Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Otorrinolaringologia

Prática Médica Hospitalar - 1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
01 de Março de 2020

Inscrições até 06/01/2020

Período
01/03/2020 a 28/02/2022
8.645 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
segundas às sextas-feiras, das 7h30min às 19h.

Sobre o Curso

Capacitar o médico graduado para adquirir conhecimento teórico e prático em otorrinolaringologia. O plano de ensino compreenderá as sub-áreas da especialidade, dentre as quais destacamos a cirurgia de cabeça e pescoço, otorrinolaringologia pediátrica, cirurgia plástica facial e reconstrutiva, otologia e otoneurologia, laringologia e voz, rinologia e base de crânio e medicina do sono. Ensino sob supervisão no atendimento ambulatorial, cirurgias ambulatoriais, cirurgias sob regime de internação e atendimento nas urgências da especialidade.

Objetivos

Treinamento assistencial clínico e cirúrgico e pesquisa clínica na especialidade de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço.

Público-Alvo

Alunos brasileiros com diploma de médico concluído até dezembro de 2019 em Faculdades de Medicina reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Diferenciais do Curso

  • Proporcionar a formação na especialidade de otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial em serviço com mais de 40 anos de experiência na formação de médicos residentes e creditado pela ABORL-CCF;
  • Apresentação de um plano de ensino didático-pedagógico para que os preceptores tenham conhecimento do curso e seus objetivos, o perfil do ingresso e as disciplinas oferecidas. O preceptor estruturará suas atividades de forma interdisciplinar;
  • O curso contará com um colegiado de professores, que sob o coordenador do curso, irão submeter o aluno à aprovação do Curso de Especialização em Otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial.

Perfil do Egresso

  • Reconhecer os quadros diagnósticos mais comuns em otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial;
  • Avaliar o risco operatório e condições cirúrgicas do paciente no pré-operatório;
  • Demonstrar atitude adequada na aplicação das normas e protocolos definidos pelo Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital São Lucas da PUCRS;
  • Desenvolver habilidades compatíveis com o nível hierárquico do Program de R1,R2 e R3;
  • Apresentar competência no trabalho de equipe observando ordenação hierárquica das atividades atribuídas, sempre demonstrando habilidade e atitude no trabalho de equipe.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Diploma médico, graduação em medicina e estágio como doutorando de medicina no Serviço de Otorrinolaringologia da PUCRS nos últimos 3 anos.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 15/01/2020
Término: 17/01/2020

Disciplinas

Fundamentos em Otorrinolaringologia/Cirurgia cérvico-facial

Noções de anatomia, embriologia e fisiologia da cabeça e pescoço. Osteologia, músculos, inervação e vascularização da cabeça e pescoço, orelha, nariz e seios paranasais, boca, faringe e laringe. Compreensão sobre a morfologia, fisiopatologia nasossinusal, faringo-laríngea, otológica, otoneurológica e sensorial relacionada ao sistema audio-vestibular, respiratória e das neoplasias de cabeça e pescoço. Aspectos da comunicação relacionados ao trato vocal.

Generalidades em Otorrinolaringologia

Atendimento aos pacientes que chegam aos ambulatórios e emergência do HSL, assistência aos pacientes internados na enfermaria.

Patologias da Orelha e otoneurologia

Interpretação de patologias otológicas e neuro- otológicas e execução de cirurgias otológicas e neurotológicas avançadas. Participação de treinamento em potenciais evocados auditivos, vestibulares e monitorização intraoperatória em cirurgias otorrinolaringológicas. Identificação de diagnósticos e tratamento das doenças relacionadas ao aparelho auditivo. Alterações inflamatórias, infecciosas, auto-imunes, genéticas e neoplásicas.

Patologias do nariz e seios paranasais

Anatomia aplicada e fisiologia nasal. Rinite – fisiopatologia e tratamento. Noções de imagenologia em Rinologia. Rinossinusites agudas e crônicas. Tumores Nasossinusais. Construção de conhecimento para investigação de doenças nasosinusais e realizar cirurgias endoscópicas avançadas e cirurgias da base anterior do crânio.

Patologias da laringe, voz e cabeça e Pescoço

Construção de conhecimento para investigação das afecções laringológicas funcionais, inflamatórias, neurológicas e tumorais, e participar de cirurgias básicas e avançadas. Noções de foniatria e reabilitação vocal. Laringites agudas. Laringites crônicas. Câncer de laringe. Semiologia da cabeça e pescoço voltada a Otorrinolaringologia. Organização para o atendimento clínico cirúrgico nas patologias neoplásicas que acometem a área da cabeça e pescoço bem como noções de cirurgias reconstrutivas. Patologias clínicas e cirúrgicas da glângula tireóide e paratireóide.

Estomato-faringologia/Roncopatias e Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono

Estudo teórico-prático da anatomia e fisiologia da faringe sob os aspectos importantes para SAHOS e para os distúrbios da deglutição, assim como das patologias do anel linfático de Waldeyer: fisiologia, diagnóstico e tratamento das faringotonsilites, anatomia e fisiologia da faringe.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Carla Cuenca Schartzmann
  • Me. Inesângela Canali
  • Esp. João Pedro Garcia
  • Ma. Maria Beatriz Rotta Pereira
  • Dr. Nédio Steffen
  • Ma. Renata Tramontin Mena Barreto Fritscher
  • Esp. Sergio Kalil Moussale
  • Dra. Viviane Feller Martha

Coordenação

  • Prof. Dr. Nédio Steffen
  • [email protected]
    Possui Graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1970), Mestrado em Clínica Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2005). Atualmente é Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital São Lucas PUCRS e Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz 1997 a 1999, quando instituiu o Dia Nacional da Voz – World Voice Day.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 2.460,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em