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CURSO DE Especialização Uol Edtech

Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil

1ª Edição

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
19 de Março de 2021

Inscrições até 12/03/2021

Período
19/03/2021 a 17/12/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 12h15min e das 14h às 17h15min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil se propõe a fomentar o conhecimento teórico acerca dos processos de desenvolvimento emocionais, cognitivos e sociais da infância habilitando os participantes a compreenderem temáticas desafiadoras da sociedade atual à luz da Neurociências e Educação, disponibilizando ferramentas para a atuação profissional nas diversas áreas envolvidas no desenvolvimento infantil .

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, ou online. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Objetivos

  • Formar profissionais da educação e do desenvolvimento infantil, abordando aspectos da pedagogia, neurociência e psicologia.
  • Ampliar conhecimentos sobre as infâncias, a partir de estudos sobre o desenvolvimento infantil e neurociências.
  • Potencializar a formação crítica e criativa de profissionais para atuação nos vários campos envolvidos no desenvolvimento infantil.
  • Capacitar profissionais das diversas áreas envolvidas com a infância para lidar no dia-a-dia com demandas relacionadas aos vários processos de desenvolvimento infantil – emocionais, cognitivos e sociais.

Público-Alvo

Profissionais da área da educação, saúde, serviço social, comunicação e artes e demais interessados.

Perfil do Egresso

No final do curso, como especialista em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil, você terá desenvolvido competências para: (1) conectar teoria e prática; (2) trabalhar interdisciplinarmente, associando saberes das neurociências e educação relacionados ao desenvolvimento infantil; (3) desenvolver o pensamento crítico; (4) perceber e antecipar dificuldades relacionadas a processos de desenvolvimento infantil; (5) atuar apoiado em teorias e práticas em contextos de trabalho relacionados a psicologia, pedagogia e áreas afins.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 12/03/2021

Disciplinas

Neurociência do desenvolvimento infantil

Estudo sobre o desenvolvimento do cérebro a partir da abordagem da neurociência. Caracterização do funcionamento do cérebro da criança.

Neurociência e Transtorno de Conduta

Estudo, a partir da perspectiva da neurociência, sobre transtornos de conduta. Reflexão sobre os comportamentos agressivos, desafiadores e antissocial e seus impactos no desenvolvimento infantil.

Neurociência, Linguagem e Infância

Estudo do desenvolvimento da linguagem na infância. Compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem escrita e dislexias.

Como nasce e se desenvolve a consciência?

Estudo sobre o desenvolvimento do cérebro e da consciência a partir de uma abordagem da psicologia e das neurociências. Funcionamentos e particularidades do cérebro infantil.

Habilidades Cognitivas na Infância

Estudo a partir da psicologia e neurociências sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas durante a infância. Problematização sobre o impacto e importância do ambiente escolar, e da educação, para o desenvolvimento de habilidades cognitivas durante a infância.

Neurociência, Percepção e Infância

Estudo a partir da psicologia e neurociências sobre a temática do desenvolvimento da percepção na infância. Estudo sobre como a música, a leitura, as artes, impactam no desenvolvimento infantil.

Cidade das crianças: conversa sobre o protagonismo infantil

Estudo de diferentes perspectivas históricas e societárias e como essas impactaram em nosso entendimento da infância. Análise crítica da sociedade atual e de nosso entendimento de desenvolvimento infantil.

Desenvolvimento do Apego, Empatia e Acolhimento Infantil

Introdução a teoria do apego com ênfase na compreensão da importância das habilidades emocionais e competências sociais para o desenvolvimento infantil. Problematização sobre a importância do acolhimento no contexto escolar.

Aprender na infância: competências socioemocionais em pauta 

Estudo sobre a importância da aprendizagem durante o desenvolvimento infantil. Problematização sobre a implementação de atividades relacionadas às competências socioemocionais no ambiente escolar.

As infâncias sem fronteiras

Problematização dos fluxos migratórios do passado e atuais. Reflexão crítica sobre os impactos que as migrações e imigrações podem ter no desenvolvimento infantil.

Desenvolvimento de Gênero e Sexualidade na Infância

As interfaces entre gênero e orientação sexual, e o contexto escolar. Discussão crítica de temáticas como equidade de gênero, liberdade sexual e construção de masculinidades no desenvolvimento infantil.

Desenvolvimento pelo Lúdico na Infância

Estudo sobre a função do lúdico na Infância. Problematização sobre o prazer e o desenvolvimento infantil pelo lúdico.

Fundamentos da Educação

Problematização sobre o campo da educação. Reflexão crítica sobre a função da escola e do papel do professor, e os impactos que diferentes entendimentos podem ter no desenvolvimento da sociedade.

Infância Ameaçada: relação entre educação e bem-estar social

Reflexão crítica sobre as várias ameaças atualmente sendo enfrentadas por crianças ao redor do mundo, e o impacto que isso pode ter no desenvolvimento infantil. Problematização sobre como a educação pode ter um papel importante nesses enfrentamentos, visando um bem-estar social para as várias infâncias.

Políticas Educacionais e Infância

Estudo histórico sobre políticas educacionais de apoio a infância. Problematização sobre a implementação de políticas educacionais. Reflexão crítica sobre políticas educacionais de apoio às infâncias.

História da Infância no Brasil

Estudo histórico sobre o desenvolvimento da infância no contexto Brasileiro. Reflexão crítica entendimentos e visões históricas sobre as infâncias no Brasil.

Resolução de Conflitos e Violência Escolar

Estudo sobre situações de violência no contexto escolar. Diagnóstico e intervenção. Estudo sobre a aplicação específica de diferentes métodos de resolução de conflito nas escolas.

Inclusão Escolar: Desafiando nossas Preconcepções

Problematização dos modelos médicos e sociais de inclusão no contexto escolar. Reflexão crítica sobre entendimentos de inclusão, integração e exclusão. Implicação de processos inclusivos para a aprendizagem.

Criatividade e Imaginário infantil

Estudo sobre a importância da criatividade e do imaginário para o desenvolvimento infantil. Reflexão crítica sobre o entendimento e implementação de atividades de apoio à criatividade e ao imaginário no contexto escolar.

Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil

Estudo teórico e prático das diferentes possibilidades de projetos interdisciplinares sobre neurociências, educação e desenvolvimento infantil. Reflexão crítica sobre participação em projetos científicos, de pesquisa, educacional e social.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Adriane Xavier Arteche
  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • Dra. Andreia Mendes dos Santos
  • Dr. Angelo Brandelli da Costa
  • Dr. Augusto Buchweitz
  • Dra. Caroline Becker
  • Dra. Elizabeth Macedo
  • Dr. Hermilio Pereira dos Santos
  • Dra. Janaina de Azevedo Baladão
  • Dr. Jefferson Mainardes
  • Dra. Katia Bones Rocha
  • Dr. Marcelo de Andrade Pereira
  • Dra. Renata Santos da Silva
  • Dra. Rochele Paz Fonseca
  • Dr. Saulo Tractenberg
  • Dr. Thiago Wendt Viola

Coordenação

  • Prof. Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • [email protected]
    Possui graduação MA Honours em Filosofia – University of Edinburgh (2001), mestrado MLitt em Filosofia – University of St Andrews (2002), doutorado PhD em Filosofia – Durham University (2008), e pós-doutorado pelo Institute of Advanced Studies in Humanity, University of Edinburgh (2010). Trabalhou nas universidades de Edinburgh, Durham e Liverpool Hope University. Lecionou na area de pedagogia, licenciatura e posgraduacao em educacao, formando professores para o ensino fundamental e medio no Reino Unido; no Brasil, continua com essa atuacao a nivel de graduacao e posgraduacao. Foi professor visitante da Faculdade de Educação da University of Cambridge, e de outras universidades como University of Maastricht, Universitat Bern, Université de Neuchatel, Universitet i Oslo, Université de Luxembourg e University of Haifa. Visitou muitas vezes a trabalho o Buber Archives na National and University Library of Israel e o Yad Vashem (Holocaust Museum) em Jerusalem, Israel. Atualmente é Professor Adjunto do PPGEdu, do PPGP, e PPGF da PUCRS, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao e violência, e educação e diálogo. Seu livro Buber and Education: Dialogue as Conflict Resolution (London: Routledge 2014) foi nomeado para o American Jewish Book Award 2015, e em decorrência disso foi convidado para dar uma palestra sobre o tema de educação e resolução de conflito na sede da Unesco em Paris. Editor da revista Educacao por Escrito – PUCRS, e editor associado da Revista Psico – PUCRS. Membro do corpo editorial da revista Philosophy and Theory in Higher Education. Coordenador no Brasil da rede REDEFORD – Red de Educación, Formación, Desarrollo ? criada em 1995 e encabecada pela Universite Paris-Créteil. Membro do Comite Cientifico da Escola de Ciencias da Saude/PUCRS. Coordenador de Projeto junto a Pro-Reitoria de Posgraducacao para o Programa Institucional PUCRS-CAPES-PrInt. Reader/Leitor da Catedra Unesco Juventude, Educacao e Sociedade (UCB). British Psychological Society BPS Member No. 343886 (CRP Britanico). Docente do Master en Sciences de lEducation, Universite Paris-Creteil (Paris XII). Editor da secao “Teacher Education in Brazil”, da Encyclopedia of Teacher Education, Springer (2020-2021). Membro da comissão técnica de Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação (MEC).

 

  • Profa. Dra. Andreia Mendes dos Santos
  • [email protected]
    Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul junto a Escola de Humanidades, nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Ciências Sociais (PPGCSociais) e na graduação do Curso de Pedagogia; na Escola de Ciências da Saúde, Curso de Psicologia. Membro da Comissão Coordenadora do PPGEDu, coordenadora da Linha de Pesquisa Pessoa e Educação (PPGEdu), do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) e do Grupo de Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola. Editora da Revista Educação. Representante da PUCRS no Comitê de Infâncias da Rede Marista. Formada em Psicologia (PUCRS/1995), possui Mestrado (PUCRS/2003) e Doutorado em Serviço Social (PUCRS/2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral (PDJ/CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS (2008) e Estágio Recém- Doutor/FAPERGS na FAENFI/PUCRS (2009/10). Entre 2010/2015 participou do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós Graduação em Serviço Social na mesma Universidade. Desenvolve estudos nas temáticas de infâncias e educação infantil, obesidade, família, saúde, educação e bullying, entre outras. Possui parcerias no Departamento de Medicina Social e Instituto de Psicologia,Faculdade de Serviço Social da UFRGS; Universidad Complutense de Madrid; e na PUCRS junto aos Cursos de Psicologia, Serviço Social, Ciências Sociais e Nutrição.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Desconto para matrículas antecipadas*
Até 31/12/2020R$ 449,67
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para a data informada.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 562,08
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 494,63
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 505,88
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 393,46
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 477,77
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 449,67

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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