Ver todos os cursos

Especialização

Neurociências e Comportamento

2ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Neurociências e Comportamento da PUCRS traz uma visão contemporânea dos aspectos neurológicos e neuropsicológicos do cotidiano e das relações interpessoais, discutindo de forma científica as principais indagações dessa ciência.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
15/05/2021 a 07/01/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

15 de Maio de 2021

Inscrições até 15/05/2021

Período

15/05/2021 a 07/01/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente, quintas e sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 12h15min.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o PUCRS Online

O PUCRS Online é resultado da união entre a solidez acadêmica de uma das melhores Universidades privadas do Brasil e o UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação no país. A parceria viabilizou um modelo pioneiro de educação continuada no Brasil que combina a excelência da proposta de ensino da Universidade com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação.

Metodologia

As disciplinas do curso são ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina. Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.

O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade.

Modalidades

Na modalidade PRESENCIAL o aluno terá aulas com professores reconhecidos na academia e no mercado, e também professores de referência nacional e internacional.

Além disto, o aluno terá acesso a um Campus completo, onde todos os dias são criadas soluções e inovações para a vida das pessoas, com impacto nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica, da saúde e tantas outras.

Tudo isso aliado a uma plataforma virtual, que ficará a disposição do aluno caso queira assistir a aula de forma online, onde quiser. O aluno opta se quer assistir a aula presencialmente no Campus, ou de forma online.

Na modalidade ONLINE o aluno visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Sobre o Curso

O curso de Neurociências e Comportamento expõe uma contemporânea visão dos aspectos neurológicos e neuropsicológicos do cotidiano e das relações interpessoais, discutindo, de forma dinâmica e científica as principais indagações dessa ciência, permitindo novas possibilidades para todas as áreas do conhecimento. Reúne grandes nomes da neurociência (pesquisadores de destaque no meio acadêmico e profissionais com êxito em sua prática clínica), possibilitando o contato dos alunos com referências de prestígio nacional e mundial de uma forma inédita no país.

Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.

Objetivos

  • Democratizar o conhecimento da Neurociência;
  • Proporcionar embasamento teórico-prático das neurociências para o exercício e qualificação de profissionais da área da educação, saúde e afins;
  • Realizar a interface com os aspectos abordados na graduação e pós-graduação nas áreas da Psicologia, Educação, Medicina, entre outras, na relação teoria-prática (neurociência aplicada);
  • Apresentar uma abordagem contemporânea frente as reflexões da mente e do comportamento humano;
  • Estabelecer conexões entre os conceitos biológicos, sociais e comportamentais relacionados ao estudo da neurociência.

Público-Alvo

Profissionais com graduação completa em qualquer área do conhecimento

Perfil do Egresso

Ao final do curso o estudante terá subsídios para integrar conhecimentos relacionados a neurociência (neurociência aplicada), relevantes para diferentes áreas do saber (influência/relação de aspectos neurobiológicos na vida cotidiana, na tomada de decisões, na aprendizagem, na saúde mental, entre outros); compreender as relações entre o cérebro, o comportamento humano e a cognição; contribuir para o esclarecimento de lacunas do conhecimento acerca da relação da neurociência com o comportamento humano.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Escola de Medicina

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •   Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •  Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 15/05/2021

Disciplinas

E a evolução criou o cérebro humano

Estudo do cérebro humano à luz da evolução e das novas evidências que sugerem explicações para o que torna as habilidades cognitivas do ser humano únicas.

Emoções, o motor do nosso comportamento

Estudo das emoções e suas relações com o comportamento nos seres humanos. Avaliação da importância destas questões na vida cotidiana.

O peso da felicidade perpétua

Estudo da felicidade e da forma como ela impacta no comportamento das novas gerações.

Neurociência e Espiritualidade

Estudo da relação entre neurociências e espiritualidade como áreas distintas e complementares no comportamento humano.

A tecnologia nas relações: amor, sexo, trabalho e lazer

Estudo de como as práticas que utilizam tecnologia têm sido incorporadas às relações e trazido mudanças no comportamento. Conhecimento destas mudanças; riscos e benefícios no amor, sexo e trabalho/lazer.

Motivação moral: compaixão, empatia, altruísmo e egoísmo

Investigação profunda das divergências e convergências entre os atos de altruísmo e egoísmo nas estratégias do convívio social. Estudo de possíveis verdades implícitas nas atitudes humanas.

O quanto podemos confiar nas nossas memórias?

Estudo dos mecanismos neuroquímicos e comportamentais frente a aquisição, consolidação e extinção da memória e seu papel nas interações socioculturais. Estudo das falas memórias e de suas implicações.

Neurociência, Estresse e Inflamação

Análise do estabelecimento de relações entre mediadores inflamatórios e o estresse. Estudo da inflamação e sua associação ao estresse em sua abordagem binomial causa e/ou consequência.

Ocitocina, hormônios que modulam a vida social

Estudo do impacto dos hormônios na vida dos seres humanos, controlando desde o ritmo de vida, as funções corporais, fome ou saciedade, felicidade ou raiva, entre outros, até nossas atitudes no contato com outras pessoas (relações sociais).

Maconha: afinal o que a ciência diz?

Estudo da relação entre o uso de maconha e a ocorrência de psicoses. Definições sobre os aspectos relacionados as diferentes formas e apresentações da maconha bem como aos assuntos frente a liberações e restrições ao seu uso.

Enfrentamento da morte: mecanismos cerebrais das despedidas

Definição das diferentes formas que os seres humanos buscam para enfrentar o fenômeno morte. Estudo dos contextos sociais e neurobiológicos dos rituais de despedidas e a capacidade de adaptação cerebral para lidar com a falta.

A neuroplasticidade modulando o aprendizado

Análise de como o mecanismo de adaptação do cérebro frente a alterações (plasticidade cerebral) pode influenciar nos processos de aprendizado. Estudo de possíveis divergências e características do aprendizado na óptica da neurociência.

O quão racional é o cérebro? (emoção VS racionalidade)

Estudo dos múltiplos aspectos do processamento mental humano. Abordagem dos vieses cognitivos no processo decisório. Emoção e racionalidade nas decisões e relações humanas.

Brain Net: comunicação entre cérebros

Estudo da função cerebral no nível da rede. Métodos usados ​​para medir o funcionamento do cérebro em nível de rede. Modelo de roteamento de sinal condicional. Modelagem Causal Dinâmica. Perspectivas na comunicação entre cérebros.

Como o futuro lidará com a violência?

Estudo dos aspectos neurobiológicos (sistema nervoso autônomo, neuroanatomia, neuroanatomia funcional e neuroquímica) relacionada à violência e as consequências da violência.

Existe livre arbítrio?

Estudo da tomada de decisões nos seres humanos. Estudo do livre-arbítrio, que se traduz na capacidade que o ser humano tem de tomar decisões por conta própria. Avaliação da posição da neurociência sobre estes aspectos.

O que sabemos sobre o cérebro e comportamento de psicopatas

Investigação sobre diferentes estruturas cerebrais e o comportamento psicopatológico das pessoas. Estudo com ênfase em psicopatias sociais consideradas graves, enfatizando alterações comportamentais extremamente distantes da normalidade e suas possíveis correlações com a neuroquímica e a neuroanatomia humana.

Por que nosso cérebro é desenhado para a ligação social?

Estudo da neurobiologia subjacente às ligações sociais, uma visão evolutiva. Implicações para a felicidade, organização da sociedade e doenças psiquiátricas.

Neurociências e comportamento em tempos de mudança

Reflexão sobre os resultados das mudanças comportamentais ocorridos no modo de vida das pessoas em virtude do isolamento social e demais medidas adotadas durante a pandemia e outras situações. Investigação sobre como o nosso cérebro enfrenta essas novas condições e o que se espera pós período de mudanças?

Projeto em Neurociências e Comportamento

Desenvolvimento de um projeto de pesquisa com base no conhecimento adquiro ao logo do curso com levantamento de temáticas dirigidas a cada área de interesse.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Augusto Buchweitz
  • Dra. Cristiane Regina Guerino Furini
  • Dr. Christian Haag Kristensen
  • Me. Daniel Spritzer
  • Dr. Daniel Rodrigo Marinowic
  • Dra. Danielle Irigoyen da Costa
  • Dr. Draiton Gonzaga de Souza
  • Dr. Eduardo Luft
  • Dr. Eliseu Paglioli Neto
  • Dr. Felipe Rech Meneguzzi
  • Dr. Gibsi Maria Possapp Rocha
  • Esp. Lucas de Azambuja Ramos
  • Me. Marco Antonio Pacheco
  • Dra. Nina Rosa Furtado
  • Dr. Rodrigo Grassi de Oliveira
  • Dr. Ricardo Wainer
  • Me. Tarcio Soares
  • Dr. Thiago Wendt Viola
  • Dr. Wagner de Lara Machado

Coordenação

  • Prof. Dr. Daniel Rodrigo Marinowic
  • [email protected]
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Feevale (2008), mestrado em Medicina e Ciências da Saúde com área de concentração em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), doutorado em Medicina e Ciências da Saúde com área de concentração em Neurociências pela PUCRS (2015). Pós-doutorado PNPD/CAPES no Laboratório de Neurociências do Instituto do Cérebro da PUCRS entre 2015 e 2018. Pesquisador do Instituto do Cérebro da PUCRS e do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital São Lucas da PUCRS. Professor adjunto da Escola de Medicina da PUCRS. Tem experiência na área de Biologia Celular e Molecular, Cultura de Células e Reprogramação Celular em nível de iPSC
  • Profa. Dra. Danielle Irigoyen da Costa
  • [email protected]
    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Formação em Neuropsicologia das Epilepsias e em Neuropsicologia Infantil pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS), Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS/ Neurociências (HSL-PUCRS) e Pós-doutorado pela Fundação Universitária de Cardiologia/ Instituto de Cardiologia do RS (FUC/IC-RS). Atualmente é professora dos cursos de Psicologia e Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), pesquisadora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (INSCER) e colaboradora do Grupo de Pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento do PPG em Psicologia da PUCRS, do ambulatório do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE-PUCRS) e do laboratório de Hipertensão Experimental do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Também é coordenadora do curso Especialização em Neuropsicologia – ênfase em Neuropsicologia Escolar (PUCRS) e do Curso de Especialização em Neurociências e Comportamento (PUCRS online) bem como representante regional da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e Neuropsicóloga clínica com experiência em avaliação neuropsicológica e reabilitação

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 670,95
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 590,44
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 603,86
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 469,67
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 570,31
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 536,76

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude