Pós-graduação em Neurociência, Consumo e Marketing - PUCRS

MBA

Neurociência, Consumo e Marketing

MBA em Neurociência, Consumo e Marketing

1ª Edição 360 h/aula

O curso MBA em Neurociência, Consumo e Marketing conecta os conhecimentos sobre fisiologia com as atividades de marketing e a comunicação. Aponta como o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro humano pode ser empregado para desenvolver estratégias mercadológicas mais assertivas.

Área do Curso
Comunicação e Marketing
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
02/05/2022 a 30/03/2023
Turno
Noite

Início

02 de Maio de 2022

Inscrições até 02/05/2022

Período

02/05/2022 a 30/03/2023

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Segunda, terça e quinta-feira das 19h15min às 22h15min

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o Curso

Entender o funcionamento do cérebro humano pode ajudar profissionais da comunicação e marketing no desenvolvimento de estratégias mercadológicas mais assertivas. Neste MBA profissionais da área conhecerão as técnicas e conceitos do neuromarketing e neurovendas, criando mensagem que aproximem marcas e produtos de seus clientes em potencial. 

Público-Alvo

Profissionais das áreas de marketing, comunicação e vendas. Também se volta para administradores e gestores de negócios. 

O/A egresso/a sairá apto a:

  • Atuar no desenvolvimento de estratégias mercadológicas e de comunicação com aplicação de técnicas e conceitos de neuromarketing.  
  • Subsidiar a implementação de ações no escopo do neuromarketing e das assim chamadas neurovendas.  
  • Atuar dos limites éticos de aplicação das técnicas.  

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).
  • RNE (para alunos estrangeiros)

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 18/04/2022

Disciplinas

Integração cérebro-máquina e futuro do consumo

Estudo das potencialidades do cérebro, múltiplas conexões e redes, sob o viés da neurociência. Compreensão das possibilidades e limitações da integração máquina-corpo (ou cérebro-máquina). As tecnologias conectivas, a comunicação, o consumo e o marketing. A conectividade e o empoderamento da nova geração do marketing. Tendências de consumo e o consumidor do futuro.  

Desvendando o consumo pelo mapeamento de dados e algoritmos 

Algoritmos, conceitos, seu funcionamento e usos. Como o cérebro cria algoritmos. Algoritmos como simulação do funcionamento do cérebro. Dados captados a partir da nossa presença e ação no mundo físico e digital. Algoritmos e redes sociais. Algoritmos usados para um marketing mais eficaz. Possibilidades e limites dos algoritmos na esfera do marketing.  

Synaptic brain: como marcas se conectam ao nosso cérebro

O branding na perspectiva do neurobranding. O que é uma marca e qual o poder dela sobre a mente. Articulação de imagem de marca. Como o cérebro escolhe as marcas preferidas e como as descarta. Construção de marca como estratégia do neuromarketing. A estratégias de construção de marcas top of mind. Semiótica das marcas. 

Advertising e a mente humana

Atividade cerebral e atenção. Processamento de informação por parte do cérebro. Respostas corporais e cerebrais à publicidade. A força da imagem sobre o cérebro. O texto e como ele desencadeia mecanismos cerebrais. Princípios da publicidade eficaz. Princípio da persuasão e por que ela funciona. Autoridades celebridades e influenciadores digitais como protagonistas do processo persuasivo. Estímulo e resposta. Publicidade racional e emocional.  

Cérebro e Design

Gestão de design, design gráfico, identidade visual, avaliação e resposta neurossensorial. Percepção rápida, percepção lenta e reação ao design. Introdução ao design inclusivo. Reflexão sobre as dimensões da diversidade, aspectos culturais e sociais. Discussão de conceitos e técnicas de projeto e avaliação considerando acessibilidade. Estudo de perspectivas e abordagens, tais como: diretrizes e padrões, adaptação da interface do usuário, acessibilidade na nuvem. 

User Experience (UX), Inteligência Artificial e Gamificação

Conceitos de UX/UI e CX. Desenvolvimento de projetos com ênfase em UX/UI. UX e Storytelling. Gamificação e dinâmicas para aceleração de processos. Experiências de usuário vinculadas com gamificação. Princípios de Inteligência artificial. Chatbots e transatores vocais. 

O poder do storytelling

A origem e o conceito de storytelling. Narrativas e suas diferenças na transmídia-storytelling, no branding-storytelling e no business storytelling. Satisfação para além da dimensão racional e de elementos tangíveis. Criação de narrativas empáticas, capazes de encantar e envolver o público. Histórias que criam emoção, conectividade e memória. Exemplos inspiradores. Repertório e valor na construção do storytelling. Consistência e estratégias para um bom storytelling. 

Mente e criatividade no marketing

Compreensão do processo criativo e as relações entre a criatividade e o cérebro. Estudo do desenvolvimento de ideias e do estímulo à motivação por meio de métodos e técnicas. Futuro da comunicação mercadológica e a criatividade aplicada à propaganda e ao marketing. 

Neurologia: o sistema nervoso por trás do comportamento

Estudo das bases biológicas do comportamento, abordando desde a geração e integração de estímulos nervosos até os componentes neuroquímicos e estruturais do sistema nervoso responsáveis pela percepção sensorial, motivação, emoção e cognição. Análise do processamento consciente e inconsciente de estímulos e seu papel no comportamento. 

A ética em pesquisas de Neurociência do consumo

Ética e bioética. Limites éticos de pesquisas aplicadas com técnicas de neuromarketing. Uso de biomarcadores em marketing e aspectos éticos envolvidos. Regulação de pesquisas envolvendo seres humanos. 

Processo de tomada de decisão

Etapas do processo de decisão. Fatores de influência do comportamento: psicológicos, pessoais, sociais e culturais. Estímulos de marketing e situacionais. Processo de percepção. Teorias de tomada de decisão (teorema de BayesTeoria da utilidade esperada, Teoria do prospecto), dilema social e dilema do prisioneiro. Negociação e justiça (jogo do ultimato), julgamento e escolha.    

Cognição, memória e aprendizagem

Estímulo-organismo-respostas. Aprendizado associativo e respostas condicionadas (clássico e operante). Aprendizagem e memória. Aprendizagem sequencial. Categorização e Aprendizagem por Categoria. Memória: de trabalho, de longa duração, declarativas e não declarativas. Os aspectos emocionais da memória. Esquecimento. 

O consumo sob a ótica da neurociência

Diferença de necessidade e desejo. Consumo como prazer e recompensa/punição. O prazer como uma forma do cérebro de interromper o processo racional. Diferença de prazer e satisfação. Consumo experiencial e material. Efeito da saciedade/saciação e sua relação com a intensidade do prazer. Cinco sentidos. 

(In)consciente na tomada de decisão

Processamento de informação consciente e inconsciente na tomada de decisão. Habilidades do inconsciente versus consciente. Processo de distração, deliberação e intuição durante processo decisório. Carga cognitiva e sobrecarga de informação. Capacidade limitada de processamento da memória de trabalho. Nível de complexidade da decisão. Motivação e metas conscientes e inconscientes. 

Pesquisa de marketing com neurociência

Compreensão do processo de pesquisa através das técnicas de neuromarketing. Pesquisa experimental, tipos de design e manipulações. Mensuração de medidas implícitas e explícitas de atitude. Mensuração fisiológicas e biomarcadores. Ferramentas de neurociência aplicada a estudos de marketing e consumo.  

Neurociência e persuasão

Impacto das estratégias de neurociência e neuromarketing na influência e persuasão dos consumidores. Técnicas de influência e persuasão como “pé-na-porta” e “porta-na-cara”. Atitude e mudança de atitudes. Atitude e comportamento. mudança de atitude induzida pela mensagem persuasiva. Influência social e de grupo.  

Nudges, gatilhos e consumo

Estratégias de nudge. Gatilhos mentais. Teorias da economia comportamental e experimental. O comportamento do consumidor em diferentes situações. Principais heurísticas, vieses cognitivos, ancoragens e iscas. Marcadores somáticos. Efeito prime. Efeito Halo e Horn. 

Emoções, sentimentos e impulsos  

A natureza e o papel do afeto no comportamento do consumidor. Consequências comportamentais do afeto. Emoções positivas, negativas e humor. Efeitos de emoção na atenção, memória, preferências e estilo de processamento. Compras planejadas e não planejadas, consumo impulsivo e compulsivo.

Programação neurolinguística e vendas

Processos neurológicos, linguagens e padrões de comportamento. Neurônio espelho. Programação neurolinguística (PNL). Métodos e técnicas de PNL. Objetivos pessoais e desenvolvimento de habilidades. O uso do PNL na área de vendas. Estratégias de precificação e negociação. Linguagem corporal. Spin Selling. BANT.

Projeto em neurociência, consumo e marketing

Levantamento de possíveis temáticas e desenvolvimento de projeto de pesquisa ou de projeto prático dotado de fundamentação teórica, com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. 

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Me. Martina Eva Fischer
  • Dr. André Fagundes Pase
  • Dra. Andréia Denise Mallmann
  • Dr. Vinícius Mano
  • Me. Stefan von der Heyde Fernandes
  • Dra. Gabriela Birnfeld Kurtz
  • Dr. Ticiano Ricardo Paludo
  • Me. Cláudia Bromirsky Trindade
  • Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
  • Dr. Frederike Monika Budiner Mette
  • Dr. Clecio Falcão Araujo
  • Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Cláudio Hoffmann Sampaio
  • Dr. Vinícius Sittoni Brasil
  • Dr. Elke Bromberg
  • Dr. Luis Evandro Hinrichsen
  • Dra. Cristiane Regina Guerino Furini
  • Dra. Valesca Reichelt

Coordenação

  • Prof. Dr. Clecio Falcão Araujo
    [email protected]
    Doutor em Administração e Negócios PUCRS/UCS (2018), bolsista CAPES/PDSE. Visiting PhD Student na Terry College – University of Georgia – USA (2017). Mestre em Administração e Negócios PUCRS (2014). Graduação em Marketing Faculdade SENACRS (2011). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) na Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. 
  • Profa. Me. Martina Eva Fischer
    [email protected]
    Mestra em Ciências da Comunicação Unisinos (2006) e pós-graduada em Marketing UFRGS 1993. Professora na Pucrs no curso de Publicidade e Propaganda na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e da Pós-Graduação lato sensu, com atuação também como consultora de comunicação. Tem experiência nas áreas de Criação e Planejamento em grandes agências de propaganda do mercado, tendo trabalhado no posicionamento, branding, comunicação estratégica e pesquisa de mercado para marcas como Claro, Tramontina, Lojas Colombo, Zero Hora e outras.

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 670,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 636,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 619,75
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 603,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 589,60
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 536,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 536,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 335,00

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

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O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

Para mais informações, entre em contato atráves do e-mail [email protected].

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