorfologia: riscos naturais. Água como recurso natural: influencias antrópicas e tipos de aquíferos. Principais tipologias de rochas e feições: suas relações com as aplicações geofísicas.

Hidrogeologia e hidrologia: conceitos básicos e aplicações

Introdução à hidrologia subterrânea. Aquíferos e suas características hidrogeológicas. Princípios fundamentais do movimento das águas subterrâneas. Exploração de água subterrânea e alterações de origem antrópicas. Obras de captação de água subterrânea e os aspectos hidrogeologicos. Eventos extremos: cheias em projeto e escoamento em pequenas bacias hidrográficas e reservatórios. Regularização de vazões e medidas hidrológicas. Estudos de caso com aplicações geofísicas.

Introdução a elaboração do trabalho de conclusão

Propostas de desenvolvimento de pesquisa e elaboração de trabalho de conclusão. Hipóteses de estudos: predições e deduções. Organização e estruturação do trabalho: normas. Elaboração de texto cientifico para divulgação. Noções de produção cientifica.

Propriedades físicas das rochas

Minerais constituintes de rochas: caracterização. Fundamentação da petrologia. Principais definições: permeabilidade, porosidade e saturação. Estudo de meios porosos e meios heterogêneos. Compreensão da circulação de fluidos. Análise do comportamento mecânico de rochas. Caracterização das propriedades mecânicas, térmicas, elétricas e magnéticas das rochas e suas influências na resposta geofísica.

Métodos eletromagnéticos

Exemplos de aplicações dos métodos eletromagnéticos em contextos de problemas ambientais, hídricos e geotecnia. Fundamentos teóricos. Princípios, aquisição, aquisição, apresentação e interpretaçãode dados de métodos no domínio do tempo e da frequência. Fundamentações dos métodos eletromagnéticos: EM, GPR e Magnetotelúrico.

Métodos radiométricos em estudos ambientais

Radioatividade básica. Características e fontes da radiação gama. Leis do decaimento e do equilíbrio radioativo. Séries radioativas. Geoquímica e distribuição dos radioelementos em rochas e solos. Desequilíbrio radioativo. Fatores que influenciam as medidas da radiação gama. Gamaespectrômetros. Conversão de contagens por segundo (cps) para concentrações (K em %; eU e eTh em ppm). Exemplos de aplicação dos métodos radiométricos em estudos ambientais.

Métodos geoelétricos: geotecnia e contextos ambientais

Introdução aos métodos geoelétricos. Fundamentos teóricos. Princípios de aquisição: planejamento, arranjos, técnicas. Qualidade dos dados: interferências. Processamento e interpretação de dados dos métodos do Potencial Espontâneo – SP, Eletrorresistividade e Polarização Induzida – IP. Exemplos de estudos de caso, aplicações em estudos ambientais, águas subterrâneas e geotecnia.

Métodos sísmicos: aplicações em reservatórios subterrâneos

Fundamentação teórica e definições de ondas sísmicas. Registro e determinação de parâmetros sísmicos. Estudo da velocidade de ondas sísmicas nos diferentes materiais geológicos. Inversões do tempo de percurso, sismologia crustal e anisotropía sísmica. Discussão de sismicidade e risco sísmico. Aplicação da sísmica de refração e de reflexão: geotecnia, estudos de caso. Refração: águas subterrâneas. Aulas práticas; noções de processamento de dados.

Poluição ambiental e águas subterrâneas: resposta geofísica

Conceitos, objetivos e respostas da geofísica aplicada a problemas ambientais, solos, meio ambiente e sistema hídrico. Riscos naturais: processos exógenos e endógenos. Água e as influencias antrópicas. Energia e meio ambiente. Geofísica na avaliação ambiental e projetos de engenharia.

Perfilagem geofísica de poços

Apresentação: mecânica da perfilagem de poços, instrumentação e planejamento. Fundamentação e interpretação quantitativa dos perfis geofísicos: elétricos de contato, elétricos indutivos, sônicos, de potencial espontâneo, de radiação gama, de densidade das formações e de nêutrons. Estudos de caso.

Legislações: recursos hídricos e problemas ambientais

Conceitos, histórico breve e princípios do direito ambiental. Competências legislativas e de atuação em matéria ambiental e recursos hídricos. Principais legislações brasileiras. Explanação sobre as principais diretrizes internacionais, nacionais, estaduais e municipais. Instrumentos da política nacional de meio ambiente e preservação. Criminalidade ambiental e fiscalização.

Saídas de campo: observações e prática

Estabelecimento de relações entre os conceitos teóricos abordados em sala de aula com exemplos reais existentes na natureza. Aquisição de dados por meio dos métodos elétricos, eletromagnético e sísmico. Identificação de tipologias de rochas e feições geológico-estruturais. Utilização de instrumentos geofísicos em campo.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Alice Marques Pereira Lau – PUCRS
  • Dra. Delia Del Pilar Montecinos de Almeida – UNIPAMPA
  • Dr. Francisco José Fonseca Ferreira – UFPR
  • Dra. Ivi Valentini Lara – PUCRS
  • Dr. Jaime Federici Gomes – PUCRS
  • Dr. Júlio César Gall Pires – PUCRS
  • Me. Laurício Correa Terra – UA
  • Dra. Nelsa Cardoso – PUCRS
  • Dr. Oderson Antônio de Souza Filho – CPRM
  • Dr. Roberto Hubler – PUCRS
  • Me. Thiago Peixoto de Araújo – UNISINOS
  • Dr. Vagner Roberto Elis – USP

Coordenação

  • Profa. Dra. Alice Marques Pereira Lau
  • [email protected]
    Doutorado (2019): defesa do trabalho de doutorado (tese) em setembro deste ano (2019): matrícula número 201500038527, no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR, com linha de pesquisa em recursos hídricos e pesquisa de impactos ambientais por geofísica e análises diretas de águas superficiais, subterrâneas, solo e rocha.Mestrado (2014): mestra em geociências e meio ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – IGCE/UNESP: pesquisa desenvolvida em prospecção mineral de ouro e sulfeto por meio do método geofísico da magnetometria.
    Bacharelado (2012): bacharel em geofísica pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, pesquisa em prospecção de ouro por métodos geoelétricos (RES e IP).De modo geral: atua na área de geociências com ênfase me geofísica aplicada a estudos ambientais, exploração mineral e hidrogeologia. Atualmente é professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS nos cursos de física e geografia, ministrando disciplinas de geologia, geofísica e afins.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
A partir de 18/02/2020R$ 750,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 750,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 660,00
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 675,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 525,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 637,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 600,00

Matrícula

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

ciencias