Ver todos os cursos

Especialização

Otorrinolaringologia

Prática Médica Hospitalar

2ª Edição 8.640 h/aula

O curso de Prática Médica Hospitalar em Otorrinolaringologia da PUCRS é uma capacitação na área que compreende as sub-áreas da especialidade, como cirurgia de cabeça e pescoço, otorrinolaringologia pediátrica, cirurgia plástica facial e reconstrutiva, e outras.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
01/03/2021 a 28/02/2024
Turno
Manhã, Tarde

Início

01 de Março de 2021

Inscrições até 01/02/2021

Período

01/03/2021 a 28/02/2024

8.640 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

segundas às sextas-feiras, das 8h às 18h.

Sobre o Curso

Capacitar o médico graduado para adquirir conhecimento teórico e prático em otorrinolaringologia. O plano de ensino compreenderá as sub-áreas da especialidade, dentre as quais destacamos a cirurgia de cabeça e pescoço, otorrinolaringologia pediátrica, cirurgia plástica facial e reconstrutiva, otologia e otoneurologia, laringologia e voz, rinologia e base de crânio e medicina do sono. Ensino sob supervisão no atendimento ambulatorial, cirurgias ambulatoriais, cirurgias sob regime de internação e atendimento nas urgências da especialidade.

Objetivos

Treinamento assistencial clínico e cirúrgico e pesquisa clínica na especialidade de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço.

Público-Alvo

Alunos brasileiros com diploma de médico concluído até dezembro de 2019 em Faculdades de Medicina reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Diferenciais do Curso

  • Proporcionar a formação na especialidade de otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial em serviço com mais de 40 anos de experiência na formação de médicos residentes e creditado pela ABORL-CCF;
  • Apresentação de um plano de ensino didático-pedagógico para que os preceptores tenham conhecimento do curso e seus objetivos, o perfil do ingresso e as disciplinas oferecidas. O preceptor estruturará suas atividades de forma interdisciplinar;
  • O curso contará com um colegiado de professores, que sob o coordenador do curso, irão submeter o aluno à aprovação do Curso de Especialização em Otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial.

Perfil do Egresso

  • Reconhecer os quadros diagnósticos mais comuns em otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial;
  • Avaliar o risco operatório e condições cirúrgicas do paciente no pré-operatório;
  • Demonstrar atitude adequada na aplicação das normas e protocolos definidos pelo Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital São Lucas da PUCRS;
  • Desenvolver habilidades compatíveis com o nível hierárquico do Program de R1,R2 e R3;
  • Apresentar competência no trabalho de equipe observando ordenação hierárquica das atividades atribuídas, sempre demonstrando habilidade e atitude no trabalho de equipe.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Diploma médico, graduação em medicina e estágio como doutorando de medicina no Serviço de Otorrinolaringologia da PUCRS nos últimos 3 anos.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

EDITAL

Confira todas as informações necessárias para o processo de seleção do PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Práticas Médicas Hospitalares – PMH) da Escola de Medicina 2021 do Hospital São Lucas da PUCRS no manual do candidato.

 

Edital Especializacao PMH 2021

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/01/2021
Término: 01/02/2021

Disciplinas

Fundamentos em Otorrinolaringologia/Cirurgia cérvico-facial

Noções de anatomia, embriologia e fisiologia da cabeça e pescoço. Osteologia, músculos, inervação e vascularização da cabeça e pescoço, orelha, nariz e seios paranasais, boca, faringe e laringe. Compreensão sobre a morfologia, fisiopatologia nasossinusal, faringo-laríngea, otológica, otoneurológica e sensorial relacionada ao sistema audio-vestibular, respiratória e das neoplasias de cabeça e pescoço. Aspectos da comunicação relacionados ao trato vocal.

Generalidades em Otorrinolaringologia

Atendimento aos pacientes que chegam aos ambulatórios e emergência do HSL, assistência aos pacientes internados na enfermaria.

Patologias da Orelha e otoneurologia

Interpretação de patologias otológicas e neuro- otológicas e execução de cirurgias otológicas e neurotológicas avançadas. Participação de treinamento em potenciais evocados auditivos, vestibulares e monitorização intraoperatória em cirurgias otorrinolaringológicas. Identificação de diagnósticos e tratamento das doenças relacionadas ao aparelho auditivo. Alterações inflamatórias, infecciosas, auto-imunes, genéticas e neoplásicas.

Patologias do nariz e seios paranasais

Anatomia aplicada e fisiologia nasal. Rinite – fisiopatologia e tratamento. Noções de imagenologia em Rinologia. Rinossinusites agudas e crônicas. Tumores Nasossinusais. Construção de conhecimento para investigação de doenças nasosinusais e realizar cirurgias endoscópicas avançadas e cirurgias da base anterior do crânio.

Patologias da laringe, voz e cabeça e Pescoço

Construção de conhecimento para investigação das afecções laringológicas funcionais, inflamatórias, neurológicas e tumorais, e participar de cirurgias básicas e avançadas. Noções de foniatria e reabilitação vocal. Laringites agudas. Laringites crônicas. Câncer de laringe. Semiologia da cabeça e pescoço voltada a Otorrinolaringologia. Organização para o atendimento clínico cirúrgico nas patologias neoplásicas que acometem a área da cabeça e pescoço bem como noções de cirurgias reconstrutivas. Patologias clínicas e cirúrgicas da glângula tireóide e paratireóide.

Estomato-faringologia/Roncopatias e Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono

Estudo teórico-prático da anatomia e fisiologia da faringe sob os aspectos importantes para SAHOS e para os distúrbios da deglutição, assim como das patologias do anel linfático de Waldeyer: fisiologia, diagnóstico e tratamento das faringotonsilites, anatomia e fisiologia da faringe.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Carla Cuenca Schartzmann
  • Me. Inesângela Canali
  • Esp. João Pedro Garcia
  • Ma. Maria Beatriz Rotta Pereira
  • Dr. Nédio Steffen
  • Ma. Renata Tramontin Mena Barreto Fritscher
  • Esp. Sergio Kalil Moussale
  • Dra. Viviane Feller Martha

Coordenação

  • Prof. Dr. Nédio Steffen
  • [email protected]
    Possui Graduação em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1970), Mestrado em Clínica Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2005). Atualmente é Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital São Lucas PUCRS e Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz 1997 a 1999, quando instituiu o Dia Nacional da Voz – World Voice Day.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade

De 05/01/2021 a 01/02/2021

Público em geral
Matrícula + 35 parcelas de R$ 1.230,00
BOLSA DE 50% DE DESCONTO EM TODO O CURSO (já aplicado no valor acima).

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude