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MBA

MPA Inovação e o Novo Setor Público

MPA em Inovação e o Novo Setor Público

1ª Ediçaõ 360 h/aula

Ampliar conhecimentos em temáticas de fronteiras na gestão pública, como a inovação, o governo aberto e a geração de líder público e liderança. Discutir a mudança do papel do Estado frente ao novo mundo e ao novo cidadão, acelerada pela pandemia do COVID19. Desenvolver e consolidar novas capacidades em nível individual, do grupo e, em consequência, organizacionais que melhores a gestão pública.  

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Online (acesso remoto emergencial)
Período do curso
Período
05/10/2021 a 15/12/2022
Turno
Tarde

Início

05 de Outubro de 2021

Inscrições até 25/09/2021

Período

05/10/2021 a 15/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h15min.

Sobre o Curso

O MPA Inovação e o Novo Setor público aborda temas de fronteira na gestão pública, promovendo a geração e consolidação de capacidades para fazer frente às novas necessidades de cidadãos e demais stakeholders, em especial no contexto pos-COVID19.
O curso está organizado em três módulos: Inovação, Governo Aberto e geração de Valor Público, Escolhas estratégicas e Liderança contemporânea.

Para quem é esse curso

Gestores públicos de qualquer área de formação. 

O que você vai aprender

  • Ampliar conhecimentos em temáticas de fronteiras na gestão pública, como a inovação, o governo aberto e a geração de líder público e liderança.
  • Discutir a mudança do papel do Estado frente ao novo mundo e ao novo cidadão, acelerada pela pandemia do COVID19.
  • Desenvolver e consolidar novas capacidades em nível individual, do grupo e, em consequência, organizacionais que melhores a gestão pública.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • O curso discute temas inéditos no país em Lato Sensu, temas estes normalmente discutidos em disciplinas de mestrado e doutorado.
  • Os professores são doutores e pesquisadores, o que permite trazer um conjunto de reflexões e experiências de alto nível e baseado nas pesquisas de P, D&I por estes desenvolvidas.
  • A participação de professores estrangeiros complementa a discussão feita pelos professores das três universidades parceiras, trazendo visão e elementos apara a ação.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 03/09/2021
Término: 25/09/2021

Disciplinas

ESTRATÉGIAS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Transformação digital em organizações públicas. Transformação como processo endógeno. Transformação da relação com os stakeholders. Transformações internas.  Desenvolvimento de capacidades e áreas-chave para a Transformação  Digital. Estratégias colaborativas. Políticas públicas de transformação digital.

PROGRAMAS, PORTFÓLIOS E PROJETOS PARA INOVAÇÃO

Projetos para o setor público, Gestão de Projetos para o setor público, Casos de sucesso, análise dos casos, Gestão de Portfolios de inovação e Gestão de Programas.

TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA GOVERNO

Serviços Digitais. Tecnologias usadas no governo digital. Cloud computing,inteligência artificial e blockchain para governo digital. Governo móvelInternet das Coisas. Casos e aplicações.

TOMADA DE DECISÃO COMPORTAMENTAL E BASEADA EM DADOS

Caracterização do processo de tomada de decisão na ótica da Economia Comportamental. Sistema de Funcionamento Mental. Arquitetura de escolha e nudges comportamentais para geração de valor baseado em dados. 

DESIGN THINKING EM INICIATIVAS DE GOVERNO

Estratégia de Inovação nas organizações e nos territórios. Design Thinking e o processo criativo. Empatia, pesquisa de mesa e pesquisa de campo junto à sociedade. O processo de ideação e a inovação na solução de problemas complexos. Prototipação e validação de ações em políticas públicas.

VALOR PÚBLICO

Paradigmas de gestão pública. Burocracia, nova gestão pública e valor público. Posições de valor público, valores públicos rivais. Priorização de valores públicos. Capacidades de legitimidade, suporte e tomada de decisão compartilhada. Governança Colaborativa. 

DADOS ABERTOS PARA INOVAÇÃO

Conceito de dados abertos. Portais de dados abertos e portais de transparênciaLegislação internacional e nacional. Padrões de geração e compartilhamento. Compartilhamento e atualização de dados. Monetização de dados abertos. Lei de acesso à informação.  

CAPACIDADES E GESTÃO DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS

Conceito de inovação e inovação em serviços públicos. Capacidades de inovação e capacidades institucionais. Capacidades de inovação em serviços públicos. Gestão da inovação nos serviços públicos. Projetos e ferramentas de gestão da inovação baseada nas capacidades do setor público. 

CASOS DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Casos de sucesso em inovação no setor público. Casos em gestão fazendária. Caso iGOVSPCaso Estônia. Caso Estado do Ceará e programa Fortaleza Competitiva. Caso Barcelona. Laboratórios de inovação em governo. 

ECONOMIA DO SÉCULO XXI

Avanço das tecnologias digitais e os padrões de produção e consumo. Novos atributos e valores como sustentabilidade, conectividade, mobilidade, transparência, acessibilidade, e sua integração às estratégias e políticas a fim de promover desenvolvimento socioeconômico. Solução de complexos problemas do século 21, criatividade, conhecimento e colaboração. Principais conceitos e casos que retratam o caráter multidisciplinar e transversal da inovação na economia global. Casos da China e da Índia.

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO E O PAPEL DO ESTADO

Inovação como um processo complexo, dinâmico e iterativo. Busca por conhecimentos e recursos além dos limites organizacionais. Interação e colaboração com os diferentes atores do ecossistema para criar e capturar valor. Compreensão dos novos papéis e as funções específicas dos atores da quádrupla-hélice (i.e. empresas, governo, universidade e sociedade civil) no desenvolvimento de ecossistemas de inovação em suas diferentes escalas territoriais (i.e. distritos, cidades, regiões, países). Principais conceitos acerca dos ecossistemas de inovação e o papel do estado, casos de sucesso nacionais e internacionais.   

FINANÇAS PÚBLICAS PARA INOVAÇÃO

Fonte e usos de recursos públicos. Financiamento da inovação. Políticas públicas de financiamento: incentivos fiscais; investimentos em ciência, tecnologia e inovação; capital de risco (venture capital) público e privado. Financiamento do “sistema de inovação incompleto” em países emergentes. Agências de fomento à inovação. Programas de financiamento à inovação. Editais e chamadas de propostas para a inovação. 

INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Papel do Estado na inovação. Conceito de inovação e inovação no setor público. Da mudança e inovação nos serviços públicos às políticas de estímulo à inovação. Avaliação da necessidade de mudança e inovação. Cultura organizacional e inovação no setor público. Implementação de inovações em serviços públicos. Disseminação de inovações no setor público. Continuidade das inovações no setor público. As instituições de ensino e pesquisa públicas no sistema nacional de inovação.

POLÍTICAS PÚBLICAS E REGULAÇÃO PARA A INOVAÇÃO

Papel do Estado na promoção da Inovação. Processo de produção de invenções e de inovações. Estado Empreendedor. Fomento público à inovação. Relação entre governo, empresas, sociedade e universidades em políticas públicas. Editais e leis de incentivo à inovação. Avaliação de políticas públicas. 

CENÁRIOS E MEGATENDÊNCIAS: DESAFIOS NA GESTÃO DA MUDANÇA

Tipos de mudanças e velocidade das mudanças. Cenários e Megatendências que estão transformando a economia, sociedade e os negócios. Mundo VUCA. Transformação digital e liderança. Competências e habilidades organizacionais necessárias para a geração de vantagem Competitiva. Competências, habilidades e atitudes individuais relevantes para a nova realidade. Hard skills e Soft skills. Resistência à mudança e resiliência organizacional. Liderança e Gestão da mudança. O sentido de urgência. Propósito e visão de futuro.

CONCEPÇÕES DE LIDERANÇA E A LIDERANÇA CONTEMPORÂNEA

O papel da liderança no desenvolvimento e gestão de pessoas. Concepções de liderança, nas dimensões individual e coletiva. Desafios contemporâneos do líder. Papel das lideranças no desenvolvimento de uma cultura ética para a sustentabilidade organizacional e o compromisso societal no exercício da liderança.

DESAFIOS ESTRATÉGICOS DO SETOR PÚBLICO NO PÓS-COVID

Desafios estratégicos do setor público. Políticas sociais no Brasil. Avaliação de impacto de políticas e programas sociais durante e no pós pandemia. Desigualdades de oportunidades no Brasil. Indicadores de oportunidades. Desenvolvimento social e econômico. Estratégias de enfrentamento dos danos da pandemia na retomada do desenvolvimento social sustentável.

ESTRATÉGIAS DE COOPERAÇÃO

Estratégias de cooperação. Modelos de redes, alianças e parcerias que operacionalizam estratégias de cooperação. Teorias de base para compreender e analisar estratégias de cooperação. Ganhos gerados por meio de estratégias de cooperação. Competências organizacionais necessárias para implementar estratégias de cooperação. Governança e orquestração de redes, alianças e parcerias .   

GOVERNANÇA PARA SUSTENTABILIDADE e CRIAÇÃO DE VALOR SOCIAL

Governança global, nacional, estadual e local. Governança no setor público estadual no contexto global. A estratégia e o plano estratégico como alicerces da sustentabilidade e da governança do setor público. As instituições (executivo, legislativo e Judiciários ). Leis, normas e regulamentos e seus impactos e limitações para a governança. A assimetria informacional e a sua relevância para a governança. A imagem institucional, a qualidade da negociação como determinantes de resultados e criação de valor  social. Governança e o conflito de interesse entre os stakeholders. Governança como um sistema de proteção de direitos e obrigações, um sistema de relações e estrutura e equilíbrio de poder entre os stakeholders. As práticas de governança: propósito,  transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade social e sustentabilidade. Sistema de Governança, alinhamento de objetivos, mitigação de riscos, resultados sustentáveis. A inovação no contexto da governança. ESG e a governança com impacto social que cria valor. Liderança e governança para a nova era alinhada a resultados para os stakeholders.10 passos para a boa governança.

LIDERANÇA E CULTURA COMO BASE PARA INOVAÇÃO

Cultura organizacional. Relação entre cultura, comportamento  de liderança e inovação organizacional. A gestão da diversidade e inclusão nas organizações. Cultura e o clima organizacional nas organizações públicas. Cultura para inovação. O papel do líder para gestão da inovação. 

LIDERANÇA E RELAÇÕES ESTRATÉGICAS:  DESAFIOS E OPORTUNIDADES 

Política e Planejamento no Contexto do Governo. O conceito de Situação e a mudança situacional. O Planejamento Estratégico Situacional – PES. O triangulo do Governo: Projeto de Governo, Governabilidade do Sistema e a Capacidade de Governo. A liderança no contexto do Planejamento Estratégico Situacional: O líder transformador agressivo; O líder ordenador autoritário; o líder transformador democrático, e O líder administrador. As relações estratégicas no contexto do PES: Desafios e Oportunidades: Ações de Melhorias de Gestão; Desafios de Gestão; Por que mudar? Identidade, Autonomia e Responsabilidade.  

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

Desafios da gestão pública pós-COVID. O novo papel do estado frente ao novo posicionamento do cidadão e o controle social.  Gestão por competências. Aprendizagem experiencial para projetos de governo. Técnicas para a discussão de projetos de governo. 

PROJETO APLICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Noções de metodologia científica. Pesquisa científica e pesquisa aplicada. O papel do método de pesquisa na solução de problemas. Aplicação do design thinking no projeto aplicado. Entregáveis do projeto aplicado.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas. 

Professores

  • Dr. André Hartmann Duha
  • Dra. Edimara Mezzomo Luciano
  • Dr. Frederike Monika Budiner Mette
  • Dr. Luis Nicolas Audy
  • Dr Luis Humberto Mello Villwock
  • Dr. Marcirio Chaves
  • Dra. Caroline Bastos Capaverde
  • Dr. Antônio Padula
  • Dra. Daniela Francisco Brauner
  • Dr. Diogo Joel Demarco
  • Dra. Fernanda Reichert
  • Dr. Paulo A. Zawislak
  • Dr. Douglas Wegner
  • Dra. Janaina Ruffoni
  • Dr. João Zani
  • Dr. Jose Antônio Valle Antunes Junior
  • Dr. José Carlos da Silva Freitas Jr
  • Dra. Patrícia Martins Fagundes Cabral
  • Dr. Rodrigo da Rosa Righi

Palestrantes

  • Dra. Gabriela Viele Pereira
  • Dr. Eusebio Scornavacca
  • Dr. Robert Krimmer
  • Dr. Faiz Gallouj
  • Dr. Anthony Arundel
  • Dr. Nicholas Vonortas
  • Dra. Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais
  • Dr. Nuno Rebelo dos Santos
  • Dra. Lara Agostini

Coordenação

  • Profª. Dra. Edimara Mezzomo Luciano

E-mail: [email protected] 

Professora Titular da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Realizou Pós-Doutorado na London School of Economics and Social Sciences (Department of Management – Information Systems and Innovation Research Group) em 2016. Concluiu o doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004 e o mestrado pela mesma Instituição em 2000. Atua na área de Administração e seus interesses de pesquisa envolvem Governança de TIC, Governança Colaborativa Digital, Governo Digital, 

  • Profº. Dr. Paulo Antonio Zawislak

E-mail: [email protected] 

Graduado em Economia (1988) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem mestrado (DEA – 1991) e doutorado (1994) em Economia pela Universidade de Paris 7. Professor Titular do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Escola de Administração (EA) da UFRGS. Pesquisador do CNPq. Desde 2010 coordena o Núcleo de Gestão da Inovação Tecnológica (NITEC) no mesmo programa com projetos ligados à economia e gestão de tecnologia e da inovação em empresas, cadeias industriais e redes de empresas. Atualmente coordena o projeto PRONEX “Agroinova – Caminhos da Inovação do Agronegócio” (CNPq-FAPERGS 2015-2020). Chair da 22a Conferência da IAMOT, realizada em Abril de 2013. Chair da 16a Conferência da ALTEC, realizada em outubro de 2015. 

  • Profº.Dr. Marcirio Chaves 

E-mail: [email protected]

Marcirio Silveira Chaves é doutor em Informática pela Universidade de Lisboa, mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduado em Informática – Análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Durante o mestrado passou dois meses trabalhando no Laboratório de Bases de Datos da Universidade da Coruña na Galícia. Realizou seu doutorado na Linguateca e na unidade de pesquisa LaSIGE, equipe XLDB. Em 2012, foi Professor Visitante na Universidade de Barcelona. Foi coordenador do curso de Sistemas e Tecnologias da Informação, pesquisador no Instituto de Investigação Científica e Tecnológica da Universidade Atlântica e Professor Auxiliar na mesma universidade até janeiro de 2013. Foi docente nos cursos de Mestrado em Gestão, e em Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação. Entre 2017 e 2019 foi coordenador na PUCRS do projeto INCOBRA – Increasing International Science, Technology and Innovation Cooperation Between Brazil and the European Union, financiado pelo programa Horizon 2020.

  • Profº. Me. José Carlos da Silva Freitas Jr

E-mail: [email protected]

Doutor em administração pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período como Visiting Researcher na Simon Fraser University ( Vancouver- CA). Mestre em administração pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e mestre Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO). É Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e possui Licenciatura em Letras ( Português/Inglês) pela Universidade Castelo Branco (UCB), possui Especialização em Administração de Empresas pela FGV, em Supervisão Escolar pela UFRJ e em Docência do Ensino Superior pela UCB. Atua como Professor Universitário na Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), vinculado ao PPG em Gestão e Negócios, onde como integrante grupo de pesquisa sobre Liderança e Gestão de Pessoas e atua, como docente, no Mestrados Profissionais em Gestão e Negócios. Atua também como professor no Colégio Militar de Porto Alegre.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula +18 parcelas de 1.090,00
PUCRS Alumni
Matrícula +18 parcelas de 959,20
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula +18 parcelas de 872,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula +18 parcelas de 1.008,25

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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