Ver todos os cursos

Especialização

Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil

1ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil da PUCRS vai fomentar o conhecimento teórico sobre os processos de desenvolvimento emocionais, cognitivos e sociais da infância para que os profissionais compreendam as temáticas desafiadoras da sociedade atual.

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
08/06/2021 a 17/12/2021
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

08 de Junho de 2021

Inscrições até 08/06/2021

Período

08/06/2021 a 17/12/2021

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 12h15min e das 14h às 17h15min.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.


Sobre o PUCRS Online

O PUCRS Online é resultado da união entre a solidez acadêmica de uma das melhores Universidades privadas do Brasil e o UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação no país. A parceria viabilizou um modelo pioneiro de educação continuada no Brasil que combina a excelência da proposta de ensino da Universidade com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação.

Metodologia

As disciplinas do curso são ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina. Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.

O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade.

Modalidades

Na modalidade PRESENCIAL o aluno terá aulas com professores reconhecidos na academia e no mercado, e também professores de referência nacional e internacional.

Além disto, o aluno terá acesso a um Campus completo, onde todos os dias são criadas soluções e inovações para a vida das pessoas, com impacto nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica, da saúde e tantas outras.

Tudo isso aliado a uma plataforma virtual, que ficará a disposição do aluno caso queira assistir a aula de forma online, onde quiser. O aluno opta se quer assistir a aula presencialmente no Campus, ou de forma online.

Na modalidade ONLINE o aluno visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil se propõe a fomentar o conhecimento teórico acerca dos processos de desenvolvimento emocionais, cognitivos e sociais da infância habilitando os participantes a compreenderem temáticas desafiadoras da sociedade atual à luz da Neurociências e Educação, disponibilizando ferramentas para a atuação profissional nas diversas áreas envolvidas no desenvolvimento infantil .

Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.

Objetivos

  • Formar profissionais da educação e do desenvolvimento infantil, abordando aspectos da pedagogia, neurociência e psicologia.
  • Ampliar conhecimentos sobre as infâncias, a partir de estudos sobre o desenvolvimento infantil e neurociências.
  • Potencializar a formação crítica e criativa de profissionais para atuação nos vários campos envolvidos no desenvolvimento infantil.
  • Capacitar profissionais das diversas áreas envolvidas com a infância para lidar no dia-a-dia com demandas relacionadas aos vários processos de desenvolvimento infantil – emocionais, cognitivos e sociais.

Público-Alvo

Profissionais da área da educação, saúde, serviço social, comunicação e artes e demais interessados.

Perfil do Egresso

No final do curso, como especialista em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil, você terá desenvolvido competências para: (1) conectar teoria e prática; (2) trabalhar interdisciplinarmente, associando saberes das neurociências e educação relacionados ao desenvolvimento infantil; (3) desenvolver o pensamento crítico; (4) perceber e antecipar dificuldades relacionadas a processos de desenvolvimento infantil; (5) atuar apoiado em teorias e práticas em contextos de trabalho relacionados a psicologia, pedagogia e áreas afins.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •   Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •  Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 08/06/2021

Disciplinas

Neurociência do desenvolvimento infantil

Estudo sobre o desenvolvimento do cérebro a partir da abordagem da neurociência. Caracterização do funcionamento do cérebro da criança.

Neurociência e Transtorno de Conduta

Estudo, a partir da perspectiva da neurociência, sobre transtornos de conduta. Reflexão sobre os comportamentos agressivos, desafiadores e antissocial e seus impactos no desenvolvimento infantil.

Neurociência, Linguagem e Infância

Estudo do desenvolvimento da linguagem na infância. Compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem escrita e dislexias.

Como nasce e se desenvolve a consciência?

Estudo sobre o desenvolvimento do cérebro e da consciência a partir de uma abordagem da psicologia e das neurociências. Funcionamentos e particularidades do cérebro infantil.

Habilidades Cognitivas na Infância

Estudo a partir da psicologia e neurociências sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas durante a infância. Problematização sobre o impacto e importância do ambiente escolar, e da educação, para o desenvolvimento de habilidades cognitivas durante a infância.

Neurociência, Percepção e Infância

Estudo a partir da psicologia e neurociências sobre a temática do desenvolvimento da percepção na infância. Estudo sobre como a música, a leitura, as artes, impactam no desenvolvimento infantil.

Cidade das crianças: conversa sobre o protagonismo infantil

Estudo de diferentes perspectivas históricas e societárias e como essas impactaram em nosso entendimento da infância. Análise crítica da sociedade atual e de nosso entendimento de desenvolvimento infantil.

Desenvolvimento do Apego, Empatia e Acolhimento Infantil

Introdução a teoria do apego com ênfase na compreensão da importância das habilidades emocionais e competências sociais para o desenvolvimento infantil. Problematização sobre a importância do acolhimento no contexto escolar.

Aprender na infância: competências socioemocionais em pauta 

Estudo sobre a importância da aprendizagem durante o desenvolvimento infantil. Problematização sobre a implementação de atividades relacionadas às competências socioemocionais no ambiente escolar.

As infâncias sem fronteiras

Problematização dos fluxos migratórios do passado e atuais. Reflexão crítica sobre os impactos que as migrações e imigrações podem ter no desenvolvimento infantil.

Desenvolvimento de Gênero e Sexualidade na Infância

As interfaces entre gênero e orientação sexual, e o contexto escolar. Discussão crítica de temáticas como equidade de gênero, liberdade sexual e construção de masculinidades no desenvolvimento infantil.

Desenvolvimento pelo Lúdico na Infância

Estudo sobre a função do lúdico na Infância. Problematização sobre o prazer e o desenvolvimento infantil pelo lúdico.

Fundamentos da Educação

Problematização sobre o campo da educação. Reflexão crítica sobre a função da escola e do papel do professor, e os impactos que diferentes entendimentos podem ter no desenvolvimento da sociedade.

Infância Ameaçada: relação entre educação e bem-estar social

Reflexão crítica sobre as várias ameaças atualmente sendo enfrentadas por crianças ao redor do mundo, e o impacto que isso pode ter no desenvolvimento infantil. Problematização sobre como a educação pode ter um papel importante nesses enfrentamentos, visando um bem-estar social para as várias infâncias.

Políticas Educacionais e Infância

Estudo histórico sobre políticas educacionais de apoio a infância. Problematização sobre a implementação de políticas educacionais. Reflexão crítica sobre políticas educacionais de apoio às infâncias.

História da Infância no Brasil

Estudo histórico sobre o desenvolvimento da infância no contexto Brasileiro. Reflexão crítica entendimentos e visões históricas sobre as infâncias no Brasil.

Resolução de Conflitos e Violência Escolar

Estudo sobre situações de violência no contexto escolar. Diagnóstico e intervenção. Estudo sobre a aplicação específica de diferentes métodos de resolução de conflito nas escolas.

Inclusão Escolar: Desafiando nossas Preconcepções

Problematização dos modelos médicos e sociais de inclusão no contexto escolar. Reflexão crítica sobre entendimentos de inclusão, integração e exclusão. Implicação de processos inclusivos para a aprendizagem.

Criatividade e Imaginário infantil

Estudo sobre a importância da criatividade e do imaginário para o desenvolvimento infantil. Reflexão crítica sobre o entendimento e implementação de atividades de apoio à criatividade e ao imaginário no contexto escolar.

Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil

Estudo teórico e prático das diferentes possibilidades de projetos interdisciplinares sobre neurociências, educação e desenvolvimento infantil. Reflexão crítica sobre participação em projetos científicos, de pesquisa, educacional e social.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Adriane Xavier Arteche
  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • Dra. Andreia Mendes dos Santos
  • Dr. Angelo Brandelli da Costa
  • Dr. Augusto Buchweitz
  • Dra. Caroline Becker
  • Dra. Elizabeth Macedo
  • Dr. Hermilio Pereira dos Santos
  • Dra. Janaina de Azevedo Baladão
  • Dr. Jefferson Mainardes
  • Dra. Katia Bones Rocha
  • Dr. Marcelo de Andrade Pereira
  • Dra. Renata Santos da Silva
  • Dra. Rochele Paz Fonseca
  • Dr. Saulo Tractenberg
  • Dr. Thiago Wendt Viola

Coordenação

  • Prof. Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • [email protected]
    Possui graduação MA Honours em Filosofia – University of Edinburgh (2001), mestrado MLitt em Filosofia – University of St Andrews (2002), doutorado PhD em Filosofia – Durham University (2008), e pós-doutorado pelo Institute of Advanced Studies in Humanity, University of Edinburgh (2010). Trabalhou nas universidades de Edinburgh, Durham e Liverpool Hope University. Lecionou na area de pedagogia, licenciatura e posgraduacao em educacao, formando professores para o ensino fundamental e medio no Reino Unido; no Brasil, continua com essa atuacao a nivel de graduacao e posgraduacao. Foi professor visitante da Faculdade de Educação da University of Cambridge, e de outras universidades como University of Maastricht, Universitat Bern, Université de Neuchatel, Universitet i Oslo, Université de Luxembourg e University of Haifa. Visitou muitas vezes a trabalho o Buber Archives na National and University Library of Israel e o Yad Vashem (Holocaust Museum) em Jerusalem, Israel. Atualmente é Professor Adjunto do PPGEdu, do PPGP, e PPGF da PUCRS, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao e violência, e educação e diálogo. Seu livro Buber and Education: Dialogue as Conflict Resolution (London: Routledge 2014) foi nomeado para o American Jewish Book Award 2015, e em decorrência disso foi convidado para dar uma palestra sobre o tema de educação e resolução de conflito na sede da Unesco em Paris. Editor da revista Educacao por Escrito – PUCRS, e editor associado da Revista Psico – PUCRS. Membro do corpo editorial da revista Philosophy and Theory in Higher Education. Coordenador no Brasil da rede REDEFORD – Red de Educación, Formación, Desarrollo ? criada em 1995 e encabecada pela Universite Paris-Créteil. Membro do Comite Cientifico da Escola de Ciencias da Saude/PUCRS. Coordenador de Projeto junto a Pro-Reitoria de Posgraducacao para o Programa Institucional PUCRS-CAPES-PrInt. Reader/Leitor da Catedra Unesco Juventude, Educacao e Sociedade (UCB). British Psychological Society BPS Member No. 343886 (CRP Britanico). Docente do Master en Sciences de lEducation, Universite Paris-Creteil (Paris XII). Editor da secao “Teacher Education in Brazil”, da Encyclopedia of Teacher Education, Springer (2020-2021). Membro da comissão técnica de Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação (MEC).

 

  • Profa. Dra. Andreia Mendes dos Santos
  • [email protected]
    Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul junto a Escola de Humanidades, nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Ciências Sociais (PPGCSociais) e na graduação do Curso de Pedagogia; na Escola de Ciências da Saúde, Curso de Psicologia. Membro da Comissão Coordenadora do PPGEDu, coordenadora da Linha de Pesquisa Pessoa e Educação (PPGEdu), do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) e do Grupo de Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola. Editora da Revista Educação. Representante da PUCRS no Comitê de Infâncias da Rede Marista. Formada em Psicologia (PUCRS/1995), possui Mestrado (PUCRS/2003) e Doutorado em Serviço Social (PUCRS/2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral (PDJ/CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS (2008) e Estágio Recém- Doutor/FAPERGS na FAENFI/PUCRS (2009/10). Entre 2010/2015 participou do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós Graduação em Serviço Social na mesma Universidade. Desenvolve estudos nas temáticas de infâncias e educação infantil, obesidade, família, saúde, educação e bullying, entre outras. Possui parcerias no Departamento de Medicina Social e Instituto de Psicologia,Faculdade de Serviço Social da UFRGS; Universidad Complutense de Madrid; e na PUCRS junto aos Cursos de Psicologia, Serviço Social, Ciências Sociais e Nutrição.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 409,50
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 360,36
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 368,55
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 286,65
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 348,08
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 327,60

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

humanidades