Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Neuroimunologia

Prática Médica Hospitalar - 1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Tarde

Apresentação

Programe-se

Início
02 de Março de 2020

Inscrições até 17/02/2020

Período
02/03/2020 a 28/02/2021
2.880 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sobre o Curso

Neuroimunologia é uma das sub-áreas da Neurologia em que o conhecimento fisiopatológico e o arsenal terapêutico tem se ampliado mais rapidamente ao longo da última década. Novas entidades nosológicas tem sido descritas, em especial, à medida que novos autoanticorpos são identificados. Além disso, a imunoterapia nas doenças inflamatórias do sistema nervoso está cada vez mais complexa, com drogas imunobiológicas cujo manejo requer alto grau de especialização. Nesse contexto, é fundamental capacitar neurologistas para atuação específica nessa área, sendo, para tanto, necessário complementar o aprendizado teórico-prático obtido durante a residência de Neurologia Geral.

Objetivos

  • Treinamento em investigação e manejo de doenças neuroinflamatórias;
  • Dominar a semiologia das principais manifestações de doenças neuroinflamatórias;
  • Conhecer e utilizar os principais instrumentos clínicos de avaliação e quantificação da disfunção neurológica, como escalas e questionários;
  • Conhecer e conduzir a investigação dos diagnósticos diferenciais que deve ser considerado frente às principais síndromes neuroinflamatórias;
  • Desenvolver habilidades de seleção e interpretação de achados dos principais exames complementares.

Público-Alvo

Médicos neurologistas.

Diferenciais do Curso

Capacitar o médico neurologista a conduzir todas as etapas de avaliação e orientação do paciente com doença neurológica de alta complexidade na área de neuro-imunologia, no âmbito de pacientes internados e ambulatoriais, além de familiarizá-lo com projetos de pesquisa e ensaios clínicos.

Perfil do Egresso

Atuar como especialista em neuroimunologia, com habilidades de seleção e interpretação de achados dos principais exames complementares e organização do raciocínio clínico para chegar ao diagnóstico das principais doenças neuroinflamatórias.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Ser especialista em Neurologia Clínica.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 27/02/2020
Término: 28/02/2020

Disciplinas

Neuroimunologia do Sistema Nervoso Central e Periférico

Conhecimento de doenças neuroimunológicas e do sistema nervoso periférico, com supervisão para diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Contato com pacientes portadores de esclerose múltipla, neuromielite óptica, mielites inflamatórias, polineuropatias periféricas, síndrome de Guillain-Barré, entre outros.

Prática em Neuroimunologia Adulto e Pediátrico

Capacitação para diagnosticar, através de anamnese e exame físico detalhados e da interpretação adequada de exames complementares, as doenças imunomediadas que afetam o sistema nervoso. Em especial, serão abordadas as condições mais prevalentes: esclerose múltipla, espectro da neuromielite óptica, doença associada ao anti-MOG, miastenia gravis, síndrome de Guillain-Barré, polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória crônica e encefalites autoimunes e paraneoplásicas. Além disso, esta disciplina visa a capacitar o aluno para o manejo terapêutico dessas condições. Esses objetivos serão alcançados por meio de atividades práticas, sob supervisão, nos ambulatórios e enfermarias de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Me. Bruna Klein da Costa
  • Dr. Douglas Kazutoshi Sato
  • Me. Giordani Rodrigues dos Passos
  • Dr. Jefferson Becker

Coordenação

  • Prof. Dr. Jefferson Becker
  • [email protected]
    Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Fez residência médica em Neurologia no Hospital São Lucas da PUCRS (1995-1997) e pós-graduação no National Hospital for Neurology and Neurosurgery de Londres (1998-1999). Concluiu o Mestrado (2002) e Doutorado (2005) em Clínica Médica e Ciências da Saúde com ênfase em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Professor Adjunto da PUCRS (HSL-PUCRS). É coordenador do Programa de Neuroimunologia e do Programa de Residência Médica em Neurologia Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências de doenças neuromusculares, neurofisiologia clínica e espasticidade. Presidente do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa da Esclerose Múltipla e membro efetivo do Conselho Diretor.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 11 parcelas de R$ 2.460,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em